Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
X Server do freedesktop.org
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jan 26, 2004 9:13 pm    Post subject: X Server do freedesktop.org Reply with quote

Um recente tópico me fez procurar por informações do X Server do freedesktop.org. :D

Alguém sabe o que mudou (fora as novas extensões como a de transparência)? Eu li alguma coisa sobre ele mas não entendi. Pelo que eu percebi, é algo totalmente novo, mas não sei dizer se houveram modificações estruturais. Quer dizer, mudou a implementação, a interface ou ambos? Se os WM atuais funcionam com ele, ele mudou a interface e manteve compatibilidade reversa ou não mudou a interface?
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Jan 27, 2004 12:18 am    Post subject: Reply with quote

Vocês já testaram o novo X Server? É meio complicado de instalar, mas vale a pena.

Ele é muito mais rápido de compilar do que o XFree. Ele parece ser mais rápido que o XFree também, apesar de tantos recursos gráficos. Assim que eu me ajeitar melhor nele eu mando um screenshot para a GentooBR :D.

Ele tem muitos bugs, mesmo porque é uma versão pré-alpha. Eu estava escrevendo esse post no Firebird com ele, mas de repente tudo fechou :(.

Eu deixei um terminal aberto, como manda a instalação padrão, e via ele reportar muitos erros. Parece que depois de um certo tempo, esses erros fizeram ele "quebrar" de vez. Vou mandar esses erros para um log e ver depois.

Vou também fazer alguns testes com scripts e comparar o gasto de memória dele com o do XFree, depois eu posto aqui.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Jan 27, 2004 2:33 am    Post subject: Reply with quote

O X Server é mais estável do que eu pensava. É bastante instável, mas é "utilizável". :D

E também ocupa muito menos memória: Enquanto o XFree usa 17,4mB, o X Server usou impressionantes 3,56! Somando com o Composite, o programa responsável pelos items externos ao X, como as bordas sombreadas, o X Server gasta menos de 10mB.

Se alguém precisar de ajuda, eu posto os passos que segui para instalar.
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Tue Jan 27, 2004 3:32 am    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
O X Server é mais estável do que eu pensava. É bastante instável, mas é "utilizável". :D

E também ocupa muito menos memória: Enquanto o XFree usa 17,4mB, o X Server usou impressionantes 3,56! Somando com o Composite, o programa responsável pelos items externos ao X, como as bordas sombreadas, o X Server gasta menos de 10mB.

Se alguém precisar de ajuda, eu posto os passos que segui para instalar.

3,56 Mb???? Só isso? Meu Deus ... eu preciso testar essa coisa! heheheheh Você instalou ele diretamente a partir dos fontes ou de algum ebuild?
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Jan 27, 2004 3:56 am    Post subject: Reply with quote

AngusYoung wrote:
3,56 Mb???? Só isso? Meu Deus ... eu preciso testar essa coisa! heheheheh Você instalou ele diretamente a partir dos fontes ou de algum ebuild?


À partir de ebuild.

É só copiar os arquivos pra pasta para a pasta do portage, setar a flag "composite" no make.conf e aí:

Code:
# emerge xserver-freedesktop
# emerge xcompmgr


Então, é só misturar o que se acha no fórum com as instruções do site oficial.

Se precisar de ajuda na hora de executar, eu te passo o meu startxkd (o startx do X Server :D).

Nota: Mandei screenshot pra screenshots@gentoobr.org :)
Back to top
View user's profile Send private message
nafre
Guru
Guru


Joined: 27 Dec 2003
Posts: 388

PostPosted: Tue Jan 27, 2004 1:36 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
O X Server é mais estável do que eu pensava. É bastante instável, mas é "utilizável". :D

E também ocupa muito menos memória: Enquanto o XFree usa 17,4mB, o X Server usou impressionantes 3,56! Somando com o Composite, o programa responsável pelos items externos ao X, como as bordas sombreadas, o X Server gasta menos de 10mB.

Se alguém precisar de ajuda, eu posto os passos que segui para instalar.


Olhem os screenshots, não gostei muito.

ele é instável ou estável :?: ?
_________________
Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Jan 27, 2004 2:17 pm    Post subject: Reply with quote

nafre wrote:
fernandotcl wrote:
O X Server é mais estável do que eu pensava. É bastante instável, mas é "utilizável". :D

E também ocupa muito menos memória: Enquanto o XFree usa 17,4mB, o X Server usou impressionantes 3,56! Somando com o Composite, o programa responsável pelos items externos ao X, como as bordas sombreadas, o X Server gasta menos de 10mB.

Se alguém precisar de ajuda, eu posto os passos que segui para instalar.


Olhem os screenshots, não gostei muito.

ele é instável ou estável :?: ?


Instável, mas menos instável do que dizem :D.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Jan 28, 2004 6:57 pm    Post subject: Reply with quote

Eu fiz um script para executar o Openbox com as extensões ativadas, e deixar uma janela de log menor:

Code:
#!/bin/bash

server="Xfbdev"
screen=":0 -screen 1024x768x32 -dpi 96"
mouse="-mouse /dev/psaux,5"

xterm="xterm -display :0 -geometry 80x10 -T X_Server_Log_Window -e xcompmgr&openbox"

exec $server $screen $mouse & xterm


[EDIT] Para fechar o X quando a janela de log é fechada (ou saindo do Openbox), basta adicionar a seguinte linha no final do script:

Code:
killall $server
[/EDIT]
Back to top
View user's profile Send private message
Kobal
Guru
Guru


Joined: 12 Feb 2004
Posts: 323
Location: Brasil / Brazil / Brésil / Brasilien / el Brasil

PostPosted: Sun Jun 13, 2004 3:29 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl , explica melhor ae quebrei a cabeça tentando instalar isso :D
Back to top
View user's profile Send private message
dafaca
n00b
n00b


Joined: 05 Apr 2004
Posts: 53
Location: São Paulo, BR

PostPosted: Mon Jun 14, 2004 12:05 am    Post subject: Reply with quote

O xserver é um projeto criado por Keith Packard, ex-membro desenvolvedor do Xfree.
O xserver, antigamente chamado Kdrive, é uma implementação das especificações descrita pela fundação XOrg com alguns recursos adicionais, mas não chega a ser um projeto "inovador".
O maior problema do xserver é, e continuará sendo por um bom tempo, suporte a aceleração via hardware gráfico, diferente do Xfree e do seu fork, o XOrg (não a fundação), que já possuem tal aceleração. O xserver está tendo dificuldades neste ponto porque os fabricantes das muitas placas graficas atuais não liberam as especificações técnicas do seus produtos, e para o xserver usar os drivers do Xfree não é simples, apesar de haver um esforço dos desenvolvedores.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jun 14, 2004 12:31 am    Post subject: Reply with quote

Kobal wrote:
fernandotcl , explica melhor ae quebrei a cabeça tentando instalar isso :D


Eu instalava de um jeito, depois eu vi o AngusYoung num comentário explicando outro, que eu achei muito melhor. Eu não sei se lembro direito, mas posso tentar:

1) Baixe o ebuild do último snapshot aqui, se chama overlay-freedesktop-yyyymmdd-1.tar.bz2.

2) Extraia para um diretório, por exemplo, "tar -xjf <arquivo> -C ~/home/portage".

3) Coloque PORTAGE_OVERLAY=<diretório> no make.conf, para onde você extraiu o ebuild.

4) Depois, eu acho que tem que emergir ele como ~x86, com o ACCEPT_KEYWORDS ou colocando ele no packages.keywords.

Pra fazer ele rodar é outra história. Eu não tenho certeza das instruções, nem estou com o Gentoo instalado, mas não deve fugir muito disso. Boa sorte, depois manda umas shots pra GentooBR. :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
Kobal
Guru
Guru


Joined: 12 Feb 2004
Posts: 323
Location: Brasil / Brazil / Brésil / Brasilien / el Brasil

PostPosted: Mon Jun 14, 2004 2:34 am    Post subject: Reply with quote

Vamo tenta, mais o server onde ta o ebuild parace esta fora do ar :?
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jun 14, 2004 5:44 pm    Post subject: Reply with quote

Kobal wrote:
o server onde ta o ebuild parace esta fora do ar :?


Aqui está abrindo normalmente. Até chequei o link. Você diz o server que está o ebuild ou o server de onde o ebuild tenta baixar?
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum