Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Gerenciador de janelas
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Goto page Previous  1, 2, 3  
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  

Qual gerenciador de janelas você usa?
KDE
26%
 26%  [ 14 ]
Gnome
32%
 32%  [ 17 ]
WindowMaker
1%
 1%  [ 1 ]
Enlightenment
1%
 1%  [ 1 ]
BlackBox, Fluxbox, Openbox, ...
15%
 15%  [ 8 ]
Outro
21%
 21%  [ 11 ]
Total Votes : 52

Author Message
NatuNobilis
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 25 Feb 2003
Posts: 88
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Mon Apr 19, 2004 3:10 pm    Post subject: Re: Falta de opçoes no "pool" ;-) Reply with quote

bohlke wrote:
cheguei a fazer uma listinha de ebuilds imprecindiveis para sobreviver no CLI :-) se alguem quiser, eh soh pedir :-)

Acho que o GentooBR quer :wink:

Grande abraço
_________________
Don't read my sig, please.
Back to top
View user's profile Send private message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice


Joined: 06 Feb 2004
Posts: 176
Location: Salesópolis - SP - Brasil

PostPosted: Mon Apr 19, 2004 5:59 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Eu reconheço a importância do trabalho dele. Mas eu acho que não é certo ter o Morimoto como Deus e como o que veio à revolucionar o Linux. Ele fez o certo na época certa. Se querem tomar alguém como Deus tomem o autor do Knoppix.


Com certeza, o Morimoto concordaria com você. Inclusive, ele já "brigou" com alguns membros do fórum que ficavam "babando o ovo" dele.

Particularmente, eu nem mesmo tomaria o Knopper como um deus. Aliás, eu diria que, na comunidade GNU/Linux, não há espaço para deuses. Todos nós contribuímos, de algum modo, para a evolução deste SO. Em cada grande conquista de determinadas distribuições, há uma pontinha de mérito de cada membro desta grande comunidade. E é a comunidade como um todo, e não os times de desenvolvimento isoladamente, que fazem os milagres acontecerem...
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Apr 19, 2004 8:01 pm    Post subject: Reply with quote

Operador Nabla wrote:
Particularmente, eu nem mesmo tomaria o Knopper como um deus. Aliás, eu diria que, na comunidade GNU/Linux, não há espaço para deuses. Todos nós contribuímos, de algum modo, para a evolução deste SO. Em cada grande conquista de determinadas distribuições, há uma pontinha de mérito de cada membro desta grande comunidade. E é a comunidade como um todo, e não os times de desenvolvimento isoladamente, que fazem os milagres acontecerem...


Nem eu tomaria o Knopper como um deus, mas há de se dizer que o que o Morimoto fez não foi tão expressivo quanto o que o Knopper fez.

E isso é verdade, quem faz os programas somos nós, por mais ínfima que nossa contribuição seja, mesmo que outros tenham ajudado muitas vezes mais.
Back to top
View user's profile Send private message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice


Joined: 06 Feb 2004
Posts: 176
Location: Salesópolis - SP - Brasil

PostPosted: Tue Apr 20, 2004 3:34 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Nem eu tomaria o Knopper como um deus, mas há de se dizer que o que o Morimoto fez não foi tão expressivo quanto o que o Knopper fez.

O Kurumin não é uma obra tão expressiva quanto o Knoppix. Este, por sua vez, certamente é uma obra nada expressiva em comparação com a criação do módulo cloop para o kernel. Acho que, sem este módulo, jamais teríamos estes Live-CDs (inclusive o CD de instalação do Gentoo).
Back to top
View user's profile Send private message
Gotterdammerung
l33t
l33t


Joined: 11 Feb 2004
Posts: 627
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Fri Apr 23, 2004 2:53 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Operador Nabla wrote:
Particularmente, eu nem mesmo tomaria o Knopper como um deus. Aliás, eu diria que, na comunidade GNU/Linux, não há espaço para deuses. Todos nós contribuímos, de algum modo, para a evolução deste SO. Em cada grande conquista de determinadas distribuições, há uma pontinha de mérito de cada membro desta grande comunidade. E é a comunidade como um todo, e não os times de desenvolvimento isoladamente, que fazem os milagres acontecerem...


Nem eu tomaria o Knopper como um deus, mas há de se dizer que o que o Morimoto fez não foi tão expressivo quanto o que o Knopper fez.

E isso é verdade, quem faz os programas somos nós, por mais ínfima que nossa contribuição seja, mesmo que outros tenham ajudado muitas vezes mais.


Devemos nos lembrar sempre que não somente os desenvolvedores contribuem para a evolução do linux, mas também os usuários. Aliás, sem estes, nada faria sentido.
_________________
A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions. - Oliver Wendell Holmes
Back to top
View user's profile Send private message
Phk
Guru
Guru


Joined: 02 Feb 2004
Posts: 428
Location: [undef], Lisbon, Portugal, Europe, Earth, SolarSystem, MilkyWay, 23Q Radius, Forward Time

PostPosted: Tue Apr 27, 2004 2:28 am    Post subject: Reply with quote

Pah.. Em resumo:

Gnome + gDesklets + gkrellm2 sao a melhor combinacao para um SO :P

:D
_________________
"# cat /dev/urandom >> /tmp/life"
Back to top
View user's profile Send private message
dafaca
n00b
n00b


Joined: 05 Apr 2004
Posts: 53
Location: São Paulo, BR

PostPosted: Tue Apr 27, 2004 2:56 pm    Post subject: Reply with quote

Phk wrote:
Pah.. Em resumo:
Gnome + gDesklets + gkrellm2 sao a melhor combinacao para um SO :P
:D


Concordo e assino em baixo! 8)
Back to top
View user's profile Send private message
alexandre_parente
n00b
n00b


Joined: 29 Jun 2003
Posts: 37

PostPosted: Sat May 01, 2004 11:43 pm    Post subject: Reply with quote

uso o kde e gosto muito. ja faz algum tempo que nao vejo o gnome, mas sempre achei o gnome meio poluido e sem padroes para as aplicacoes.

XFce4 foi uma otima surpresa para mim, realmente ele e muito leve, o projeto e organizado tem padroes para suas aplicacoes. nunca gostei da gtk mas hoje recomendo o xfce para maquinas de desempenho medio. Gostaria de ver o XFce concorrendo de igual para igual com o kde e gnome... e realmente foi um erro nao lembrarem dele na lista. Acho que e justamente isso que o xfce precisa divulgacao e espaco na midia para se torna um dos grandes.

Quanto aos box... acho que nao tem mais o que evoluir para atender o seu publico, quem sabe talveis tenham ate que regredir para atenderem cada vez pior a necessidade dos usuarios comuns :) ( esse ultimo paragrafo foi so para criar polemica)
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sun May 02, 2004 1:57 am    Post subject: Reply with quote

alexandre_parente wrote:
uso o kde e gosto muito. ja faz algum tempo que nao vejo o gnome, mas sempre achei o gnome meio poluido e sem padroes para as aplicacoes.


Disso eu tenho que discordar. O Gnome é muito mais limpo do que o KDE. O KDE pode ter mais aplicativos padronizados porque basicamente é o único ambiente Qt. Já aplicativos Gnome (não somente Gtk, e sim Gnome) são tão padronizados ou até mais do que os aplicativos KDE. Mas isso é questão de gosto, claro.

alexandre_parente wrote:
Quanto aos box... acho que nao tem mais o que evoluir para atender o seu publico, quem sabe talveis tenham ate que regredir para atenderem cada vez pior a necessidade dos usuarios comuns :) ( esse ultimo paragrafo foi so para criar polemica)


A maioria das pessoas que usam commonboxes os usam juntamente com bibliotecas do Gnome ou KDE. E a interface não constitue um ambiente por si só. O ambiente é a interface junto com as bibliotecas. O ambiente ainda é simples, mas o look-and-feel é de aplicações Gnome.
Back to top
View user's profile Send private message
revertex
l33t
l33t


Joined: 23 Apr 2003
Posts: 806

PostPosted: Sun May 02, 2004 5:29 am    Post subject: Reply with quote

Ha! demorou pra começar a velha "flamewar" gnome X kde.
Aonde fica o extintor de incêndio deste forum?

fernandotcl, o que tu define como "limpo" no gnome?

Depois de muita resistência resolvi dar uma chance pro gnome e instalei ele aqui.
o gnome-panel e uma aplicação fantástica, mas usar o nautilus foi a experiência mais decepcionante que eu tive, bom, de volta ao rox.

Voltando ao tópico, eu acho que para os usuários de um sistema direcionado para "l33t UberGeeks" como o gentoo, os WM são mais flexíveis e mais fáceis de controlar que os DE.

O desenvolvimento do kahakai parece que foi abandonado, pena, parecia interessante.

Fluxbox é facinho de configurar, tem tabs e trasparência, razões suficientes pra esquecer o blackbox.

Openbox funciona maravilhosamente com o gnome-panel, mas o menu em XML sem nenhuma ferramenta de edição me parece uma tortura, qualquer erro de sintaxe e o menu já era.
Alguém ai já experimentou trocar o metacity pelo openbox?

O fvwm com as configuracões do taviso ou do ikaro parecem anos luz a frente dos demais WM,
principalmente com as miniaturas de janelas minimizadas, confira os links e tire suas próprias conclusões.

http://ikaro.homepage.dk/fvwm/

http://dev.gentoo.org/~taviso/screenshot6.png

http://dev.gentoo.org/~taviso/screenshot4.png

http://dev.gentoo.org/~taviso/screenshots/newtheme.png

http://dev.gentoo.org/~taviso/screenshots/screenshot05.png
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Sun May 02, 2004 5:33 pm    Post subject: Reply with quote

Tirando a guerra Gnome vs KDE, eu gosto muito do fluxbox, ligeiro e rápido, não peço mais. Deveriamos era estar a falar se devemos usar outro X sem ser o xfree.


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sun May 02, 2004 6:29 pm    Post subject: Reply with quote

revertex wrote:
Ha! demorou pra começar a velha "flamewar" gnome X kde.


Começou? :D

revertex wrote:
fernandotcl, o que tu define como "limpo" no gnome?


Eu considero limpo o que não é bloated.

revertex wrote:
Fluxbox é facinho de configurar, tem tabs e trasparência, razões suficientes pra esquecer o blackbox.


Essas tabs não são úteis todo o tempo, acabam gerando confusão, IMO. Pra quem se acostumou, isso não deve ser problema...

revertex wrote:
Openbox funciona maravilhosamente com o gnome-panel, mas o menu em XML sem nenhuma ferramenta de edição me parece uma tortura, qualquer erro de sintaxe e o menu já era.


Se você usar um editor com destaque de sintaxe para XML como o Vi, esse problema está resolvido.

revertex wrote:
O fvwm com as configuracões do taviso ou do ikaro parecem anos luz a frente dos demais WM, principalmente com as miniaturas de janelas minimizadas, confira os links e tire suas próprias conclusões.


É um sistema atraente, sem dúvidas, mas me parece muito difícil de configurar. Quanto às miniaturas de janelas minimizadas, isso é uma clonagem do Exposè do OS X, e que o Gnome pode implementar através do Expocity.
Back to top
View user's profile Send private message
revertex
l33t
l33t


Joined: 23 Apr 2003
Posts: 806

PostPosted: Sun May 02, 2004 6:50 pm    Post subject: Reply with quote

Grande dica, tinha esquecido do expocity, mas parece que alguém vai ter que fazer o ebuild, algum voluntário?
Humm, será que expocity funciona em outros WM com o gnome-session abilitado?
O expocity e as miniaturas do fvwm são um pouquinho diferentes, o expocity/Exposé exibem todas as janelas abertas como miniatura quando acionado, enquanto o fvwm exibe apenas as janelas minimizadas como miniatura.
Pra mim os "tabs" servem pra eliminar a confusão, principalmente o agrupamento por categoria.

To wrote:
Tirando a guerra Gnome vs KDE, eu gosto muito do fluxbox, ligeiro e rápido, não peço mais. Deveriamos era estar a falar se devemos usar outro X sem ser o xfree.


Ainda não migrou para o xorg? não tá perdendo nada, parece que as únicas diferenças são o nome a licença e uma discretíssima redução na velocidade da inicialização.
Back to top
View user's profile Send private message
alfmatos
n00b
n00b


Joined: 20 Sep 2003
Posts: 45
Location: Aveiro, Portugal

PostPosted: Mon May 03, 2004 2:17 pm    Post subject: Reply with quote

Quote:
Ainda não migrou para o xorg?


Quando é que o X.org passa a stable ?

Ainda estou à espera da altura certa para mudar para o X.org, mas não sei quando é que devo enterrar o XFree86. Estou à espera que passe a stable.

Uma coisa temos de dar ao X.org, tem um logo todo giro.
_________________
alfmatos a.k.a. shepard
Back to top
View user's profile Send private message
Phk
Guru
Guru


Joined: 02 Feb 2004
Posts: 428
Location: [undef], Lisbon, Portugal, Europe, Earth, SolarSystem, MilkyWay, 23Q Radius, Forward Time

PostPosted: Tue May 04, 2004 1:59 am    Post subject: Reply with quote

Quais sao as vantages do X.org??
Ou, pk nao continuar com o XFree ?

[]'s
_________________
"# cat /dev/urandom >> /tmp/life"
Back to top
View user's profile Send private message
revertex
l33t
l33t


Joined: 23 Apr 2003
Posts: 806

PostPosted: Tue May 04, 2004 7:50 am    Post subject: Reply with quote

Phk wrote:
Quais sao as vantages do X.org??
[]'s

Mínimas, é o mesmo XFree com algumas correções de bugs e revisão de código, encara como uma nova versão do XFree.
Phk wrote:
Ou, pk nao continuar com o XFree ?
[]'s

o novo modelo de licença do XFree impõe algumas restrições como a redistribuição, portando a tendência será todas as distribuições passarem a usar o X.org em detrimento do XFree.
Code:
ls /usr/portage/x11-base/xfree | grep ebuild
xfree-4.3.0-r5.ebuild
xfree-4.3.0-r6.ebuild
xfree-4.3.99.902-r2.ebuild
como tu pode ver o a versão 4.4 não figura no portage.
Back to top
View user's profile Send private message
alfmatos
n00b
n00b


Joined: 20 Sep 2003
Posts: 45
Location: Aveiro, Portugal

PostPosted: Tue May 04, 2004 2:45 pm    Post subject: Reply with quote

Parece-me que o XFree86 conseguiu foi enterrar a si próprio.
_________________
alfmatos a.k.a. shepard
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue May 04, 2004 5:10 pm    Post subject: Reply with quote

alfmatos wrote:
Parece-me que o XFree86 conseguiu foi enterrar a si próprio.


Concordo. O XFree já estava fadado à desaparecer, mas esse movimento pareceu ser o ponto final, a desculpa que faltava pra encerrar o projeto. Agora o desenvolvimento deve continuar, com as versões 4.4 e acima. Mas eu acredito que não por muito tempo.

O X.org também é provisório na minha opinião. O X do futuro precisa amadurecer ainda, e é o X Server do freedesktop.org.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3
Page 3 of 3

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum