Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Questoes gentoo2004.2 && xfce4
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Lucky_JL
n00b
n00b

PostPosted: Mon Aug 09, 2004 9:26 am    Post subject: Questoes gentoo2004.2 && xfce4 Reply with quote

Ando aqui a testar o gentoo 2004.2 num amd1600+ , com a ideia de ir para o servidor ca de casa ( celeron333 , 256pc100 , 4GB disco sistema, savage 4 32MB pci , sem placa de som ) substituir o mdk10

A ideia era colocar lá o gentoo a usar o xfce4 , meter lá o firefox e o thunderbird para desenrascar dakelas vezes k um gajo so vem ao pc para ver o mail ou os jornais, meter o amule e o amsn e em X é tudo ... talvez o xemacs para trabalhar ....

Depois é meter os daemons todos a correr ( sshd , proftpd, samba , cups , iptables, apache, mysql , e provavelmente o oracle )

A minha primeira questão é k software o ppl k ja usa gentoo aconselha ?

Tipo curti do xfce mas odiei o xterm com akele fundo branco ... ja instalei o Etem fica fixe pk é transparante mas o menu da consola em si é feio ... keria algo tipo o Konsole do kde , so k o xfce nao tem grande documentacao sobre como o alterar ...

O que é na realidade o framebuffer ?

Depois tb keria poder usar rpms no sistema ... é so fazer o emerge do rpm e depois usar normalmente ?

Outro promenor k me anda a tirar o sono é k na bash tenho o teclado pt na boa ... mas no xfce fica o ingles , e ja estou farto de "goolgar" e não encontro nada sobre como mudar o keymap no xfce...

Dicas e conselhos de ppl k use o gentoo/xfce tb sao bem vindos :)

Lucky_JL
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Mon Aug 09, 2004 6:00 pm    Post subject: Reply with quote

Eu usei durante muito tempo o Xfce, é um sistema realmente muito bom. Sobre o Xterm, existe uma variável em um dos arquivos de configuração em ~/.xfce4 que determina o comando do para executar terminais, que você pode atribuir á outro terminal, que assim em todo lugar onde aparecer "Terminal", o programa será executado. Existe uma opção alternativa, especialmente se você for usar o Xterm mesmo. Edite (ou crie) o arquivo ~/.Xdefaults:
Code:
XTerm*background: black
XTerm*foreground: white
XTerm*cursorBlink: true
XTerm*faceName: Bitstream Vera Sans Mono
XTerm*faceSize: 9

Além do Xterm e do Eterm, você pode procurar pelo Gnome-Multi-Terminal, rxvt, Aterm, entre muitos outros.

O framebuffer, tecnicamente, é um buffer onde são armazenadas imagens para serem mostradas na tela, permitindo animações e etc.. Geralmente se usa o framebuffer para gerar fundos de tela no console como se fosse um grande terminal com fundo gráfico. Eu uso muito o framebuffer, e pretendo kickar o X assim que possível. Com o framebuffer também é possível ver vídeos, jogar alguns jogos, navegar na internet de modo gráfico, entre outras coisas, e tudo à partir do console. O framebuffer também pode ser utilizado pelo X, como um driver comum.

Em resumo, na maioria das vezes se usa o framebuffer no lugar do X. É rápido, eficiente e poderoso, mas também demora mais pra se acostumar e tem que conviver com algumas limitações. Talvez a maior delas seja navegar a internet, já que os navegadores em framebuffer (tirando DirectFB, que é pra outra história...) ainda não renderizam páginas em CSS corretamente.

Para usar RPMs, é preciso ter alguns cuidados. Pra começar, o maior problema é que o Portage seria um gerenciador de pacotes paralelos. Isso significa que o Portage e o RPM não trocariam informações sobre pacotes instalados, dependências, atualizações, etc.. Com isso, alguns pacote você terá que instalar pelo Portage e simular uma instalação com o RPM, ou vice e versa, para não haver conflitos de dependências. Eu aconselho você à ao invés procurar binários do Gentoo, como os do projeto Chinstrap.

Quanto ao teclado, o layout do teclado no console segue regras diferentes do X. Existe uma thread sobre isso que está sticky, que deve resolver esse problema. Já o idioma do Xfce é escolhido de acordo com o padrão. Crie o arquivo "/etc/env.d/02locale" com o seguinte:
Code:
LC_ALL="pt_BR"
LESS_CHARSET="iso8859-1"

Talvez X seja pesado pra um Celeron 333. Se você quiser muita velocidade, pode optar por Fluxbox, Openbox, Blackbox, Window Maker, WMI, ou framebuffer. Também pode prefirir X com programas mais leves, como navegadores como Dillo, Links, w3m, Elinks, Lynx, e leitores de email como Mutt e Pine.
Back to top
Mythos
l33t
l33t

PostPosted: Mon Aug 09, 2004 10:33 pm    Post subject: Reply with quote

Se vais fazer um servidor para que queres o X ?

Eu tenho o meu so com o xorg-x11, mas nunca uso o X apeteceu-me instalar so o firefox.

Recomendo que faças o emerge do:

Code:
echo "sys-kernel/hardened-dev-sources ~x86" >> /etc/portage/package.keywords

emerge hardened-dev-sources

...
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
Lucky_JL
n00b
n00b

PostPosted: Tue Aug 10, 2004 1:19 am    Post subject: Reply with quote

O teclado resolvi com o xorgconfig , a consola fikei com o aterm , bastou fazer o .Xdefaults

Uma coisa .... como é k com o emerge eu consigo saber uma lista dos pkg k ja tenho instalados ?
Back to top
Mythos
l33t
l33t

PostPosted: Tue Aug 10, 2004 1:31 am    Post subject: Reply with quote

Code:
emerge gentoolkit

#then

equery list -ip gentoo-dev-sources
Searching for package 'gentoo-dev-sources' in all categories among:
 * installed packages
[I--] [  ] sys-kernel/gentoo-dev-sources-2.6.7-r11 (2.4.26-grsec-2.0)
[I--] [  ] sys-kernel/gentoo-dev-sources-2.6.7-r12 (2.4.26-grsec-2.0)

só conheço isto mas só dá por categorias
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum