Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Temperatura pentium iv
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
iTT
n00b
n00b


Joined: 23 Apr 2004
Posts: 70
Location: Lisboa

PostPosted: Mon May 17, 2004 6:54 pm    Post subject: Temperatura pentium iv Reply with quote

Gostaria de saber quais as temperaturas maximas a que um pentium iv 2.53GHz (versao desktop) pode trabalhar, ou melhor qual a temperatura maxima recomendada a que deve trabalhar. Tudo isto porque o meu laptop compaq presario 2516 a usar acpi->kernel 2.6.5 desliga quando chega aos 70ºc...

no file /proc/acpi/thermal_zone/THRM/trip_points tem que a temperatura critica sao os 70ºc será possivel mudar essa temperatura sem por em risco o meu pentium? ou sera que pode ter a ver com a temperatura da bios???

agora com a chegada do verao temo que o meu computador desligue smuitas vezes...

so consigo solucionar o problema levantando o portatil deixando as entradas de ar livre.....
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon May 17, 2004 7:58 pm    Post subject: Reply with quote

70°C é uma temperatura bem elevada, acho que mais pode ser perigoso. Certamente sua placa mãe tem proteção contra superaquecimento do processador, mas acho bom não abusar. Além disso, quanto mais refrigerado o processador, melhor o desempenho. Mas é claro que tudo isso é um pouco de suposição, já que meu forte definitivamente não é hardware...

Eu sou um feliz proprietario de um Athlon XP 2200+ @ 1,8GHz, que bem ventilado por um Thermaltake Volcano 7 raramente excede os 40°C. Só atinge essa marca em dias realmente quentes (36° de temperatura ambiente). :D
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Tue May 18, 2004 11:29 pm    Post subject: Reply with quote

Depende das especificações do processador. De notar que os processadores Mobile normalmente aguentam mais calor que os irmãos de desktop. O meu portátil por exemplo é um pentium 3 mobile e só desliga quando chega aos 100 graus. E olhem que chegou lá uma porrada de vezes (pq a ventoinha pifou, e demorou quase 6 meses a vir uma nova), a máquina desligava e nunca tive problemas com o processador. Agora o normal é ele disparar a ventoinha quando o processador chega aos 75 graus.

Last edited by RoadRunner on Thu May 20, 2004 1:38 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Wed May 19, 2004 7:58 pm    Post subject: Reply with quote

Julgo q qualquer coisa acima dos 55-60ºc é muita temperatura.
Eu tenho um AMD 2500+ a 2100 Mhz e mesmo assim em full load anda pelos 42 a 43ºc.


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu May 20, 2004 8:41 am    Post subject: Reply with quote

O problema das temperaturas altas não é o desempenho, é um pouco mais grave. O processador pode começar a perder/alterar bits, causando crash(na melhor das hipoteses) ou começando a produzir dados errados. Arriscas-te a durante uma compilação ele gerar ficheiros com erros ou com mais um pouco de sorte ele ainda pode mandar instruções erradas de escrita no disco e perder dados.

É melhor não arriscar
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Thu May 20, 2004 9:32 am    Post subject: Reply with quote

Acho que o problema no caso dele é mesmo danificar o processador, pq a 70ºC imaginemos que por qulquer motivo, a FAN parar etc etc a temperatura sobe ainda mais esse é o problema. De qualquer forma existem marcas de boards cujos sensores são de má qualidade e não nos podemos fiar nos valores que são obtidos.


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum