Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Não consigo instalar o KDE de jeito nenhum!!! Me ajudem!!!
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
mass_sle
n00b
n00b

PostPosted: Tue Apr 27, 2004 1:05 pm    Post subject: Não consigo instalar o KDE de jeito nenhum!!! Me ajudem!!! Reply with quote

Pessoal, está difícil de instalar o kde na minha máquina.

Primeiramente, eu tentei dar o emerge kde, mas o emerge não funcionou muito bem. A maioria (não todos) dos mirrors não se conseguia conectar para baixar os programas. O que é pior, é que se eu dou um ifconfig eth0, mostra-se que a placa de rede está ativa (mostra end. de ip, broadcast, máscara, tudo, direitinho). Mas então, por que durante o emerge, há mirrors que não se consegue conectar e outros que se consegue conectar??? Hurrrgggg.... :x

Tenho o cd de pacots do Gentoo, no qual inclui o kde. Então resolvi tentar instalar o kde a partir deste cd de pacotes. Não sei como fazer isso, alguém poderia me dar uma boa explicação de como fazer isso (pois sou novato no gentoo) ???
Back to top
View user's profile Send private message
dafaca
n00b
n00b

PostPosted: Tue Apr 27, 2004 2:48 pm    Post subject: Reply with quote

Olá, você instalou o seu gentoo pelo cd? Se sim, atualizou seu portage?
Antes de qualquer coisa, é bom atualizar o portage e talvez o seu sistema também.
Os seguintes comandos irá gerar uma lista de mirros pra você, atualizar o portage e em seguida atualizará parte do seu sistema.

Code:
#mirrorselect -a -s4 -o >> /etc/make.conf
#emerge sync
#emerge system

Se a compilação terminar sem erros, existe uma grande possibilidade de ter sucesso na instalação do kde. Já percebi que na maioria das vezes, os maiores problemas que tive foram resolvidos quando atualizei o sistema.

Sobre instalar os pacotes que vem no segundo CD, se são os pacotes pré-compilados para sua arquitetura, primeiro monte o cd, ajuste a variavel PKGDIR para o ponto de montagem e faça um emerge indicando que deseja usar os pacotes pré-compilados.

Code:
#mount /mnt/cdrom
#export PKGDIR="/mnt/cdrom"
#USE="bindist" emerge --usepkg kde

Boa sorte.
Back to top
mass_sle
n00b
n00b

PostPosted: Tue Apr 27, 2004 3:13 pm    Post subject: Reply with quote

dafaca wrote:
Olá, você instalou o seu gentoo pelo cd? Se sim, atualizou seu portage?
Antes de qualquer coisa, é bom atualizar o portage e talvez o seu sistema também.
Os seguintes comandos irá gerar uma lista de mirros pra você, atualizar o portage e em seguida atualizará parte do seu sistema.

Code:
#mirrorselect -a -s4 -o >> /etc/make.conf
#emerge sync
#emerge system

Se a compilação terminar sem erros, existe uma grande possibilidade de ter sucesso na instalação do kde. Já percebi que na maioria das vezes, os maiores problemas que tive foram resolvidos quando atualizei o sistema.

Sobre instalar os pacotes que vem no segundo CD, se são os pacotes pré-compilados para sua arquitetura, primeiro monte o cd, ajuste a variavel PKGDIR para o ponto de montagem e faça um emerge indicando que deseja usar os pacotes pré-compilados.

Code:
#mount /mnt/cdrom
#export PKGDIR="/mnt/cdrom"
#USE="bindist" emerge --usepkg kde

Boa sorte.

Olá, instalei o gentoo pelo cd sim (livecd universal stage 3). Não atualizei o portage, bom saber que é necessário.

Seguinte:

tentei o comando: mirrorselect -a -s4 -o >> /etc/make.conf
mas não funcionou, surgiu uma mensagem do bash, dizendo que o comando não existe. ??
Back to top
dafaca
n00b
n00b

PostPosted: Tue Apr 27, 2004 3:33 pm    Post subject: Reply with quote

Não se preocupe com o mirrorselect. Continue os passos subsequentes.
Back to top
mass_sle
n00b
n00b

PostPosted: Tue Apr 27, 2004 4:43 pm    Post subject: Reply with quote

dafaca wrote:
Não se preocupe com o mirrorselect. Continue os passos subsequentes.

Cara, a coisa já está melhorando. Dei um emerge mirrorselect e depois um mirrorselect -a -s4 -o >> /etc/make.conf
E após isso dei um emerge sync. Antes nem emerge sync estava funcionando, agora executou perfeitamente.

Eu gostaria que você me explicasse qual é a funcionalidade desses comandos que tu me passou:

#export PKGDIR="/mnt/cdrom" <--- ?
#USE="bindist" emerge --usepkg kde <--- ?
Back to top
dafaca
n00b
n00b

PostPosted: Tue Apr 27, 2004 5:27 pm    Post subject: Reply with quote

mass_sle wrote:
Eu gostaria que você me explicasse qual é a funcionalidade desses comandos que tu me passou:

#export PKGDIR="/mnt/cdrom" <--- ?
#USE="bindist" emerge --usepkg kde <--- ?

Quando desejarmos fazer um emerge usando preferencialmente pacotes pré-compilados usamos a flag --usepkg do emerge. Como os pacotes pré-compilados não se encontram nos mirros oficiais, precisamos indicar onde o emerge irá procurar tais pacotes, fazemos isto setando a variavel de ambiente PKGDIR.
A falg USE com o "bindist" é necessário quando vamos instalar o servidor X, ou quando ele for uma pendência do que desejamos instalar. Neste caso, o kde necessita do servidor X, portanto o X é uma pendência do kde. O "bindist" fará com que o emerge instale também alguns arquivos que não podem ser incluido os arquivos fontes, seja lá quais forem os motivos. Neste caso específico o "bindist" informa que queremos as fontes (letras, não confunda com código fonte) do windows, já que estas não podem vir com os CDs.

Para saber mais sobre as flags USE, sugiro o repositório de documentação no próprio site do gentoo, se tem dificuldades com a lingua inglesa, você encontrará um pequeno turorial no gentoobr.

1. http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2&chap=1
2. www.gentoobr.org
Back to top
mass_sle
n00b
n00b

PostPosted: Wed Apr 28, 2004 4:01 am    Post subject: Reply with quote

Ok, resolvi o problema. O emerge não tava funcionando por dois motivos:

1) Eu não havia instalado o mirrorselect (emerge mirrorselect);

2) Meu arquivo make.conf tinha apenas uma linha! (sendo que esta única linha era dos mirrors, não havia nada de variáveis, que loucura, hehe);

Após a solução deste problema consegui instalar o KDE perfeitamente. Espero que as minhas dúvidas e os exclarecimentos exaltados nesse tópico tenha auxiliado muita gente que possa ter problemas similiares ao que eu tinha. Valeu... :wink:
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Wed Apr 28, 2004 5:13 pm    Post subject: Reply with quote

mass_sle wrote:
2) Meu arquivo make.conf tinha apenas uma linha! (sendo que esta única linha era dos mirrors, não havia nada de variáveis, que loucura, hehe);

Você deve ter apontado a saída do mirror select com um único ">" para o make.conf. :lol:
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum