Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Iniciante...muitas dúvidas
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
1 TB
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jan 31, 2004 4:43 pm    Post subject: Iniciante...muitas dúvidas Reply with quote

E ai pessoal sou novo aqui na comunidade e gostaria de tirar muitas dúvidas , pois comprei a revista do linux que vem com o cd do gentoo linux mais estou até meio com medo de começar a instalar ele aqui , a minha primeira duvida foi com o :
-x86 eu não sei que isso ?
-e eu tenho banda larga (virtua) aqui em casa mais se eu formatar minha máquina e instalar outro sistema operacional e fizer todoas as configurações necessárias eu vou continuar tendo acesso a internet ou vou ter entrar em contato com a virtua ou meu provedor de accesso (globo.com)?
e eu vi que tem um tutorial deinstalação desse linux mais eu gostaria de saber se ele roda numa máquina velha no meu caso um pentium 233mxx , 96MB, video on-board e dois HD 2.1 ?(mesmo que não rode gostaria que alguém me tirasse as dúvidas a cima pois estou pra comprar outra máquina)

Desde já Agradeço ... Valeu!!!... e desculpe pela mensagem enorme...
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sat Jan 31, 2004 6:04 pm    Post subject: Re: Iniciante...muitas dúvidas Reply with quote

1 TB wrote:

É a arquitetura padrão intel, compatível com os velhos 8086, usada até hoje. x86 é i386, i486, i586, i686 e compatíveis. ~x86 significa "instável", ou seja, pacotes em fase de teste. x86 siginifica pacotes estáveis.

1 TB wrote:
-e eu tenho banda larga (virtua) aqui em casa mais se eu formatar minha máquina e instalar outro sistema operacional e fizer todoas as configurações necessárias eu vou continuar tendo acesso a internet ou vou ter entrar em contato com a virtua ou meu provedor de accesso (globo.com)?

Sem problemas. Apesar de o Linux em 95% dos casos é descrito pelos provedores como não compatível, tudo o que se faz no Windows é possível no Linux.

1 TB wrote:
e eu vi que tem um tutorial deinstalação desse linux mais eu gostaria de saber se ele roda numa máquina velha no meu caso um pentium 233mxx , 96MB, video on-board e dois HD 2.1 ?(mesmo que não rode gostaria que alguém me tirasse as dúvidas a cima pois estou pra comprar outra máquina)

Sem problemas também. Só que o Gentoo recomenda uma máquina mais potente, pois você vai gastar um bom tempo compilando os pacotes.

Agora, um conselho. Se você é novo no Linux, não comece no Gentoo. É uma das distribuições mais trabalhosas de se instalar, apesar que o esforço é recompensado. Eu não recomendo o Gentoo pra quem tá começando, realmente no começo é bem difícil. Tenta antes uma distro mais fácil, como o Kurumim ou o Mandrake.
Back to top
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev

PostPosted: Sat Jan 31, 2004 6:20 pm    Post subject: Re: Iniciante...muitas dúvidas Reply with quote

1 TB wrote:
E ai pessoal sou novo aqui na comunidade e gostaria de tirar muitas dúvidas , pois comprei a revista do linux que vem com o cd do gentoo linux mais estou até meio com medo de começar a instalar ele aqui , a minha primeira duvida foi com o :

Desde já Agradeço ... Valeu!!!... e desculpe pela mensagem enorme...

x86: arquitetura de CPU usada nos 386, 486, pentium, k6, athlon, etc.
Banda Larga: eu não sei como funciona o esquema da Virtua, mas contanto que você saiba seu login e senha, é *bastante* provável que seja o suficiente para sua conexão funcionar. Creio que o pessoal possa adicionar mais sobre isso ...
Máquina velha: roda, mas vai exigir paciência para compilar :) (A menos que você compile em outra máquina e passe para essa, mas como você é novato eu não vou complicar).

Boa Sorte.
1 TB
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jan 31, 2004 7:48 pm    Post subject: Reply with quote

to indo na banca ver se eu acho o kurumim , porque quando fui comprar o cd do gentoo tinha o kurumim em portugues ... mais uma pergunta programa pra montagem de sites como fireworks , dreamweaver.... nem pensar ? eles rodam no linux?
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sat Jan 31, 2004 8:19 pm    Post subject: Reply with quote

1 TB wrote:
to indo na banca ver se eu acho o kurumim , porque quando fui comprar o cd do gentoo tinha o kurumim em portugues ...

Pode baixar da rede mesmo. Quando você ficar mais experiente no Linux, tente o Gentoo, você não vai se arrepender :D.

1 TB wrote:
mais uma pergunta programa pra montagem de sites como fireworks , dreamweaver.... nem pensar ? eles rodam no linux?

O Dreamweaver eu acho que o Crossover suporta, mas é comercial. Mas devem haver substitutos.
Back to top
1 TB
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jan 31, 2004 8:42 pm    Post subject: Reply with quote

eu comprei o kurumin 2.12 que veio com a revista PC Master... eu não baixei da internet pois não tenho como gravar em um cd ...mais e ai esse é bom?(kurumim 2.12)
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sat Jan 31, 2004 9:13 pm    Post subject: Reply with quote

Muito bom, em geral reconhece todo o hardware de primeira. Agora você tem que se inscrever nos fórums do Kurumim...

Coloca no drive e dá reboot pelo cd, e pronto.
Back to top
Vassili
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jan 31, 2004 9:30 pm    Post subject: Reply with quote

1 TB wrote:
eu comprei o kurumin 2.12 que veio com a revista PC Master... eu não baixei da internet pois não tenho como gravar em um cd ...mais e ai esse é bom?(kurumim 2.12)

pode instalar despreocupado... eh a penultima versão... a ultima eh a 2.13, mais naum tem MUITA diferença naum...

lembre-se de ler o manual...

Athlon XP 2000+ | 256 Mb de ram DDR 400 | Pl. de Video Radeon 9000 64mb |
Pl. Mãe MSI K7N2 Delta-L | CDRW LG 40x10x40 / DVD LG 16x48 | HD Seagate 40Gb
Back to top
1 TB
n00b
n00b

PostPosted: Sun Feb 01, 2004 7:18 pm    Post subject: Reply with quote

valeu ai pessoal!!!
Back to top
nafre
Guru
Guru

PostPosted: Sun Feb 01, 2004 9:03 pm    Post subject: Reply with quote

1 TB wrote:

òtimo Linux para iniciantes!

Boa escolhe para aqueles que quer conhecer o sistema e nao quer se preocupar com configurações, compilacoes e etc...
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum