Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Xorg 6.8.0 a desilusao! or Not ...
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Mythos
l33t
l33t

PostPosted: Mon Sep 13, 2004 8:24 pm    Post subject: Xorg 6.8.0 a desilusao! or Not ... Reply with quote

Ontem ao fazer o emerge world, fiz o update do xorg, contudo esta nova versão é um poço de problemas pelo que pude pessoalmente constactar ? OpenGl não existe, funciona mal, o xorg.conf do antigo não dá, etc etc.

Resumindo tenho tido só problemas com ele, alguém que tenha isntalado e tenha conseguido instalar correctamente o suporte opengl de uma ati neste novo xorg, é que mais um bocado e retomo ao anterior xorg!
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux

Last edited by Mythos on Tue Sep 14, 2004 1:59 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Tue Sep 14, 2004 12:26 am    Post subject: Reply with quote

Eu não tive nenhum problema com o Xorg 6.8. Nenhuma alteração necessária no xorg.conf nem nada. Talvez seja um problema específico das placas ATi.

Eu achei muito bom, usei o xcompmgr pra testar as sombras, ficou muito legal, agora é esperar chegar no WMI.
Back to top
wickwire
n00b
n00b

PostPosted: Tue Sep 14, 2004 12:36 am    Post subject: Reply with quote

Do que tenho lido, suporte 3D para as ATI de chip R300 (95xx/96xx/97xx) não existe - tenho uma ATI 9700 e o X.org novo instalado, o 6.8.0, não tenho openGL, tenho as sombras do xcompmgr e as transparências do transset, de vez em quando o meu window manager passa-se e fecha para voltar ao GDM para login de user, se tentar fazer quit ao window manager (fvwm) o PC reboota (felizmente faz unmount à partição de root, o que já não é mau...) - sim, tem vários problemas este novo X.org, pelo menos no que respeita a ATI - tanto quanto pude apurar, a questão poderá nem estar no X.org propriamente dito, mas nos drivers que a ATI tem disponibilizado (3.12) e que até à data não vieram ajudar a resolver a questão. Tenho os 3.11 instalados, fazer upgrade não é permitido com um aviso dizendo que o X.org que tenho é demasiado recente, e portanto fica a escolha: ou voltar ao 6.7.0 e esperar, ou ficar com este assim até que a coisa se resolva.
Por alguma preguiça e devido ao facto de raramente desligar o PC ou mexer com o X, estou na segunda. Durante mais quanto tempo, não sei...
Back to top
Mythos
l33t
l33t

PostPosted: Tue Sep 14, 2004 12:49 am    Post subject: Reply with quote

bopm já vi qual era o problem, está relacionado com o Dri não posso loadar o dri.

Estou neste momento a compilar o kernel com suprote de dri.

Vamos ver se resulta.

Agora basta saber se é problema de ati ou xorg!
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
Mythos
l33t
l33t

PostPosted: Tue Sep 14, 2004 2:02 am    Post subject: Reply with quote

Bom já pus isto a bombar, o problema é mesmo dos ati drivers, tive que compialr no kernel o agpgart o chip da mainboarder e o Dri, depois corri o xorgconfig, descomentei depois o glx dri e o Mode dri 066 e pronto já tenho isto a bombar sem crashs :). O problema é que perco à vontade uns 20 fps nos jogos :(

o driver fglrx é muito melhor o do kernel ...

Mas serve, prefiro esperar pelos novos drivers da Ati que já sairam :)
Back to top
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Tue Sep 14, 2004 2:08 am    Post subject: Reply with quote

O problema deve ser na parte da ATI.

Estou usando o xorg 6.8 sem problemas... com o composite e damage + xcompmgr fica mais rápido sem eles... as janelas se movimentam e se criam muito mais rapidamente.. mesmo usando sombras, fade-in e fade-out. Se eu colocar 20 janelas na tela e der transset em todas até que fica lento :D

Desempenho opengl normal o mesmop de antes mesmo com o xcomp, sombras e tudo mais, se não precisar usar os recursos do composite(que entra em ação + quando se move ou cria ou detona janelas) ele não come processamento da 3d por nada.

Tenho uma FX5200 e uso os drivers da nvidia.

PS: nos pré's do 6.8 estava horrível aqui, tudo meio lento, coisas fora do lugar... etc, várioas problemas se usasse o composite mas agora tá quase 100%

PS2: até agora tive um travamento... rodando o maple com composite, o X deu um belo de um crash, nada resolveu além de resetar o PC, não foi um kernel panic mas não deve como dar a volta nisso, só se eu pudesse ascessar remotamente o PC e dar cabo no X.

PS3: err. mais uma que esqueci de dizer... o nedit fica horrível de lerdo e com cores arredas na janela, ao dar scroll os textos duplicam.. acho que algumas APIs não estão 100% bem renderizadas com o composite... a maioria aqui que uso e gtk ou gtk2 então ao menos posso garantir que aqui está ok com gtk mas outras APIs podem ter problemas

Minha sugestão é desativer o composite e damage até que fique bom com sua placa ;)
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Tue Sep 14, 2004 2:23 am    Post subject: Reply with quote

Matheus Villela wrote:
PS2: até agora tive um travamento... rodando o maple com composite, o X deu um belo de um crash, nada resolveu além de resetar o PC, não foi um kernel panic mas não deve como dar a volta nisso, só se eu pudesse ascessar remotamente o PC e dar cabo no X.

1/2 OT, mas nessas horas, pode ajudar fazer Ctrl + Print Screen + R e depois Alt + F2, matando o X por outro terminal, costuma funcionar.
Back to top
Mythos
l33t
l33t

PostPosted: Tue Sep 14, 2004 3:41 am    Post subject: Reply with quote

Working ... mas isto é lento...

[img:1e62eef32c]http://kwisatz.no.sapo.pt/desktop.jpg[/img:1e62eef32c]

http://kwisatz.no.sapo.pt/desktop.jpg
Back to top
domus-br
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Tue Sep 14, 2004 12:05 pm    Post subject: Reply with quote

alguem sabe a respeito do suporte ao video via km266/400 nessa versao? e se já possui uma saida xv descente, sem consumir 100% da CPU?

"Este site só funciona com browser IE 5 ou superior"
O Mozilla é superior!!
:=:=:=:=:=:
Forumgdh
LinuxBsd
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum