Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Tamanho da partição, qual o ideal para o Gentoo?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
upaf
n00b
n00b


Joined: 20 Feb 2004
Posts: 20
Location: Brasil

PostPosted: Thu Mar 11, 2004 2:51 pm    Post subject: Tamanho da partição, qual o ideal para o Gentoo? Reply with quote

Neste final de semana, instalei o Gentoo 2004.0. Esta é a primeira versão do Gentoo que estou usando e estou gostando muito dele.
Bem, para instalá-lo, eu removi algumas tranqueiras do micro e instalei-o numa partição com 5Gb.
Instalei o KDE e agora eu estava tentando instalar o OpenOffice e me deparei com uma mensagem de falta de espaço em disco. :cry:
Bem, sei que com 5G não dá pra fazer milagre, mas qual seria o tamanho recomendável de uma partição para o Gentoo? 16Gb? 32Gb?
Antes de instalar o OpenOffice, eu tinha cerca de 2.5Gb de espaço livre. O OpenOffice ocupa tanto espaço assim?

Aproveitando, instalei o KOffice, mas não gostei dele, então desistalei usando emerge unmerge koffice, será que sobrou alguma coisa, como fontes ou algum lixo?

Valeu!
Back to top
View user's profile Send private message
leandro
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 08 Dec 2003
Posts: 124
Location: São Paulo, Brazil

PostPosted: Thu Mar 11, 2004 3:11 pm    Post subject: Re: Tamanho da partição, qual o ideal para o Gentoo? Reply with quote

upaf wrote:
Neste final de semana, instalei o Gentoo 2004.0. Esta é a primeira versão do Gentoo que estou usando e estou gostando muito dele.
Bem, para instalá-lo, eu removi algumas tranqueiras do micro e instalei-o numa partição com 5Gb.
Instalei o KDE e agora eu estava tentando instalar o OpenOffice e me deparei com uma mensagem de falta de espaço em disco. :cry:
Bem, sei que com 5G não dá pra fazer milagre, mas qual seria o tamanho recomendável de uma partição para o Gentoo? 16Gb? 32Gb?
Antes de instalar o OpenOffice, eu tinha cerca de 2.5Gb de espaço livre. O OpenOffice ocupa tanto espaço assim?

Aproveitando, instalei o KOffice, mas não gostei dele, então desistalei usando emerge unmerge koffice, será que sobrou alguma coisa, como fontes ou algum lixo?

Valeu!


Enquanto está compilando.. o OpenOffice ocupa muito espaço mesmo. Instale a versao -bin:
Code:
 emerge openoffice-bin


Quanto ao KOffice.. você pode deletar o .tar.bz2 que está no diretório /usr/portage/distfiles , mas lembre-se que você terá que baixá-lo novamente, caso queira instalar outra vez. :)
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Thu Mar 11, 2004 3:26 pm    Post subject: Re: Tamanho da partição, qual o ideal para o Gentoo? Reply with quote

upaf wrote:
Neste final de semana, instalei o Gentoo 2004.0. Esta é a primeira versão do Gentoo que estou usando e estou gostando muito dele.
Bem, para instalá-lo, eu removi algumas tranqueiras do micro e instalei-o numa partição com 5Gb.
Instalei o KDE e agora eu estava tentando instalar o OpenOffice e me deparei com uma mensagem de falta de espaço em disco. :cry:
Bem, sei que com 5G não dá pra fazer milagre, mas qual seria o tamanho recomendável de uma partição para o Gentoo? 16Gb? 32Gb?
Antes de instalar o OpenOffice, eu tinha cerca de 2.5Gb de espaço livre. O OpenOffice ocupa tanto espaço assim?

Aproveitando, instalei o KOffice, mas não gostei dele, então desistalei usando emerge unmerge koffice, será que sobrou alguma coisa, como fontes ou algum lixo?

Valeu!

Bom, realmente 5GB é meio apertado, mas creio que com 10Gb já dá pra brincar sem problemas :) Você também pode usar a otimização -Os que otimiza para um relação tamanho/desempenho. A título de curiosidade aí vai meu df:
Code:
(otavio@phobos ~ )$ df
Filesystem            Size  Used Avail Use% Mounted on
/dev/sdb2             5.6G  3.7G  2.0G  66% /
/dev/sdb3              12G  2.4G  8.8G  21% /usr
/dev/sda1             8.5G  6.6G  2.0G  78% /home
none                   94M     0   94M   0% /dev/shm

_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
upaf
n00b
n00b


Joined: 20 Feb 2004
Posts: 20
Location: Brasil

PostPosted: Thu Mar 11, 2004 4:38 pm    Post subject: Reply with quote

Além de ser novato em Gentoo, também sou novato em Linux... :oops:
Na minha instalação, tenho somente uma partição. Se eu quiser, por exemplo colocar o diretório /usr e outra partição, deveria seguir estes passos:
1-Dar o boot com o LiveCD do Gentoo
2-Criar uma partição nova com o cfdisk
3-Formatar a nova partição
4-Copiar todo o conteúdo de /usr/ para o novo local
5-Alterar o /etc/fstab/ para apontar para a nova partição
6-Dar o boot normalmente no Gentoo

Estes passos estão corretos? Tá faltando alguma coisa?

Valeu!
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Thu Mar 11, 2004 5:44 pm    Post subject: Reply with quote

upaf wrote:
Além de ser novato em Gentoo, também sou novato em Linux... :oops:
Na minha instalação, tenho somente uma partição. Se eu quiser, por exemplo colocar o diretório /usr e outra partição, deveria seguir estes passos:
1-Dar o boot com o LiveCD do Gentoo
2-Criar uma partição nova com o cfdisk
3-Formatar a nova partição
4-Copiar todo o conteúdo de /usr/ para o novo local
5-Alterar o /etc/fstab/ para apontar para a nova partição
6-Dar o boot normalmente no Gentoo

Estes passos estão corretos? Tá faltando alguma coisa?

Valeu!


Cuidado, eu acho que o (c)fdisk vai quebrar a partição e todos os dados devem ser perdidos. Eu acho que o QtParted redimensiona as partições corretamente.

Nesse caso, talvez seja suficiente redimensionar a partição atual com o QtParted, formatar uma partição no espaço livre resultante e então prosseguir.
Back to top
View user's profile Send private message
upaf
n00b
n00b


Joined: 20 Feb 2004
Posts: 20
Location: Brasil

PostPosted: Thu Mar 11, 2004 6:39 pm    Post subject: Reply with quote

[quote="fernandotcl"]
upaf wrote:
Além de ser novato em Gentoo, também sou novato em Linux... :oops:
Na minha instalação, tenho somente uma partição. Se eu quiser, por exemplo colocar o diretório /usr e outra partição, deveria seguir estes passos:
1-Dar o boot com o LiveCD do Gentoo
2-Criar uma partição nova com o cfdisk
3-Formatar a nova partição
4-Copiar todo o conteúdo de /usr/ para o novo local
5-Alterar o /etc/fstab/ para apontar para a nova partição
6-Dar o boot normalmente no Gentoo

Estes passos estão corretos? Tá faltando alguma coisa?

Valeu!


Desculpe, eu esqueci de dar mais detalhes. Na verdade eu vou criar uma partição nova em outro disco em uma área livre, não vou mexer no tamanho de nenhum partição existente...

Obrigado
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Thu Mar 11, 2004 7:22 pm    Post subject: Reply with quote

Eu comecei com 6G e já vou em 10G e continuo a pensar que tenho espaço a menos hehe.


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Thu Mar 11, 2004 7:23 pm    Post subject: Reply with quote

upaf wrote:
Na verdade eu vou criar uma partição nova em outro disco em uma área livre, não vou mexer no tamanho de nenhum partição existente...


Nesse caso não vejo problemas em usar o (c)fdisk. :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
domus-br
Apprentice
Apprentice


Joined: 27 May 2003
Posts: 292
Location: Niterói-RJ,Brasil

PostPosted: Thu Mar 11, 2004 8:01 pm    Post subject: Reply with quote

eu tinha 10GB deu pra brincar tranquilo com gentoo, depois passei a usar o mldonkey vi uma extrema necessidade de usar logo um de 40GB :) mas 10GB é tranquilo mesmo, instala bastante coisa com este espaço
_________________
http://www.mozilla.org.br

"Este site só funciona com browser IE 5 ou superior"
O Mozilla é superior!!
:=:=:=:=:=:
Forumgdh
LinuxBsd
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Fri Mar 12, 2004 1:23 pm    Post subject: Reply with quote

domus-br wrote:
eu tinha 10GB deu pra brincar tranquilo com gentoo, depois passei a usar o mldonkey vi uma extrema necessidade de usar logo um de 40GB :) mas 10GB é tranquilo mesmo, instala bastante coisa com este espaço


Olha alguém que me entende :wink:
Para além disso ainda tenho o Tactical Ops, Quake 3 Arena com bastantes mapas e o Enemy of the Terrotory, q tb me ocupam muito espaço.


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
upaf
n00b
n00b


Joined: 20 Feb 2004
Posts: 20
Location: Brasil

PostPosted: Fri Mar 12, 2004 3:20 pm    Post subject: Reply with quote

To wrote:
domus-br wrote:
eu tinha 10GB deu pra brincar tranquilo com gentoo, depois passei a usar o mldonkey vi uma extrema necessidade de usar logo um de 40GB :) mas 10GB é tranquilo mesmo, instala bastante coisa com este espaço


Olha alguém que me entende :wink:
Para além disso ainda tenho o Tactical Ops, Quake 3 Arena com bastantes mapas e o Enemy of the Terrotory, q tb me ocupam muito espaço.



Sempre tive problemas com espaço em disco, tenho um HD de 40Gb e um de 120Gb, com Gentoo 2004, Mandrake 10 e duas instancias de Windows (nada como ter um ambiente só para testes... :D )
Ontem mesmo estava pensando em trocar o HD de 40 por um maior...

Bem, rodei o procedimento acima na minha máquina, agora dá pra respirar um pouco mais aliviado... Só achei estranho que tive que o KDE passou a não rodar mais com o usuário comum... Recompilei o XFree e o KDE e agora parece que está tudo funcionando...
Back to top
View user's profile Send private message
Gotterdammerung
l33t
l33t


Joined: 11 Feb 2004
Posts: 627
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Fri Mar 12, 2004 5:07 pm    Post subject: Reply with quote

domus-br wrote:
eu tinha 10GB deu pra brincar tranquilo com gentoo, depois passei a usar o mldonkey vi uma extrema necessidade de usar logo um de 40GB :) mas 10GB é tranquilo mesmo, instala bastante coisa com este espaço


a minha partição com o Gentoo tem 10GB, e a medida que eu vou baixando arquivos pelo aMule, eu os movo para um outro file system. em outras palavras, acredito que 10GB para o sistema operacional dá e sobra. já se você quiser encher esse FS de arquivos baixados, melhor colocar um de 120GB. :P
_________________
A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions. - Oliver Wendell Holmes
Back to top
View user's profile Send private message
nafre
Guru
Guru


Joined: 27 Dec 2003
Posts: 388

PostPosted: Fri Mar 12, 2004 5:15 pm    Post subject: Reply with quote

pelo visto so eu aqui tenho pouco espaco 3gb
ocupando apenas 1.7gb
_________________
Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Fri Mar 12, 2004 5:51 pm    Post subject: Reply with quote

Meu HD de 40GB (~37GB, na verdade) tem ~25GB na partição do Windows (são quatro usuários :wink:) e ~11 na do Linux. E eu sinto falta de mais espaço.

Meu sonho de consumo é, na verdade, deixar o Windows com os 40GB e comprar um disco de 200GB SATA expandido até 510GB como o do Slashdot. :D
Back to top
View user's profile Send private message
bohlke
n00b
n00b


Joined: 29 Mar 2003
Posts: 10
Location: Porto Alegre - Brazil

PostPosted: Tue Mar 16, 2004 1:37 am    Post subject: Reply with quote

existe uma maxima q eu respeito muito:

"espaço em disco e memória nunca são suficientes"
:wink:

por isso, minha receita basica, principalmente para servidores é o seguinte:

começe com uma partição (ou varias, mas que somando nao passe) de 5Gb e deixe o resto do disco "escondido" (nao particionado e muito menos formatado/montado), senao os usuarios logo perceberao que existe espaco de sobra... com o tempo vc vai regulando a torneirinha e liberando espaco em disco lentamente... senao vira abuso ;-)

nao esqueca de guardar pelo menos outros 5 gigas permanentemente para o caso de qlq emergencia :-)
Back to top
View user's profile Send private message
lmpinto
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 12 Feb 2003
Posts: 94
Location: somewhere near a computer and a beer.

PostPosted: Tue Mar 16, 2004 6:10 pm    Post subject: Reply with quote

bohlke wrote:
existe uma maxima q eu respeito muito:

"espaço em disco e memória nunca são suficientes"
:wink:

por isso, minha receita basica, principalmente para servidores é o seguinte:

começe com uma partição (ou varias, mas que somando nao passe) de 5Gb e deixe o resto do disco "escondido" (nao particionado e muito menos formatado/montado), senao os usuarios logo perceberao que existe espaco de sobra... com o tempo vc vai regulando a torneirinha e liberando espaco em disco lentamente... senao vira abuso ;-)

nao esqueca de guardar pelo menos outros 5 gigas permanentemente para o caso de qlq emergencia :-)


Isso é um bocado abusivo. Há maneiras muito mais normais de fazer as coisas. Já ouviste falar de uma coisa chamada quota de disco?
Back to top
View user's profile Send private message
panic
n00b
n00b


Joined: 24 Feb 2004
Posts: 6
Location: Sintra, Portugal

PostPosted: Wed Mar 17, 2004 10:02 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tenho assim as partições...

Code:
panic@timon panic $ df -m
Filesystem           1M-blocks      Used Available Use% Mounted on
/dev/hda5                 9621      2856      6277  32% /
/dev/hda5                 9621      2856      6277  32% /
/dev/hda6                27387        91     25906   1% /home
/dev/hdb1                 8190      5208      2982  64% /mnt/media
none                       252         0       252   0% /dev/shm
panic@timon panic $ free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:           502        276        225          0         17        110
-/+ buffers/cache:        149        353
Swap:          494          0        494

O /etc/fstab
Code:

/dev/hda1               /boot           ext2            noauto,noatime          1 3
/dev/hda5               /               ext3            noatime                 0 1
/dev/hda2               none            swap            sw                      0 0
/dev/cdroms/cdrom0      /mnt/cdrom      iso9660         noauto,ro,user          0 0
/dev/hda6               /home           ext3            noatime                 0 2
/dev/hdb1               /mnt/media      auto            noatime                 0 4
none                    /proc           proc            defaults


Tenho o Gnome e o Openoffice todos instalados da source. Ah e não tive qualquer problema de espaço durante a instalação... também com o tamanho atribuido, nao seria de esperar outra coisa :P
_________________
I choose freedom, i choose GNU/Linux!
¯¯¯¯¯¯¯
panic
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum