Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Linux para micro com baixa potência...
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 20 Aug 2003
Posts: 91
Location: São Caetano do Sul - SP - Brasil

PostPosted: Tue Sep 16, 2003 2:05 pm    Post subject: Linux para micro com baixa potência... Reply with quote

Estou tentando aqui no trampo rodar o Conectiva 8 em duas máquinas antigas, um Pentium 266 MMX e um Pentium 133, os dois com 64MB de RAM e 8GB de HD.

Instalei sem problemas mas os programas rodam muito lentamente, um exemplo é o OpenOffice 1.0.1 que demora 3 minutos para abrir, o Mozilla que deveria ser o mais leve, mutio lento, o Konqueror parece rodar mais rapidamente mas mesmo assim com java ou flash fica uma carroça...

Já fiz de tudo, deixei o linux quase pelado !!! :lol:

Só não mexi no kernel pois meu chefe quer respostas rápidas e nada de mexer nessas coisa...

O que posso fazer para melhorar isso ???

Alguma outra distribuição que possa usar para aproveitar melhor essas máquinas sem voltar para o Windows 98 ????

Valeu pela ajuda.....
_________________
My machines configuration
Linux User #305281
Back to top
View user's profile Send private message
Fr0z3n
n00b
n00b


Joined: 24 Mar 2003
Posts: 2

PostPosted: Tue Sep 16, 2003 4:21 pm    Post subject: Reply with quote

podes sempre tentar debian ou slackware. acho k sao os mais indicados pra esses computadores :) gentoo se quiseres esperar uns tempinhos pra compilar tudo tb serve =) mas nao aconcelho
_________________
Over & Out ....
Back to top
View user's profile Send private message
domus-br
Apprentice
Apprentice


Joined: 27 May 2003
Posts: 292
Location: Niterói-RJ,Brasil

PostPosted: Tue Sep 16, 2003 5:44 pm    Post subject: Reply with quote

para estes casos eu recomendo 2

gentoo caso vc tenha tempo e saco e banda larga

vectorlinux caso vc nao tenha nenhum dos quesitos acima
www.vectorlinux.com
_________________
http://www.mozilla.org.br

"Este site só funciona com browser IE 5 ou superior"
O Mozilla é superior!!
:=:=:=:=:=:
Forumgdh
LinuxBsd
Back to top
View user's profile Send private message
domus-br
Apprentice
Apprentice


Joined: 27 May 2003
Posts: 292
Location: Niterói-RJ,Brasil

PostPosted: Tue Sep 16, 2003 5:59 pm    Post subject: Re: Linux para micro com baixa potência... Reply with quote

Animal-X® wrote:
Estou tentando aqui no trampo rodar o Conectiva 8 em duas máquinas antigas, um Pentium 266 MMX e um Pentium 133, os dois com 64MB de RAM e 8GB de HD.

Instalei sem problemas mas os programas rodam muito lentamente, um exemplo é o OpenOffice 1.0.1 que demora 3 minutos para abrir, o Mozilla que deveria ser o mais leve, mutio lento, o Konqueror parece rodar mais rapidamente mas mesmo assim com java ou flash fica uma carroça...

Já fiz de tudo, deixei o linux quase pelado !!! :lol:

Só não mexi no kernel pois meu chefe quer respostas rápidas e nada de mexer nessas coisa...

O que posso fazer para melhorar isso ???

Alguma outra distribuição que possa usar para aproveitar melhor essas máquinas sem voltar para o Windows 98 ????

Valeu pela ajuda.....


so um detalhe, o uso de aplicaçoes ou ambiantes em qt (kde, kcontrol, etc..) é impraticavel com configuraçoes abaixo dos 128 de RAM, experimente ambientes baseados no gtk1.x como icewm+dfm, xfce 3.x e por ai vai, o bom que isso vem pronto de fabrica no vector

t+
_________________
http://www.mozilla.org.br

"Este site só funciona com browser IE 5 ou superior"
O Mozilla é superior!!
:=:=:=:=:=:
Forumgdh
LinuxBsd
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Tue Sep 16, 2003 7:42 pm    Post subject: Reply with quote

Bom, eu to aqui brigando para instalar o Gentoo em um 486 com 8Mb de RAM e 81Mb de HD ... To compilando tudo em um athlon, depois de limpar o sistema ao máximo vou transferir o bz2 via nfs ... Espero que dê certo.
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
Vanquirius
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 14 Jun 2002
Posts: 1297
Location: Ethereal plains

PostPosted: Tue Sep 16, 2003 11:44 pm    Post subject: Reply with quote

AngusYoung wrote:
Bom, eu to aqui brigando para instalar o Gentoo em um 486 com 8Mb de RAM e 81Mb de HD ... To compilando tudo em um athlon, depois de limpar o sistema ao máximo vou transferir o bz2 via nfs ... Espero que dê certo.


Hmmm mesmo limpando tudo... Será que cabe a bz2 e ela descomprimida em um hard-disk? 81Mb é muito apertado...
_________________
Hello.
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Wed Sep 17, 2003 1:49 am    Post subject: Reply with quote

ManuChao wrote:
AngusYoung wrote:
Bom, eu to aqui brigando para instalar o Gentoo em um 486 com 8Mb de RAM e 81Mb de HD ... To compilando tudo em um athlon, depois de limpar o sistema ao máximo vou transferir o bz2 via nfs ... Espero que dê certo.


Hmmm mesmo limpando tudo... Será que cabe a bz2 e ela descomprimida em um hard-disk? 81Mb é muito apertado...
Vai se foda ... mas não custa tentar 8)
Realmente, 81Mb é muito pouco, mas se ao final de tudo isso eu conseguir ter uma estação capaz de compartilhar uma conexão ADSL já terei tido sucesso ...
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 20 Aug 2003
Posts: 91
Location: São Caetano do Sul - SP - Brasil

PostPosted: Wed Sep 17, 2003 4:59 am    Post subject: Reply with quote

AngusYoung wrote:
ManuChao wrote:
AngusYoung wrote:
Bom, eu to aqui brigando para instalar o Gentoo em um 486 com 8Mb de RAM e 81Mb de HD ... To compilando tudo em um athlon, depois de limpar o sistema ao máximo vou transferir o bz2 via nfs ... Espero que dê certo.


Hmmm mesmo limpando tudo... Será que cabe a bz2 e ela descomprimida em um hard-disk? 81Mb é muito apertado...
Vai se foda ... mas não custa tentar 8)
Realmente, 81Mb é muito pouco, mas se ao final de tudo isso eu conseguir ter uma estação capaz de compartilhar uma conexão ADSL já terei tido sucesso ...


Cara, quando tinha Speedy eu compartilhava com um P3 500MHz com 64MB e com uma instalação bem inchuta do slack9, só deixava o Apache, PHP, MySQL, FTP e DNS, me quebrou o galho por um bom tempo, infelizmente a grana cabou e mandei a conexão pro saco...
_________________
My machines configuration
Linux User #305281
Back to top
View user's profile Send private message
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 20 Aug 2003
Posts: 91
Location: São Caetano do Sul - SP - Brasil

PostPosted: Wed Sep 17, 2003 5:01 am    Post subject: Reply with quote

domus, valeu pela ajuda, vou tentar convencer o cabeça dura do meu chefe !!!
_________________
My machines configuration
Linux User #305281
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Wed Sep 17, 2003 9:54 pm    Post subject: Reply with quote

O openoffice nesse hardware é lento......... MUITO LENTO, talvez uma hipotese bem melhor é correr as aplicações remotamente de uma maquina decente e usar essas duas como "terminais x".
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 20 Aug 2003
Posts: 91
Location: São Caetano do Sul - SP - Brasil

PostPosted: Thu Sep 18, 2003 11:21 am    Post subject: Reply with quote

humpback wrote:
O openoffice nesse hardware é lento......... MUITO LENTO, talvez uma hipotese bem melhor é correr as aplicações remotamente de uma maquina decente e usar essas duas como "terminais x".


Aqui na empresa já temos várias máquinas com boot remoto utilizando o terminal server do linux para isso, mas o servidor já está sobrecarregado.
Trabalhar em empresa pequena é um saco, tão sempre tentando cortar custos e acabam fazendo merda.
Mas fazer o que, é a realizade de nosso país e nem tem previsão de melhorar isso, cada vez mais pequanas empresas abrem e 'escravisam' seus empregados.
Eu mesmo sou programador mas as vezes tenho que acertar esses ferros-velhos !!!
Mas obrigado pelas dicas pessoal...
_________________
My machines configuration
Linux User #305281
Back to top
View user's profile Send private message
domus-br
Apprentice
Apprentice


Joined: 27 May 2003
Posts: 292
Location: Niterói-RJ,Brasil

PostPosted: Fri Sep 19, 2003 6:33 pm    Post subject: Reply with quote

Animal-X® wrote:
humpback wrote:
O openoffice nesse hardware é lento......... MUITO LENTO, talvez uma hipotese bem melhor é correr as aplicações remotamente de uma maquina decente e usar essas duas como "terminais x".


Aqui na empresa já temos várias máquinas com boot remoto utilizando o terminal server do linux para isso, mas o servidor já está sobrecarregado.
Trabalhar em empresa pequena é um saco, tão sempre tentando cortar custos e acabam fazendo merda.
Mas fazer o que, é a realizade de nosso país e nem tem previsão de melhorar isso, cada vez mais pequanas empresas abrem e 'escravisam' seus empregados.
Eu mesmo sou programador mas as vezes tenho que acertar esses ferros-velhos !!!
Mas obrigado pelas dicas pessoal...


ainda mais quando as BIOS começam a te sugar e vc nao consegue se inteirar em mais nada do seu interesse, aqui minha realidade diaria é essa, sou disputado pelas BIOS, uahauhauahuahhauh

mas vo mudar isso... se nao quem fica pra traz sou eu :twisted: :)
_________________
http://www.mozilla.org.br

"Este site só funciona com browser IE 5 ou superior"
O Mozilla é superior!!
:=:=:=:=:=:
Forumgdh
LinuxBsd
Back to top
View user's profile Send private message
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 20 Aug 2003
Posts: 91
Location: São Caetano do Sul - SP - Brasil

PostPosted: Sun Sep 21, 2003 7:21 pm    Post subject: Reply with quote

Nem me fale em BIOS, lá desde o meu chefe até o pessoal do telemarketing tão precisando de um upgrade, mas tem gente que ainda me fala: "pra que vou aprender a usar isso !!!!", tenho vontade de dar uma resposta bem grosseira, mas é foda, trogloditas custam a aprender a mexer em computadores, tem alguns que nem merecem.....
As vezes acho que fazer as coisas sem computadores daria menos dores de cabeça, quantas vezes chego no trampo e tem vários recadnhos no meu teclado, pra que serve então email interno ??? pra mandar piadinhas sem graça e outros lixos...
Mas que posso fazer, nem esquento mais a cabeça não, um dia ainda terei minha empresa e quem não souber mexer em computadores, tá fora !!!!
Bom, é isso ai pessoal....
Valeu pelas respostas e bom fim de semana....
_________________
My machines configuration
Linux User #305281
Back to top
View user's profile Send private message
domus-br
Apprentice
Apprentice


Joined: 27 May 2003
Posts: 292
Location: Niterói-RJ,Brasil

PostPosted: Mon Sep 22, 2003 2:39 pm    Post subject: Reply with quote

Animal-X® wrote:
Nem me fale em BIOS, lá desde o meu chefe até o pessoal do telemarketing tão precisando de um upgrade, mas tem gente que ainda me fala: "pra que vou aprender a usar isso !!!!", tenho vontade de dar uma resposta bem grosseira, mas é foda, trogloditas custam a aprender a mexer em computadores, tem alguns que nem merecem.....
As vezes acho que fazer as coisas sem computadores daria menos dores de cabeça, quantas vezes chego no trampo e tem vários recadnhos no meu teclado, pra que serve então email interno ??? pra mandar piadinhas sem graça e outros lixos...
Mas que posso fazer, nem esquento mais a cabeça não, um dia ainda terei minha empresa e quem não souber mexer em computadores, tá fora !!!!
Bom, é isso ai pessoal....
Valeu pelas respostas e bom fim de semana....


putz cara bem parecido aqui, pior é vc ouvir aqueles comentarios de BIOS tirado a sabido, diz " tudo bem que a empresa migrou pra linux e tal, mas esse netscape mail nao chega aos pes do outlook...¨ putz cara so eu mesmo pra ouvir essas coisas!!! cada dia um conssegue se superar impressionante se eu for citar todos os absurdos q vejo aqui, daria pra lançar um livro :twisted:
_________________
http://www.mozilla.org.br

"Este site só funciona com browser IE 5 ou superior"
O Mozilla é superior!!
:=:=:=:=:=:
Forumgdh
LinuxBsd
Back to top
View user's profile Send private message
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 20 Aug 2003
Posts: 91
Location: São Caetano do Sul - SP - Brasil

PostPosted: Mon Sep 22, 2003 6:08 pm    Post subject: Reply with quote

domus-br wrote:
Animal-X® wrote:
Nem me fale em BIOS, lá desde o meu chefe até o pessoal do telemarketing tão precisando de um upgrade, mas tem gente que ainda me fala: "pra que vou aprender a usar isso !!!!", tenho vontade de dar uma resposta bem grosseira, mas é foda, trogloditas custam a aprender a mexer em computadores, tem alguns que nem merecem.....
As vezes acho que fazer as coisas sem computadores daria menos dores de cabeça, quantas vezes chego no trampo e tem vários recadnhos no meu teclado, pra que serve então email interno ??? pra mandar piadinhas sem graça e outros lixos...
Mas que posso fazer, nem esquento mais a cabeça não, um dia ainda terei minha empresa e quem não souber mexer em computadores, tá fora !!!!
Bom, é isso ai pessoal....
Valeu pelas respostas e bom fim de semana....


putz cara bem parecido aqui, pior é vc ouvir aqueles comentarios de BIOS tirado a sabido, diz " tudo bem que a empresa migrou pra linux e tal, mas esse netscape mail nao chega aos pes do outlook...¨ putz cara so eu mesmo pra ouvir essas coisas!!! cada dia um conssegue se superar impressionante se eu for citar todos os absurdos q vejo aqui, daria pra lançar um livro :twisted:


Com 8 anos na área de informática, já escutei tanta merda que daria pra escrever uma biblia !!! :lol: :lol: :lol: :lol:
_________________
My machines configuration
Linux User #305281
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum