Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Instalação Networkless. Problemas ao emergir xscreensaver.
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Sat Sep 25, 2004 5:37 pm    Post subject: Instalação Networkless. Problemas ao emergir xscreensaver. Reply with quote

Fazendo a instalação do gnome seguindo o guia de instalação dele para desktops, deparei-me com um problema. Segui o guia e proferi o comando: emerge --usepkg gnome xscreensaver . Adicionei o usepkg pois estou instalando a partir do CD de packages. E claro, dei o export PKGDIR (corrigido.. :lol: ) apontando pro CD após tê-lo 'mount'ado.. (deus, q palavra é essa.. :D). O comando acima instalou o gnome, mas na hora de instalar o xscreensaver, o emerge tentou acessar a internet e como não estou conectado, ele falhou. Tentei instalar somente o xscreensaver novamente usando emerge --usepkgonly xscreensaver, mas o resultado foi o mesmo. Este problema também ocorreu com o pacote fluxbox-styles-fluxmod (sim, eu já instalei o fluxbox, e sem problemas.)

Até onde entendi, a opção usepkg e usepkgonly são para instalações networkless, como é o meu caso. Mas mesmo usando estes comandos ele continua tentando acessar a internet para baixar o pacote, que já está no CD! Inclusive, o nome do arquivo que ele tenta baixar da internet é o mesmo do que está no CD.

Antes de usar o comando acima, eu digitei emerge --pretend --usepkg fluxbox-styles-fluxmod. O emerge mostra o arquivo que ele vai instalar, mas na hora da instalação mesmo (mesmo comando sem o pretend), ele tenta acessar a internet e não instala nada.

Alguém sabe como posso fazer para realmente fazer a instalação destes sem ter que acessar a internet?

Tenho outra dúvida a respeito do emerge. Sempre que eu instalo um pacote, eu devo digitar env-update && source /etc/profile ? Como nos manuais de instalação, sempre que é dado um emerge, o manual indica estes dois comandos, suponho que seja necessário. Mas realmente é?

Obrigado pela ajuda de vcs.

Att,
BaYGoN

Last edited by BaYGoN on Sun Sep 26, 2004 12:36 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
pilla
Administrator
Administrator

PostPosted: Sat Sep 25, 2004 5:55 pm    Post subject: Reply with quote

É PKGDIR e não PKDIR.

E isso tu podes setar no /etc/make.conf.
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Sun Sep 26, 2004 12:35 am    Post subject: Reply with quote

sim... PKGDIR... foi apenas um erro de digitação aqui. Depois que postei essa mensagem resolvi ver se este pacote realmente existia: a resposta foi não, nem no portage do livecd nem do cd de packages. Nos CDs tem apenas um arquivo ebuild e não o seu binário já compilado. Por isso ele tenta baixar da net, acho eu.

Tem alguma forma de baixar este pacotes para que eu possa instalar aqui? Quero baixar, gravar no CD e depois instalar no gentoo. Não sei como fazer para habilitar minha conexão dial-up no gentoo, e mesmo assim... haja paciência com 56k. Eu quero baixar os pacotes no trabalho e depois trazer para casa e instalar. Tem jeito?

Quanto a setar o export no make.conf, basta eu escrever a mesma linha que sempre digito quando quero usar o CD? (export PKGDIR="/mnt/cdrom")

Obrigado.
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sun Sep 26, 2004 1:55 am    Post subject: Reply with quote

BaYGoN wrote:
Tem alguma forma de baixar este pacotes para que eu possa instalar aqui? Quero baixar, gravar no CD e depois instalar no gentoo. Não sei como fazer para habilitar minha conexão dial-up no gentoo, e mesmo assim... haja paciência com 56k. Eu quero baixar os pacotes no trabalho e depois trazer para casa e instalar. Tem jeito?

Existem alguns projetos de repositórios binários não oficiais, como o Projeto Chinstrap. Teoricamente, bastaria copiar esses pacotes para um CD, apontar a variável necessária e instalar, mas deve-se tomar cuidado com algumas exigências. Por exemplo, o Chinstrap requere que a glibc tenha sido compilada com determinadas opções de compilação.
Back to top
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Sun Sep 26, 2004 1:41 pm    Post subject: Reply with quote

Seriam estas, Fernando?

Buildflags
x86:
CHOST="i486-pc-linux-gnu"
CFLAGS="-O2 -mcpu=i686 -fomit-frame-pointer"

i686:
CHOST="i686-pc-linux-gnu"
CFLAGS="-O2 -march=i686 -fstack-protector -fomit-frame-pointer"

Minha CFLAGS está assim: -O2 -march=athlon-xp -fomit-frame-pointer , portanto acho que não serve. :(

O emerge só tem duas opções: ebuild ou binary?
Não tem o código fonte pra eu mesmo compilar? Por exemplo, na instalação anterior que fiz do gentoo, eu dei um emerge xorg-x11 e ele levou quase 1 hora pra terminar. Nesta agora, eu usei emerge --usepkg xorg-x11 apontando para o cd de packages e não levou nem 5 minutos. Isso significa que da vez anterior eu compilei o xorg e desta vez não?

Grato pelas dicas.
BaYGoN
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sun Sep 26, 2004 3:26 pm    Post subject: Reply with quote

BaYGoN wrote:
Seriam estas, Fernando?

Acredito que sim.

BaYGoN wrote:
O emerge só tem duas opções: ebuild ou binary?
Não tem o código fonte pra eu mesmo compilar? Por exemplo, na instalação anterior que fiz do gentoo, eu dei um emerge xorg-x11 e ele levou quase 1 hora pra terminar. Nesta agora, eu usei emerge --usepkg xorg-x11 apontando para o cd de packages e não levou nem 5 minutos. Isso significa que da vez anterior eu compilei o xorg e desta vez não?

Isso mesmo, ou você compila o pacote pelo "emerge <pacote>" ou instala um pacote pré-compilado com --usepkgonly, -k ou -K.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum