Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
.desktop e comando para criar um .ebuild
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next  
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
ff11
l33t
l33t


Joined: 10 Mar 2014
Posts: 664

PostPosted: Fri Oct 23, 2020 11:34 pm    Post subject: Re: Ok Reply with quote

Xinitrc wrote:
...
Pois é,como vou passar os programas que vou fazer no Gentoo para meus amigos,se estou acostumado com o Debian,Fedora e Slackware,a principio mestre é só para o localrepo e o arquivo.ebuild? me corrija se estiver errado!,você testou o localrepo que te passei para ver se funciona na tua máquina?

O localrepo já vai bem completo. Na verdade os únicos arquivos que outros usuário precisam, nesse caso seria o CalculadoraDecimo-bin-9999.ebuild e o CalculadoraDecimo.desktop, mais nada (é bom ter mais para facilitar apenas, pois precisaríamos de recriar a estrutura de pastas manualmente se não sabermos qual ela é).
O pacote instala e roda normalmente aqui na minha máquina.
_________________
| Proverbs 26:12 |
| There is more hope for a fool than for a wise man that are wise in his own eyes. |
* AlphaGo - The Movie - Full Documentary "I want to apologize for being so powerless" - Lee
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Fri Oct 23, 2020 11:40 pm    Post subject: Re: Ok Reply with quote

ff11 wrote:
Xinitrc wrote:
...
Pois é,como vou passar os programas que vou fazer no Gentoo para meus amigos,se estou acostumado com o Debian,Fedora e Slackware,a principio mestre é só para o localrepo e o arquivo.ebuild? me corrija se estiver errado!,você testou o localrepo que te passei para ver se funciona na tua máquina?

O localrepo já vai bem completo. Na verdade os únicos arquivos que outros usuário precisam, nesse caso seria o CalculadoraDecimo-bin-9999.ebuild e o CalculadoraDecimo.desktop, mais nada (é bom ter mais para facilitar apenas, pois precisaríamos de recriar a estrutura de pastas manualmente se não sabermos qual ela é).
O pacote instala e roda normalmente aqui na minha máquina.


Ufa mestre,que bom,como ficou o seu desktop com o seu nome de usuário e outra você conseguiu remover também o pacote?

e outra obrigado por ter paciência comigo e que demoro para cair a ficha,se é que me entende.
Back to top
View user's profile Send private message
ff11
l33t
l33t


Joined: 10 Mar 2014
Posts: 664

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 12:01 am    Post subject: Re: Ok Reply with quote

Xinitrc wrote:
...
Ufa mestre,que bom,como ficou o seu desktop com o seu nome de usuário e outra você conseguiu remover também o pacote?

e outra obrigado por ter paciência comigo e que demoro para cair a ficha,se é que me entende.

Instalei com sucesso no sistema.
Rodei no meu usuário usando:
Code:
$ gtk-launch CalculadoraDecimo
para testar a integração com o arquivo .desktop
E depois removi com sucesso também.
Ficou 100% (^_^)/
_________________
| Proverbs 26:12 |
| There is more hope for a fool than for a wise man that are wise in his own eyes. |
* AlphaGo - The Movie - Full Documentary "I want to apologize for being so powerless" - Lee
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 12:14 am    Post subject: Re: Ok Reply with quote

ff11 wrote:
Xinitrc wrote:
...
Ufa mestre,que bom,como ficou o seu desktop com o seu nome de usuário e outra você conseguiu remover também o pacote?

e outra obrigado por ter paciência comigo e que demoro para cair a ficha,se é que me entende.

Instalei com sucesso no sistema.
Rodei no meu usuário usando:
Code:
$ gtk-launch CalculadoraDecimo
para testar a integração com o arquivo .desktop
E depois removi com sucesso também.
Ficou 100% (^_^)/


1)Gostou do programa que fiz?
2)Como criou o arquivo Manifest cheio daquelas letrinhas dentro?
Back to top
View user's profile Send private message
ff11
l33t
l33t


Joined: 10 Mar 2014
Posts: 664

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 12:21 am    Post subject: Re: Ok Reply with quote

Xinitrc wrote:
...
1)Gostou do programa que fiz?

Só cheguei a verificar que funciona mesmo. Não fiz nada aprofundado. E depois removi. Mas pelo que vi, ficou bem feito.

Xinitrc wrote:
2)Como criou o arquivo Manifest cheio daquelas letrinhas dentro?

Usei o comando "repoman manifest" para criar o arquivo Manifest. Toda vez que alguma coisa é atualizada no diretório do ebuild, o arquivo de Manifest precisa ser refeito.
_________________
| Proverbs 26:12 |
| There is more hope for a fool than for a wise man that are wise in his own eyes. |
* AlphaGo - The Movie - Full Documentary "I want to apologize for being so powerless" - Lee
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 12:38 am    Post subject: Re: Ok Reply with quote

ff11 wrote:
Xinitrc wrote:
...
1)Gostou do programa que fiz?

Só cheguei a verificar que funciona mesmo. Não fiz nada aprofundado. E depois removi. Mas pelo que vi, ficou bem feito.

Xinitrc wrote:
2)Como criou o arquivo Manifest cheio daquelas letrinhas dentro?

Usei o comando "repoman manifest" para criar o arquivo Manifest. Toda vez que alguma coisa é atualizada no diretório do ebuild, o arquivo de Manifest precisa ser refeito.



ultima coisa criei a pasta sci-utility(para ir no utilitários),mas apareceu isso:

repoman manifest
repoman: sci-utility is not an official category. Skipping QA checks in this directory.
Please ensure that you add sci-utility to /home/junior/localrepo/profiles/categories
if it is a new category.


E outra quais são as outras categorias para colocar no Gentoo além da sci-calculators?
Back to top
View user's profile Send private message
ff11
l33t
l33t


Joined: 10 Mar 2014
Posts: 664

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 12:50 am    Post subject: Re: Ok Reply with quote

Xinitrc wrote:
...
ultima coisa criei a pasta sci-utility(para ir no utilitários),mas apareceu isso:

repoman manifest
repoman: sci-utility is not an official category. Skipping QA checks in this directory.
Please ensure that you add sci-utility to /home/junior/localrepo/profiles/categories
if it is a new category.


E outra quais são as outras categorias para colocar no Gentoo além da sci-calculators?

Assim como a mensagem está dizendo (em inglês), a categoria não existe, e se pretende criar uma nova, terá que declarar ela.
Mas eu aconselho a usar uma das categorias já existentes (basta escolher uma e usar o mesmo nome de diretório):
https://packages.gentoo.org/categories

EDIT: como a sci-misc por exemplo
_________________
| Proverbs 26:12 |
| There is more hope for a fool than for a wise man that are wise in his own eyes. |
* AlphaGo - The Movie - Full Documentary "I want to apologize for being so powerless" - Lee
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 1:07 am    Post subject: Re: Ok Reply with quote

ff11 wrote:
Xinitrc wrote:
...
ultima coisa criei a pasta sci-utility(para ir no utilitários),mas apareceu isso:

repoman manifest
repoman: sci-utility is not an official category. Skipping QA checks in this directory.
Please ensure that you add sci-utility to /home/junior/localrepo/profiles/categories
if it is a new category.


E outra quais são as outras categorias para colocar no Gentoo além da sci-calculators?

Assim como a mensagem está dizendo (em inglês), a categoria não existe, e se pretende criar uma nova, terá que declarar ela.
Mas eu aconselho a usar uma das categorias já existentes (basta escolher uma e usar o mesmo nome de diretório):
https://packages.gentoo.org/categories

EDIT: como a sci-misc por exemplo


Criei mas aparece isso:

junior-aspiref5573g /home/junior/localrepo/sci-utility/GerdorDeSenhas # repoman manifest

Invalid ebuild name: /home/junior/localrepo/sci-misc/GerdorDeSenhas/GeradorDeSenhas-bin-9999.ebuild
>>> Creating Manifest for /home/junior/localrepo/sci-misc/GerdorDeSenhas
!!! Package name does not match directory name: 'sci-misc/GeradorDeSenhas-bin-9999'
!!! Unable to generate manifest for '/home/junior/localrepo/sci-misc/GerdorDeSenhas'.
ebuild.notadded 1
manifest.bad [fatal] 1
sci-misc/GerdorDeSenhas/Manifest
Back to top
View user's profile Send private message
ff11
l33t
l33t


Joined: 10 Mar 2014
Posts: 664

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 1:12 am    Post subject: Re: Ok Reply with quote

Xinitrc wrote:
...
Criei mas aparece isso:

junior-aspiref5573g /home/junior/localrepo/sci-utility/GerdorDeSenhas # repoman manifest

Invalid ebuild name: /home/junior/localrepo/sci-misc/GerdorDeSenhas/GeradorDeSenhas-bin-9999.ebuild
>>> Creating Manifest for /home/junior/localrepo/sci-misc/GerdorDeSenhas
!!! Package name does not match directory name: 'sci-misc/GeradorDeSenhas-bin-9999'
!!! Unable to generate manifest for '/home/junior/localrepo/sci-misc/GerdorDeSenhas'.
ebuild.notadded 1
manifest.bad [fatal] 1
sci-misc/GerdorDeSenhas/Manifest

Sim. A mensagem de erro diz que o nome do diretório não está correto.
Perceba que o seu ebuild tem o nome GeradorDeSenhas-bin (versão 9999, e extensão .ebuild) e também precisa estar em um diretório com o mesmo nome (GeradorDeSenhas-bin) e não "GerdorDeSenhas"
_________________
| Proverbs 26:12 |
| There is more hope for a fool than for a wise man that are wise in his own eyes. |
* AlphaGo - The Movie - Full Documentary "I want to apologize for being so powerless" - Lee
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 1:52 am    Post subject: Ok Reply with quote

Pode marcar o tópico como resolvido para mim,so vou passar para ti meu Gerador de senhas,que gera senha aleátoria e segura para sua conta ou email.

Você testa,posta o resultado,e depois marca esse tópico como resolvido.Tá ok.
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 1:55 am    Post subject: Testa o meu programa(Marca como resolvido)Depois Reply with quote

http://www.mediafire.com/file/0zvefq05n001jvl/localrepo%2528Gerador%2529.tar.gz/file

http://www.mediafire.com/file/g8o1adz3o36utzy/Gerador.tar.gz/file
Back to top
View user's profile Send private message
ff11
l33t
l33t


Joined: 10 Mar 2014
Posts: 664

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 2:22 am    Post subject: Re: Testa o meu programa(Marca como resolvido)Depois Reply with quote

Xinitrc wrote:
http://www.mediafire.com/file/0zvefq05n001jvl/localrepo%2528Gerador%2529.tar.gz/file

http://www.mediafire.com/file/g8o1adz3o36utzy/Gerador.tar.gz/file

Quase. Você esqueceu de modificar algumas partes, e tem alguns problemas com outras:

em files/GeradorDeSenhas.desktop:
Code:
[Desktop Entry]
Name=Gerador de Senhas
Version=1.0
Comment=Gerador de Senhas
Exec=/home/junior/GeradorDeSenhas/usr/bin/Gerador
Icon=/home/junior/GeradorDeSenhas/usr/share/pixmaps/GeradorDeSenha.png
Type=Application
Categories=GTK;GNOME;Utility;Utilitários;
Terminal=false

Está dizendo para executar a partir do caminho usando o seu usuário. Você pode usar o outro como referência para fazer o .destop chamar o executável do sistema (/usr/bin/Gerador), e usar o ícone do sistema (/usr/share/pixmaps/GeradorDeSenha.png, eu acho, pois seria bom criar um diretório para ele)

No GeradorDeSenhas-bin-9999.ebuild:
Code:
# Copyright 1999-2020 Gentoo Authors
# Distributed under the terms of the GNU General Public License v2

EAPI=7

inherit desktop xdg-utils unpacker

DESCRIPTION="Calculadora feita no Lazarus"
HOMEPAGE="https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul"
SRC_URI="
      https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoogeradordesenhas/-/blob/master/Gerador.tar.gz
      https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoogeradordesenhas/-/blob/master/GeradorDeSenha.png
"
RESTRICT="primaryuri"

LICENSE="GPL-3"
SLOT="0"
KEYWORDS="amd64"

RDEPEND="
   app-arch/bzip2
   app-arch/brotli
   dev-libs/atk
   dev-libs/libbsd
   dev-libs/expat
   dev-libs/fribidi
   dev-libs/libffi
   dev-libs/libpcre
   media-libs/fontconfig
   media-libs/freetype
   media-libs/harfbuzz
   media-libs/libpng
   media-gfx/graphite2
   sys-apps/util-linux
   sys-libs/zlib
   x11-libs/cairo
   x11-libs/gtk+
   x11-libs/gdk-pixbuf
   x11-libs/pango
   x11-libs/pixman
   x11-libs/libX11
   x11-libs/libXau
   x11-libs/libxcb
   x11-libs/libXdmcp
   x11-libs/libXdamage
   x11-libs/libXcomposite
   x11-libs/libXext
   x11-libs/libXfixes
   x11-libs/libXrender
   x11-libs/libXi
   x11-libs/libXrandr
   x11-libs/libXcursor
   x11-libs/libxcb
"

QA_PREBUILT="*"

S="${WORKDIR}"

src_install() {
   mkdir -p "${D}/usr/bin"
   mkdir -p "${D}/usr/share/applications"
   mkdir -p "${D}/usr/share/pixmaps/GeradorDeSenha"

   cp "${S}/CalculadoraDecimo" "${D}/usr/bin" || die "Install failed!"
   cp -L "${DISTDIR}/Gerador.png" "${D}/usr/share/pixmaps/GeradorDeSenha" || die "Install failed!"
   cp "${FILESDIR}/GeradorDeSenhas.desktop" "${D}/usr/share/applications" || die "Install failed!"
}

pkg_postinst() {
   xdg_icon_cache_update
   xdg_desktop_database_update
}
pkg_postrm() {
   xdg_icon_cache_update
   xdg_desktop_database_update
}


Os links não funcionam, pois você está copiando o link para o site do gitlab.com e não para os arquivos, que seriam:
https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoogeradordesenhas/-/raw/master/Gerador.tar.gz
https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoogeradordesenhas/-/raw/master/GeradorDeSenha.png
perceba que embora parecidos, os links são diferentes. E o portage do Gentoo Linux não entende sites em html que contém o arquivo, ele espera um link para o arquivo.

em src_install() ainda tem linhas com dados do ebuild anterior, e que não estão consistentes com o seu files/GeradorDeSenhas.desktop:
Code:
   cp "${S}/CalculadoraDecimo" "${D}/usr/bin" || die "Install failed!"
   cp -L "${DISTDIR}/Gerador.png" "${D}/usr/share/pixmaps/GeradorDeSenha" || die "Install failed!"

_________________
| Proverbs 26:12 |
| There is more hope for a fool than for a wise man that are wise in his own eyes. |
* AlphaGo - The Movie - Full Documentary "I want to apologize for being so powerless" - Lee
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 3:18 am    Post subject: Ok Reply with quote

Eu já corrigir o programa mas quando executo o desktop aparece a mensagem

Não foi possível encontrar o programa /usr/bin/Gerador

Não tem que ter uma pasta na minha home para o Gerador?

Porque o programa não instala na minha máquina,só na sua,é lenda,truque ou o que?
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 9:57 am    Post subject: Resolvido Reply with quote

Consegui instalar a calculadora com os comandos que tu me ensinou.
Back to top
View user's profile Send private message
ff11
l33t
l33t


Joined: 10 Mar 2014
Posts: 664

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 12:38 pm    Post subject: Re: Resolvido Reply with quote

Xinitrc wrote:
Eu já corrigir o programa mas quando executo o desktop aparece a mensagem

Não foi possível encontrar o programa /usr/bin/Gerador

Isso pois você está tentando executar em seu usuário um ebuild que está sendo feito para ser executado a partir do sistema. E para isso, você precisa instalar ele corretamente (assim como foi feito com o caso ca Calculadora).

Xinitrc wrote:
Não tem que ter uma pasta na minha home para o Gerador?

Se você quiser usar a versão para distribuição, então não. Não tem nenhuma pasta para isso (e não deveria ter).
Mas se você quiser usar apenas para o seu usuário, sem compartilhar para os outros, então você pode usar na sua HOME, mas ninguém a não ser você vai conseguir usar desse jeito, pois o nome do usuário vai ser diferente.

Xinitrc wrote:
Porque o programa não instala na minha máquina,só na sua,é lenda,truque ou o que?

É que você não está instalando o overlay corretamente. O fluxo de trabalho funciona mais ou menos, de maneira bem simplificada, assim:

1- Quando você digira "# emerge MeuPrograma", o portage lê os arquivos em /etc/portage/repos.conf/ para saber onde está os repositórios, então...
2- Ele busca nos diretórios dos repositórios até achar o ebuild correto e fazer a instalação no sistema (nada haver com o seu usuário).

Xinitrc wrote:
Consegui instalar a calculadora com os comandos que tu me ensinou.

Bom, a resposta aqui é do mesmo jeito, mas você vai ter que entender e obedecer o funcionamento de seu overlay localrepo, e adicionar o segundo ebuild nele.

Mas pelo que eu vejo, você está querendo forçar seu jeito no Gentoo Linux, e isso só vai causar mais estresante para você.
Poderíamos repetir esses procedimento várias e várias vezes, e não resolveríamos nada, pois você não está entendendo os conceitos por trás deles. Só ficará sendo uma distribuição Linux com comandos complicados para você.
E por isso, eu dei a sugestão de você aprender e ir usando e mantendo o sistema antes de tentar trabalhar com overlays, mas eu sinto uma certa impaciência de sua parte.

Então deixe me lhe dar outra sugestão que será melhor para você: Ao invés de ficar fazendo um empacotamento para cada distribuição linux, não seria melhor você fazer um que funcionará em todas? Assim, você não teria que ficar preocupado com detalhes de cada sistema, pode usar uma distribuição linux que seja mais fácil para você, se concentrando no desenvolvimento de software, ao invés de detalhes técnicos como mantar uma distribuição linux nova.

Hoje, os mais populares formatos de empacotamento que são independentes de distribuições linux são: AppImage, Flatpak e Snap
E pelo seu tipo de uso, vendo que você gosta de executar a aplicação em seu usuário, eu recomendo o empacotamento e uso de AppImage.
Existem vários tutoriais sobre AppImage no Vivaolinux, e se você já tem um .deb, tem esse bem fácil aqui: https://www.vivaolinux.com.br/dica/deb2appimage-Crie-AppImage-facilmente

O empacotamento em AppImage cria um arquivo executável que funciona da mesma maneira em qualquer distribuição linux, e você pode distribuir suas aplicações para todos sem preocupação.

Mas se o seu objeto é aprender sobre o Gentoo Linux, pois você gosta da abordagem. O quê eu não acho que seja o caso, pois se fosse, você estaria querendo e tentando fazer o portage compilar a aplicação para você a partir do código fonte, e não tentando instalar um binário que você já compilou. Então, se eu estiver enganado e esse for o caso, novamente recomendo que pare e estude um pouco mais o Gentoo Linux e entenda a filosofia e maneira correta de usar-lo. Mas como não acho que eu esteja errado, e que você só quer compartilhar suas aplicações, use AppImage que vai ser menos dor de cabeça para você.
_________________
| Proverbs 26:12 |
| There is more hope for a fool than for a wise man that are wise in his own eyes. |
* AlphaGo - The Movie - Full Documentary "I want to apologize for being so powerless" - Lee
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 3:17 pm    Post subject: Ok Reply with quote

Pelo que entendi a filosofia do Gentoo é compilar,por isso demora mais,mais ganhamos alguns segundos a mais de execução nos programas,tornando os programas mais rápidos,entendi que o OVERLAY é uma especie de programa que lista o repositório em busca de programas.
Back to top
View user's profile Send private message
ff11
l33t
l33t


Joined: 10 Mar 2014
Posts: 664

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 3:25 pm    Post subject: Re: Ok Reply with quote

Xinitrc wrote:
Pelo que entendi a filosofia do Gentoo é compilar,por isso demora mais,mais ganhamos alguns segundos a mais de execução nos programas,tornando os programas mais rápidos,entendi que o OVERLAY é uma especie de programa que lista o repositório em busca de programas.

Não exatamente. A filosofia do Gentoo é compilar para customizar e porquê as pessoas não confiam muito em binários feitos por outras pessoas (código malicioso pode ter sido incluso). É bem raro você encontrar um usuário de Gentoo Linux que vai rodar seu programa sem ter a possibilidade de ver o código, e compilar ele mesmo o binário (garantindo que nada extra foi adicionado). As pessoas aqui são bem paranoicas com segurança.
E OVERLAY não é um programa, e sim uma funcionalidade do portage. Seria o equivalente o quê é feito no debian com o SourcesList: https://wiki.debian.org/pt_BR/SourcesList
_________________
| Proverbs 26:12 |
| There is more hope for a fool than for a wise man that are wise in his own eyes. |
* AlphaGo - The Movie - Full Documentary "I want to apologize for being so powerless" - Lee
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 8:55 pm    Post subject: Ok Reply with quote

Code:
# Copyright 1999-2020 Gentoo Authors
# Distributed under the terms of the GNU General Public License v2

EAPI=7

inherit desktop xdg-utils unpacker

DESCRIPTION="Visualizador de imagem feito no Lazarus"
HOMEPAGE="https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul"
SRC_URI="
      
      
      https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/VisualizadorDeImagens.tar.gz
      https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/Visualizador.png
      
      "
RESTRICT="primaryuri"

LICENSE="GPL-3"
SLOT="0"
KEYWORDS="amd64"

RDEPEND="
   app-arch/bzip2
   app-arch/brotli
   dev-libs/atk
   dev-libs/libbsd
   dev-libs/expat
   dev-libs/fribidi
   dev-libs/libffi
   dev-libs/libpcre
   media-libs/fontconfig
   media-libs/freetype
   media-libs/harfbuzz
   media-libs/libpng
   media-gfx/graphite2
   sys-apps/util-linux
   sys-libs/zlib
   x11-libs/cairo
   x11-libs/gtk+
   x11-libs/gdk-pixbuf
   x11-libs/pango
   x11-libs/pixman
   x11-libs/libX11
   x11-libs/libXau
   x11-libs/libxcb
   x11-libs/libXdmcp
   x11-libs/libXdamage
   x11-libs/libXcomposite
   x11-libs/libXext
   x11-libs/libXfixes
   x11-libs/libXrender
   x11-libs/libXi
   x11-libs/libXrandr
   x11-libs/libXcursor
   x11-libs/libxcb
"

QA_PREBUILT="*"

S="${WORKDIR}"

src_install() {
   mkdir -p "${D}/usr/bin"
   mkdir -p "${D}/usr/share/applications"
   mkdir -p "${D}/usr/share/pixmaps/Visualizador"

   cp "${S}/Visualizador" "${D}/usr/bin" || die "Install failed!"
   cp -L "${DISTDIR}/Visualizador.png" "${D}/usr/share/pixmaps/Visualizador" || die "Install failed!"
   cp "${FILESDIR}/Visualizador.desktop" "${D}/usr/share/applications" || die "Install failed!"
}

pkg_postinst() {
   xdg_icon_cache_update
   xdg_desktop_database_update
}
pkg_postrm() {
   xdg_icon_cache_update
   xdg_desktop_database_update
}



Esse está certo baseado no meu localrepo do visualizadordeimagem:

https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/localrepo.tar.gz
Back to top
View user's profile Send private message
ff11
l33t
l33t


Joined: 10 Mar 2014
Posts: 664

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 9:11 pm    Post subject: Re: Ok Reply with quote

Xinitrc wrote:
Code:
...
SRC_URI="
      
      
      https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/VisualizadorDeImagens.tar.gz
      https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/Visualizador.png
      
      "



Esse está certo baseado no meu localrepo do visualizadordeimagem:

https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/localrepo.tar.gz

Eu não sei exatamente o quê você está tentando fazer, mas faça o teste do link e você verá o quê eu já havia falado antes:
Code:
$ wget -c https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/VisualizadorDeImagens.tar.gz
$ tar xf VisualizadorDeImagens.tar.gz || echo "ERRO: Nao eh possivel extrair o arquivo VisualizadorDeImagens.tar.gz"

e

$ wget -c https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/localrepo.tar.gz
$ tar xf localrepo.tar.gz || echo "ERRO: Nao eh possivel extrair o arquivo localrepo.tar.gz"

_________________
| Proverbs 26:12 |
| There is more hope for a fool than for a wise man that are wise in his own eyes. |
* AlphaGo - The Movie - Full Documentary "I want to apologize for being so powerless" - Lee
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 10:56 pm    Post subject: Re: Ok Reply with quote

ff11 wrote:
Xinitrc wrote:
Code:
...
SRC_URI="
      
      
      https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/VisualizadorDeImagens.tar.gz
      https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/Visualizador.png
      
      "



Esse está certo baseado no meu localrepo do visualizadordeimagem:

https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/localrepo.tar.gz

Eu não sei exatamente o quê você está tentando fazer, mas faça o teste do link e você verá o quê eu já havia falado antes:
Code:
$ wget -c https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/VisualizadorDeImagens.tar.gz
$ tar xf VisualizadorDeImagens.tar.gz || echo "ERRO: Nao eh possivel extrair o arquivo VisualizadorDeImagens.tar.gz"

e

$ wget -c https://gitlab.com/BuiuDeJaraguaDoSul/gentoovisualizadordeimagem/-/blob/master/localrepo.tar.gz
$ tar xf localrepo.tar.gz || echo "ERRO: Nao eh possivel extrair o arquivo localrepo.tar.gz"


Estava eu tentando instalar o programa na máquina na aba ou categoria utilitários.
Back to top
View user's profile Send private message
ff11
l33t
l33t


Joined: 10 Mar 2014
Posts: 664

PostPosted: Sat Oct 24, 2020 11:28 pm    Post subject: Re: Ok Reply with quote

Xinitrc wrote:
...
Estava eu tentando instalar o programa na máquina na aba ou categoria utilitários.

Usando os links referenciados, os arquivos só podem ser baixados normalmente usando um navegador web.
Mesmo que os nomes dos arquivos sejam VisualizadorDeImagens.tar.gz e localrepo.tar.gz o quê são baixados são arquivos html.
Interessantemente, esses arquivos html possuem os dados dentro da de uma tag div no atributo data-blob-data, mantendo o tamanho deles bem perto do arquivo pretendido, no estilo:
Code:
...
<div data-blob-data="MuitoInformacaoEmBinarioAquiComOsDadosDoArquivo" data-is-ci-config-file="false" id="js-blob-toggle-graph-preview"></div>
...

Me parece que você ainda não tinha percebido que, como eu disse antes, os links não estavam apontando para os arquivos diretamente. É fácil de confundir os dois tipos (mesmo nome, mesma extensão, tamanho similares).
Sites como o gitlab.com tem vários tipos de links para vários tipos de uso, então mesmo que os arquivos tenham exatamente o mesmo nome, e tamanhos bem parecidos, eles ainda são diferentes do original (em conteúdo e formato).
_________________
| Proverbs 26:12 |
| There is more hope for a fool than for a wise man that are wise in his own eyes. |
* AlphaGo - The Movie - Full Documentary "I want to apologize for being so powerless" - Lee
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Sun Oct 25, 2020 12:57 am    Post subject: Ok Reply with quote

Não é isso,quero que você baixe o VisualizadorDeImagens.tar.gz e o localrepo do VisualizadorDeImagens e tente instalar o programa na sua máquina,faça as correções e depois passe para mim,pois não consigo fazer correções dessa porcaria,e que além da síndrome de noonan eu ainda tenho ansiedade,depressão e bipolaridade,e você percebeu que eu sou ansioso,você é muito inteligente,outros não perceberiam.
Back to top
View user's profile Send private message
ff11
l33t
l33t


Joined: 10 Mar 2014
Posts: 664

PostPosted: Sun Oct 25, 2020 1:25 am    Post subject: Re: Ok Reply with quote

Xinitrc wrote:
Não é isso,quero que você baixe o VisualizadorDeImagens.tar.gz e o localrepo do VisualizadorDeImagens e tente instalar o programa na sua máquina,faça as correções e depois passe para mim,pois não consigo fazer correções dessa porcaria,e que além da síndrome de noonan eu ainda tenho ansiedade,depressão e bipolaridade,e você percebeu que eu sou ansioso,você é muito inteligente,outros não perceberiam.

Pode ficar tranquilo, meu amigo. Essa ansiedade toda faz mal para a saúde (ela pode te acrescentar um problema no estomago também).
Se quiser, eu posso fazer tudo de uma vez só, um localrepo para governar todos (tipo o anel do filme Senhor dos Anéis).

O meu ponto é sobre a utilidade desse método para você. Pois ebuilds precisam ser mantidos de tempos em tempos, atualizados para usarem as novas EAPIs (eu estou usando a versão 7 agora), ou novas maneiras de funcionar. Como são feitos de binários, quando algumas das dependências forem atualizadas, isso geralmente quebra a compatibilidade, e eles param de funcionar, e tudo teria que ser refeito novamente (inclusive a recompilação na sua máquina). Isso acontece muito com o python aqui, e os usuários chamam literalmente de inferno ("hell" em inglês), com uns títulos de postagem bem engraçadas como "Caindo no inferno", "Tentando sair do inferno" ou "Do inferno ao céu" e por ai vai.

E foi por isso que eu propus a ideia do AppImage, que funcionaria em qualquer distribuição linux, é fácil de instalar e rodar, não precisa se preocupar com as dependências (pois elas já vão embutidas).
Eu mesmo uso umas 10 aqui:
Code:
Audacity-2.1.2.glibc2.15-x86_64.AppImage
CPU-X-v4.0.1-x86_64.AppImage
GitQlient-1.2.0-x86_64.AppImage
GoldenDict-da197ff-x86_64.AppImage
HandBrake-1.1.2.glibc2.17-x86_64.AppImage
MKVToolNix_GUI-43.0.0-x86_64.AppImage
PeaZip-v7.2.2-x86_64.AppImage
sabaki-v0.51.1-linux-x64.AppImage
VSCodium-1.50.1-1602946577.glibc2.16-x86_64.AppImage
wxHexEditor-0.23-x86_64.AppImage

Então não precisa se estressar não. Basta pensar um pouquinho com calma, não precisa ter pressa. E tomar uma decisão. Eu posso fazer um localrepo com todos os ebuilds de todos os seus programas, mas infelizmente não teria condições de ficar atualizando eles a cada grande mudança do Gentoo Linux, e elas acontecem relativamente frequentemente. E não é garantia que eu estaria disponível quando você precisasse. E no caso do AppImage, tem muitos usuários do Viva o Linux (em português) que estão fazendo artigos e tirando dúvidas sobre AppImage, sendo que quando um não estiver disponível o outro pode ajudar. Afinal, só Deus sabe o quê pode nos acontecer (um resfriadinho de COVID-19 e já era).
_________________
| Proverbs 26:12 |
| There is more hope for a fool than for a wise man that are wise in his own eyes. |
* AlphaGo - The Movie - Full Documentary "I want to apologize for being so powerless" - Lee
Back to top
View user's profile Send private message
Xinitrc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 06 Aug 2019
Posts: 83
Location: Jaraguá do Su/SC

PostPosted: Sun Oct 25, 2020 1:44 am    Post subject: Re: Ok Reply with quote

ff11 wrote:
Xinitrc wrote:
Não é isso,quero que você baixe o VisualizadorDeImagens.tar.gz e o localrepo do VisualizadorDeImagens e tente instalar o programa na sua máquina,faça as correções e depois passe para mim,pois não consigo fazer correções dessa porcaria,e que além da síndrome de noonan eu ainda tenho ansiedade,depressão e bipolaridade,e você percebeu que eu sou ansioso,você é muito inteligente,outros não perceberiam.

Pode ficar tranquilo, meu amigo. Essa ansiedade toda faz mal para a saúde (ela pode te acrescentar um problema no estomago também).
Se quiser, eu posso fazer tudo de uma vez só, um localrepo para governar todos (tipo o anel do filme Senhor dos Anéis).

O meu ponto é sobre a utilidade desse método para você. Pois ebuilds precisam ser mantidos de tempos em tempos, atualizados para usarem as novas EAPIs (eu estou usando a versão 7 agora), ou novas maneiras de funcionar. Como são feitos de binários, quando algumas das dependências forem atualizadas, isso geralmente quebra a compatibilidade, e eles param de funcionar, e tudo teria que ser refeito novamente (inclusive a recompilação na sua máquina). Isso acontece muito com o python aqui, e os usuários chamam literalmente de inferno ("hell" em inglês), com uns títulos de postagem bem engraçadas como "Caindo no inferno", "Tentando sair do inferno" ou "Do inferno ao céu" e por ai vai.

E foi por isso que eu propus a ideia do AppImage, que funcionaria em qualquer distribuição linux, é fácil de instalar e rodar, não precisa se preocupar com as dependências (pois elas já vão embutidas).
Eu mesmo uso umas 10 aqui:
Code:
Audacity-2.1.2.glibc2.15-x86_64.AppImage
CPU-X-v4.0.1-x86_64.AppImage
GitQlient-1.2.0-x86_64.AppImage
GoldenDict-da197ff-x86_64.AppImage
HandBrake-1.1.2.glibc2.17-x86_64.AppImage
MKVToolNix_GUI-43.0.0-x86_64.AppImage
PeaZip-v7.2.2-x86_64.AppImage
sabaki-v0.51.1-linux-x64.AppImage
VSCodium-1.50.1-1602946577.glibc2.16-x86_64.AppImage
wxHexEditor-0.23-x86_64.AppImage

Então não precisa se estressar não. Basta pensar um pouquinho com calma, não precisa ter pressa. E tomar uma decisão. Eu posso fazer um localrepo com todos os ebuilds de todos os seus programas, mas infelizmente não teria condições de ficar atualizando eles a cada grande mudança do Gentoo Linux, e elas acontecem relativamente frequentemente. E não é garantia que eu estaria disponível quando você precisasse. E no caso do AppImage, tem muitos usuários do Viva o Linux (em português) que estão fazendo artigos e tirando dúvidas sobre AppImage, sendo que quando um não estiver disponível o outro pode ajudar. Afinal, só Deus sabe o quê pode nos acontecer (um resfriadinho de COVID-19 e já era).


OK,muito obrigado,sua um aviso para o bem é claro:

Meus programas não precisam de atualização no localrepo,pois tem uma só funcionalidade em cada programa.
Back to top
View user's profile Send private message
ff11
l33t
l33t


Joined: 10 Mar 2014
Posts: 664

PostPosted: Sun Oct 25, 2020 2:04 am    Post subject: Re: Ok Reply with quote

Xinitrc wrote:
...
OK,muito obrigado,sua um aviso para o bem é claro:

Meus programas não precisam de atualização no localrepo,pois tem uma só funcionalidade em cada programa.

Bom, não é uma questão de funcionalidades que estou falando aqui, mas de dependências.
Como você usou o Lazarus para fazer suas aplicações, ele usou muitas dependências que se quebram facilmente. Mesmo que você não perceba suas aplicações estão usando essas dependências (sem elas, eles não rodam).
Vou lhe dar uns exemplos de quebra que suas aplicações podem sofrer aqui no Gentoo usando exemplos reais do passado:

* Suas aplicações usam o dev-libs/expat, e ele já quebrou aplicações no passado aqui: libexpat 2.0.0 ABI breakage
* Elas também usam o media-libs/freetype, e ele já quebrou apps aqui no passado: https://forums.gentoo.org/viewtopic-t-30543-start-0.html
* Usam também o media-libs/libpng, que teve um aviso dos próprios desenvolvedores do Gentoo: Watch out for the libpng 1.4 update
* Usam o x11-libs/cairo que já quebrou completamente o openoffice aqui, além de outras aplicações: https://bugs.gentoo.org/182127
e por ai vai
...

Ou seja, já aconteceu várias vezes no passado, continua acontecendo no presente, e vai acontecer no futuro também. A única maneira de evitar isso, seria você oferecendo as dependências (que seus apps estão usando) junto com a aplicação, seja fazendo uma completa compilação estática (algo meio complicado de fazer no Lazarus), ou empacotar tudo em um container (como o AppImage) que vai ter as dependências junto na versão que mantém elas funcionado sem quebrar.
_________________
| Proverbs 26:12 |
| There is more hope for a fool than for a wise man that are wise in his own eyes. |
* AlphaGo - The Movie - Full Documentary "I want to apologize for being so powerless" - Lee
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next
Page 3 of 4

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum