Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Várias Dúvidas para deixar o Gentoo bunitinho
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
JuniorSP
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jun 12, 2004 1:05 am    Post subject: Várias Dúvidas para deixar o Gentoo bunitinho Reply with quote

Ola Gentoo Users :wink:

Depois de conseguir fazer finalmente funcionar minha ADSL no Gentoo, volto ativa com ele.
Mas tenho várias dúvias e por favor alguem poderia me esclarecer
Lá vai a listinha

:arrow: No boot do LiveCD, quando eu entro com o Kernel 2.4.x funciona o mouse no console, quando entro com o kernel 2.6.x nao funciona, mas o kernel 2.4 nao funciona minha placa de rede e o 2.6 funciona, consequentemente optei pelo 2.6.5, mas o mouse não está funcionando no console, o que eu preciso fazer para funcioná-lo?
:arrow: Onde eu trabalho, instalei o Gentoo e o terminal 1, fica com a tela azul de fundo do gentoo (que é bonito), aqui em casa não ficou. A diferença é que aqui eu tenho uma placa GeForce 4 e instalei o emerge nvidia-kernel. Tem jeito de eu deixar a tela azul do Gentoo no meu terminal? alias, em todos os terminais?
:arrow: Estou aprendendo a usar o portage, ja sei alguns comandos do emerge. Instalei tudo pelo CD, inclusive o X e o Gnome. Agora quero atualizar os pacotes usando o emerge. se por exemplo eu digitar emerge gnome, ele vai testar se o meu gnome é o atual? se nao for ele atualiza automático certo? e se for ele para o processo? Outra coisa, tem algum jeito de eu fazer um emerge de todos os pacotes? Gostaria de fazer isso todo final de semana na empresa, para atualizar todas as máquinas.
:arrow: Onde posso achar uma referencia legal dos comandos do emerge que eu possa imprimir e que sirva como um "handbook" nas horas difíceis?
:arrow: algumas vezes na instalação eu digitava por exemplo
Code:
emerge vixie-cron
rc-update add vixie-cron default

O que o rc-update faz? ele informa que o vixie-cron deve ser usado como um serviço?
No meu Mozilla no Gnome está com umas fontes muito feia, como eu posso deixar as fontes igual do Mozilla do Windows? (Mozilla Firefox). tem algum comando ou é fazendo copia na mão?

Por enquanto é só (eu ainda digo só :lol: )

Obrigado
View user's profile Send private message
iTT
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jun 12, 2004 12:01 pm    Post subject: Re: Várias Dúvidas para deixar o Gentoo bunitinho Reply with quote

Algumas das tuas perguntas podem ser respondidas lendo a documentacao presente no site de gentoo.

JuniorSP wrote:

optei pelo 2.6.5, mas o mouse não está funcionando no console, o que eu preciso fazer para funcioná-lo?

Se referires mais informacao soubre o mouse era bom, tipo se é usb.....

Quote:
se por exemplo eu digitar emerge gnome, ele vai testar se o meu gnome é o atual? se nao for ele atualiza automático certo?

para testares podes spr usar
Code:
emerge -s gnome
ou
emerge -pv gnome

o -s e de search, ele faz o search e mostra as versoes que tens intaladas e as mais recentes estaveis
-p da a lista de pacotes a instalar
-v da a info de dependecias e de tamanha de files
Back to top
codemaker
Guru
Guru

PostPosted: Sat Jun 12, 2004 1:02 pm    Post subject: Re: Várias Dúvidas para deixar o Gentoo bunitinho Reply with quote

JuniorSP wrote:

:arrow: Onde eu trabalho, instalei o Gentoo e o terminal 1, fica com a tela azul de fundo do gentoo (que é bonito), aqui em casa não ficou. A diferença é que aqui eu tenho uma placa GeForce 4 e instalei o emerge nvidia-kernel. Tem jeito de eu deixar a tela azul do Gentoo no meu terminal? alias, em todos os terminais?

Provavelmente onde trabalha tem o kernel compilado com suporte para framebuffer e em casa não. É preciso compilar um kernel com suporte para framebuffer.

JuniorSP wrote:

:arrow: Estou aprendendo a usar o portage, ja sei alguns comandos do emerge. Instalei tudo pelo CD, inclusive o X e o Gnome. Agora quero atualizar os pacotes usando o emerge. se por exemplo eu digitar emerge gnome, ele vai testar se o meu gnome é o atual? se nao for ele atualiza automático certo? e se for ele para o processo? Outra coisa, tem algum jeito de eu fazer um emerge de todos os pacotes? Gostaria de fazer isso todo final de semana na empresa, para atualizar todas as máquinas.

Não acho muito bom isso de actualizar cegamente as máquinas. Acho preferível ver primeiro o que vai ser actualizado. Mas se mesmo assim queres fazer isso: emerge -u world

JuniorSP wrote:

:arrow: Onde posso achar uma referencia legal dos comandos do emerge que eu possa imprimir e que sirva como um "handbook" nas horas difíceis?

errr... Gentoo Handbook disponível na documentação do site da Gentoo ;)
´

JuniorSP wrote:

:arrow: algumas vezes na instalação eu digitava por exemplo
Code:
emerge vixie-cron
rc-update add vixie-cron default

O que o rc-update faz? ele informa que o vixie-cron deve ser usado como um serviço?

Esse comando faz com que o script /etc/init.d/vixie-cron corra quando o sistema está no estado default. Por exemplo, é utilizado para correr serviços quando se inicía o computador.

Recomendo a leitura do Gentoo Handbook. Explica coisas importantes e algumas respondem melhor às tuas perguntas.
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sat Jun 12, 2004 2:09 pm    Post subject: Re: Várias Dúvidas para deixar o Gentoo bunitinho Reply with quote

JuniorSP wrote:
:arrow: No boot do LiveCD, quando eu entro com o Kernel 2.4.x funciona o mouse no console, quando entro com o kernel 2.6.x nao funciona, mas o kernel 2.4 nao funciona minha placa de rede e o 2.6 funciona, consequentemente optei pelo 2.6.5, mas o mouse não está funcionando no console, o que eu preciso fazer para funcioná-lo?

Pro mouse funcionar no console, é necessário um driver especial, que, se eu não me engano chama gpm.

Code:
emerge -s gpm

JuniorSP wrote:

Como disse o codemaker, é uma questão de framebuffer no console. É o bootsplash, você acha guias de instalação no fórum mesmo, acho que a seção de dicas.

JuniorSP wrote:
:arrow: Estou aprendendo a usar o portage, ja sei alguns comandos do emerge. Instalei tudo pelo CD, inclusive o X e o Gnome. Agora quero atualizar os pacotes usando o emerge. se por exemplo eu digitar emerge gnome, ele vai testar se o meu gnome é o atual?

Não, nesse caso ele vai re-emergir o Gnome.

JuniorSP wrote:
se nao for ele atualiza automático certo? e se for ele para o processo? Outra coisa, tem algum jeito de eu fazer um emerge de todos os pacotes? Gostaria de fazer isso todo final de semana na empresa, para atualizar todas as máquinas.

Isso é fácil. Para atualizar todos os pacotes se necessário (incluindo o Gnome):

Code:
emerge sync && emerge -uD world

JuniorSP wrote:

Code:
man emerge

JuniorSP wrote:
No meu Mozilla no Gnome está com umas fontes muito feia, como eu posso deixar as fontes igual do Mozilla do Windows? (Mozilla Firefox). tem algum comando ou é fazendo copia na mão?

Existe um how-to na internet chamado font-deuglyfication-how-to, pode ser que ajude. Senão, altere no Mozilla pra usar a fonte Sans 10 pra tudo.
Back to top
JuniorSP
n00b
n00b

PostPosted: Sun Jun 13, 2004 10:48 pm    Post subject: Reply with quote

desculpa pela falta de informação.
mas meu mouse é um óptico PS/2

quando eu carrego o kernel 2.4.5 no livecd funciona, com o 2.6.5 não, da erro em um mi.o

eu ja tenho o gpm instalado

e no X funciona normal..

sobre as outras coisas eu consegui sem problemas
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum