Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Guia de Instalação em Português do Gentoo Linux
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Goto page Previous  1, 2  
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Tue Aug 08, 2006 10:49 pm    Post subject: Reply with quote

the door wrote:
ESSE TUTORIAL SERVE PRO GENTOO 2006? :(


Eu recomendo usar o Gentoo Handbook. A menos que você já tenha uma certa experiência com o Gentoo. (É que esse tutorial foi escrito a um bom tempo atrás, então é possível que algumas coisas estejam desatualizadas).
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
sergio3010
n00b
n00b


Joined: 09 Jul 2006
Posts: 11

PostPosted: Mon Sep 04, 2006 8:50 pm    Post subject: Reply with quote

<teclado mal configurado, ainda nao consegui acentos>
Que serve ate serve, mas voce tem que prestar atencao com o stage (esse stage que tem no link eh o de 2005) e o portage (voce pode achar em /mnt/cdrom/snapshots se nao me engano). Enfim, o gentoo handbook ainda eh a melhor escolha.
_________________
Liberdade ainda que tardia.
Back to top
View user's profile Send private message
CerealKiller
n00b
n00b


Joined: 12 Feb 2007
Posts: 1

PostPosted: Thu Feb 15, 2007 11:33 pm    Post subject: Reply with quote

Olá,

estou seguindo esse tutorial de instalação mas qdo dou o comando gentoo para iniciar o boot, ele carrega alguns módulos e depois dá a seguinte msg:

no bootable medium found waiting for new devices (alguns segundos depois)

could not find cd to boot, something else needed...

loading key maps

q raio de erro é esse ?
Back to top
View user's profile Send private message
thiagonunes
Apprentice
Apprentice


Joined: 16 Nov 2005
Posts: 171
Location: Brasil -> RS -> Rio Grande

PostPosted: Mon Feb 19, 2007 6:41 am    Post subject: Reply with quote

Matador de cereais,

Este howto está ultrapassado e não deve mais ser usado, pois desde julho de 2005 ele não é mais atualizado.

Por isso o ideal é que você abra um outro tópico e poste essa sua dúvida.

Você precisa dizer melhor qual o seu problema, eu não entendi se você consegue terminar o boot ou nao. Poste também, se conseguir, o resultado do seu emerge --info ou qualquer outra coisa que você achar interessante.

Você instalou pelo stage3 2006.1? Talvez mostrar a configuração do seu kernel também seja interessante. Seria útil também mostrar o que acontece antes e depois desses erros, pra nos situar no momento do boot.

Além disso, como eu lhe sujerí seguir o handbook oficial, devo adverti-lo que o handbook em pt_br está desatualizado e deve ser evitado. Alias, boa parte das documentações traduzidas para pt_BR estão desatualizadas. Para ver se um doc está desatualizado note no canto superior direito, na barra azul, se há algum aviso indicando isso.

Boa sorte, lhe espero no novo tópico.
_________________
Coisas que todo usuário de gentoo tem que saber:
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=1
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2
http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Maintain_Gentoo_-_%22Best_Practices%22
Back to top
View user's profile Send private message
Maquiavel
n00b
n00b


Joined: 06 Aug 2006
Posts: 18

PostPosted: Tue Mar 06, 2007 2:48 pm    Post subject: Reply with quote

eae pessoal, blz?

vou postar aki, pra não ficar criando tópido repetitivo (eu acho q minha dúvida é bem comum)

eu quero uma versão do handbook pra imprimir (o guia de instalação), mas na versão de 1 página só, são 95 páginas de impressão, se eu imprimir isso tudo daki da empresa, o chefe me trucida, tem alguma versão do handbook já pra impressão (q consuma o mínimo de páginas possível)

vlw
_________________
ABIT AN9 32X, AMD AM2 ATHLON 64 X2 3800@2009, KINGSTON 2 X 512MB DDR2 667@667 (5-5-5-15), EVGA 7600GT, SEAGATE SATA2 7200.10 250GB, Cooler Master Centurion 534 (Lite), Seventeam ST 420 BKV, LG Flatron 19" T930B@1600x1200/75Hz :D
Back to top
View user's profile Send private message
thiagonunes
Apprentice
Apprentice


Joined: 16 Nov 2005
Posts: 171
Location: Brasil -> RS -> Rio Grande

PostPosted: Tue Mar 06, 2007 5:30 pm    Post subject: Reply with quote

Maquiavel wrote:
eu quero uma versão do handbook pra imprimir (o guia de instalação)


Sem problemas, conforme as páginas iniciais da documentação (http://www.gentoo.org/doc/en/), é só adicionar "?style=printable" na URL de algum doc que será gerada uma versão otimizada pra impressão. Também tem um botãozinho "Print" no canto superior direito que faz a mesma coisa com a doc aberta.

Quote:

mas na versão de 1 página só, são 95 páginas de impressão, se eu imprimir isso tudo daki da empresa, o chefe me trucida, tem alguma versão do handbook já pra impressão (q consuma o mínimo de páginas possível)

vlw


Trucida foi ótimo, mas quanto a consumir o mínimo de páginas possível aí é voce que ajusta, você pode simplesmente diminuir o tamanho das letras no navegador ou copiar todo o texto pra um editor e fazer as alterações que você quizer lá.

Mas você quer todo o handbook, com os 4 capítulos? Se quizer só o primeiro capítulo então você pode cortar pelo número de páginas ou imprimir parte por parte da versão on-line.

Mas, sinceramente, não vejo vantagem em imprimir o handbook. Primeiro porque você pode visualiza-lo on-line sem problemas ou pode copiar até num disquete para levar para algum lugar que não tenha rede. Se você estiver usando o livecd pra instalar (não o instalador do livecd) você pode ver o handbook pelo firefox enquanto roda o gnome-terminal e, se estiver usando o cd minimal, pode alternar entre os consoles para ler o handbook por um e rodar os comandos no outro, é só usar alt+F1 e alt+F2. E segundo porque o handbook sobre constantes atualizações e rapidamente sua versão impressa vai ficar defasada.
_________________
Coisas que todo usuário de gentoo tem que saber:
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=1
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2
http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Maintain_Gentoo_-_%22Best_Practices%22
Back to top
View user's profile Send private message
Maquiavel
n00b
n00b


Joined: 06 Aug 2006
Posts: 18

PostPosted: Tue Mar 06, 2007 11:55 pm    Post subject: Reply with quote

vlw a ajuda thiago

o complicado é q não manjo de linux, sou usuário do windows, porém quero liberdade, meu amigo indicou o gentoo e adorei a liberdade de instalar oq vc q do seu jeito, mas isso pra um novato como eu é meio duro de pegar. como eu checo o handbook instalando o gentoo?
_________________
ABIT AN9 32X, AMD AM2 ATHLON 64 X2 3800@2009, KINGSTON 2 X 512MB DDR2 667@667 (5-5-5-15), EVGA 7600GT, SEAGATE SATA2 7200.10 250GB, Cooler Master Centurion 534 (Lite), Seventeam ST 420 BKV, LG Flatron 19" T930B@1600x1200/75Hz :D
Back to top
View user's profile Send private message
thiagonunes
Apprentice
Apprentice


Joined: 16 Nov 2005
Posts: 171
Location: Brasil -> RS -> Rio Grande

PostPosted: Sun Mar 11, 2007 6:46 am    Post subject: Reply with quote

Maquiavel wrote:
vlw a ajuda thiago

o complicado é q não manjo de linux, sou usuário do windows, porém quero liberdade, meu amigo indicou o gentoo e adorei a liberdade de instalar oq vc q do seu jeito, mas isso pra um novato como eu é meio duro de pegar. como eu checo o handbook instalando o gentoo?


Ih cara, pegar o gentoo de primeiro é algo que eu não recomendo. O gentoo exige que o usuário tenha um certo domínio de navegação de diretórios e edição de arquivos por linha de comando com sistemas GNU/Linux. Se vôce ainda não tem essa experiência eu acho que o gentoo só vai te atrapalhar e dificultar as coisas por enquanto.

O gentoo é uma distribuição que tem por objetivo ensinar o usuário a fazer as coisas, ao invés de fazer pra ele, e esse é o grande diferencial do gentoo. Porém nem todo mundo acha isso legal e não está a fim de aprender como o sistema funciona, apenas quer que ele funcione.

Por isso eu recomendo que você use um sistema gnu/linux pronto que te livra do trabalho que é fazer todo o seu hardware funcionar adequadamente, ele faz isso pra você (ou tenta). Distribuições como kurumin, ubuntu ou opensuse são ideais para isso.

Mas, como vejo que seu interesse é aprender, recomendo o gentoo porque ele é uma distribuição excelente pra isso. No entando você ainda precisa adquirir outros conhecimentos.

Então agora instale alguma dessas distribuições que eu sitei ou outra que você prefira e depois leia o guia foca GNU/Linux, ele vai lhe ensinar esse básico que você precisa. Aqui ele: www.guiafoca.org. Leia preferencialmente tudo, com calma, e releia se achar necessessário. Coloque o gentoo como meta para quando acabar o guia foca, isso vai levar um tempinho ainda.

A propósito, devo adverti-lo que não use o instalador do livecd do gentoo pois ele não é recomendado para iniciantes, todo usuário de gentoo tem que saber instalar seguindo o handbook senão não saberá executar tarefas básicas do sistema. E use as documentações em inglês mesmo porque as traduções pra português do brasil estão desatualizadas. (só estou falando das taduções do gentoo, o resto por aí eu não sei)

Bom e é isso.

Boa sorte em sua empreitada e qualquer coisa sintasse a vontade para perguntar aqui no fórum do gentoo mesmo.
_________________
Coisas que todo usuário de gentoo tem que saber:
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=1
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2
http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Maintain_Gentoo_-_%22Best_Practices%22
Back to top
View user's profile Send private message
ChernobyL
n00b
n00b


Joined: 10 Jul 2007
Posts: 1

PostPosted: Tue Jul 10, 2007 7:03 am    Post subject: Reply with quote

tipo... sou novo aqui no forum do gentoo, mas mexi uma unica vez no gentoo, a um bom tempo atraz, mas na instalaçao n tinha nd de compilar o kernel, nd de tao assim... mas eh o seguinte:

Sou usuario do Slackware a um bom tempo. andei procurando sobre o Gentoo nos foruns, mas n achei pra download.. entao percebi o pq de nao ter mta procura, pela dificuldade de instalar, mas pra fala a verdade, isso me intriga, essa "dificuldade"... mas tem uma pergunta, q eu tenhu certeza q n eh soh eu q faço...

oq leva alguem a instalar o Gentoo?

Instalaçao complicada, oq ele tem de vantagem sobre outras distros para ter uma instalaçao dessa? (eu sei q vc "montar" seu proprio linux fica com melhor desempenho, vc conhece oq colocou etc.., mas isso nao eh o sulficiente)

oq seria um usuario apto para usar Gentoo? Intermediario? mas oq seria Intermediario?

bom... por enquanto eh soh.. mas to afim d i atraz do Gentoo, nao uso o linux para mtas coisas apenas para fuçar msm, escolhi o Slackware pq foi uma distro q gostei...

mas eh isso ai.. espero algumas respostas... hehehe

t+ e vlw... n leve a mau minhas perguntas, eh apenas curiosidade.... :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
Peixoto
n00b
n00b


Joined: 14 Aug 2007
Posts: 1

PostPosted: Tue Aug 14, 2007 7:19 pm    Post subject: Muitas Duvidas Reply with quote

Primeiro estava seguindo o manual.

Deu erro no "Cold Plug" . Ate ai estava tudo bem e tudo tava dando certo de com o procedimento.

Depois deu erro nos "Modules".

Ai depois de tudo isso, na hora de iniciar deu erro q nao encontra o caminho do Kernel no local especifico?????

Se puderem me ajudar, eu aceito.

Obrigado
Back to top
View user's profile Send private message
hiok
n00b
n00b


Joined: 31 Jul 2007
Posts: 6

PostPosted: Tue Aug 21, 2007 7:51 pm    Post subject: Reply with quote

Você precisa postar com exatidão qual foi o erro, a partir daí podemos tentar ajudar. Além disso, algumas especificações do sistema não viriam mal... arquitetura, etc.
O erro relacionado ao kernel deduzo que seja no caminho indicado no GRUB, certo? Nesse caso, poste o seu /boot/grub/menu.lst pra checarmos o que houve de errado, e também precisamos saber qual é efetivamente o caminho do kernel que você instalou. Pode ser algo como bzImage, vmlinuz ou qualquer_coisa-2.6.20-gentoo-r8, sendo o número indicativo da versão do kernel atual, e esse arquivo pode estar em /boot ou /usr/src/linux. Aliás, o retorno de um comando como
$ ls -l /usr/src
pode já nos ser útil.
Back to top
View user's profile Send private message
L1qu1d
n00b
n00b


Joined: 20 May 2008
Posts: 1

PostPosted: Sun Jun 01, 2008 5:58 am    Post subject: Reply with quote

Será que num rola uma tradução pro manual do 2008???


Ou alguem ja tem o link....

Estava precisando mto disso!
Back to top
View user's profile Send private message
arilsonramone
n00b
n00b


Joined: 30 Aug 2008
Posts: 2

PostPosted: Mon Sep 01, 2008 6:57 pm    Post subject: adsl-setup ??? Reply with quote

olá estou tentando instalar o gento 2008.0 utilizando este guia mais no entanto não conssigo realizar a coxeção adsl com o comando adsl-setup da uma menssagen command not found ...

o que devo fazer ....
Back to top
View user's profile Send private message
bino28
n00b
n00b


Joined: 06 Oct 2009
Posts: 1

PostPosted: Tue Oct 06, 2009 8:02 pm    Post subject: Reply with quote

Excelente tutorial.

[]'s
Back to top
View user's profile Send private message
njsg
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 17 Dec 2005
Posts: 88

PostPosted: Fri Jan 11, 2013 11:58 am    Post subject: Reply with quote

Uma coisa a ter em conta sobre o -march=... e -mcpu=... é que agora o gcc suporta -march=native, em que a arquitectura é detectada automaticamente.

Edit: O -march= só funciona nalgumas plataformas. Noutras não funciona e dá erro (por exemplo, em PowerPC).


Last edited by njsg on Thu Jul 16, 2015 7:55 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
alisson1990
n00b
n00b


Joined: 18 Jan 2013
Posts: 1
Location: Olinda-PE

PostPosted: Sat Jan 19, 2013 5:21 am    Post subject: Instalação do Gentoo Reply with quote

Olá a todos, não sei a quantas vai o projeto do Gentoo, mais resolvi da uma testada nessa distribuição.
tenho necessidade de um material atualizado de como instalar o Gentoo, pois até o momento não achei material atualizado já que alguns diretorios mudaram de local.
Back to top
View user's profile Send private message
mouni
n00b
n00b


Joined: 21 Jan 2012
Posts: 7
Location: A place called: Earth.

PostPosted: Sat Oct 05, 2013 5:56 pm    Post subject: Reply with quote

Boas...
Por aquilo que eu tenho observado, só existe documentação atualizada só mesmo em inglês. E digo-te que ela é super boa. Para mim é a melhor documentação que alguma vez existiu em Linux.
_________________
Luke: I don't, I don't believe it.
Yoda: That is why you fail.
- Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back (1980)
Back to top
View user's profile Send private message
martimt2
n00b
n00b


Joined: 15 Oct 2021
Posts: 10

PostPosted: Tue Oct 19, 2021 7:43 pm    Post subject: net-setup Reply with quote

Este comando não existe mais no gentoo.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Goto page Previous  1, 2
Page 2 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum