Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Tô muito feliz!!!
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
the brave
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Fri Jul 23, 2004 3:07 am    Post subject: Tô muito feliz!!! Reply with quote

Fala aeh gente!!! Depois de 2 semanas instalando o gentoo eu consegui todas as coisas básicas que tinha no Mandrake. Som, firefox, java, xmms, irssi, gift, edonkey, k3b, rox, eterm, enlightenment, xine, gphoto, gtkam, kino e muito mais. Muito bacana esta distribuicao, excelente suporte de usuários, tutoriais, manuais, valeu... valeu o esforco (não configuei a cedilha ainda), vcs estão de parabéns!!!!
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Fri Jul 23, 2004 3:17 am    Post subject: Reply with quote

Depois que esse "choque" de instalar o gentoo e aprender a configurar direito passa é só alegria 8)

E eu tinha pego essa pedreira na época com 1 mês de Linux :D, mas foi tranquilo, o legal é que se aprende muita coisa com o gentoo, gentoo ruleia ;)
Back to top
View user's profile Send private message
the brave
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Fri Jul 23, 2004 3:26 am    Post subject: Reply with quote

é verdade, e olha que tenho 1 ano e meio de linux hein. sou obrigado a saber pelo menos o básico. imagino a sua dificuldade. usei o maravilhoso handbook, muito bom, parece receita de bolo.
klap
n00b
n00b

PostPosted: Fri Jul 23, 2004 12:58 pm    Post subject: Reply with quote

eh uma verdade...

esse monte de distro por ai faz tudo pra vc, e fica tudo transparente como o next next finish

o bom do gentoo eh que tu aprende memoo!
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Jul 23, 2004 5:10 pm    Post subject: Reply with quote

Bom, se o intuito de vocês é aprender, agora eu recomendo tentarem o Linux From Scratch. :wink:
Back to top
Kobal
Guru
Guru

PostPosted: Fri Jul 23, 2004 5:15 pm    Post subject: Reply with quote

Quote:
Bom, se o intuito de vocês é aprender, agora eu recomendo tentarem o Linux From Scratch.

Ou ajudar na nossa documentação Gentoo :D
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Jul 23, 2004 5:33 pm    Post subject: Reply with quote

Kobal wrote:

Hehe, eu não dispensaria o LFS, porque nossa documentação não cobre montar um sistema do zero. :wink:
Back to top
klap
n00b
n00b

PostPosted: Wed Jul 28, 2004 2:32 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Kobal wrote:

Hehe, eu não dispensaria o LFS, porque nossa documentação não cobre montar um sistema do zero. :wink:

me explica esse LFS
Back to top
trbecker
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Wed Jul 28, 2004 4:12 pm    Post subject: Reply with quote

RTFM. http://www.linuxfromscratch.org/. Tudo explicadinho.

Em resumo, você constrói um sistema do zero mesmo, somente com uma partição limpa (e outra com um linux instalado).
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Wed Jul 28, 2004 7:06 pm    Post subject: Reply with quote

Eu recomendo fazer uma instalação do LFS pelo VMware. Você pode instalar num HD virtual uma distro como Slackware com o básico, e no disco real instalar LFS. Se quiser continuar com o Gentoo instalado, pode criar um disco virtual pro LFS e acessá-lo pela partição do Gentoo iniciada pelo VMware.

Você vai precisar de muito tempo. Uma instalação do LFS geralmente demora o dobro do que uma instalação stage 3 sem GRP do Gentoo. E tente fazer tudo exatamente como foi escrito. Inclusive, evite usar distros diferentes do normal. A minha primeira instalação foi pelo Gobo e deu errado, a segunda foi pelo Slack e deu certo.

Eu aconselho fazer pelo VMware mesmo porque dá pra pausar tudo e recomeçar de onde parou. Não é como stage 1 do Gentoo, você precisa interagir muito mais.
Back to top
klap
n00b
n00b

PostPosted: Thu Jul 29, 2004 8:43 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Eu recomendo fazer uma instalação do LFS pelo VMware. Você pode instalar num HD virtual uma distro como Slackware com o básico, e no disco real instalar LFS. Se quiser continuar com o Gentoo instalado, pode criar um disco virtual pro LFS e acessá-lo pela partição do Gentoo iniciada pelo VMware.

Você vai precisar de muito tempo. Uma instalação do LFS geralmente demora o dobro do que uma instalação stage 3 sem GRP do Gentoo. E tente fazer tudo exatamente como foi escrito. Inclusive, evite usar distros diferentes do normal. A minha primeira instalação foi pelo Gobo e deu errado, a segunda foi pelo Slack e deu certo.

Eu aconselho fazer pelo VMware mesmo porque dá pra pausar tudo e recomeçar de onde parou. Não é como stage 1 do Gentoo, você precisa interagir muito mais.

nha..
quem sabe um dia :D
a instalacao do gentoo ja achei chatinha imagina desse LFS
vixie
com o vmware eu posso rodar um sistema ja instalado no micro ?
em outra particao ?
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Thu Jul 29, 2004 9:10 pm    Post subject: Reply with quote

klap wrote:
com o vmware eu posso rodar um sistema ja instalado no micro ?
em outra particao ?

Pode, pode rodar até o mesmo sistema, mas eu nunca testei, e deve ser read-only. Quando eu instalei pelo VMware, eu peguei alguns pacotes e arquivos de configuração da minha partição do Windows (o sistema operacional que eu estava rodando).
Back to top
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Thu Jul 29, 2004 9:38 pm    Post subject: Reply with quote

VMWare dá até pra sobreescrever a MBR se tiver rodando um sistema GUEST numa partição real ^^

É uma das melhores opções pra se instalar Gentoo pra quem só tem Windows na máquina, primeiro por ser certeza que tu vai ter a net disponível independente do Modem e depois porque não deixa a pessoa tão extressada.

É só ficar esperto nas configs e nos módulos que depois têm que mudar. Mas tem seus contras:
Se o Win travar ferrou então não pode forçar o bichinho.
É mais lento(não vai ser 5x mais lento mas mesmo assim...)

Tem outras coisas boas de se fazer com o vmware, principalmente pra quem usa windows e linux na mesma máquina, se tu tens um win com NTFS + Linux e não tem uma partição de troca(uma FAT32) a única forma de copiar arquivos que estão no Linux(tá bom dependendo do tipo de partição do linux até tem como ler no win mas são poucas) pro Windows sem precisar de um gravador de CD é rodando o Linux no vmware ou o win no vmware e passando os arquivos pela rede local que o vmware cria entre os computadores.

É sempre bom ter o vmware, já usei pra algumas coisas interessantes como fazer uns testes de segurança e ver possibilidades de um servidor local, testar a velocidade de transmissão da rede wireless que estou aqui ^^

É um brinquedo interessante :D
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Thu Jul 29, 2004 9:47 pm    Post subject: Reply with quote

É, basicamente você pode ter problemas com o módulo da placa de rede, que é pcnet32. Também, se quiser configurar o vídeo, tem que fazer isso fora do VMware, ou senão usar um driver como "vesa".

Outra opção é instalar o Gentoo por SSH, principalmente pra máquinas headless.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum