Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Testes de Estabilidades e Benchmarks
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
dioo
n00b
n00b

PostPosted: Sat Mar 27, 2004 3:47 am    Post subject: Testes de Estabilidades e Benchmarks Reply with quote

Alguém pode me indicar testes que posso fazer para testar estabilidade dos componentes do meu computador? E programas do tipo benchmark? Existe algum jeito de comparar a "velocidade" dos computadores no linux?

Obrigado desde já!
HD: 80gb 7200rpm
Video: GeForce 4 64mb DDR

Estudante de Engenharia Mecatrônica (PUC-RS) e Ciência da Computação (UFRGS) - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sat Mar 27, 2004 5:27 pm    Post subject: Reply with quote

Testar estabilidade? Bom, acho que o melhor teste pra isso é o uptime... :D

Quanto aos benchmarks, existem vários métodos, mas o mais comum parece ser cronometrar o tempo de execução de um programa complexo com a utilidade "time". Por exemplo:

Code:
time emerge -s x

Existe também essa página.
Back to top
upaf
n00b
n00b

PostPosted: Sun Mar 28, 2004 4:27 pm    Post subject: Reply with quote

Será que existe uma versão do SuperPI no Linux?
Fiz um teste do Quake3 no meu micro:
WinXP -> 243 FPS
Gentoo -> 270 FPS
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sun Mar 28, 2004 7:54 pm    Post subject: Reply with quote

upaf wrote:
WinXP -> 243 FPS
Gentoo -> 270 FPS

Eu nunca nem tentava rodar UT2004 no meu micro, já que eu preciso de mais um pente de RAM e alguns coolers pra dar um overclock na GeForce 5200 (:)). Então instalei no Gentoo e rodei ele em 1024x768 com tudo no máximo de detalhe em conseguia 30-45 FPS... Infelizmente a preguiça me impede de baixar para Windows e comparar. :D

Um detalhe importante, o Gentoo não é a distro mais rápida. Note que o que vou falar agora é independente da situação apresentada acima, já que não falarei de jogos e sim de aplicativos. São coisas totalmente diferentes. A mais rápida pra mim era o Slack, que abria o XFce instantaneamente. Quer dizer, mais rápido do que pude perceber. Aparentemente, no momento que apertava "enter" o XFce já abria. Ok, ok, eu sei que isso pode ser feito no Gentoo também. Eu só não sei como. :D
Back to top
upaf
n00b
n00b

PostPosted: Mon Mar 29, 2004 4:05 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
upaf wrote:
WinXP -> 243 FPS
Gentoo -> 270 FPS

Eu nunca nem tentava rodar UT2004 no meu micro, já que eu preciso de mais um pente de RAM e alguns coolers pra dar um overclock na GeForce 5200 (:)). Então instalei no Gentoo e rodei ele em 1024x768 com tudo no máximo de detalhe em conseguia 30-45 FPS... Infelizmente a preguiça me impede de baixar para Windows e comparar. :D

Um detalhe importante, o Gentoo não é a distro mais rápida. Note que o que vou falar agora é independente da situação apresentada acima, já que não falarei de jogos e sim de aplicativos. São coisas totalmente diferentes. A mais rápida pra mim era o Slack, que abria o XFce instantaneamente. Quer dizer, mais rápido do que pude perceber. Aparentemente, no momento que apertava "enter" o XFce já abria. Ok, ok, eu sei que isso pode ser feito no Gentoo também. Eu só não sei como. :D

É fernandotcl, você tem razão, acho que em aplicativos que utilizam muitos recursos da máquina (leia-se jogos :D ), acho que a performance geral depende mais dos drivers do que do sistema operacional. Claro que a forma como cada sistema gerencia os recursos do sistema (alocação de memória, acesso aos dispositivos, etc), deva afetar um pouco na performance geral.
Fiz um teste na minha máquina com o UT2003, não medi os FPS, mas aparemente a performance dele no Gentoo tá bem melhor que no WinXP...
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum