Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Gentoo x Slackware
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Rylphs
n00b
n00b

PostPosted: Fri Jun 04, 2004 5:24 pm    Post subject: Gentoo x Slackware Reply with quote

Estou querendo mudar de distro, e estou em dúvida entre a Gentoo e a Slackware. Qual é a principal diferença entre as duas? :)
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t

PostPosted: Fri Jun 04, 2004 5:59 pm    Post subject: Ummm ... ora bem Reply with quote

Eu uso o Gentoo no meu computador pessoal, e o slackware no meu "servidor" da cave.
Diferenças:
na minha opinião o suporte da gentoo dist. é melhor que o da slackware, se bem que existem utilitarios para slackware a nivel de updates também. Mas o emerge do gentoo está muito bem conseguido.
No gentoo podes optimizar toda a tua máquina, para o teu processador, ou à tua maneira.
O slackware já é mais genérico.

O gentoo neste momento tem tecnologias mais actuais, o slackware ainda está a fabricar a proxima versão.

Se queres tirar o melhor rendimento da tua máquina então o gentoo é sem duvida a opção. Caso não estejas com muita paciência para demorar tempo nas instalações e de configurar o teu sistema, então o slackware é a opção.

Abraços
Back to top
jbrazio
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sat Jun 05, 2004 1:50 am    Post subject: Reply with quote

Resumindo o que o rapaz disse.. instala Gentoo, não penses duas vezes.
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sat Jun 05, 2004 10:59 pm    Post subject: Reply with quote

Com o Gentoo você vai aprender o lado realmente bom de dependências. O Swaret é bom, mas não calcula todas as dependências corretamente. Já o Portage é quase infalível.

Use o Slackware somente se você tiver uma máquina lenta, porque o Swaret só é eficiente o bastante para pacotes de base. Você pode contornar isso com, por exemplo, o Dropline Gnome. O Portage ainda assim lida melhor com dependências.

O Slackware tem uma vantagem muito grande, a dos pacotes binários. Isso é uma vantagem se você se importa com tempo de instalação de um pacote, mas não se importa com a customização.

Eu aconselho você a instalar o Gentoo, e só assim tirar suas conclusões. :wink:
Back to top
xef
Guru
Guru

PostPosted: Mon Jun 07, 2004 8:35 am    Post subject: Reply with quote

Gentoo tambem tem pacotes binários, mas apenas são distribuidos nos cds de instalação.
Como podemos criar os nossos proprios pacotes binários só alguem se lembrar de começar disponibiliza-los. Mas pra usar binários, perde-se as vantagens de optimização e das USE flags, pra isso mais vale ficar pelos rpm.
É porreiro é pra quem tem que gerir uma rede muitos sistemas identicos com gentoo instalado, distcc em todos, uma maquina de trabalho a criar binários e disponibiliza-los para todos os outros em que é só instalar recorrendo a esse binário :)
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Mon Jun 07, 2004 7:55 pm    Post subject: Reply with quote

A maior vantagem do Gentoo é a customização, impossível com pacotes binários. Portanto, se tem um impasse, que fica mais na questão de prioridades. Se você prioriza um sistema com os pacotes customizados através de flags USE e CFLAGS em detrimento de um sistema facilmente (re)instalável e rapidamente utilizável, use Gentoo.
Back to top
drusian
n00b
n00b

PostPosted: Tue Jun 08, 2004 9:35 pm    Post subject: Reply with quote

Ao invez de ficar escutando opniões fanaticas de usuários gentoo/slackware, porque vc mesmo não tira a prova ?
Instala um e outro e veja qual gosta mais, qual atente melhor as necessidades, etc. .etc..

Eu uso slackware em todos meus servidores por ele ser mais "manual" ele me permite um controle muito melhor do que qualquer distro, isso é fato!
Eu uso gentoo em algumas estaçoes de trabalho.

Estas tecnologias que o pessoals descrevem do gentoo como sendo modernas, já são utilizadas nos BSD a anos (então nem é tão moderna assim).

O portage é uma "copia" do ports do BSD o esquema do etc-update é também é uma copia do "mergemaster" dos BSD. Para um linux ele é até revolucionario : )
O make.conf, rc.conf tudo isso é derivado dos BSDs

Mas faz isso istala um e outro e compare quais as vantagens de utiliza-lo.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum