Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
USB Modem não consigo instalar
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
DjGreen
n00b
n00b

PostPosted: Fri Jun 04, 2004 1:26 am    Post subject: USB Modem não consigo instalar Reply with quote

Boas pessoal!
Iniciei-me há pouco tempo no Linux. Embora tenha instalado o Mandrake, utilizo este forum porque é em português :D e porque o pessoal dá umas ajudas preciosas...
Ando a estudar isto do Linux há mais ou menos duas semanas e devo confessar que estou a ficar um bocado desmotivado..... Não percebo nada disto!!!! :evil:
Tenho o XP instalado juntamente com o Mandrake mas inicio quase sempre o XP porque não consigo navegar na net com o Linux, o meu modem não está a funcionar. Se pudesse investigar umas páginas da net com o Linux, ia experimentando alguns comandos à medida que ia lendo mas não dá, não tenho net... :(
Se alguém me puder dar umas dicas de como instalar o modem eu fico muito agradecido.

Tou com vontade de me render ao windows.............. :cry:

O meu modem é um Siemens ADSL - USB

Muchas Gracias
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Jun 04, 2004 2:55 am    Post subject: Reply with quote

O primeiro passo é verificar se o MDK detectou a sua placa de rede. Não sei se funciona no MDK (funcionaria com Gentoo :wink:), mas tente o seguinte:

1) Abra um terminal (Konsole, o monitor com a concha).
2) Se torne root (su).
3) Digite "ifconfig".
4) Nos passe o resultado.

Talvez o MDK não tenha essa ferramenta, ou reclame de alguma coisa. Nesse caso, você tem que descobrir se a placa de rede foi detectada e está ativa pelo Mandrake Control Center ou Centro de Controle Mandrake.

Com respeito ao modem ser USB, o meu não é, então talvez alguém com um modem desses possa ajudar muito mais.

Outra coisa, é interessante que enquanto distros como MDK sejam mais fáceis para o usuário, são distros muito dependentes da interface gráfica, e então são um inferno pra arrumar. Tanto é que eu não consegui, por exemplo, ajustar internet no Conectiva quando comecei, enquanto isso foi fácil no Slackware.

Eu instalei MDK 9.1 catorze vezes, então consegui entender totalmente a distro. É difícil, especialmente porque muitas vezes não temos ninguém perto de nós pra ajudar, o que é diferente no Windows. E mais, no MDK eu fiquei também algumas semanas sem internet configurada, sei o que é, mas não desista, porque no final vale a pena.

Quanto ao uso desse fórum, eu não me incomodo em te ajudar, mas não sei se está de acordo com as guidelines.
Back to top
baldeante
Guru
Guru

PostPosted: Fri Jun 04, 2004 8:05 am    Post subject: Reply with quote

Nunca instalei modes USB em Linux (estou a usar Linux mais a serio nos ultimos 3 meses e nao tenho NET em casa), de qualquer forma aqui tens algumas dicas mais ou menos genericas (servem para quase tudo)

1 - Comeca por saber se o fabricante do modem fornece drivers para linux geralmente trazem algumas instruções.
2 - Procura em www.google.com "modem"+"modelo"+drivers+linux pode ser que encontre algo util alem de muitas coisas que não interessam para nada
3 - Procura drivers genericos para o teu modem isto é experimenta outros drivers da mesma marca (e outras marcas) que a distro que usas tras ou pesquisa na NET pode resultar.

Boa Sorte !!!
r3pek
Retired Dev
Retired Dev

PostPosted: Fri Jun 04, 2004 11:45 am    Post subject: Reply with quote

nao sei se funciona, mas vê este site...
http://bandalarga.domus.online.pt:8080/temas/siemens_santis.shtml

pareceu-me tar bonzinho pa um n00b ;)
Back to top
DjGreen
n00b
n00b

PostPosted: Fri Jun 04, 2004 6:57 pm    Post subject: Reply with quote

Pois é pessoal. Isto está difícil.
Segui o teu conselho e fui ver essa página.. Maravilha. Como tinha vários drivers saquei-os todos... :lol: Até aqui tudo bem.
Depois diz lá pra descomprimir o ficheiro, demorei cerca de uma hora até perceber o que tinha que fazer :roll: , lá consegui utilizar o tar. Descomprimiu tudo para uma pasta. Yeah! Já fiz qq coisa com o Linux!!
Depois diz-me para ir para a pasta dos drivers....... não sei qual é...

r3pek sinceramente acho que este site e estas indicações devem por a net a funcionar, até porque o meu modem é mesmo este. Mas nunca tive aulas de Linux e é a primeira vez que mexo nisto.... não tou a conseguir instalar isto direito.. Imagina tu que até para copiar um ficheiro de um lado para o outro tenho que andar a ver o manual....

fernandotcl ao digitar "ifconfig" apareceu o seguinte:

#ifconfig
lo Link encap:Local Loopback
inet addr:127.0.0.1 Mask:255.0.0.0
UP LOOPBACK RUNNING MTU:16436 Metric:1
RX packets:98 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
TX packets:98 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
collisions:0 txqueuelen:0
RX bytes:6548 (6.3Kb) TX bytes: 6548 (6.3Kb)

Mais algumas dicas?
Obrigado............... e devo dizer que não vou desistir. Quero por o Linux a bombar aqui na minha máquina nem que demore um ano a aprender... :twisted:
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Jun 04, 2004 8:13 pm    Post subject: Reply with quote

DjGreen wrote:
Depois diz-me para ir para a pasta dos drivers....... não sei qual é...

A pasta deve ser "/lib/modules/<versão do kernel>/kernel/drivers/".

DjGreen wrote:
Imagina tu que até para copiar um ficheiro de um lado para o outro tenho que andar a ver o manual....

Com o tempo você se acostuma. :wink:

DjGreen wrote:
fernandotcl ao digitar "ifconfig" apareceu o seguinte:

[...]

Isso mostra que não existem dispositivos de rede ativos (ignore o loopback (lo)). Falta carregar o módulo do modem, ou, quem sabe, somente ativar a interface. Você pode tentar:

Code:
ifconfig eth0 up

Isso vai levantar a interface se o driver puder ser carregado e se modems USB representarem a interface eth0. Mais provável que retorne um erro, somente.

DjGreen wrote:
Mais algumas dicas?

O jeito é continuar tentando instalar os drivers, depois é só carregar e pronto. Você usa PPPoA ou PPPoE?

DjGreen wrote:
Obrigado............... e devo dizer que não vou desistir. Quero por o Linux a bombar aqui na minha máquina nem que demore um ano a aprender... :twisted:

Assim que se fala. :D Não se preocupe, dispositivos USB são uma das poucas coisas que ainda não funcionam out-of-the-box no Linux, ou seja, precisam de um pouco mais de esforço para conseguir arrumar. E, de quebra, você ainda vai aprender bastante.

Na útlima das, hipóteses você abre um SSH na máquina e alguém pode arrumar pra você. :D
Back to top
DjGreen
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jun 05, 2004 10:56 pm    Post subject: Reply with quote

Bem.....
Fui ao site da Siemens e diz lá que o meu modem não suporta o sistema Linux.... :cry:
Será que alguém me pode dizer se isto faz com que seja impossível ligar-me com ele? Ou será que eles simplesmente não fornecem drivers para Linux?
Tá mesmo difícil instalar esta porcaria................ :evil:
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sat Jun 05, 2004 11:04 pm    Post subject: Reply with quote

Não é suportado, o que não quer dizer que não funciona. Quer dizer que eles não se importam se o modem vai funcionar no Linux. Até o site que o r3pek passou confirma que é possível instalar.

É um panorama que vai mudar. Atualmente, não são raros os casos de hardware que não tem suporte pro Linux. É um descaso, já que existe hoje uma parcela relativamente significativa de usuários, algo similar ao número de usuários da Apple. Com o tempo, serão muito mais raros, pois o Linux tende a ficar cada vez mais popular.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum