Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Manual do gentoo em portugues
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
novatterra
n00b
n00b


Joined: 29 Jul 2010
Posts: 16

PostPosted: Fri Mar 15, 2013 9:38 pm    Post subject: Manual do gentoo em portugues Reply with quote

Olá pessoal, tudo bem?
Saudações à galera Gentooniana,

Galera,
seguinte

resolvi traduzir o handbook, como eu já leio na net que a muito tempo não tem atualização do handbook pro portugues, descobri uma versão do handbook que segundo o site (gentoo wiki) tinha sua ultima atualização datada de 23 de fevereiro de 2013, sendo assim, cheguei a conclusão que o handbook em inglês está atualizadíssimo, então decidi colocà-lo a disposição do povo brazuca e nossos considerados portugas. aqui entra minhas dúvidas:

1. Vcs acham que eu estou perdendo meu tempo ou realmente esse trabalho pode ser interessante? Por que?
2. Como posso fazer pra disponibilizar o material já traduzido pro pessoal, (visto que não tenho site, blog ou qualquer coisa do gênero)?
3. Seria melhor eu ir disponibilizando a medida que vou traduzindo ou traduzir tudo primeiro e depois postar em algum lugar?

depois que eu terminar eu penso em traduzir tb uns artigos bem interessantes que eu encontrei no Gentoo Wiki,
por favor pessoal, comentem, critiquem, sugiram, enfim, sou aberto aos comentários de vcs.

grd abraço.

Sandro Souza (Slacker convertido Gentoo)
Back to top
View user's profile Send private message
tomk
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 23 Sep 2003
Posts: 7221
Location: Sat in front of my computer

PostPosted: Sat Mar 16, 2013 9:28 am    Post subject: Reply with quote

Moved from Documentation, Tips & Tricks to Portuguese.
_________________
Search | Read | Answer | Report | Strip
Back to top
View user's profile Send private message
novatterra
n00b
n00b


Joined: 29 Jul 2010
Posts: 16

PostPosted: Mon Mar 18, 2013 12:52 pm    Post subject: Reply with quote

Poxa, será que alguém poderia pelo menos me responder se vale a pena traduzir o handbook? se eu estiver fazendo algo que não é de interesse de ninguém então estou perdendo meu tempo! 54 pessoas viram o comentário e ninguém falou nada!
Back to top
View user's profile Send private message
njsg
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 17 Dec 2005
Posts: 88

PostPosted: Sun Apr 21, 2013 9:15 am    Post subject: Reply with quote

O projecto de documentacão há-de te poder ajudar melhor.

Se vale a pena? Sim, vai ser útil para quem precise de instrucões em português. O melhor é falares com alguém do projecto de documentacão

http://www.gentoo.org/proj/en/gdp/international.xml

uma mailing list e um canal de IRC na freenode (#gentoo-doc). Se tiveres tempo para esperar (várias horas, não vá as pessoas não estarem à frente do computador), pergunta lá. Caso contrário, manda um mail para a mailing list.

Não fiques desmotivado por não teres recebido nenhum comentário. É possível que haja muita gente que não venha aos fóruns. Aliás, acho que ainda não tinha vindo aqui em 2013!
Back to top
View user's profile Send private message
RicKen
n00b
n00b


Joined: 17 Jun 2013
Posts: 3

PostPosted: Mon Jun 17, 2013 11:13 pm    Post subject: Reply with quote

Para mim seria útil com certeza. Embora possa cair na teoria do Tostines (tem pouca tradução porque tem poucos usuários ou tem poucos usuários porque tem pouca documentação), eu acredito que se tivesse mais documentações em português mais gente usaria o Gentoo.
Back to top
View user's profile Send private message
miltinho
n00b
n00b


Joined: 09 Aug 2012
Posts: 8
Location: Ibaiti - Paraná - Brasil

PostPosted: Mon Jul 08, 2013 2:48 pm    Post subject: Reply with quote

Também queria embarcar nessa, até andei traduzindo várias páginas, mas ao ver a quantidade total, chega até a desanimar, eu até digito bem, so que textos muito longos cansam e tiram um pouco do prazer da tradução, eu também não tenho nenhuma forma de disponibilizar na internet o resultado, e eu acabo esquecendo de dar continuidade e ele fica perdido num mar de outros arquivos de tantos outros projetos meus.

Depois de fazer todo o processo de instalação do gentoo, eu percebo que é muito fácil instalar ele, a tal ponto que pensei até mesmo em criar um script para facilitar o processo de instalação, e fazer todo o processo de configuração e usando alguma interface amigável, mesmo que em modo console.
_________________
São 4 tipos de usuários de computador, escravos, piratas, desbravadores e colonos
Back to top
View user's profile Send private message
njsg
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 17 Dec 2005
Posts: 88

PostPosted: Mon Jul 08, 2013 7:13 pm    Post subject: Reply with quote

Deixem alguma nota na mailing list ou no IRC a perguntar se há mais interessados. Pode ser que haja gente suficiente para comecar alguma coisa.

É um trabalho grande e pesado, mas com várias pessoas já dá para cada um fazer um bocado.

(Eu pessoalmente não tenho tempo, e também dou-me bem com o inglês, pelo que acabo a usar tudo directamente no inglês.)

Penso que havia também um canal #gentoo-br na freenode?
Back to top
View user's profile Send private message
mouni
n00b
n00b


Joined: 21 Jan 2012
Posts: 7
Location: A place called: Earth.

PostPosted: Sat Oct 05, 2013 7:24 pm    Post subject: Reply with quote

Creio que é uma grande iniciativa. Tenho colegas meus que não usam Gentoo Linux por não terem manuais em Pt-pt/br.

Esse tipo de coisas exige sempre um grande esforço, onde acredito que seja depois recompensado.
_________________
Luke: I don't, I don't believe it.
Yoda: That is why you fail.
- Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back (1980)
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum