Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Qual a diferenca entre: emerge -u world, emerge world??
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
kuru
n00b
n00b

PostPosted: Sat Sep 11, 2004 4:58 pm    Post subject: Qual a diferenca entre: emerge -u world, emerge world?? Reply with quote

Gostaria de saber se tem alguma diferenca entre emerge -u world, emerge world e emerge update?????
e se e preciso fazer um emerge sync.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sat Sep 11, 2004 7:20 pm    Post subject: Reply with quote

"emerge world" e "emerge update" não significa nada. "emerge --update" == "emerge -u", que se junto à palavra world, atualiza tudo, como em "emerge -u world". Existem flags importantes, como "-D" e "-U".

Faça "emerge sync" para atualizar a árvore de ebuilds do Portage. Faça isso no máximo uma vez por dia.

Não por nada, mas você já tentou ler o manual? O famoso RTFM. Ser uma comunidade amigável não significa que você deve perguntar sem fazer o mínimo esforço (man emerge).
Back to top
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sat Sep 11, 2004 9:39 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
"emerge world" e "emerge update" não significa nada. "emerge --update" == "emerge -u", que se junto à palavra world, atualiza tudo, como em "emerge -u world".

Você já tentou "emerge world" ?

Eu uso sempre... e funciona, adiciono -U se sei que existem pacotes que possam dar downgrade e eu não quero que aconteça.
Back to top
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva

PostPosted: Sat Sep 11, 2004 11:16 pm    Post subject: Reply with quote

World significa o seu ficheiro world (/var/cache/ebd/world), System significa os pacotes considerados de base pelo seu profile.

O emerge funciona sempre da mesma maneira, emerge <opções> <pacote(s)>, sendo world e system apenas "alias" para um conjunto de ficheiros, à semelhança do meta-pacote kde que instala todos os componentes do kde.

Ou seja, se fizermos emerge --update system, vamos actualizar todos os pacotes que compõem o sistema base do seu profile. Da mesma forma para o world.

Se não colocarmos a opção update pode acontecer que uma dependencia de um pacote para a qual existe uma actualização não seja actualizada. Imaginem o seguinte caso:

Quero instalar o Gnome. Faço emerge gnome e todas as dependencias do meta pacote gnome são instalados. Pacotes que já existam no sistema não são reinstalados. Mas, se um desses pacotes que já está instalado tiver um update, esse não vai ser actualizado, a não ser se a dependencia seja para a versão mais actualizada.

Ou seja, se querem actualizar algo, usem -u. Mal não faz, e só pode fazer bem.
Back to top
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun Sep 12, 2004 12:46 am    Post subject: Reply with quote

Bom, não costumo usar o -u e nunca tive problemas(quase um ano usando gentoo), pelo que sei todo programa que dou emerge vai pro meu "world". E toda vez que vou "upgradear" algum pacote mesmo não usando o -u ele chama novas dependências antes se necessário, isso ocorre mesmo chamando o world, ele dá upgrade nos pacotes que precisam ser emergidos antes.

Estranho isso, mais precisamente geralmente uso emerge -av world, e nenhum desses dois parâmetros chama o -u implicitamente como o -U parece fazer.

Talvez eu tenha um "super-portage" ou o lance de mandar tudo que pé emergido pro world como sempre rolou aqui não é algo normal, ou talvez ainda eu não esteja entendendo bulhufas do que vcs estão dizendo :P
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sun Sep 12, 2004 1:09 am    Post subject: Reply with quote

Quando eu disse não significa nada, eu tentei explicar que simplesemente não era nada do contexto de atualizar como o --upgrade faz.

E usar o -U é como rodar tudo como root, não vai acontecer nada (muito provavelmente), mas é Uma Coisa Ruim (tm). Roleta russa.

É o seguinte: AFAIK, "emerge world", como disse o RoadRunner, vai checar por atualizações nos pacotes do arquivo world. "emerge -u world" vai checar por atualizações nesses e em suas dependências simples (diretas). "emerge -uD world" vai checar por atualizações em suas dependências simples, e nas dependências simples das dependências simples, e assim por diante, recursivamente, checando tudo. São as chamadas dependências complexas. Então, para a maioria dos usuários que preferem atualizar todo o sistema, o ideal é "emerge -uD world". O "-U" já foi explicado milhões de vezes, ACCEPT_KEYWORDS, etc..
Back to top
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun Sep 12, 2004 1:51 pm    Post subject: Reply with quote

Ahhh, agora saquei melhor o lance do -u,explico o que não tinha compreendido: como eu geralmente dou upgrade em tudo mesmo com o world os pacotes de dependência também são "upgradeados", o -u faz sentido pra pacotes únicos pra atualizar suas dependências antes, porém se o poprtage aceita você instalar X programa e depois atualizar uma dependência provavelmente não existam problemas, talvez só com pacotes "críticos" como glibc seja bom ficar de olho, quando tenho que atualizar costumo atualizar a glibc antes de tudo.

fernandotcl não compreendi o lance de "roleta russa" do -U, penso em problemas talvez no caso de quem costuma usar todo o sistema ~x86 ou muitos pacotes, mesmo assim se um pacote precisar que X dependêcia tenha downgrade para ser emergido mesmo com o -U ele não seria bloqueado já que o pacote não tenha downgrade?
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sun Sep 12, 2004 6:07 pm    Post subject: Reply with quote

Matheus Villela wrote:
fernandotcl não compreendi o lance de "roleta russa" do -U, penso em problemas talvez no caso de quem costuma usar todo o sistema ~x86 ou muitos pacotes, mesmo assim se um pacote precisar que X dependêcia tenha downgrade para ser emergido mesmo com o -U ele não seria bloqueado já que o pacote não tenha downgrade?

O tipo de bloqueio que é utilizado nesse caso é a "hard mask", e não o os keywords. Mesmo que alguém use o sistema todo ~x86, os pacotes sofrerão downgrade porque passarão a estar marcados nessa "hard mask", que é independente do ACCEPT_KEYWORDS, mas do package.mask/unmask. AFAIK.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum