Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Window manger 100% escrito em cima de um toolkit
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Jan 23, 2004 9:07 pm    Post subject: Window manger 100% escrito em cima de um toolkit Reply with quote

Contrariaria os padrões do freedesktop.org ou seria inviável um window manager feito sem escrever um byte sequer diretamente com o X?

Idéias... :idea: :idea: :idea:
Back to top
View user's profile Send private message
mamsbrl
n00b
n00b

PostPosted: Fri Jan 23, 2004 9:26 pm    Post subject: ??? Reply with quote

Voce tem ideia do que esta falando????

Descreve sua ideia melhor.
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Jan 23, 2004 10:44 pm    Post subject: Reply with quote

mamsbrl wrote:
Voce tem ideia do que esta falando????

Descreve sua ideia melhor.

Tenho. Vou tentar me explicar.

Você sabe como funciona um window manager? Um WM (para X11, é óbvio) é escrito em cima do X diretamente, ou usando uma biblioteca como a XLib. À partir daí começa a interface do toolkit com o usuário.

A minha pergunta é se vocês consideram viável um WM que não trabalhe com o X diretamente, e sim com o toolkit. Ou seja, que o WM não use o toolkit somente para a interface com o usuário, mas que sejam usadas funções e wrappers do toolkit para lidar com o X.

Eu sei do que estou falando, mamsbrl, eu confiro antes de postar.
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sat Jan 24, 2004 2:35 am    Post subject: Reply with quote

Estava pensando, executar aplicativos não seria tão complicado, talvez o mais difícil seria decorar as janelas.

Talvez se todos os processos fossem filhos da janela que fica em background, poderia se ter mais controle sobre eles e aí poder criar objetos para decorar as janelas dos processos baseados em suas localizações? Alguma outra sugestão?
Back to top
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva

PostPosted: Sat Jan 24, 2004 6:21 pm    Post subject: Reply with quote

Hmm.. Se bem percebi o que quiseste dizer, basicamente irias ter que criar o teu próprio X. O que seria incrivelmente penoso. Depois como tratarias das bibliotecas de OpenGL e afins? Acho que possível era, e também incrivelmente complexo e demorado de fazer.
Back to top
mamsbrl
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jan 24, 2004 8:31 pm    Post subject: Ok Reply with quote

Então me responda:

Qual é o window manager do gnome?
O próprio gnome ou o metacity?

O X (xFree) é somente uma lib padrão com um API definido para configuracão e utilizacão de modo gráfico, não utilizar o X é o mesmo que não utilizar o modo gráfico. Se você não gosta do X (xFree), junte-se aos demais que em dezembro desmenbraram a equipe de desemvolvimento do xfree e estão montando um equipe unificada com outros desenvolvimentos.

Desculpe eu não queria ofende-lo, pecos desculpas. Eu somente não entendi a sua idéia que pode ser até uma idéia brilhante, mas está somente na sua cabeca e nós temos que entende-la primeiro.

Outra coisa, eu não entendi o termo toolkit que você usa. No meu humilde entendimento toolkit é ferramenta de trabalho, ou seja, alguma coisa que ajuda a executar uma tarefa.
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Mon Jan 26, 2004 2:37 am    Post subject: Reply with quote

mamsbrl wrote:
Então me responda:

Qual é o window manager do gnome?
O próprio gnome ou o metacity?

Eu acho que era o Sawfish (aka Sawmill), mas depois passou pro metacity...

mamsbrl wrote:
O X (xFree) é somente uma lib padrão com um API definido para configuracão e utilizacão de modo gráfico, não utilizar o X é o mesmo que não utilizar o modo gráfico. Se você não gosta do X (xFree), junte-se aos demais que em dezembro desmenbraram a equipe de desemvolvimento do xfree e estão montando um equipe unificada com outros desenvolvimentos.

Ops, não quis dizer isso. Não gosto de lidar com o X, ou seja, Xlib e afins. Os toolkits a quais me refiro usam o X.

mamsbrl wrote:
Desculpe eu não queria ofende-lo, pecos desculpas. Eu somente não entendi a sua idéia que pode ser até uma idéia brilhante, mas está somente na sua cabeca e nós temos que entende-la primeiro.

Desculpe-me também, se fui um pouco mal-educado na interpretação do seu post... Eu acho que faltou uns smiles nos nossos posts, para deixar claro o tom das mensagens... :D E também me desculpe se não pude me expressar bem.

mamsbrl wrote:
Outra coisa, eu não entendi o termo toolkit que você usa. No meu humilde entendimento toolkit é ferramenta de trabalho, ou seja, alguma coisa que ajuda a executar uma tarefa.

É, toolkit é uma palavra meio ingrata. Quando disse toolkit, me referi à GTK, Qt, Motiff, entre outras.

RoadRunner wrote:
Hmm.. Se bem percebi o que quiseste dizer, basicamente irias ter que criar o teu próprio X. O que seria incrivelmente penoso. Depois como tratarias das bibliotecas de OpenGL e afins? Acho que possível era, e também incrivelmente complexo e demorado de fazer.

Não, isso não. Só tava pensando em quanto mais fácil seria criar um WM se não precisássemos lidar diretamente com o X, usando somente GTK, por exemplo. Mas depois de pensar vi que era inviável.

O que eu pretendia fazer era imaginar um WM que não acessasse diretamente o X para designar suas funções, se baseando somente nas funções e wrappers dos toolkits. Eu teria que emular um X, interceptando de forma "indesejável" as mensagens que vão pra ele. Seria realmente mais difícil do que tratar diretamente com o X. Espero que no futuro o X seja mais simples, ou que a incumbência de lidar com ele não pese sobre os programadores do WM...
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum