View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
Giuliani n00b

|
Posted: Thu Jul 29, 2004 6:25 pm Post subject: Instalação do gentoo |
|
|
Pessoal, dentro de um mês vou instalar o gentoo em casa. Pq 1 mês ? infelizmente ainda tenho pendências que dependem do windows, mas estão acabando.
Bom, o fato é o seguinte:
Qdo vou instalar o gentoo ele reconhece a arquitetura do meu computador (athlon-xp ; x86) para fazer a compilação dos pacotes ?
Pretendo usar o stage 1 na instalação pq pelo que li no hand book é onde vc consegue tirar o melhor do gentoo. quais as principais dificuladades usando o stage1 ? |
|
Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

Joined: 20 Nov 2003 Posts: 1396 Location: Sao Paulo, Brazil
|
Posted: Thu Jul 29, 2004 6:43 pm Post subject: |
|
|
Bom, o Gentoo não tem nenhum método de reconhecimento. Se você for fazer um stage 2 ou 3, você tem que escolher o CD de acordo com a arquitetura. Depois, no make.conf você vai colocar as configurações do seu computador, ou seja, ajustar basicamente as CFLAGS e as USE flags. Ajustando as CFLAGS você vai dizer que processador você tem e compilar os pacotes pra esse processador.
Quanto ao stage 1, eu não recomendo. Nunca instalei por esse método, mas é considerado o mais difícil e demorado. Eu sempre instalo por stage 3, isso porque depois de instalado, se quiser, você pode recompilar todos os pacotes enquanto usa o sistema, tendo exatamente o mesmo efeito de uma instalação stage 1.
Você já pensou em fazer dual-boot? Com o dual-boot você poderia instalar o Gentoo pelo VMware, por exemplo, ao mesmo tempo que usa o Windows. |
|
Back to top |
|
 |
b0fh_ Tux's lil' helper

|
Posted: Thu Jul 29, 2004 8:38 pm Post subject: |
|
|
Eu sempre faço stage1, e, apesar de mais demorado, a dificuldade é a mesma do stage3. Acho até que é mais fácil, porque basta sincronizar a portage e dar um 'emerge system', sem ter que se preocupar com as packages binárias...
Sem falar na possibilidade de customizar as CFLAGS logo no início, o que para mim é um bonus.
Eu só usaria stage3 em um computador muito lerdo (< 1GHz)
cheers. _________________ "Contrary to popular belief, UNIX is user-friendly. It only happens to be picky on its friends." |
|
Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Thu Jul 29, 2004 9:13 pm Post subject: |
|
|
b0fh_ wrote: | Sem falar na possibilidade de customizar as CFLAGS logo no início, o que para mim é um bonus. |
Daria pra fazer stage 1 e depois com um sistema instalado (e CFLAGS configuradas) fazer "emerge -e world". Talvez no seu caso as CFLAGS fazem com que um programa adicional seja instalado? |
|
Back to top |
|
 |
b0fh_ Tux's lil' helper

|
Posted: Thu Jul 29, 2004 9:25 pm Post subject: |
|
|
Não, os programas são essencialmente os mesmos... Mas eu não sei se gosto desse 'approach' de instalar tudo e depois dar um emerge -e world... Se não me engano, o portage tem algum tipo de distinção entre packages binários e packages compilados, e como todo mundo sabe, o 'emerge world' tem uma série de problemas (ex: não atualiza corretamente as dependências), logo acho que um monte de packages não seriam atualizados. Eu já desisti de dar emerge world, fiz (na verdade meio que copiei/alterei) um script em perl que varre a portage inteira procurando por possíveis atualizações, e depois dou os emerges manualmente... o sistema fica bem mais atualizado deste jeito.
cheers _________________ "Contrary to popular belief, UNIX is user-friendly. It only happens to be picky on its friends." |
|
Back to top |
|
 |
Matheus Villela Apprentice

|
Posted: Thu Jul 29, 2004 9:41 pm Post subject: |
|
|
Eu fiz só uma vez o stage 1 e não gostei, no fim das contas não muda quase nada(o que é mais significante é ter o gcc compilado na sua maquina), eu não recomendo a não ser pra quem quizer ver como é.
Giuliani vai de stage 2, quando tiveres paciência faz uma do stage 1 pra ver como é  |
|
Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Thu Jul 29, 2004 9:43 pm Post subject: |
|
|
b0fh_ wrote: | Não, os programas são essencialmente os mesmos... Mas eu não sei se gosto desse 'approach' de instalar tudo e depois dar um emerge -e world... Se não me engano, o portage tem algum tipo de distinção entre packages binários e packages compilados, e como todo mundo sabe, o 'emerge world' tem uma série de problemas (ex: não atualiza corretamente as dependências), logo acho que um monte de packages não seriam atualizados. Eu já desisti de dar emerge world, fiz (na verdade meio que copiei/alterei) um script em perl que varre a portage inteira procurando por possíveis atualizações, e depois dou os emerges manualmente... o sistema fica bem mais atualizado deste jeito. |
Não existe distinção entre pacotes binários e compilados. Quanto às dependências, basta fazer "emerge -eD world" e elas serão corretamente calculadas. |
|
Back to top |
|
 |
Giuliani n00b

|
Posted: Fri Jul 30, 2004 2:24 pm Post subject: |
|
|
Obrigado pelas respostas.
eu estou querendo fazer a partir do stage um pra sofrer mesmo, ter q enter como e por que eu faço as coisas. Fazem um ano q não mexo com linux então acho q vai ser uma pedreira.
Qto ao uso do vmware ou dual boot eu tenho isso. Tenho o debian criando teia em uma partição da minha máquina. O fato é q quero "capar" o windows da minha máquina e reparticionar ela (seguinte a idéia do gentoo de ter partições para boot, principal, home....) criando partições para o diretório home e usr além de um específico para código fonte meu.
inculsive, como eu faço para dizer q o diretório home e usr deve ser referenciados(instalados) em partições diferentes ?
Obrigado. |
|
Back to top |
|
 |
b0fh_ Tux's lil' helper

|
Posted: Fri Jul 30, 2004 2:47 pm Post subject: |
|
|
fernandotcl wrote: |
Não existe distinção entre pacotes binários e compilados. Quanto às dependências, basta fazer "emerge -eD world" e elas serão corretamente calculadas. |
Afirmação forte ... Então me explica uma coisa:
emerge -p -eD world diz que vai instalar 466 packages no meu laptop;
só que na verdade tem 472 packages instaladas. (esta informação eu tiro dando um emerge -s .* e parseando o resultado)
A diferença é pequena, concordo, mas significativa na minha opinião; Só que o erro fica muito maior quando não se usa o --emptytree, por exemplo, o famigerado 'emerge -u world'... esse sempre deixa toneladas de packages de fora. Qualquer usuário experiente de gentoo já aprendeu a não confiar muito no portage nesse aspecto.
Se vc quiser posso dar um tapa no meu scriptzinho de portage e te enviar para que vc possa fazer o teste ai também.
[] _________________ "Contrary to popular belief, UNIX is user-friendly. It only happens to be picky on its friends." |
|
Back to top |
|
 |
Matheus Villela Apprentice

|
Posted: Fri Jul 30, 2004 2:51 pm Post subject: |
|
|
Giuliani wrote: | inculsive, como eu faço para dizer q o diretório home e usr deve ser referenciados(instalados) em partições diferentes ? |
Só definir no fstab, eu antes usava partições separadas mas não uso mais, deve ser algo assim(reiser nesse caso):
Code: | /dev/hda6 /home reiserfs noatime,notail 0 0 |
No manual do gentoo tá tudo lá
Se quizeseres pode optar por fazer a instalação a partir do debian mesmo, o procedimento é quase o mesmo, só o comando pra chrootar que tem que ser feito diferente |
|
Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Fri Jul 30, 2004 4:06 pm Post subject: |
|
|
b0fh_ wrote: | emerge -p -eD world diz que vai instalar 466 packages no meu laptop;
só que na verdade tem 472 packages instaladas. (esta informação eu tiro dando um emerge -s .* e parseando o resultado) |
Estranho, aqui "emerge -s .*" procura por pacotes com nomes dos arquivos que começam por ponto... Você já tentou "qpkg -I | wc"?
b0fh_ wrote: | A diferença é pequena, concordo, mas significativa na minha opinião; Só que o erro fica muito maior quando não se usa o --emptytree, por exemplo, o famigerado 'emerge -u world'... esse sempre deixa toneladas de packages de fora. Qualquer usuário experiente de gentoo já aprendeu a não confiar muito no portage nesse aspecto. |
Sem dúvida, se existe essa diferença é bom que haja uma solução.
b0fh_ wrote: | Se vc quiser posso dar um tapa no meu scriptzinho de portage e te enviar para que vc possa fazer o teste ai também. |
Por favor, poste aqui. Fiquei curioso.  |
|
Back to top |
|
 |
b0fh_ Tux's lil' helper

|
Posted: Fri Jul 30, 2004 4:22 pm Post subject: |
|
|
fernandotcl wrote: | Estranho, aqui "emerge -s .*" procura por pacotes com nomes dos arquivos que começam por ponto... Você já tentou "qpkg -I | wc"?
|
!! que versão de portage você tá usando?!? pra mim esse comando lista todas as packages no portage (inclusive as masked)
Quote: | Por favor, poste aqui. Fiquei curioso.  |
lá vai... só tome cuidado com o que ele diz que é upgrade e downgrade, porque eu ainda não fiz o código correto para isso e ele tá usando 'stringwise comparsions' pra determinar, o que as vezes dá errado (ex: 2.0.10 < 2.0.9 stringwise). Preciso arrumar isso ainda.
copy/paste o script em /usr/bin/pkgcheck;
para usar simplesmente dê 'pkgcheck' (lista as packages com upgrade/downgrade) ou 'pkcgcheck listall' lista todas as packages instaladas.
pode-se usar tb o ACCEPT_KEYWORDS antes do comando para usar outras archs na pesquisa
um bom uso eh o seguinte:
de emerge sync
de emerge -pu world; veja as packages que ele quer atualizar (fica um U azul)
de pkgcheck e compare o resultado.
Code: | #!/usr/bin/perl
#--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
# pkgcheck.pl
# scans portage and lists packages & statistics
# by Eduardo Andrade / 2004
# shamessly based on Olav Kolbu's 'gencheck' script
#--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
$| = 1;
$ALL = ($ARGV[0] eq 'listall'); # sux
print "Scanning portage...\n";
open(IN, 'emerge search ".*"|') or die "Can't do emerge search: ($!) Is this really a gentoo system?\n";
printf(" %-40s %-15s %-15s\n", 'package', 'installed', 'available');
$CA = 0;
$CI = 0;
$CU = 0;
$CD = 0;
while(<IN>)
{
if( /^.*\*(.*)$/)
{
$app = $1;
$CA++;
}
elsif(/Latest version available: (.*)$/)
{
$av = $1;
}
elsif(/Latest version installed: (.*)$/)
{
$in = $1;
if($in ne "[ Not Installed ]")
{
$CI++;
if($in gt $av) # buggy
{
print "\033[1;33m";
printf("D<<< %-40s : %-15s > %-15s", $app, $in, $av);
print "\033[0m\n";
$CD++;
}
elsif($in lt $av) # buggy
{
print "\033[1;32m";
printf("U>>> %-40s : %-15s < %-15s", $app, $in, $av);
print "\033[0m\n";
$CU++;
}
elsif($ALL)
{
print "\033[0m";
printf("R=== %-40s : %-15s = %-15s", $app, $in, $av);
print "\033[0m\n";
}
}
}
}
close(IN);
print "Done!\n";
print "Packages available in portage : $CA\n";
print "Packages installed : $CI\n";
print "Packages to upgrade : $CU\n";
print "Packages to downgrade : $CD\n";
exit(0);
|
_________________ "Contrary to popular belief, UNIX is user-friendly. It only happens to be picky on its friends." |
|
Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|
|