Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Não consigo terminar minha instalação
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Goto page Previous  1, 2  
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Fri Jan 23, 2004 1:57 pm    Post subject: Reply with quote

SwatsNeguer wrote:
so mais uma pergunta o gentoo é baseado em alguma distro?


Não, o Gentoo foi criado do zero, por Daniel Robbins. É por isso que ele é tão diferente.

SwatsNeguer wrote:
onde consigo uma apostila basica do sistema, de preferencia em portugues?


No Site Oficial tem uma seção chamada Gentoo Installation Handbook Instructions.

Infelizmente, ainda estamos traduzindo os manuais de instalação. Tem um guia em português em www.gentoobr.org, e uma tradução em WIP em doc.gentoobr.org.
Back to top
View user's profile Send private message
nafre
Guru
Guru


Joined: 27 Dec 2003
Posts: 388

PostPosted: Fri Jan 23, 2004 2:36 pm    Post subject: Reply with quote

Uma coisa que acho supreendete no Gentoo é essa dualidade.
Uma distro nova mais com tanto diferencial que já vez sucesso!

Diferente de outras distro o Gentoo por ser nova dá para usuário perceber as mudanças. Em outras distro fica díficil ver isto.

Minha primeira instalação foi pelo guia do AngusYoung que está no www.gentoobr.org e posso garantir que não tive nenhum problema.

DICA: Se nunca tiver compilado um kernel antes use o genkernel, para evitar o famoso kernel panic durante a instalação!
_________________
Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
SwatsNeguer
n00b
n00b


Joined: 21 Jan 2004
Posts: 15

PostPosted: Mon Jan 26, 2004 2:04 pm    Post subject: Reply with quote

pessoal, beleza to conseguindo fazer a instalação, so que não optimizei o gcc acho que por isso deu certo.

mas blz, agora tenho umas duvidas, o processo de atualização, tem como utilizar um cd invez de baixar os arquivos da internet?

por exemplo se eu tenho o 2º cd como faço para ele dar o emerge no cd e não na internet?

ah se eu paraa a atualização posso continuar outra hora.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jan 26, 2004 2:16 pm    Post subject: Reply with quote

SwatsNeguer wrote:
mas blz, agora tenho umas duvidas, o processo de atualização, tem como utilizar um cd invez de baixar os arquivos da internet?

por exemplo se eu tenho o 2º cd como faço para ele dar o emerge no cd e não na internet?


Insira o cd no drive, monte ele, certifique-se que a variável $PKGDIR aponta para o lugar certo (/mnt/cdrom/distfiles, eu acho), e use o comando "emerge -K <pacote>".

Code:
mount /dev/cdrom
echo $PKGDIR
export PKGDIR=/dev/cdrom/distfiles // somente se a variável não estiver certa
emerge -K <pacote>


O que eu realmente aconselho nesse caso é não usar o cd 2, e sim gravar um cd com um snapshot dos distfiles (que são constantemente atualizados) baixado dos mirrors, e extrair o arquivo para /usr/portage/distfiles.

Mas mesmo este arquivo não é tão atualizado assim.

SwatsNeguer wrote:
ah se eu paraa a atualização posso continuar outra hora.


Pode, tranqüilo. O Portage é um grande script, ele usa o wget pra baixar os arquivos e suporta "resumo". O gcc, o compilador, só compila os arquivos novos, acredito que não recompile o que já foi compilado.
Back to top
View user's profile Send private message
SwatsNeguer
n00b
n00b


Joined: 21 Jan 2004
Posts: 15

PostPosted: Mon Jan 26, 2004 3:28 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
O que eu realmente aconselho nesse caso é não usar o cd 2, e sim gravar um cd com um snapshot dos distfiles (que são constantemente atualizados) baixado dos mirrors, e extrair o arquivo para /usr/portage/distfiles.
Mas mesmo este arquivo não é tão atualizado assim.


Sou novato no gentoo, me explique melhor como funciona este snapshot por favor.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jan 26, 2004 3:48 pm    Post subject: Reply with quote

SwatsNeguer wrote:
fernandotcl wrote:
O que eu realmente aconselho nesse caso é não usar o cd 2, e sim gravar um cd com um snapshot dos distfiles (que são constantemente atualizados) baixado dos mirrors, e extrair o arquivo para /usr/portage/distfiles.
Mas mesmo este arquivo não é tão atualizado assim.


Sou novato no gentoo, me explique melhor como funciona este snapshot por favor.


É o seguinte. No cd de instalação, você descompacta dois arquivos logo no começo. Eles são o snapshot do Portage e dos distfiles.

Snapshot é um conjunto de arquivos que foi pego do CVS, sistema para manutenção de arquivos, usado pelo Gentoo para manter, entre outras coisas, os distfiles e o Portage. Cada vez que um pacote é atualizado, os desenvolvedores colocam no CVS novas versões do pacote. Assim é feito com todos os pacotes. De tempos em tempos, é tirada uma cópia de todos os distfiles e arquivos do Portage do CVS e colocada nos mirrors do Gentoo e nas isos dos cds. É uma maneira de deixar os mirrors e cds atualizados. Observe que os cds não são atualizados com frequëncia (na verdade não sei se são atualizados).

O snapshot do Portage não é nada mais do que uma versão do Portage que foi pega ao acaso, colocada nas isos dos cds e nos mirrors do Gentoo. Os distfiles são uma cópia dos arquivos de um diretório de um servidor como esse: http://gentoo.oregonstate.edu/distfiles/. Os distfiles são os arquivos que o Portage usa pra instalar, ou seja, os códigos fonte e os seus possíveis patches.

Quando você descompacta o snapshot do Portage, você o instala. Depois você descompacta os distfiles para que o Portage instale por você.

O que você pode fazer é baixar todos os distfiles (ou os de interesse e suas dependências) e um snapshot do Portage, que virá sincronizado com esses distfiles. Grave em um cd, e você terá um cd de instalação atualizado.

Baixar os distfiles é relativamente complicado. Eu aconselho fazer um script com o wget. Se você for tentar isso, eu explico melhor.

[EDIT]Pensando bem, os distfiles todos não devem caber em 1 cd. Quem sabe em uns 4...[/EDIT]
Back to top
View user's profile Send private message
SwatsNeguer
n00b
n00b


Joined: 21 Jan 2004
Posts: 15

PostPosted: Mon Jan 26, 2004 4:14 pm    Post subject: Reply with quote

é dai fica complicado 4 cds..., mas é uma opção para quem tem acesso de baixa velocidade, esse script seria muito complicado para fazer,
o snapshot é como se fosse uma listagem dos arquivos que estão dentro do distfiles?
por exemplo se eu quiser fazer 2 cds uma para desktop e outros para servidor, eu baixaria os arquivos, por exemplo, alsa, modulos para placas 3d, um gerenciador de janelas, etc. Esses pacotes estariam relacionados em um arquivo chamado de snapshot?

(desculpe minha ignorancia já percebi o que é o snaoshot, mas como faço para criar um snapshot)
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jan 26, 2004 4:30 pm    Post subject: Reply with quote

SwatsNeguer wrote:
é dai fica complicado 4 cds..., mas é uma opção para quem tem acesso de baixa velocidade, esse script seria muito complicado para fazer,


Acho que não seria tão complicado o script, mas ia demorar muito baixar todos os arquivos...


SwatsNeguer wrote:
o snapshot é como se fosse uma listagem dos arquivos que estão dentro do distfiles?


Não, snapshot é uma cópia dos arquivos, e não só uma lista.


SwatsNeguer wrote:
por exemplo se eu quiser fazer 2 cds uma para desktop e outros para servidor, eu baixaria os arquivos, por exemplo, alsa, modulos para placas 3d, um gerenciador de janelas, etc. Esses pacotes estariam relacionados em um arquivo chamado de snapshot?


Snapshot designa "arquivos que em determinado momento foram baixados do servidor". É como se congelassem o servidor, tirassem uma cópia (e não uma lista) e voltassem o servidor ao normal.

O que você está confundindo (não o culpo, é complicado mesmo) é a árvore do Portage com uma espécie de index:

1) O Portage mantém uma árvore de pacotes e dependências. É um conjunto de arquivos no diretório do portage, que basicamente se resumem aos ebuilds e os checksums:

1-1) Ebuilds são arquivos que dizem como os pacotes devem ser compilados, instalados e desinstalados. Cada versão de pacote tem seu próprio ebuild.

1-2) Checksums são arquivos que comprovam a vericidade de outros, são como identidades digitais, servem para avaliar a integridade de um arquivo. Cada versão de pacote tem um também.

2) Quando você faz um "emerge sync", novos ebuilds com seus checksums são baixados, ou seja, a árvore é atualizada.

3) O snapshot do Portage é importante ser baixado (estará atualizado, digamos com um "emerge sync" embutido :D), já que o acesso à internet não estaria disponível. Dessa forma, garantimos que a árvore do Portage (ebuilds + checksums + outros menos importantes) esteja atualizada, ou seja, que o Portage sabe compilar, instalar e desinstalar os pacotes atuais.

4) Um snapshot dos distfiles seria uma coletânea de pacotes de um dos servidores, para o Portage instalar.

[EDIT]Um snapshot é só a cópia dos arquivos, basta baixar os arquivos e fazer um .tar.gz. É importante que todos (incluíndo o Portage) sejam baixados em um período relativamente curto de tempo, para que não haja diferença entre os pacotes que foram baixados e os que o Portage sabe instalar. É isso mesmo que você quer fazer?[/EDIT]
Back to top
View user's profile Send private message
SwatsNeguer
n00b
n00b


Joined: 21 Jan 2004
Posts: 15

PostPosted: Mon Jan 26, 2004 4:52 pm    Post subject: Reply with quote

agora to entendendo como funciona, baixei um snapshot aqui no escritório e extrai ele.
caso eu grave este snaoshot que baixei em cd, quando chegar em minha casa o que devo fazer para instala-lo em minha maquina.
e fazendo isso seria necessário acessar a internet para baixar outro pacotes.

ps.: o snapshot que baixei foi o portage-20040125.tar que percebi ter sido criado em 25/01/2004.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jan 26, 2004 5:08 pm    Post subject: Reply with quote

SwatsNeguer wrote:
agora to entendendo como funciona, baixei um snapshot aqui no escritório e extrai ele.
caso eu grave este snaoshot que baixei em cd, quando chegar em minha casa o que devo fazer para instala-lo em minha maquina.
e fazendo isso seria necessário acessar a internet para baixar outro pacotes.

ps.: o snapshot que baixei foi o portage-20040125.tar que percebi ter sido criado em 25/01/2004.


Grave ele (compactado ainda) num cd. Grave numa pasta chamada "distfiles" no cd, os pacotes que você quer instalar (e suas dependências). Chegando em casa, extraia o snapshot do portage para "/mnt/gentoo/usr", usando o comando:

Code:
# tar xvjf /mnt/cdrom/portage-*.tar.bz2 -C /usr


Copie os distfiles para /usr/portage/distfiles:

Code:
# cp -f /mnt/cdrom/distfiles/* /usr/portage/distfiles/


Use "emerge <pacote>" e cruze os dedos pra funcionar :D. Não é garantido que funcione. Na teoria tá tudo certo, mas essas coisas precisam ser feitas com muita atenção (e um pouco de sorte também). Eu esperaria mais alguém se pronunciar à respeito, só pra ver se tá tudo certo, antes de tentar.

Não se esqueça das dependências. Faça um teste pequeno, um pacote pequeno, por exemplo, o pacote chamado "wtf", que não tem dependências, pra ver se dá certo.

Eu realmente não aconselho essa tática. Eu, com o ADSL, faço "emerge sync" e "emerge -uD world" todos os dias, você teria que gastar um bom tempo caçando dependências pelo menos uma vez por semana. Com Gentoo ADSL é quase indispensável.
Back to top
View user's profile Send private message
SwatsNeguer
n00b
n00b


Joined: 21 Jan 2004
Posts: 15

PostPosted: Mon Jan 26, 2004 5:14 pm    Post subject: Reply with quote

lá em casa tem adsl so que em outro micro que fica longe do que estou tentando instalar vou tentar levalo ate o router e fazer o convencional mesmo
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Goto page Previous  1, 2
Page 2 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum