Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Gerenciador de janelas
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Goto page Previous  1, 2, 3  Next  
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  

Qual gerenciador de janelas você usa?
KDE
26%
 26%  [ 14 ]
Gnome
32%
 32%  [ 17 ]
WindowMaker
1%
 1%  [ 1 ]
Enlightenment
1%
 1%  [ 1 ]
BlackBox, Fluxbox, Openbox, ...
15%
 15%  [ 8 ]
Outro
21%
 21%  [ 11 ]
Total Votes : 52

Author Message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice


Joined: 06 Feb 2004
Posts: 176
Location: Salesópolis - SP - Brasil

PostPosted: Sun Mar 14, 2004 6:08 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Ou, quem sabe, não estamos tão presos à interfaces Windows-like e então podemos optar livremente por um ambiente ou outro.

Eu aposto nisto (eu, pelo menos, sou assim: a cada dia, eu uso um wm diferente). Só lamento ainda não haver nenhum votinho para o WindowMaker (se eu pudesse votar de novo, votaria nele).
Back to top
View user's profile Send private message
jbrazio
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Dec 2002
Posts: 232
Location: .pt

PostPosted: Sun Mar 21, 2004 3:42 pm    Post subject: Reply with quote

vTWM
http://www.visi.com/~hawkeyd/vtwm.html
_________________
"Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir
qualquer realidade." -- Fernando Pessoa
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sun Mar 21, 2004 3:45 pm    Post subject: Reply with quote

jbrazio wrote:
vTWM
http://www.visi.com/~hawkeyd/vtwm.html


Impressionante... Não sei como você não votou no NASM na votação entre Mono e .gnu. :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
revertex
l33t
l33t


Joined: 23 Apr 2003
Posts: 806

PostPosted: Tue Apr 13, 2004 1:38 pm    Post subject: Reply with quote

Operador Nabla wrote:
Só um outro recado: não sei quantos de vocês que usam o XFCE4 já o atualizaram para a versão 4.0.4 . Eu o atualizei aqui em casa e constatei que ele já está "traduzido" para o idioma português (a versão 4.0.3.1 que eu usava era ainda em inglês).


Ótima notícia, dá até vontade de inicar outro thread a respeito de aplicações importantes que já dispõem de tradução para português.

Em um país que quase ninguém domina outro idioma, aplicações em português são IMPORTANTÍSSIMAS para ajudar a disseminar o linux, veja o exemplo do kurumim.

Alguém aqui já usou o XPDE?
Parece bem interessante.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Apr 13, 2004 8:25 pm    Post subject: Reply with quote

revertex wrote:
Alguém aqui já usou o XPDE? Parece bem interessante.


O problema é que ele tenta reproduzir o ambiente do Windows XP, e nós que já estamos acostumados com outras interfaces em grande parte das vezes não gostamos dessa interface.

E também não me aparenta estar bem feito, eu li em algum lugar que a barra de tarefas, por exemplo, só funciona para alternar tarefas, e o menu Iniciar não tem utilidade, nem existe área de notificação. Problemas naturais em um programa em desenvolvimento, mas que prejudicam a usabilidade, pelo menos por enquanto.
Back to top
View user's profile Send private message
dafaca
n00b
n00b


Joined: 05 Apr 2004
Posts: 53
Location: São Paulo, BR

PostPosted: Tue Apr 13, 2004 10:00 pm    Post subject: Reply with quote

Usava o Kde apartir da versão 2.0, foi amor a primeira vista. :)
Mas, depois que vi o gnome 2.4 8O , mudei de idéia, e agora é o meu favorito. Pelo menos por enquanto, até o Enlightenment 0.17 sair do útero.
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Wed Apr 14, 2004 12:34 am    Post subject: Reply with quote

dafaca wrote:
Usava o Kde apartir da versão 2.0, foi amor a primeira vista. :)
Mas, depois que vi o gnome 2.4 8O , mudei de idéia, e agora é o meu favorito. Pelo menos por enquanto, até o Enlightenment 0.17 sair do útero.

Falando em KDE ... Esta semana tive que usa-lo. Meu Deus, aquilo é irritante! É confuso para trabalhar, não é amigável, suas ferramentas são estranhas (onde diabos eu configuro a página inicial do Konqueror?), etc.
Pessoalmente também prefiro o Gnome (no fundo gosto mesmo é do openbox) ao KDE.

Revertex, não tive a oportunidade de usar o XPde, mas me parece um projeto bastante interessante ...
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Apr 14, 2004 1:26 am    Post subject: Reply with quote

AngusYoung wrote:
Falando em KDE ... Esta semana tive que usa-lo. Meu Deus, aquilo é irritante! É confuso para trabalhar, não é amigável, suas ferramentas são estranhas (onde diabos eu configuro a página inicial do Konqueror?), etc.
Pessoalmente também prefiro o Gnome (no fundo gosto mesmo é do openbox) ao KDE.


Eu era um usuário KDE nos idos do Mandrake, me parecia muito bom. Troquei quando fui pro Slackware. O KDE pra mim hoje não é mais uma opção.

O problema do KDE, na minha opinião, é que ele não foi construído pensando-se no futuro. Talvez nem o Gnome tenha sido, mas se tornou com o tempo. Um ambiente em C facilita a criação de bindings. Hoje, o conservador Gnome escrito em C tem bindings para plataforma .net superiores aos do moderno KDE escrito em C++. Ao meu ver, o KDE se estabilizou como um Windows 98, enquanto o Gnome, que não procura seguir uma só tendência, tem um padrão superior de usabilidade.

Isso tudo é, naturalmente, opinião pessoal.
Back to top
View user's profile Send private message
dafaca
n00b
n00b


Joined: 05 Apr 2004
Posts: 53
Location: São Paulo, BR

PostPosted: Wed Apr 14, 2004 3:41 am    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Eu era um usuário KDE nos idos do Mandrake, me parecia muito bom. Troquei quando fui pro Slackware. O KDE pra mim hoje não é mais uma opção.

O problema do KDE, na minha opinião, é que ele não foi construído pensando-se no futuro. Talvez nem o Gnome tenha sido, mas se tornou com o tempo. Um ambiente em C facilita a criação de bindings. Hoje, o conservador Gnome escrito em C tem bindings para plataforma .net superiores aos do moderno KDE escrito em C++. Ao meu ver, o KDE se estabilizou como um Windows 98, enquanto o Gnome, que não procura seguir uma só tendência, tem um padrão superior de usabilidade.

Isso tudo é, naturalmente, opinião pessoal.


Gosto do gnome por ser leve, comparando com o KDE, e tem tudo o que preciso e não mais que isto. Gosto das coisas simples.
Mas, como desenvolvedor acho que desenvolver GUIs usando C é desajeitado, tanto que o gtk tenta seguir um padrão diferente do modo tradicional de se desenvolver em C, o gtk tenta seguir conceitos de OOP.
É mais confortável, excalavél e principalmente mais elegante desenvolver controles e componentes usando exclusivamente Programação Orientada a Objetos. 8)
Back to top
View user's profile Send private message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice


Joined: 06 Feb 2004
Posts: 176
Location: Salesópolis - SP - Brasil

PostPosted: Wed Apr 14, 2004 3:56 pm    Post subject: Reply with quote

Nestes últimos dias, a rotina aqui em casa é a seguinte: se eu estou tranqüilo, eu entro pelo KDE; se eu estou com muita pressa; eu entro pelo XFCE4 ou pelo FVWM.

Será que ainda existe uma pontinha de preconceito com relação ao KDE, pelo fato de ele ser contruído com o toolkit Qt, que, apesar de ser livre, é feita por uma empresa (a TrollTech)? O Qt para Windows é proprietário.
Back to top
View user's profile Send private message
revertex
l33t
l33t


Joined: 23 Apr 2003
Posts: 806

PostPosted: Wed Apr 14, 2004 4:19 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
revertex wrote:
Alguém aqui já usou o XPDE? Parece bem interessante.


O problema é que ele tenta reproduzir o ambiente do Windows XP, e nós que já estamos acostumados com outras interfaces em grande parte das vezes não gostamos dessa interface.

E também não me aparenta estar bem feito, eu li em algum lugar que a barra de tarefas, por exemplo, só funciona para alternar tarefas, e o menu Iniciar não tem utilidade, nem existe área de notificação. Problemas naturais em um programa em desenvolvimento, mas que prejudicam a usabilidade, pelo menos por enquanto.

Não tive essa impressão da ultima vez que testei.
Vale a pena lembrar que o principal foco do xpde é introduzir o linux em ambientes onde o windows reina, como empresas por exemplo ( :twisted: $$$ (meu interesse principal) $$$ :twisted:)
Eu achei ele até muito bem feito, o menu iniciar é totalmente funcional, a barra de tarefas é tão inútil como no windows, mas ele não tenta imitar o ambiente do XP, e sim a do win 2000.(e tem diferença?)
Na verdade a intenção do xpde não é imitar a interface e sim o comportamento da interface, pois tu pode colocar um tema no kde para ele ficar com a cara do xp ou do win2000, mas o por baixo ainda é kde.
Tem coisas muito interessantes no xpde, como por exemplo, para trocar o papel de parede o passo a passo é idêntico ao do windows, o painel de controle também é muito parecido, acho que eles estão fazendo um ótimo trabalho tentando criar uma interface adaptada para usuários medíocres.
Tenta colocar uma pessoa que tem o windows como background a usar o gnome ou o kde e ela se vê completamente perdida para tarefas simples como trocar um ícone ou criar um atalho, tudo porque ela procura fazer essas coisas como aprendeu no guindows.
Reproduzir a interface do windows no linux embora seja uma coisa detestável é uma necessidade para que ele se torne mais popular como desktop.
A propósito, caros usuários do gnome, o que aconteceu com o nautilus!!!!involução???
instalei o novo nautilus aqui e ele tava igualzinho ao windos3.11!!
sem barra de ferramentas com ícones, e cada pasta em uma janela separada!!! (ainda bem que tem cura).
Back to top
View user's profile Send private message
baldeante
Guru
Guru


Joined: 17 Jan 2004
Posts: 498
Location: Caldas da Rainha, Portugal

PostPosted: Wed Apr 14, 2004 4:40 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
O mais engraçado é que estamos com 9 votos para o KDE, 7 pro Gnome e 13 para os outros, e a proporção é bem diferente em outras distros.

Talvez nós do Gentoo nos interessemos mais em testar outros ambientes, e então temos escolhas diferentes de outros usuários.

Ou, quem sabe, não estamos tão presos à interfaces Windows-like e então podemos optar livremente por um ambiente ou outro.


E por ai que todos passam afinal a maioria dos utilizadores de linux vem do windows pois fartam-se da instabilidade. (esta e só uma opinião e claro que não me vou sequer referir ao pessoal que vem do unix e ano quer nem ver o windows)

E talvez por isso que eu escolho quase sempre que testo uma distro de linux o kde pois e aquele com que me sinto mais a vontade e é o que se parece mais com o windows de onde eu tenho um grande conhecimento, tambem posso estar enganado pois acho que nunca vi outra coisa alem do gnome e do kde.

So vi alguns screenshots mas como sou adepto da rapidez nao costumo optar por ambientes com muitas imagens ou transparencias que tornam geralmente os computadores mais lentos.
_________________
Never Quit, Never Get Mad, Get Even
Back to top
View user's profile Send private message
baldeante
Guru
Guru


Joined: 17 Jan 2004
Posts: 498
Location: Caldas da Rainha, Portugal

PostPosted: Wed Apr 14, 2004 4:46 pm    Post subject: Reply with quote

revertex wrote:
Operador Nabla wrote:
Só um outro recado: não sei quantos de vocês que usam o XFCE4 já o atualizaram para a versão 4.0.4 . Eu o atualizei aqui em casa e constatei que ele já está "traduzido" para o idioma português (a versão 4.0.3.1 que eu usava era ainda em inglês).


Ótima notícia, dá até vontade de inicar outro thread a respeito de aplicações importantes que já dispõem de tradução para português.

Em um país que quase ninguém domina outro idioma, aplicações em português são IMPORTANTÍSSIMAS para ajudar a disseminar o linux, veja o exemplo do kurumim.

Alguém aqui já usou o XPDE?
Parece bem interessante.



Ja testei o kurumin e sinceramente não gostei esta apenas parcialmente em pt/br nem esta todo em pt/bt nem esta todo em en o que me fez apagar logo a iso.

Tenho preferencia por um sistema todo em ingles ou todo em portuges as versoes intermedias geralmente deixam-e realmente chateado pois de um momento para outro saltão de um idioma para outro eu nao gosto nada disso, para tal ja me chega o windows em PT que esta mal traduzido especialmente em teclas de atalho.
_________________
Never Quit, Never Get Mad, Get Even
Back to top
View user's profile Send private message
NatuNobilis
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 25 Feb 2003
Posts: 88
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Wed Apr 14, 2004 5:44 pm    Post subject: Reply with quote

dafaca wrote:
Pelo menos por enquanto, até o Enlightenment 0.17 sair do útero.
:lol::lol:
Haha! Vamos usar o Enlightenment 0.17 no GNU Hurd, certo? Isto é, se as calotas polares ainda não tiverem derretido nessa época.:wink:
_________________
Don't read my sig, please.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Apr 14, 2004 9:02 pm    Post subject: Reply with quote

Operador Nabla wrote:
Será que ainda existe uma pontinha de preconceito com relação ao KDE, pelo fato de ele ser contruído com o toolkit Qt, que, apesar de ser livre, é feita por uma empresa (a TrollTech)? O Qt para Windows é proprietário.


Sem dúvida alguma o Qt é um toolkit evoluído. Mas com o passar do tempo vem me parecendo muito comercial. O que eu quero dizer é que às vezes, como desenvolvedor, fico com a impressão de que o Qt nos dá uma prova de seu poder, que só pode ser atingido em sua totalidade com as ferramentas proprietárias da Trolltech.

Já o Gnome, apesar de ter ao fundo a Novell e a Ximian (praticamente a mesma coisa), é muito mais dirigido pela comunidade, e não está submetido ao controle de uma só empresa e uma só tendência.

Na minha opinião, o KDE é uma obra de arte, visualizando o estado do Qt. Outra coisa que me incomoda com o KDE é o comprometimento com uma interface Windows-like demais.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Apr 14, 2004 9:14 pm    Post subject: Reply with quote

revertex wrote:
Eu achei ele até muito bem feito, o menu iniciar é totalmente funcional, a barra de tarefas é tão inútil como no windows, mas ele não tenta imitar o ambiente do XP, e sim a do win 2000.(e tem diferença?)


Não foi isso que eu li, mas ainda não testei e então não posso ter certeza. Já em relação à interface, a do XP e do 2000 me parecem iguais, com a exceção de alguns temas e um pouco mais de eye-candy e usabilidade. E parece que o XPDE agora visa a interface do XP.

revertex wrote:
Na verdade a intenção do xpde não é imitar a interface e sim o comportamento da interface, pois tu pode colocar um tema no kde para ele ficar com a cara do xp ou do win2000, mas o por baixo ainda é kde.
Tem coisas muito interessantes no xpde, como por exemplo, para trocar o papel de parede o passo a passo é idêntico ao do windows, o painel de controle também é muito parecido, acho que eles estão fazendo um ótimo trabalho tentando criar uma interface adaptada para usuários medíocres.
Tenta colocar uma pessoa que tem o windows como background a usar o gnome ou o kde e ela se vê completamente perdida para tarefas simples como trocar um ícone ou criar um atalho, tudo porque ela procura fazer essas coisas como aprendeu no guindows.


Isso é uma emulação, sistemas Linux são drasticamente diferentes dos Windows, existe funcionalidade que não permite portabilidade. Vide atalhos, que são diferentes nos dois sistemas. Você nunca vai deixar uma interface tão parecida assim, pode até ter o look'n'feel, mas não será uma interface tão similar.

revertex wrote:
Reproduzir a interface do windows no linux embora seja uma coisa detestável é uma necessidade para que ele se torne mais popular como desktop.


Sem dúvida. Se existe o programa, é porque a funcionalidade é requerida.

revertex wrote:
A propósito, caros usuários do gnome, o que aconteceu com o nautilus!!!!involução???
instalei o novo nautilus aqui e ele tava igualzinho ao windos3.11!!
sem barra de ferramentas com ícones, e cada pasta em uma janela separada!!! (ainda bem que tem cura).


Heh, tem cura mesmo. :D O gerenciamento de arquivos no novo estilo é, na minha opinião, tentar desvincular ainda mais o ambiente ao Windows. É uma boa solução, acredito que para iniciantes será muito mais fácil aprender. No entanto, considero a navegação um método mais eficiente. E um terminal resolve em outros casos. :wink:

De qualquer maneira, é bom saber que o Gnome está cada vez menos preocupado em parecer familiar ao usuário Windows (O Explorer do Windows 95 era mais ou menos isso, no entanto). Eu prefiro essa independência de influências da "massa".
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Apr 14, 2004 9:17 pm    Post subject: Reply with quote

baldeante wrote:
Ja testei o kurumin e sinceramente não gostei esta apenas parcialmente em pt/br nem esta todo em pt/bt nem esta todo em en o que me fez apagar logo a iso.

Tenho preferencia por um sistema todo em ingles ou todo em portuges as versoes intermedias geralmente deixam-e realmente chateado pois de um momento para outro saltão de um idioma para outro eu nao gosto nada disso, para tal ja me chega o windows em PT que esta mal traduzido especialmente em teclas de atalho.


O Kurumim, assim como Knoppix/Gnoppix e família, tem o objetivo de demostrar o Linux. Quem usa uma distro como essa no desktop não sabe o que está perdendo. :wink:

À propósito, é horrível misturar inglês com português, e é uma falha gravíssima num live cd como o Kurumim.
Back to top
View user's profile Send private message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice


Joined: 06 Feb 2004
Posts: 176
Location: Salesópolis - SP - Brasil

PostPosted: Fri Apr 16, 2004 3:20 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
O Kurumim, assim como Knoppix/Gnoppix e família, tem o objetivo de demostrar o Linux. Quem usa uma distro como essa no desktop não sabe o que está perdendo. :wink:


Eu posso dizer que eu já me iniciei no GNU/Linux, há três anos, levando ferro com o Debian. E é com esta modesta experiência em Debian que eu digo que, se por um lado, o Knoppix e seus derivados se prestam muito bem a este papel de "primeira distro da sua vida", por outro lado, elas podem servir muito bem como "atalhos" para o Debian, pois boa parte do trabalho que você teria para configurar o sistema já foi feito e você pode instalar todos os pacotes DEB que você precisa. No momento, meus esforços estão mais voltados para o Gentoo e para o Gobo, mas, como eu já disse várias vezes no fórum do Kurumin,

"Se eu resolver voltar a usar Debian no futuro, usarei o Kurumin"

fernandotcl wrote:
À propósito, é horrível misturar inglês com português, e é uma falha gravíssima num live cd como o Kurumim.


Esse tipo de "acusação" é um tanto delicado pois, quando se trata de traduções, há vários fatores envolvidos (KDE, LIBC, documentação, etc.). Eu acredito que, no que compete inteiramente ao Morimoto & turma (Ícones Mágicos, documentação, etc.), a língua portuguesa é bem suportada. Agora, as mensagens de retorno que se recebe no terminal quando se executa um programa na linha de comando (ou melhor, a tradução destas mensagens) compete aos desenvolvedores da LIBC e/ou dos programas que a utilizam; a tradução das mensagens do KDE compete aos desenvolvedores do KDE e/ou programas que o utilizam. Acho que eu deveria incluir nesta lista algumas características originais do Knoppix que o Kurumin herdou e que creio eu, competem ao Knopper e aos seus.

Assim, não acho justo cobrar do Morimoto estas traduções, pois ele não é do time de desenvolvimento do KDE, nem da LIBC, nem de outros programas.
Back to top
View user's profile Send private message
baldeante
Guru
Guru


Joined: 17 Jan 2004
Posts: 498
Location: Caldas da Rainha, Portugal

PostPosted: Fri Apr 16, 2004 4:07 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:

O Kurumim, assim como Knoppix/Gnoppix e família, tem o objetivo de demostrar o Linux. Quem usa uma distro como essa no desktop não sabe o que está perdendo. :wink:



Concordo plenamente mas as vezes quando não se está a usar o pc pessoal e não podemos remover ou não temos tempo para colocar outra coisa alem do sistema que já lá esta estas distros são optimas e alias deve ser a sua maior vantagem alem de demostrar o que o linux pode ser comparativamente a qualquer outro sistema operativo.
_________________
Never Quit, Never Get Mad, Get Even
Back to top
View user's profile Send private message
baldeante
Guru
Guru


Joined: 17 Jan 2004
Posts: 498
Location: Caldas da Rainha, Portugal

PostPosted: Fri Apr 16, 2004 4:15 pm    Post subject: Reply with quote

Operador Nabla wrote:
fernandotcl wrote:
O Kurumim, assim como Knoppix/Gnoppix e família, tem o objetivo de demostrar o Linux. Quem usa uma distro como essa no desktop não sabe o que está perdendo. :wink:


Eu posso dizer que eu já me iniciei no GNU/Linux, há três anos, levando ferro com o Debian. E é com esta modesta experiência em Debian que eu digo que, se por um lado, o Knoppix e seus derivados se prestam muito bem a este papel de "primeira distro da sua vida", por outro lado, elas podem servir muito bem como "atalhos" para o Debian, pois boa parte do trabalho que você teria para configurar o sistema já foi feito e você pode instalar todos os pacotes DEB que você precisa. No momento, meus esforços estão mais voltados para o Gentoo e para o Gobo, mas, como eu já disse várias vezes no fórum do Kurumin,

"Se eu resolver voltar a usar Debian no futuro, usarei o Kurumin"

fernandotcl wrote:
À propósito, é horrível misturar inglês com português, e é uma falha gravíssima num live cd como o Kurumim.


Esse tipo de "acusação" é um tanto delicado pois, quando se trata de traduções, há vários fatores envolvidos (KDE, LIBC, documentação, etc.). Eu acredito que, no que compete inteiramente ao Morimoto & turma (Ícones Mágicos, documentação, etc.), a língua portuguesa é bem suportada. Agora, as mensagens de retorno que se recebe no terminal quando se executa um programa na linha de comando (ou melhor, a tradução destas mensagens) compete aos desenvolvedores da LIBC e/ou dos programas que a utilizam; a tradução das mensagens do KDE compete aos desenvolvedores do KDE e/ou programas que o utilizam. Acho que eu deveria incluir nesta lista algumas características originais do Knoppix que o Kurumin herdou e que creio eu, competem ao Knopper e aos seus.

Assim, não acho justo cobrar do Morimoto estas traduções, pois ele não é do time de desenvolvimento do KDE, nem da LIBC, nem de outros programas.


No meu caso eu não me referia a tais mensagens mas a traduções intermedias, por exemplo depois de mudar o esquema de lingua para PT a data apareceu-me em PT mas o mês estava em inglês ora isto e de certeza uma falha um tanto ou quando grave pois se traduziu o dia o mês eram só mais um pouco de trabalho, alem disto ao fazer o suhtdown uns comandos retornavam o resulttado em inglês e outros em português em ambos os casos estou a referir-me ao kurumin (portugues) relativamente ao knopix (inglês) e se não estou enganado foi a partir deste que o kurumin for desenvolvido.
_________________
Never Quit, Never Get Mad, Get Even
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Fri Apr 16, 2004 8:51 pm    Post subject: Reply with quote

Operador Nabla wrote:
fernandotcl wrote:
À propósito, é horrível misturar inglês com português, e é uma falha gravíssima num live cd como o Kurumim.


Esse tipo de "acusação" é um tanto delicado pois, quando se trata de traduções, há vários fatores envolvidos (KDE, LIBC, documentação, etc.). Eu acredito que, no que compete inteiramente ao Morimoto & turma (Ícones Mágicos, documentação, etc.), a língua portuguesa é bem suportada. Agora, as mensagens de retorno que se recebe no terminal quando se executa um programa na linha de comando (ou melhor, a tradução destas mensagens) compete aos desenvolvedores da LIBC e/ou dos programas que a utilizam; a tradução das mensagens do KDE compete aos desenvolvedores do KDE e/ou programas que o utilizam. Acho que eu deveria incluir nesta lista algumas características originais do Knoppix que o Kurumin herdou e que creio eu, competem ao Knopper e aos seus.

Assim, não acho justo cobrar do Morimoto estas traduções, pois ele não é do time de desenvolvimento do KDE, nem da LIBC, nem de outros programas.


Me refiro principalmente ao "configurador pppoe", que na versão 2.12 que experimentei, estava em inglês e português misturado. Isso é uma falta grave, IMO. Quanto aos aplicativos, pouco pode se fazer. O que me fez achar estranho era quanto aos programas do Knoppix, que não tinham sido traduzido em sua totalidade.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Fri Apr 16, 2004 9:09 pm    Post subject: Reply with quote

baldeante wrote:
fernandotcl wrote:
O Kurumim, assim como Knoppix/Gnoppix e família, tem o objetivo de demostrar o Linux. Quem usa uma distro como essa no desktop não sabe o que está perdendo. :wink:



Concordo plenamente mas as vezes quando não se está a usar o pc pessoal e não podemos remover ou não temos tempo para colocar outra coisa alem do sistema que já lá esta estas distros são optimas e alias deve ser a sua maior vantagem alem de demostrar o que o linux pode ser comparativamente a qualquer outro sistema operativo.


O que eu temo é que as pessoas não experimentem uma distro porque se acomodaram com o Kurumim. Então elas instalam o Kurumim no hd, usam o apt-get dos repositórios do Debian, e agradecem o Morimoto.

Eu reconheço a importância do trabalho dele. Mas eu acho que não é certo ter o Morimoto como Deus e como o que veio à revolucionar o Linux. Ele fez o certo na época certa. Se querem tomar alguém como Deus tomem o autor do Knoppix.

E também não digo que ele quer ser esse Deus. Mas acabou ficando. É por isso que não vale a pena ver os comentários sobre o Kurumim no linux-br. É uma rasgação de seda muito grande. Uma pessoa que teve Kurumim como primeira e única distro vira um ferrenho zealot, e quem critica a distro fica sendo aquele que não dá valor ao produto nacional e etc..

Tudo isso é opinião pessoal. Por favor no flames. :D
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Sat Apr 17, 2004 1:15 pm    Post subject: Reply with quote

gnome 2.6 with bluecurve == heaven :wink:

tb gosto muito do kahakai e WindowMaker 8)
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
NatuNobilis
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 25 Feb 2003
Posts: 88
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Sat Apr 17, 2004 4:03 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
baldeante wrote:
fernandotcl wrote:
O Kurumim, assim como Knoppix/Gnoppix e família, tem o objetivo de demostrar o Linux. Quem usa uma distro como essa no desktop não sabe o que está perdendo. :wink:



Concordo plenamente mas as vezes quando não se está a usar o pc pessoal e não podemos remover ou não temos tempo para colocar outra coisa alem do sistema que já lá esta estas distros são optimas e alias deve ser a sua maior vantagem alem de demostrar o que o linux pode ser comparativamente a qualquer outro sistema operativo.


O que eu temo é que as pessoas não experimentem uma distro porque se acomodaram com o Kurumim. Então elas instalam o Kurumim no hd, usam o apt-get dos repositórios do Debian, e agradecem o Morimoto.

Eu reconheço a importância do trabalho dele. Mas eu acho que não é certo ter o Morimoto como Deus e como o que veio à revolucionar o Linux. Ele fez o certo na época certa. Se querem tomar alguém como Deus tomem o autor do Knoppix.

E também não digo que ele quer ser esse Deus. Mas acabou ficando. É por isso que não vale a pena ver os comentários sobre o Kurumim no linux-br. É uma rasgação de seda muito grande. Uma pessoa que teve Kurumim como primeira e única distro vira um ferrenho zealot, e quem critica a distro fica sendo aquele que não dá valor ao produto nacional e etc..

Faço questão de assinar embaixo.
:arrow: NatuNobilis
Back to top
View user's profile Send private message
bohlke
n00b
n00b


Joined: 29 Mar 2003
Posts: 10
Location: Porto Alegre - Brazil

PostPosted: Mon Apr 19, 2004 3:53 am    Post subject: Falta de opçoes no "pool" ;-) Reply with quote

"I can't use X, your insensitive clod!", hehehehe, parafraseando nossos amigos no /. ;-P

mas falando serio: usualmente eu fico soh com o TTY mesmo (por isso tenho consoles virtuais ateh o F11, e soh o F12 eu reservo pro X);

a minha "regra do polegar" eh a seguinte: sempre no CLI, se precisa mesmo do X (algo que nao pode ser feito na linha de comando de maneira alguma, entao das duas uma: se o Hardware permite, vou pro KDE (emergi o kde 3.2.1 esses dias... noooooossa, fiquei pasmo como estah legal e rapido, muito fofo esse plastik, com icones wasp!!!);

se o hardware eh fraquinho, entao fico com o fluxbox *rulez*;

cheguei a fazer uma listinha de ebuilds imprecindiveis para sobreviver no CLI :-) se alguem quiser, eh soh pedir :-)
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3  Next
Page 2 of 3

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum