Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Onde tá o som?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 11:16 pm    Post subject: Onde tá o som? Reply with quote

Olá pessoal. Aposto que alguns de vocês já me conhecem da minha demanda com o Gentoo.
Acabei de instalar o Gnome, mas... não há som!
Tenho instalado o kernel 2.6 e o X.org, e uma audigy2 como placa de som. O ALSA e a placa parecem tar instalados pois no dmesg aparece isto:

Advanced Linux Sound Architecture Driver Version 1.0.4 (Mon May 17 14:31:44 2004 UTC).
ALSA device list:
ohci_hcd 0000:00:03.1: suspend root hub
#0: Sound Blaster Audigy2 (rev.4) at 0xd400, irq 19

E no Volume Control do Gnome aparece o Sound Blaster Audigy2 Alsa Mixer e o Sigmatel stac9721/23 OSS Mixer.

Consigo ouvir cd's audio, mas o cd-rom tá ligado por cabo audio à placa de som.

Qui passa?

P.S. - Tentei testar alguns dos sons de sistema, mas não dá nada.
P.S.2 - Tentei fazer emerge a um jogo (o armagetron) mas, apesar do emerge ser bem sucedido, nao aparece binário para eu correr... mais um problema... qui passa2?
Back to top
View user's profile Send private message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 11:34 pm    Post subject: Reply with quote

Humm... parece que o som pegou de empurrão!

Como eu tinha o Armagetron no disco, e apesar do binário não estar a ser reconhecido pelo $PATH, armei-me em esperto e lá fui à procura dele. Encontrei-o e corri-o... claro que, com a sorte que tenho, não funcionou. Queixava-se que não podia iniciar o modo de vídeo. Então deu-me na tola para experimentar correr o binário dentro do gnome... e não é que o jogo começa a funcionar? e COM SOM??? e não é que passado um bocado começo a ouvir os sons esganiçantes do GAIM?
Discrente como sou pensei logo "humm... aposto que se eu fizer reboot, já não tenho som nenhum no linux"... mas viz reboot e o som continuou!

Olha que uma desta...
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 11:53 pm    Post subject: Reply with quote

newbie_gentoo wrote:
Como eu tinha o Armagetron no disco, e apesar do binário não estar a ser reconhecido pelo $PATH, armei-me em esperto e lá fui à procura dele.

Você foi de diretório em diretório? Não poderia ter feito um "updatedb && slocate tron | grep bin" ou "find / | grep tron | grep bin"?

newbie_gentoo wrote:
Encontrei-o e corri-o... claro que, com a sorte que tenho, não funcionou. Queixava-se que não podia iniciar o modo de vídeo. Então deu-me na tola para experimentar correr o binário dentro do gnome... e não é que o jogo começa a funcionar?

Você estava rodando ele à partir do console? O console não executa automaticamente o X, você tem que estar no X para fazer uma aplicação gráfica funcionar.

newbie_gentoo wrote:
e COM SOM??? e não é que passado um bocado começo a ouvir os sons esganiçantes do GAIM?
Discrente como sou pensei logo "humm... aposto que se eu fizer reboot, já não tenho som nenhum no linux"... mas viz reboot e o som continuou!

Se a placa de som for PCI, eu acho que o hotplug detecta e levanta os módulos necessários. Nesse caso, provavelmente você colocou pra executar no boot com o rc-update e não executou o serviço na hora, então só funcionou com um reboot.
Back to top
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Tue Jul 06, 2004 12:58 am    Post subject: Reply with quote

Sim... deve ter sido isso.
Poracaso lembrei-me do slocate e foi o que usei. Encontrei o binário facilmente. Mas realmente a coisa mais complicada para mim como newbie em linux é saber onde estão as coisas... o resto é à base de saber comandos e configurar os ficheiros de config, hehe.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum