Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Tempo de compilação
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
JoaoP-Vieira
n00b
n00b


Joined: 27 Aug 2021
Posts: 1

PostPosted: Fri Aug 27, 2021 3:47 pm    Post subject: Tempo de compilação Reply with quote

Atualmente uso Arch linux mas estou penssando em ultilizar o Gentoo para aprender mais sobre Linux.
Mas o que mais me deixa preucupado é o tempo de compilação, vi relatos de pessoas que demoraram
quase um dia inteiro com uma maquina boa para compilar todo o sistema. E em casa não é apenas eu
que usa o computador. Sei que não tem como saber com certeza quanto tempo levaria para compilar
tudo, mas será que alguém ai poderia me dar uma ideia de quanto tempo levaria só para compilar o
basico do Gentoo?

Minha configuração:

i5 9400F
8GB DDR4
SSD de 120GB
Back to top
View user's profile Send private message
WesleyL
n00b
n00b


Joined: 18 Oct 2021
Posts: 7
Location: São Paulo, Brazil

PostPosted: Sat Oct 23, 2021 4:34 am    Post subject: Reply with quote

Para falar a verdade os tempos de compilações não são tão demorados, ainda mais em hardware moderno. A maioria dos programas levam poucos segundos ou minutos para compilar, com excessão de alguns nomes como Chromium, Rust, Firefox, gcc, qtwebengine, webkit-gtk, etc. Configurar o seu make.conf de maneira efetiva vai reduzir muito os tempos de compilações. Quanto ao tempo necessário para uma instalação inicial não se preocupe, você pode fazer em etapas, basta você montar a partição onde pretende instalar o Gentoo e fazer um chroot, depois disso é só continuar de onde parou.
Back to top
View user's profile Send private message
matheus1760
n00b
n00b


Joined: 19 Jan 2022
Posts: 1
Location: Brasil

PostPosted: Thu Jan 20, 2022 1:29 pm    Post subject: Reply with quote

Tenho um notebook com um processador uma geração mais antiga do que a sua configuração e é realmente como o pequeno sapo falou, poucos programas realmente demoram pra compilar. O firefox demorou, no meu caso.Também é importantíssimo ler a wiki, acho melhor do que assistindo algum vídeo, e saber configurar o MAKEOPTS e o EMERGE_DEFAULT_OPTS para compilar em paralelo (mais de um e-build ao mesmo tempo.
_________________
"Freedom can be preserved only if it is treated as a supreme principle wich must not be sacrified for particular advantages."
-Friedrich Hayek
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum