Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Gentoo finalmente instalado, mas o root não é encontrado.
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Tue Sep 21, 2004 9:01 pm    Post subject: Gentoo finalmente instalado, mas o root não é encontrado. Reply with quote

Olá a todos. Sou novo no fórum, bem como na comunidade Gentoo. Tenho alguma experiência com outras distribuições (Red Hat e Slackware) e estou com um problema na minha recém (e sofrida) instalação do Gentoo 2004.2 pelo Universal LiveCD. Logo após a finalização da instalação e do tão esperado comando reboot :) , meu gentoo inicia-se normalmente até o momento em que ele deve fazer a montagem da partição root (/dev/hda3 no meu caso). O Gentoo só continua a iniciar o sistema depois que eu digito "/dev/hda3" na linha onde ele diz que não encontrou o root.

Fiz a instalação passo-a-passo, seguindo o Handbook por 3 vezes, e em todas elas este problema ocorreu. Meu arquivo fstab está correto (desculpem não ter postado ele aqui. Estou no trabalho agora). Na linha do root está assim: /dev/hda3 / ext3 noatime 0 1. Fiz a compilação do kernel usando o genkernel, portanto existe o suporte a ext3. Tanto é que, mesmo ele pedindo o caminho de onde se encontra a partição root, o gentoo carrega como deve.

Estou com outro probleminha também: usando o packages CD para athlon-xp, instalei o x11 e o gnome. (sim, meu processador é um AXP :D ) Fiz o xorgconfig, mas sempre que executo o startx, o X11 carrega mas o gnome não. Fica só aquela tela de fundo inicial com o cursor (um X preto) no meio da tela e nada acontece. Aqui no trabalho uso o slackware e vi que um arquivo xinit carrega o gnome pelo comando "exec gnome-session". Minha pergunta é: basta eu criar este xinit contendo esta linha para que o gnome do meu gentoo abra? Vou testar quando chegar em casa e posto aqui meus resultados, mas pelo pouco que percebi do gentoo, a coisa não vai ser assim tão simples.

Agradeço a todos pela atenção e ansioso por qualquer resposta,
BaYGoN
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t

PostPosted: Tue Sep 21, 2004 11:45 pm    Post subject: Reply with quote

http://www.gentoo.org/doc/en/gentoo-x86-quickinstall.xml

usa esse link para a instalação

fizeste o chroot e depois passwd ?

capaz de não teres introduzido nova pass como root depois de teres feito o jail.

Ah é verdade escusas de instalar os pacotes mais vale emergir que já estão quase todos desactualizados, a instalação pela net é a melhor.
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Wed Sep 22, 2004 12:22 am    Post subject: Reply with quote

Antes de tudo, grato pela sua resposta, Sérgio.

Como dantes mencionei, usei o Handbook para realizar a instalação. Fiz sim o chroot e mudei a senha do superuser. Tenho certeza de ter feito tudo como instruído pelo manual. Só não entendi o que você quis dizer com "jail". Mas segui a risca todo o processo como explicado no Handbook.

Quanto a instalação pela internet, bem que eu gostaria, mas não tenho coragem de fazê-la via conexão dial-up. Devo, no momento, me contentar com o que é oferecido pelo LiveCD.

Como disse na abertura do tópico, e já mudando o foco do meu problema inicial, eu adicionei ao arquivo /etc/X11/xinit/xinitrc, a linha "exec gnome-session" no final dele (dentro do else, comentando a abertura do relógio e dos 3 terminais). Consegui fazer com que o gnome fosse aberto, mas (sempre existe um porém... :D ) obtive esta mensagem de erro: "COULD NOT LOOK UP INTERNET ADDRESS FOR GENTOO. THIS WILL PREVENT GNOME FROM OPERATING CORRECTLY. IT MAY BE POSSIBLE TO CORRECT THE PROBLEM BY ADDING GENTOO TO THE FILE /ETC/HOSTS". Natural que ele não tenha conseguido entrar na internet pois nem minha conexão dial-up eu configurei. O que eu gostaria de saber é: o quê devo colocar no arquivo /etc/hosts para, possivelmente, corrigir este problema? Qual seria o comando e sua sintaxe?

Mais uma vez grato,
Roberto Tracanna
Back to top
the brave
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Wed Sep 22, 2004 12:50 am    Post subject: Reply with quote

Caro BaYGoN:
O meu acesso é via adsl, mas para me livrar daquela irritante mensagem logo após o startx, eu acrecentei o nome que dei ao host que criei no /etc/hosts:
Code:
william@poseidon william $ cat /etc/hosts
127.0.0.1       localhost
127.0.0.1       poseidon
# IPV6 versions of localhost and co
::1 ip6-localhost ip6-loopback
fe00::0 ip6-localnet
ff00::0 ip6-mcastprefix
ff02::1 ip6-allnodes
ff02::2 ip6-allrouters
ff02::3 ip6-allhosts

E funcionou direitinho, não sei as implicacões para determinadas aplicaćões em se usar hosts com o mesmo IP, mas uso todos os aplicativos p2p possiveis sem nenhum problema. Talvez alguém aqui possa nos orientar melhor.
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Wed Sep 22, 2004 5:07 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado, TheBrave, pela sua dica. Assim que chegar em casa vou experimentar. Tive outro problema também, mesmo clicando em LOG IN ANYWAY. O startx tenta carregar o Xscreensaver mas não consegue. Logo que chegar em casa, anoto a mensagem de erro para postar aqui.
Mas se você (ou alguma outra pessoa que estiver lendo isto) já souber como posso resolver este problema, fico de antemão grato pela ajuda.

Quanto ao motivo da abertura deste tópico (na inicialização, o root não é encontrado e devo especificar /dev/hda3 toda vez que carrego o gentoo), alguém saberia me dizer o quê fazer para que ele encontre a partição root automaticamente? (ela já não tem a opção NOAUTO, caso seja esta sua idéia, caro leitor). Mais uma vez cito que meu arquivo fstab está configurado corretamente, tanto é que a /boot é encontrada.

Grato por toda e qualquer ajuda,
BaYGoN
Back to top
malloc
l33t
l33t

PostPosted: Wed Sep 22, 2004 5:29 pm    Post subject: Reply with quote

the brave wrote:
Caro BaYGoN:
O meu acesso é via adsl, mas para me livrar daquela irritante mensagem logo após o startx, eu acrecentei o nome que dei ao host que criei no /etc/hosts:
Code:
william@poseidon william $ cat /etc/hosts
127.0.0.1       localhost
127.0.0.1       poseidon
# IPV6 versions of localhost and co
::1 ip6-localhost ip6-loopback
fe00::0 ip6-localnet
ff00::0 ip6-mcastprefix
ff02::1 ip6-allnodes
ff02::2 ip6-allrouters
ff02::3 ip6-allhosts

E funcionou direitinho, não sei as implicacões para determinadas aplicaćões em se usar hosts com o mesmo IP, mas uso todos os aplicativos p2p possiveis sem nenhum problema. Talvez alguém aqui possa nos orientar melhor.

Isso aí é perigoso. Indicações superfulas ainda por cima do localhost podem dar bronca
A maneira correcta é...
Code:

127.0.0.1   nome.dominio   localhost    shortname
192.168.x.x  nome.dominio shortname

O segundo é só no caso de a maquina estar numa rede interna e com endereço estático.
--> Linux ### 2.6.11-ck2 #1 Sat Mar 12 20:21:30 WET 2005 i686 GNU/Linux <--
Back to top
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Thu Sep 23, 2004 3:55 pm    Post subject: Reply with quote

Consegui resolver o problema da partição root não ser encontrada. Mas não resolvi do jeito que eu queria (consertando o problema). Eu comecei a desconfiar que o problema estava no initrd (que não faço a menor idéia do que seja ou faz), mas como usei o genkernel, tive q colocar ele na config do lilo como indicado pelo manual de instalação. Desconfiei dele pois a indicação de que o root estava em /dev/hda3 vinha depois de um ramdisk (através de um append) e acho que, mesmo tendo feito tudo certo, aí é que estava o problema. Comecei do zero só que desta vez configurei o kernel manualmente. Essa foi a única diferença no processo, comparada com as outras tentativas. Agora está funcionando muito bem.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum