Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Gnome não efetua logout após um primeiro logout bem-sucedido
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Sat Sep 25, 2004 3:07 am    Post subject: Gnome não efetua logout após um primeiro logout bem-sucedi Reply with quote

OK. Esta será uma descrição um tanto quanto longa, mas melhor isto que "meu gnome não efetua logout depois da primeira vez que entro. AJUDA!!! :D )

Depois da minha cagada anterior com "emerge depclean", refiz do zero a instalação do gentoo, levando em consideração todos os mínimos detalhes. No que diz respeito ao emerge, não segui o handbook ao "pé da letra" (a que na seção 7.e instrui instalar separate kernel modules e fala sobre nforce drivers, ati drivers, etc). O único emerge que fiz foi o do kernel e do lilo (resolvi fazer assim depois de uns emerges mal-sucedidos).

Estou fazendo instalação networkless, usando o universal LiveCD, stage3 para athlon-xp e o CD de packages para athlon-xp (naturalmente, é a arquitetura do meu pc... :D).
Bom, enough chitchat, vamos ao problema.

Depois do tão esperado reboot, e 4 horas de cuidadosa instalação, loguei como root e instalei o xorg-x11 usando o comando "emerge --usepkg xorg-x11" (sim, eu fiz o export PKGDIR...). Para a instalação do xorg-x11, usei o manual do gentoo.org para uso em desktops, adaptando o comando à fonte da minha instalação que é o CD de packages. Criei o xorg.conf usando o xorgconfig e iniciei o startx. Apareceram 3 terminais e 1 relógio. Fechei os 3 terms e o X fechou sem problemas. Até aí tudo bem. Parti, portanto, para a instalação do Gnome (seguindo o guia do gentoo.org para desktops. Eu já tinha dito isso? 8) ). Proferi o comando "emerge --usepkg gnome xscreensaver" e depois de pouco tempo percebi que o emerge tentou acessar a internet para baixar alguns arquivos. Como não conseguiu, falhou. Repeti o mesmo comando e percebi, pela resposta do emerge, que o pacote xscreensaver não estava disponível no CD (mas este é outro problema, e não aquele que é o motivo deste tópico. Usarei --usepkgonly da próxima vez, ou simplesmente retirarei o xscreensaver do comando anterior). Adicionei a linha "exec gnome-session" ao xinitrc e comentei as que abriam os terms e o relógio, digitei startx e o gnome abriu. Perfeito. Agora é que vem o problema: efetuei log out e iniciei o startx novamente. Tentar log out após a primeira vez não resultava em nada por parte do gnome. Somente CTRL-ALT-BACKSPACE fechava o X. Foi quando, lembrando de algo que li nestes foruns, resolvi apagar as configs (rm -r .*) que o gnome cria na pasta do usuário (no caso, eu testei tanto como root quanto como um user que criei. Os sintomas foram os mesmos) e voilá, voltou tudo como antes, inclusive o sintoma só-funciona-na-primeira-vez. Percebi também que, na segunda execução do startx, a splashscreen não fechava sozinha como na primeira fazia, e parava em Desktop Settings. Na primeira execução, a splashscreen chegava a mostrar o Nautilus (depois do Desktop Settings) antes de fechar sozinha e o log out funcionava. Será este problema relacionado ao Nautilus?

Bom... aí está a descrição do meu problema, e cá venho para saber se algum de vcs pode tirar esse ponto de interrogação da minha cabeça, porque sinceramente não sei o que fazer. Não quero ter que apagar as configs todas as vezes, pois pretendo configurar temas, ícones e tudo o mais que for possível quanto a personalização, e mantê-los assim.

Grato por toda e qualquer dica para a solução deste problema,
BaYGoN
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sat Sep 25, 2004 7:48 am    Post subject: Reply with quote

Isso aí é um bug no gnome ou uma config obscura do gconf hehe.

O problema eu não chequei a ver fundo pois quando comecei a ter logo na época do gnome 2.6 já estava parando de usar ele, mas está exatamente no arquivo ~/.gnome2/session que guarda a sessão do gnome, como sempre fecho meus programas ao sair do X não vi problema algum em colocar um rm ~/.gnome2/session logo na segunda linha do /etc/X11/Sessions/Gnome, fiz isso pois uso login manager pro boot, do contrário alteraria nas configs de user mesmo.

Não é a melhor das soluções, mas resolve :D
Back to top
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Sat Sep 25, 2004 5:20 pm    Post subject: Reply with quote

Removi o arquivo .gnome2/session como vc indicou e o logout do gnome voltou a funcionar.

Só que sua indicação de configurar o arquivo /etc/X11/Sessions/Gnome, adicionando a linha rm .gnome2/session não funcionou. Só consegui fazer com que o arquivo session fosse apagado automaticamente adicionando a linha rm -f $HOME/.gnome2/session ao arquivo /etc/X11/xinit/xinitrc. Dessa forma, toda vez que o startx é acionado este arquivo é apagado, resolvendo o problema do logout.

Obrigado pelo apoio, Matheus.

Att,
BaYGoN

PS: emergi o fluxbox, mas não consegui emergir o fluxbox-styles-fluxmod. Veja meu novo tópico, pois o problema que acontece com ele também acontece com o xscreensaver. Grato.
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sun Sep 26, 2004 1:43 am    Post subject: Reply with quote

Que eu me lembre, o Gnome tenta iniciar o xscreensaver logo que é iniciado. Quando o xscreensaver não está instalado, aparece um popup para informar o usuário sobre o problema. Mas existe um bug que faz com que o popup se posicione atrás da splashscreen, então a sensação é de que a splashscreen congelou. Mas clicando sobre a splashscreen a destrava, então isso pode fazer o sistema voltar a correr. Isso é uma hipótese.
Back to top
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Sun Sep 26, 2004 1:51 pm    Post subject: Reply with quote

Na segunda vez que ele é iniciado a splashscreen congela, verdade. Clicando nela, ela some, mas o gnome não faz o logout, e só consigo sair usando CTRL-ALT-BACKSPACE. O workaround do colega Matheus resolveu meu problema (apagar o arquivo session que fica em $HOME/.gnome2/session). Não sei se isso resulta em algum efeito colateral, mas até agora não tive problemas, nem mesmo pra jogar UT2004. :D

Acho que vale a pena citar um detalhe que percebi sobre o X. Eu uso o kernel 2.6.7 (development-sources) e o Xorg eu instalei a partir do CD de packages. Quando fecho o X, o output mostra o seguinte: Build Operating System: Linux 2.4.26 e logo abaixo Running Operating System: Linux 2.6.7 . Será que está aí a fonte do meu problema? Vou instalar o X novamente, só que desta vez compilando ele pra ver no que vai dar. Se o problema sumir, então é isso. Vou postar aqui minhas experiências.

Att,
BaYGoN
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum