Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Problemas instalando componentes do KDE
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
thiagopanda
n00b
n00b


Joined: 16 Jan 2007
Posts: 1

PostPosted: Wed Jan 17, 2007 12:58 am    Post subject: Problemas instalando componentes do KDE Reply with quote

tche... boa noite a todos !

primeiro gostaria de felicitar a comunidade gentoo e derivados em geral, pelo otimo trabalho.
segundo gostaria de informar que sou novo no mundo dos emerges, ebuilds, digests, portages e tudo mais. andei lendo algumas coisas a respeito... mas muito por cima, pois ainda nao tive tempo o suficiente de procurar algum recurso bom e completo para novatos.

ja aproveitando a citacao acima, gostaria, se possivel é claro, que alguem me indicasse algum local onde eu possa dar uma lida melhor sobre como trabalhar com emerge e afins de uma melhor forma.


de qualquer maneira, meu post aqui é referente a instalacao de alguns programas... tipo:
fiz a instalcao do sabayon 3.26 x86 e ja consegui tranquilamente fazer um sync e instalar coisas como w32codecs, atualizar firefox, instalar mplayerplug-inv com flags pra gtk, quicktime, realmedia etc, etc, etc.

mas ja é o terceiro programa pro kde que eu tento instalar e nao consigo.
primeiro nao lembro qual foi... depois foi o kpager2 e agora mtaskbar2

todos eles terminam com o mesmo tipo de erro... tanto se eu tentar instalar normal com o ./configure depois make... eh ai que pára.
entao catei o ebuild, fiz todo o processo normal e quando dou o emerge mtaskbar, me vem o resultado está abaixo:


Code:
Good - your configure finished. Start make now

Making all in po
Making all in src
./kshadowsettings.h:43: warning: 'class KShadowSettings' has virtual functions but non-virtual destructor
mtaskcontainer.h:72: error: extra qualification 'MTaskContainer::' on member 'drawShadowText'
mtaskcontainer.h:72: error: extra qualification 'MTaskContainer::' on member 'drawShadowText'
mtaskcontainer.cpp:241: warning: unused parameter 'e'
make[2]: *** [mtaskcontainer.lo] Error 1
make[2]: *** Waiting for unfinished jobs....
make[2]: *** [thumbnailanimation.lo] Error 1
make[1]: *** [all-recursive] Error 1
make: *** [all] Error 2

!!! ERROR: kde-misc/mtaskbar-0.7 failed.
Call stack:
  ebuild.sh, line 1618:   Called dyn_compile
  ebuild.sh, line 975:   Called qa_call 'src_compile'
  environment, line 4673:   Called src_compile
  ebuild.sh, line 1308:   Called kde_src_compile
  kde.eclass, line 170:   Called kde_src_compile 'all'
  kde.eclass, line 340:   Called kde_src_compile 'myconf' 'configure' 'make'
  kde.eclass, line 336:   Called die


o que que pode ser isso pessoal ł
falta alguma coisa do kde para eu poder compilar programas relativos ao proprio kde ł
foi a unica coisa que me veio na mente, uma fez que se vc tentar compilar algo no debian por exemplo, vem algum erro te informando que esta faltando alguma coisa e entao normalmente vc da apt-get install xxx e tenta novamente e consegue (quase sempre)

alguma ideia ł
Back to top
View user's profile Send private message
thiagonunes
Apprentice
Apprentice


Joined: 16 Nov 2005
Posts: 171
Location: Brasil -> RS -> Rio Grande

PostPosted: Wed Jan 17, 2007 8:15 am    Post subject: Reply with quote

Fala bagual,

Realmente esse tipo de erro é muito chato e eu não sei no momento porque ele ta acontecendo. Um coisa que tu poderia fazer pra tentar ver se ele desaparecia é dar um emerge -uDN world, emerge --depclean e revdep-rebuild, mas é só um tiro no escuro, nada de concreto.

Em relação a documentação tu pode consultar o gentoo-wiki, se é que tu ja não conhece. Tem muita coisa lá.

Como tu é novo talvez tu não tenha lido ainda a documentação do portage, o que é imprescindível para se trabalhar com o gentoo. Aí está ela: http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2&chap=1

Não te preocupa em entender tudo agora, lê tranquilo agora e mais adiante tu le dinovo que tu vai aprender ainda mais. É bom ir testando conforme tu vai aprendendo. O resto é com a prática.

Devo lhe advertir também sobre as documentação em portugês que estão desatualizadas, então sempre que fores ler alguma coisa olha no canto superior direito se não tem um aviso dizendo que a versão original é mais atual.

Por último eu te recomendo que entres na lista de discassão dos usuários de gentoo do brasil, lá eu garanto que tudo que disseres terá muito mais visibilidade. Além disso o pessoal é bem legal e quase sempre resolve os problemas, tem gente muita boa lá. O link para as listas do gentoo é esse: http://www.gentoo.org/main/en/lists.xml . Adiantando, pra te inscrever na gentoo-user-br tu manda um email pra gentoo-user-br+subscribe@lists.gentoo.org .

Por último uma pergunta pessoal. Em que rincão te escondes, xará? Eu sou de Rio Grande.
Back to top
View user's profile Send private message
mel
n00b
n00b


Joined: 16 Feb 2007
Posts: 2
Location: Viana do Castelo | Portugal

PostPosted: Sat Feb 17, 2007 12:06 am    Post subject: problema identico Reply with quote

boas!
eu sou um novato no gentoo e estou a ter o mesmo problema, mas eu é na propria instalação do KDE

seguindo os handbooks e apos ter terminado a instalação/configuração do X, decidi instalar com o emerge KDE completo (kde-meta)
o problema é que cheguei a uma altura que o erro que o colega apresentou, seguindo de um "econf" failed. no inicio começou a aparecer com frequencia primeiro com o KSIRC depois com o KOPETE e tb com KDE BASE.

pelo pouco que consegui intender o problema esta a meio da compilação. agora porque isso esta a acontecer e como resolver é que já está mais complicado.

Alguma sugestao??

(estou agora mesmo a seguir a dica que thiagonunes deu. espero que resulte)
Back to top
View user's profile Send private message
thiagonunes
Apprentice
Apprentice


Joined: 16 Nov 2005
Posts: 171
Location: Brasil -> RS -> Rio Grande

PostPosted: Sat Feb 17, 2007 6:32 am    Post subject: Reply with quote

Isso é sempre um problema difícil de resolver. Mantenho o que disse no post anterior, acho que primeiramente é aquilo que pode dar algum resultado.

Outra coisa, seria interessante postar o resultado do 'emerge --info', pra quem ajudar poder ver alguma informação sobre o sistema que pode ser relevante.

Esse tópico (https://forums.gentoo.org/viewtopic-t-532553.html) fala sobre as melhores coisas a fazer ao se postar uma dúvida em um fórum.

Acabei de ver agora que não existe uma lista de usuários portugueses de gentoo, no entanto qualquer pessoas que fale português é bem vinda na lista brasileira.

E então thiago, alguma novidade nesses dias?
_________________
Coisas que todo usuário de gentoo tem que saber:
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=1
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2
http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Maintain_Gentoo_-_%22Best_Practices%22
Back to top
View user's profile Send private message
mel
n00b
n00b


Joined: 16 Feb 2007
Posts: 2
Location: Viana do Castelo | Portugal

PostPosted: Sat Feb 17, 2007 6:24 pm    Post subject: Assunto resolvido! Reply with quote

Boas!

Até agora tudo indica que aquela actualização feito ao software resolveu o problema! ja estou dentro do meu kde, e para já estou de "boca aberta como desempenho".

Obrigado pela ajuda.

Para mim Brasil é como nosso irmão.

Cumps e bom fim de semana!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum