Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
startx não inicia KDE de jeito algum!
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Burnerman_X
n00b
n00b


Joined: 23 Feb 2004
Posts: 9

PostPosted: Thu Feb 26, 2004 3:14 am    Post subject: startx não inicia KDE de jeito algum! Reply with quote

estou com o gentoo instalado aqui e funcionando td direitinho! e estou tendo uma ótima experiencia com ele, porem...

1 -
segui direitinho o guia em portugues do Gentoobr, mas o startx só inicia pelo gerenciador de janelas super basico que vem com ele... não inicia o KDE 3.2 (o gerenciador q eu instalei aqui) de jeito nenhum... mesmo com tudo configurado.... e detalhe, o startkde só funciona dentro do gerenciador baisco do X... nao inicia pelo terminal.... e com isso fica as bordas das janelas do gerenciador....

como faço para que o startx inicie direto o kde??

2 -
tb segundo o guia do gentoobr, o kdm não inicia, só o xdm! como faço pro kdm abrir assim q faz o boot do linux?

bem... axo q é só isso... me ajudem ae!
:roll:
Back to top
View user's profile Send private message
Sepher
n00b
n00b


Joined: 01 Aug 2002
Posts: 17

PostPosted: Thu Feb 26, 2004 4:16 am    Post subject: Reply with quote

Boas, para pores o kde a arrancar quado fazes startx é mt facil:
editas/crias o ficheiro .xinitrc na home, e escreves o seguinte startkde.

Para pores o kdm a iniciar, editas o ficheiro /etc/rc.conf e lá terás algo como isto:
# What display manager do you use ? [ xdm | gdm | kdm | entrance ]
#DISPLAYMANAGER="xdm"

para que funcione basta alterares desta maneira:

# What display manager do you use ? [ xdm | gdm | kdm | entrance ]
DISPLAYMANAGER="kdm"

cheers
_________________
C ya ;)
Back to top
View user's profile Send private message
Burnerman_X
n00b
n00b


Joined: 23 Feb 2004
Posts: 9

PostPosted: Thu Feb 26, 2004 5:01 pm    Post subject: Reply with quote

resolvi o problema!

foi mais uma leve gafe... esqueci de descomentar (#) a linha pro KDM... :roll:

agora estou com um leve problema com alguns portages.... tipo, está dando esse erro aqui:

bash-2.05b# emerge amsn-skins-20040223
Calculating dependencies
!!! Problem in x11-themes/amsn-skins-20040223 dependencies.
!!! "Specific key requires an operator (x11-themes/amsn-skins-20040223) (try adding an '=')"


e isso tá acontecendo tb com o amsn 0.90, só instala o antigo..... como eu resolvo isso? :?

e tb estou com mais um problema.... minha tecla ']' não funciona... tá saindo '\' no lugar... como resolvo isso??
Back to top
View user's profile Send private message
Sepher
n00b
n00b


Joined: 01 Aug 2002
Posts: 17

PostPosted: Thu Feb 26, 2004 8:09 pm    Post subject: Reply with quote

Boas :)
Penso que o problema de não conseguires emergir o amsn-skins é pelo facto deste estar marcado como MASKED, para isso penso que podes fazer assim:

ACCEPT_KEYWORDS="~x86" emerge amsn-skins

ao instalares o amsn-skins, ele instala o amsn 0.90, pelo menos comigo instalou! quanto ao teclado, vê isto:

https://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=3116

cheers
_________________
C ya ;)
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Campinas, SP - Brazil

PostPosted: Thu Feb 26, 2004 11:34 pm    Post subject: Reply with quote

Burnerman_X wrote:
resolvi o problema!

foi mais uma leve gafe... esqueci de descomentar (#) a linha pro KDM... :roll:

agora estou com um leve problema com alguns portages.... tipo, está dando esse erro aqui:

bash-2.05b# emerge amsn-skins-20040223
Calculating dependencies
!!! Problem in x11-themes/amsn-skins-20040223 dependencies.
!!! "Specific key requires an operator (x11-themes/amsn-skins-20040223) (try adding an '=')"


e isso tá acontecendo tb com o amsn 0.90, só instala o antigo..... como eu resolvo isso? :?

e tb estou com mais um problema.... minha tecla ']' não funciona... tá saindo '\' no lugar... como resolvo isso??

use apenas ACCEPT_KEYWORDS="~x86" emerge amsn-skins ou então o caminho completo:
emerge -p /usr/portage/x11-themes/amsn-skins/amsn-skins-20040223.ebuild
_________________
N.U.S.: A cross platform C++ application development framework
My blog (in Portuguese)
Back to top
View user's profile Send private message
Burnerman_X
n00b
n00b


Joined: 23 Feb 2004
Posts: 9

PostPosted: Fri Feb 27, 2004 12:47 pm    Post subject: Reply with quote

Sepher wrote:
quanto ao teclado, vê isto:

https://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=3116


bem, no meu caso estou usando um teclado padrão ABNT2 Brasileiro (sou do brasil...) com a '\' a esquerda do 'Z' e com o '.' acima do enter do teclado numérico... como eu configuraria essas teclas? :?
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sat Feb 28, 2004 6:23 pm    Post subject: Reply with quote

Burnerman_X wrote:
bem, no meu caso estou usando um teclado padrão ABNT2 Brasileiro (sou do brasil...) com a '\' a esquerda do 'Z' e com o '.' acima do enter do teclado numérico... como eu configuraria essas teclas? :?


Também dê uma olhada aqui.
Back to top
View user's profile Send private message
nafre
Guru
Guru


Joined: 27 Dec 2003
Posts: 388

PostPosted: Sat Feb 28, 2004 11:11 pm    Post subject: Reply with quote

eu só sei que meu teclado ate hj nao funciona perfeitamente :)

deixa a vida levar
_________________
Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sun Feb 29, 2004 1:19 pm    Post subject: Reply with quote

nafre wrote:
eu só sei que meu teclado ate hj nao funciona perfeitamente :)

deixa a vida levar


O meu também não... :(

No console, o "/" e o "?" não funcionam, parece ser um bug do 2.6.1.

Já o ponto do teclado numérico funciona só no X, com o xmodmap. No console, assim como no X sem mudar nada, a vírgula retorna ponto e o ponto não retorna nada.

O grande problema é que existem teclas fora do padrão, e isso faz com que seja difícil se adaptar aos standards brasileiros. Eu estou até pensando em, quando meu teclado quebrar, comprar um americano... e de preferência sem símbolos do Windows.

Alguém sabe se essas teclas do menu iniciar do Windows são parte do padrão? Gostaria de ter um teclado com dois Tux's nessas teclas... :D
Back to top
View user's profile Send private message
nafre
Guru
Guru


Joined: 27 Dec 2003
Posts: 388

PostPosted: Mon Mar 01, 2004 1:45 pm    Post subject: Reply with quote

O meu eu tenho certeza que é a configuração.

mais tudo bem vou tentando tudo aqui se conseguir posto novidades :)
_________________
Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
Enderson
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 12 Nov 2003
Posts: 141
Location: Arapiraca/Maceió, AL, Brazil

PostPosted: Mon Mar 01, 2004 2:50 pm    Post subject: Reply with quote

quanto ao teclado no console, realmente tem bug no 2.6.1, eu estou usando 2.6.3 e tá OK.

No X basta configurar o /etc/X11/XF86Config

Code:

Section "InputDevice"
        Identifier  "keyboard0"
        Driver      "keyboard"
        Option      "XkbRules" "xfree86"
        Option      "XkbModel" "abnt2"
        Option      "XkbLayout" "br"
EndSection


Aqui tá funcionando uma blz.
_________________
--
Nothing to say here!
Back to top
View user's profile Send private message
rmi
n00b
n00b


Joined: 08 Feb 2004
Posts: 22

PostPosted: Mon Mar 01, 2004 3:46 pm    Post subject: Reply with quote

Gente...

eu peneiiiii pra descobrir o que era com o teclado...

seguinte.... provavelmente o kernel de vcs eh o 2.6.1

tava com esse pau tb...
foi só atualizar pro 2.6.2 que funcionou na hora....
as teclas ali do lado do enter nao pegavam de jeito nenhum...

eyu nao conseguir programar, pq nao tinha as teclas ] e } (fundamentais)
eheheheh

atualizem o kernel, e sejam felizes!!

:) :) :) :)
_________________
Java rlz
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Mar 01, 2004 11:23 pm    Post subject: Reply with quote

rmi wrote:
foi só atualizar pro 2.6.2 que funcionou na hora....
as teclas ali do lado do enter nao pegavam de jeito nenhum...


Já tinham me falado isso (acho que nesse fórum), mas a preguiça (mais uma vez a grande vilã :D) me impede de compilar o 2.6.2 faz um tempinho...

rmi wrote:
eyu nao conseguir programar, pq nao tinha as teclas ] e } (fundamentais)
eheheheh


Santo X! Sem ele o Vim no console é uma miséria sem as teclas! :D
Back to top
View user's profile Send private message
nafre
Guru
Guru


Joined: 27 Dec 2003
Posts: 388

PostPosted: Wed Mar 03, 2004 5:59 pm    Post subject: Reply with quote

Deixo de fazer muita coisa no meu Gentoo por preguica e falta de tempo agora mesmo era pra estar atualizando
_________________
Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
rmi
n00b
n00b


Joined: 08 Feb 2004
Posts: 22

PostPosted: Wed Mar 03, 2004 6:10 pm    Post subject: Reply with quote

Detalhe hein... se apertasse a tecla ]

o X tirava uma screenshot

ehaeahehaeha

uma merd@... pelo menos fico mais facil pra faze um tutorial passo a passo q tinha q fazer

eashuehasuheushueasueh

f0da
_________________
Java rlz
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum