Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Consola não abre dentro de KDE nem nos tty [SOLVED]
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
baldeante
Guru
Guru

PostPosted: Thu Jun 03, 2004 6:37 pm    Post subject: Consola não abre dentro de KDE nem nos tty [SOLVED] Reply with quote

Nos ultimos dias estive a configurar wine a a tentar colocar alguns alias no meu sistema e não sei o que possa ter alterado para que as shells não abram tenho sempre o erro que se segue.

Code:

Baldeante Login : root
password : ********************
Last login : Tue Jun 1 22.22 on vc/1
login : no shell : no such file or directory

O wine está a funcionar mas as shells não.

O estranho é que sempre que tento entrar tenho como data e hora de ultima entrada data e hora da ultima tentativa pelo que me parece que ao fazer o login tenho logo um logout, isto nos tty dentro do KDE tenho uma tela preta sem qualquer tipo de erro no entanto depois de tentar um login dentro do kde tenho como ultima entrada nas tty a hora e data a que tentei entrar no KDE.

Já confirmei os ficheiros :

/bin/bash
/root/.bashrc
/etc/skel/.bas_profile
/etc/skel.bashrc
/etc/skel/.tsch.config
/etc/shells

Aparentemente esta tudo ok eu nem cheguei a conseguir colocar os alias,
arranquei com o live cd do gentoo para ver os alias que este carregava mas não cheguei a colocar nada nos ficheiros do meu sistema, eu tentei colocar os alias mas como não resultou (azelhice de certeza) voltei sempre a colocar os ficheiros alterados como estavam pois antes de os alterar fazia sempre uma copia de segurança do ficheiro.

Das pesquisas que fiz no forum encontrei algo que dizia que o KDE usa para iniciar as shells o ficheiro ~/.kde/autostart enves do .bashrc ou do .bash_profile eu não me lembro de ter sequer tocado neste ficheiro mas o certo e que não tenho shell no KDE

Fiz varias pesquisas no forum e não abtive nada que se parece com o erro que estou a ter, se alguem fizer uma pesquisa e conseguir algo gostava se saber como fez a pesquisa pois sempre que reformulava a minha pesquisa tinha sempre como resultados mais ou menos os mesmos topicos.

Last edited by baldeante on Mon Jun 07, 2004 4:28 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
baldeante
Guru
Guru

PostPosted: Fri Jun 04, 2004 6:51 pm    Post subject: Reply with quote

Depois de procurar em muitos logs encontrei a causa do meu problema como podem ver no texto que se segue.

Code:

May 31 21:42:48 baldeante login(pam_unix)[1328]: session opened for user root by (uid=0)
May 31 21:46:57 baldeante chsh[1406]: changed user `root' shell to `/bin/bash'
May 31 21:47:01 baldeante login(pam_unix)[1328]: session closed for user root
May 31 21:47:06 baldeante login(pam_unix)[1407]: session opened for user root by (uid=0)
May 31 21:47:27 baldeante chsh[1413]: changed user `root' shell to `q'

Estava com varias shells abertas, umas a ler paginas sobre bash e nano com o man alem de estar a usar alguns comandos por diversão pelo meio carreguei no q para sair do man quando estava a usar o comando chsh como tinha varias shels abertas não dei por isso imediatamente.

Agora só me resta executar o chsh de modo a usar a shell do bash (/bin/bash)provavelmente vou arrancar com o live cd e fazer um chroot acho que deve resolver o problema.
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum