Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Comportamento do mouse no Firefox
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sat May 22, 2004 3:13 am    Post subject: Comportamento do mouse no Firefox Reply with quote

Sim, isso é um tópico um pouco besta. :D

Eu reparei um comportamento diferente no Firefox do Windows e do Linux. No Windows, o botão do meio, isto é, a roda/scroll do meu mouse, no Firefox faz com que uma flecha apareça e eu possa rolar a tela usando o mouse e sem apertar nenhum botão. Já no Linux, clicar nesse botão faz com que eu seja redirecionado para uma outra página, que eu nem sei a origem (parece uma pesquisa do Google de um texto, mesmo sem ter nenhum texto selecionado).

Isso é normal? Eu receio que seja um problema da configuração do X. Se for isso mesmo eu vou ter que procurar o comando que explicitamente assimila o evento que eu descobrir com o xev ao terceiro botão...
Back to top
View user's profile Send private message
r3pek
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 17 Sep 2003
Posts: 568
Location: Lisbon - Portugal

PostPosted: Sat May 22, 2004 2:11 pm    Post subject: Reply with quote

nao tem nada a ver com o firefox mas sim com os SO.
em windows, ao clicar com o botão do meio do rato ele aparece as tais setinhas de que falaste. Em linux isso nao acontece pk o botão do meio tem outra funcionalidade, que é o paste. pelo simples facto de seleccionares um texto ele é copiado mas não é colado com o tradicional CTRL+V mas sim com o botao do meio do rato. ora se tiveres seleccionado um link e depois carregares com o botao do meio do rato o firefox, e qq outro web browser em linux, vai colar esse link no campo "Endereço" e abri-lo. atenção que se tiveres copiado outra coisa, ele faz o mm, mas não te abre pagina nenhuma visto ser um link invalido.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sat May 22, 2004 6:36 pm    Post subject: Reply with quote

r3pek wrote:
nao tem nada a ver com o firefox mas sim com os SO.
em windows, ao clicar com o botão do meio do rato ele aparece as tais setinhas de que falaste. Em linux isso nao acontece pk o botão do meio tem outra funcionalidade, que é o paste. pelo simples facto de seleccionares um texto ele é copiado mas não é colado com o tradicional CTRL+V mas sim com o botao do meio do rato. ora se tiveres seleccionado um link e depois carregares com o botao do meio do rato o firefox, e qq outro web browser em linux, vai colar esse link no campo "Endereço" e abri-lo. atenção que se tiveres copiado outra coisa, ele faz o mm, mas não te abre pagina nenhuma visto ser um link invalido.


Lol, isso mesmo. :D

O interessante é que isso nunca passou pela minha cabeça. O Firefox tem a funcionalidade de entrar no "Estou com sorte" do Google, então ele pesquisava pelo conteúdo do botão do meio e entrava na url que encontrasse.

É uma qualidade o botão do meio como copiar - colar, mas eu sinto falta da tal flecha no Firefox... Alguém sabe como configurar isso para outra combinação?
Back to top
View user's profile Send private message
ALecFFer
n00b
n00b


Joined: 04 Feb 2004
Posts: 2

PostPosted: Mon May 24, 2004 1:48 pm    Post subject: Reply with quote

Olá sou novato em gentoo mas acho que a solução é está aqui:
https://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=176955&highlight=firefox
não testei ainda, estou instalando o gentoo neste exato momento. =) espero que dê certo pois também utilizo o scroll do firefox no windows
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon May 24, 2004 3:12 pm    Post subject: Reply with quote

Aqui está um problema que me pode deixar uma pequena falha no meu projecto.
Uma das componentes do meu projecto é instalar/configurar um browser de modo a que o utilizador nunca possa ir pra alguma pagina a não ser seguindo os links das paginas que lhe forem dadas na bookmark toolbar.


O problema é que quando se selecciona texto e se clika no browser com o botao do meio acontece isso que voces disseram, é feita uma pesquiza do google.

Pra voces(e pra mim na utilização normal) não tem grande mal, até é uma ferramenta util para fazer pesqizas. No meu projecto pode-se tornar um pequeno bug...
Back to top
View user's profile Send private message
leandro
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 08 Dec 2003
Posts: 124
Location: São Paulo, Brazil

PostPosted: Mon May 24, 2004 6:40 pm    Post subject: Reply with quote

xef wrote:
Aqui está um problema que me pode deixar uma pequena falha no meu projecto.
Uma das componentes do meu projecto é instalar/configurar um browser de modo a que o utilizador nunca possa ir pra alguma pagina a não ser seguindo os links das paginas que lhe forem dadas na bookmark toolbar.


O problema é que quando se selecciona texto e se clika no browser com o botao do meio acontece isso que voces disseram, é feita uma pesquiza do google.

Pra voces(e pra mim na utilização normal) não tem grande mal, até é uma ferramenta util para fazer pesqizas. No meu projecto pode-se tornar um pequeno bug...


Essa característica pode ser desabilitada. Segue abaixo as instruções:

1. Digite about:config na barra de endereços do Firefox
2. No campo filter, digite "mouse"
3. Clique 2 vezes na opção middlemouse.contentLoadURL e mude o valor de true para false.

Assim, nada vai acontecer ao selecionar um texto e clicar com o botão do meio. Vale a pena dar uma olhada nas outras opções que ele permite alterar. :)

Se não estou ficando louco, há muito tempo atrás as setinhas de navegação apareciam no meu Firefox (Linux), agora não mais.
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Jun 30, 2004 9:32 am    Post subject: Reply with quote

Acabei de descobrir essa solução e vinha aqui posta-la... Afinal e devia era ter vindo aqui mais cedo e ja tinha o problema resolvido há muito :lol:
Back to top
View user's profile Send private message
leandro
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 08 Dec 2003
Posts: 124
Location: São Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Jun 30, 2004 10:56 am    Post subject: Re: Comportamento do mouse no Firefox Reply with quote

fernandotcl wrote:
Eu reparei um comportamento diferente no Firefox do Windows e do Linux. No Windows, o botão do meio, isto é, a roda/scroll do meu mouse, no Firefox faz com que uma flecha apareça e eu possa rolar a tela usando o mouse e sem apertar nenhum botão. Já no Linux, clicar nesse botão faz com que eu seja redirecionado para uma outra página, que eu nem sei a origem (parece uma pesquisa do Google de um texto, mesmo sem ter nenhum texto selecionado).


Quanto à flecha aparecer no Firefox para Linux, eu só tive que instalar a extensão All-in-One Gestures (Firefox 0.9 ou 0.9.1 ;))
Back to top
View user's profile Send private message
codemaker
Guru
Guru


Joined: 03 Jun 2004
Posts: 398
Location: Lisboa, Portugal

PostPosted: Wed Jun 30, 2004 1:01 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tenho a roda do rato a funcionar no firefox da mesma maneira que no windows. Não me lembro bem o que fiz. Ou já existe essa opção ou instalei uma extensão que fez aparecer essa opção. Talvez a extensão tabbrowser extensions.
Back to top
View user's profile Send private message
Satao
n00b
n00b


Joined: 03 Feb 2003
Posts: 9
Location: Lisboa / Portugal

PostPosted: Wed Jun 30, 2004 2:09 pm    Post subject: Reply with quote

Ainda não percebi bem essa historia da flecha, ou lá o que é.

Seja como for, penso que estão a falar do scroll de pagina com a roda do rato. Para activar isso no X (que serve para todas as aplicações) têm que mexer no XF86config.

Na secção de InputDevice colocar o seguinte:

Option "ZAxisMapping" "4 5"

depois precisam de alterar:

Option "Protocol" "ImPS/2"

Espero que ajude
Back to top
View user's profile Send private message
codemaker
Guru
Guru


Joined: 03 Jun 2004
Posts: 398
Location: Lisboa, Portugal

PostPosted: Wed Jun 30, 2004 2:12 pm    Post subject: Reply with quote

Satao wrote:
Ainda não percebi bem essa historia da flecha, ou lá o que é.

Seja como for, penso que estão a falar do scroll de pagina com a roda do rato. Para activar isso no X (que serve para todas as aplicações) têm que mexer no XF86config.

Na secção de InputDevice colocar o seguinte:

Option "ZAxisMapping" "4 5"

depois precisam de alterar:

Option "Protocol" "ImPS/2"

Espero que ajude


Não é isso. É clicar na roda e aparecer as tais setas em subtituição do cursor normal que indicam a possibilidade de fazer scroll arrastando o rato para cima ou para baixo em vez de rodar a roda.
Back to top
View user's profile Send private message
Satao
n00b
n00b


Joined: 03 Feb 2003
Posts: 9
Location: Lisboa / Portugal

PostPosted: Wed Jun 30, 2004 2:28 pm    Post subject: Reply with quote

aaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhh :lol:

Coisa gira...

Pois... nunca vi isso em Linux.

Deve estar no All-in-One Gestures, digo eu.
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Wed Jun 30, 2004 2:32 pm    Post subject: ???????? Reply with quote

Para aparecer aquilo que aparece no meio em Windows, é do Firefox e não do do OS!!!

Code:
EDIT -> Preferences -> ADVANCED -> Browsing -> validar Use Scrolling e Use Smooth Scrolling

Isto para o Firefox-0.9-r1
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
codemaker
Guru
Guru


Joined: 03 Jun 2004
Posts: 398
Location: Lisboa, Portugal

PostPosted: Wed Jun 30, 2004 2:57 pm    Post subject: Re: ???????? Reply with quote

Mythos wrote:
Para aparecer aquilo que aparece no meio em Windows, é do Firefox e não do do OS!!!

Code:
EDIT -> Preferences -> ADVANCED -> Browsing -> validar Use Scrolling e Use Smooth Scrolling

Isto para o Firefox-0.9-r1



Pois. Bem me parecia que estava num sítio básico :P


PS: este post já oi feito com o Firefox 0.9.1 :D
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Jun 30, 2004 3:04 pm    Post subject: Re: ???????? Reply with quote

Mythos wrote:
Para aparecer aquilo que aparece no meio em Windows, é do Firefox e não do do OS!!!

Code:
EDIT -> Preferences -> ADVANCED -> Browsing -> validar Use Scrolling e Use Smooth Scrolling

Isto para o Firefox-0.9-r1


Lol. Bem observado. :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum