Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
gentoo instalando binários
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
AllissonAzevedo
n00b
n00b


Joined: 21 Nov 2003
Posts: 13

PostPosted: Fri Mar 05, 2004 10:48 pm    Post subject: gentoo instalando binários Reply with quote

Saudações gentooistas,

Eu andei procurando um site para servir como PORTAGE_BINHOST do make.conf e achei esse aqui http://gentoo.phaseburn.net/, achei bastante interessante, acho que poderiamos tentar seguir o exemplo e criar um projeto para um servidor de binários pro gentoo.

Poderiamos discutir um make.conf padrão para quem quiser criar e usar os pacotes como o cara do site fez. Eu mesmo poderia ficar com a tarefa de criar os pacotes do Xfree (muito fácil usando o FEATURES="buildpkg" no make.conf) e dar o upload para o servidor, assim eu ficaria responsável pelo Xfree, sempre atualizando os binários quando saissem novas versões.

Minha lista inicial de pacotes que deveriam estar no tal servidor:

Xfree;
Gnome;
Kde;
Mozilla;
Firefox;
Thunderbird;
Openoffice;

Bom é isso, oq vcs acham?
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sat Mar 06, 2004 12:16 am    Post subject: Reply with quote

Excelente iniciativa. Eu gosto muito da idéia de um repositório de pacotes binários.

Mas parece que os servidores oficiais vão começar a ter pacotes binários também. Em cada mirror de distfiles do Gentoo existe uma pasta chamada "grp", que supostamente conterá, num futuro próximo, pacotes pré-compilados. Mas isso é só uma opnião minha que construí com base em declarações de algumas pessoas dos outros fórums Gentoo.

E eu apreciaria muito um comentário de um desenvolvedor sobre o assunto. Já perguntei nos fórums internacionais e até o momento não obtive respostas.

De qualquer forma é uma excelente iniciativa, e que deve ser estudada cuidadosamente. Mesmo se esses pacotes binários forem disponibilizados para o Gentoo 2004.0, ainda existe um tipo de servidor que ainda não foi criado. O servidor de patches binários. É mais simples que o de patches de código fonte (o Deltup), mas ainda não foi criado.
Back to top
View user's profile Send private message
AllissonAzevedo
n00b
n00b


Joined: 21 Nov 2003
Posts: 13

PostPosted: Sat Mar 06, 2004 12:36 am    Post subject: Reply with quote

Eu também notei isso nos mirros, todos tem um diretório grp na raiz, espero que saia finalmente um repositório de pacotes binários para o gentoo.

Vamos esperar para ver.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sat Mar 06, 2004 12:42 am    Post subject: Reply with quote

Eu reparei em outras duas coisas no link que você passou.

Os pacotes são compilados para a arquitetura i686, o que significa que usuários de Pentium (1) não serão beneficiados?

E também, eu acho que mais uma flag C poderia ser colocada, a "fomit-frame-pointer", já que, na maioria dos casos, não estamos fazendo debug.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sat Mar 06, 2004 12:48 am    Post subject: Reply with quote

Achei mais um servidor de pacotes binários, o Chinstrap.

EDIT:

O interessante desse sistema é que ele vem com duas arquiteturas: x86 (compilada como i486) e i686.

Também vem com a C flag "fomit-frame-pointer" habilitada, e também com a flag "fstack-protector", que também parece ser bem útil.
Back to top
View user's profile Send private message
AllissonAzevedo
n00b
n00b


Joined: 21 Nov 2003
Posts: 13

PostPosted: Sat Mar 06, 2004 1:21 am    Post subject: Reply with quote

Caramba esse Chinstrap é bem atualizado e tem muita coisa por lá, amanha vou dar uma instalar o gentoo 2004.0 e testar esse repositório :D
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sat Mar 06, 2004 1:23 am    Post subject: Reply with quote

AllissonAzevedo wrote:
Caramba esse Chinstrap é bem atualizado e tem muita coisa por lá, amanha vou dar uma instalar o gentoo 2004.0 e testar esse repositório :D


É bom saber que eu não sou o único que está esperando os pacotes binários para começar uma instalação do zero :D
Back to top
View user's profile Send private message
nafre
Guru
Guru


Joined: 27 Dec 2003
Posts: 388

PostPosted: Sat Mar 06, 2004 1:54 am    Post subject: Reply with quote

Vcs realmente preferem pacotes binarios, quais sao os prós, de se usar binários compilados em outras maquinas!
_________________
Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sat Mar 06, 2004 4:07 am    Post subject: Reply with quote

nafre wrote:
Vcs realmente preferem pacotes binarios, quais sao os prós, de se usar binários compilados em outras maquinas!


Eu prefiro binários porque não tenho paciência de compilar. Compilados já bastam os meus programas. :D

Como o NatuNobilis destacou em outro fórum, muitas vezes as optimizações não conferem aos programas maior agilidade. Parece existir muito hype em cima disso, mas não é grande a diferença nos casos em que ela existe.

Mas existe a opção de compilar alguns pacotes e instalar outros como binários. É o que eu gostaria de fazer. X, Gnome, GCC e companhia e outros pesos pesados são instalados como binários, e aplicações multimídia que usam instruções multimídia (mmx, sse, sse2, 3dnow) são compiladas com suporte à elas.

Outra vantagem é que pacotes binários podem já vir com prelinking, facilitando e muito nossa vida. :D

EDIT:

Esqueci de citar o número de usuários Debian migrando para o Gentoo. :D
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Mar 16, 2004 5:01 pm    Post subject: Reply with quote

Acabei de ver na GWN que o Gentoo 2004.1 terá repositórios de pacotes binários. Está no TODO.

Pena que só será lançado em abril, o que me obriga a utilizar o Slack por um tempo... :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum