Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Primeira vez no Linux... Debian vs Gentoo
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Goto page Previous  1, 2  
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
brokenbeat
n00b
n00b

PostPosted: Mon Sep 13, 2004 7:39 am    Post subject: Reply with quote

debian e gentoo sao as minhas distros favoritas mas como disseram la em cima nao sao distros boas para começar pois ja exigem um certo grau de conhecimento (a nao ser que nao queiras ter video,som, internet, etc).

acho que o melhor e' começar por (GULP) um fedora core ou mandrake ou assim e tentar estudar a serio o sistema, ler sobre o assunto, e tentar largar os guis e brinquedos que veem com eles. ha muito informacao sobre linux na internet.
antes de tentar instalar algo como debian e gentoo deves fazer uma lista de todo o hardware que tens, caso ja tenhas outra distro instalada aproveita para adicionar ainda os drivers, modulos, etc que sejam necessarios e lembra-te de ler a instalacao toda e tentar compreender o que querem que faças.

agora quanto a mim:
apesar de ja ter usado debian no desktop preferi mudar para gentoo, inicialmente para exprimentar a distro que era mais falada no momento, mas gostei muito da versatilidade das flags, do portage, etc etc etc e principalmente manter os ebuilds muito em dia em relacao a saida do software.
gosto ainda muito de debian e utilizo no laptop, tem uma instalacao pequena e rapida (pois utiliza binarios) e se uma pessoa estiver habituada e' muito facil de mexer porque eles tentam que seja consistente.
e' conhecido por ter pessoal paranoico com seguranca e estabilidade de sistema por isso os pacotes estao um pouco atrasados em relacao a distros como gentoo.
tem ainda a vantagem/desvantagem (que e' para mim o ponto mais importante neste caso) de usar binarios, logo como e' laptop so' e' ligado de vez em quando normalmente preciso de fazer updates e se fosse gentoo precisava de ter o computador ligado 24h antes para ter o sistema compilado.
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran

PostPosted: Mon Sep 13, 2004 10:14 am    Post subject: Reply with quote

Bem a minha distro preferida sempre foi o Redhat, mas isto pq a comecei a usar ah uns 8 ou 9 anos.
Para iniciação ou pessoalmente, e aqui vai uma novidade, o SuSE. Já sei que me vao dizer que é a pagantes, mas, sem se pagar pode-se sacar as disquetes e fazer a instalação por rede. É o unico senão porque Mandrake VS SuSE o mandrake fica a milhas...

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
Back to top
DjGreen
n00b
n00b

PostPosted: Mon Sep 13, 2004 4:26 pm    Post subject: Reply with quote

Pois é pessoal.
Ninguém me pode acusar de não ter tentado :cry: :cry:
Investiguei algumas coisas acerca do Linux, imprimi centenas de folhas com dicas, manuais, etc. Devorei-os a todos e fiquei com vontade de tratar o Linux por tu. Tenho o Mandrake instalado no meu computador juntamente com o Windows, mas devo dizer que já não arranco com o Mandrake há uns meses...... Acho que desisti. Encontrei um obstáculo pelo caminho que me desmotivou completamente. NÃO CONSIGO INSTALAR O MEU MODEM!!!!!
Parece impossível mas é verdade. Utilizo o computador principalmente para a net e como não consigo configurar o modem... desisti.
Tenho um Modem ADSL Siemens SANTIS e tá difícil pô-lo a funcionar. Com o Windows não tenho problema nenhum... É automático. Eu gostava de continuar a minha aventura pelo Linux, se alguém me puder ajudar e dar umas dicas de como instalar este modem talvez recrutem este soldado para o vosso batalhão.
Abraços.
Back to top
brokenbeat
n00b
n00b

PostPosted: Mon Sep 13, 2004 6:49 pm    Post subject: Reply with quote

DjGreen wrote:

Tenho um Modem ADSL Siemens SANTIS e tá difícil pô-lo a funcionar.
Abraços.

meti o nome "adsl siemens linux" e apareçeram-me alguns hits, o primeiro que pareçeu mais de jeito (apesar de ja nao mto moderno) e' este de 2002.

http://66.102.9.104/search?q=cache:fvnmG_XXjTMJ:bandalarga.domus.online.pt:8080/temas/siemens_santis.shtml+&hl=en

ou seguir por aqui o link http://the.taoofmac.com/space/ADSL/Linux

um tutorial para o tal siemens santis usb, incluindo a pagina do driver
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Tue Sep 14, 2004 12:33 am    Post subject: Reply with quote

DjGreen wrote:
Acho que desisti. Encontrei um obstáculo pelo caminho que me desmotivou completamente. NÃO CONSIGO INSTALAR O MEU MODEM!!!!!

Pois é, isso é um problema. Mas a verdade é que quem não tem motivo pra instalar Linux geralmente não instala mesmo. Se não tiver muita motivação, esses problemas viram monstros mesmo.
Back to top
revertex
l33t
l33t

PostPosted: Fri Sep 17, 2004 2:04 am    Post subject: Reply with quote

To wrote:
Bem a minha distro preferida sempre foi o Redhat, mas isto pq a comecei a usar ah uns 8 ou 9 anos.
Para iniciação ou pessoalmente, e aqui vai uma novidade, o SuSE. Já sei que me vao dizer que é a pagantes, mas, sem se pagar pode-se sacar as disquetes e fazer a instalação por rede. É o unico senão porque Mandrake VS SuSE o mandrake fica a milhas...

outro voto para o SuSE, desde que o usuário não instale nada além do que se encontra nos repositórios oficiais tudo funciona muito bem, praticamente não existem bugs (ao contŕario do mandrake) tem um ótimo suporte a hardware e o YAST é fantastico.
não diria que é para pagantes, mas apenas para quem tem banda larga, acho que para os europeus deve ser mais rápido para instalar.

DjGreen, acho que suporte a usb e rppoe é tudo que esse modem precisa pra funcionar.
Back to top
klap
n00b
n00b

PostPosted: Fri Sep 17, 2004 11:58 am    Post subject: Reply with quote

revertex wrote:
To wrote:

outro voto para o SuSE, desde que o usuário não instale nada além do que se encontra nos repositórios oficiais tudo funciona muito bem, praticamente não existem bugs (ao contŕario do mandrake) tem um ótimo suporte a hardware e o YAST é fantastico.
não diria que é para pagantes, mas apenas para quem tem banda larga, acho que para os europeus deve ser mais rápido para instalar.

DjGreen, acho que suporte a usb e rppoe é tudo que esse modem precisa pra funcionar.

Outro voto pra SuSE :P
Back to top
malloc
l33t
l33t

PostPosted: Fri Sep 17, 2004 12:54 pm    Post subject: Reply with quote

Eu pessoalmente voto no gentoo ou no debian,
Simplesmente pq acho que só deve instalar linux quem tiver um minimo de sentido de pesquisa, e vamos ser honestos, 99% dos problemas que aparecem resolvem-se com o google.
E chamem-me zealot ou whatever, mas quanto mais "user-friendly" fica uma distro pior fica, tanto a nivel de usabilidade como de segurança.
--> Linux ### 2.6.11-ck2 #1 Sat Mar 12 20:21:30 WET 2005 i686 GNU/Linux <--
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Sep 17, 2004 6:28 pm    Post subject: Reply with quote

malloc wrote:
E chamem-me zealot ou whatever, mas quanto mais "user-friendly" fica uma distro pior fica, tanto a nivel de usabilidade como de segurança.

Heh, eu já fui chamado de elitista por causa disso, mas concordo plenamente. Afinal de contas, curva de aprendizado != usabilidade. É natural. Se você quer dirigir uma Ferrari, precisa saber dirigir bem. Se ainda não sabe, vai rachar ela no primeiro poste.
Back to top
malloc
l33t
l33t

PostPosted: Fri Sep 17, 2004 8:19 pm    Post subject: Totalmente Off-topic Reply with quote

fernandotcl wrote:
Se você quer dirigir uma Ferrari, precisa saber dirigir bem. Se ainda não sabe, vai rachar ela no primeiro poste.

Até chorei com a imagem :lol:
Back to top
To
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Sep 17, 2004 10:55 pm    Post subject: Reply with quote

Pá, eu já vi um 355 Spitfire todo lixado... não é de facto bonito de se ver.. mas tb é só para kem tem $$$$$.

Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
Back to top
nafre
Guru
Guru

PostPosted: Sun Sep 26, 2004 12:38 am    Post subject: Reply with quote

Eu não sou confiavel se tratando de falar sobre o gentoo e outra distroo.

Mas como quer minha opiniao la vai:

1- Tratando-se de iniciante ""ainda"" acho mais adequado o debian, pois aqui no brasil, a comunidade dele é mais solida e consolidada.

2- Em termos tecnico sem duvida o gentoo. Devido a sua perfomance e facilidade de administração :)

boa sorte.

Seja bem vindo a comunidade GentooUSers
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
hobbit
n00b
n00b

PostPosted: Mon Sep 27, 2004 10:01 pm    Post subject: Reply with quote

chamem-me maluco, mas eu aconselho o gentoo para qualquer pessoa que esteja a instalar um linux pela primeira vez.

basta terem conhecimentos rudimentares de informática (para perceberem alguma da linguagem do manual).
e quando digo rudimentares, quero mesmo dizer rudimentares.
a unica condição necessária são bons conhecimentos de inglês (a lingua do manual que usei), a menos que já exista uma versão portuguesa da qual eu não sei a existência.

o manual é tão bom, que eu costumo dizer que é um "manual à prova de idiotas".
tem tudo explicado, desde que pões o CD de boot na drive até fazeres o reboot depois de estar tudo instalado.

ensina tudo, até quais os comandos a escrever na shell.

e para quem não tiver vontade de compilar o seu kernel (a unica parte que exige saber algumas coisas acerca do hardware do computador e alguns conhecimento mais avançados), pode sempre usar o genkernel que cria um kernel automáticamente.
não fica optimizado para aquela máquina, mas fica a funcionar a 100%.

para instalar o Xorg e o KDE/Gnome está tudo explicadinho nos HOWTO.

moral da história, só não instala o gentoo, quem não tem paciência para estar a ler as mais de 50 páginas do manual.

eu sou a prova disso.
já tinha utilizado Linux na minha faculdade.
mas nunca tinha instalado nenhuma distro, nem configurado nada.

consegui instalar o gentoo logo à primeira.
é verdade que o primeiro kernel que compilei não ficou logo bom, mas pelo menos tudo o que era necessário já estava a trabalhar, e deu para utilizar o sistema até compilar outro kernel (quando tive mais tempo e paciência).

do suporte que o Gentoo tem, então nem se fala.
nenhuma outra distro chega perto desta nesse capitulo.
Back to top
malloc
l33t
l33t

PostPosted: Mon Sep 27, 2004 10:25 pm    Post subject: Reply with quote

hobbit wrote:
"manual à prova de idiotas".

Nada é a prova de idiotas meu caro amigo. Eles arranjam sempre maneira de fazer burrada na situação mais segura que se possa imaginar :)
Back to top
hobbit
n00b
n00b

PostPosted: Mon Sep 27, 2004 10:57 pm    Post subject: Reply with quote

malloc wrote:
Nada é a prova de idiotas meu caro amigo. Eles arranjam sempre maneira de fazer burrada na situação mais segura que se possa imaginar :)

sim, realmente eu exagerei, mas era para provar o meu ponto de vista.

uma das leis de murphy é:
"nothing is full proof.
fools are very resourcefull" :lol:
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Goto page Previous  1, 2
Page 2 of 2

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum