Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Portátil
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Goto page 1, 2  Next  
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
md5sum
n00b
n00b


Joined: 26 Jun 2003
Posts: 10
Location: Portugal

PostPosted: Sat Jun 28, 2003 8:14 am    Post subject: Portátil Reply with quote

Olá,

Brevemente irei comprar um portátil. O portátil vai ter exclusivamente Linux e vai ser Gentoo :D

Gostava que me dessem a vossa opinião sobre qual o melhor portátil para o efeito (do mercado português obviamente) até os 400cts.
Compaq, HP, Toshiba, outro? Estão contentes com os vossos? Recomendam alguma marca? ou pelo contrário?

Eu estou inclinado para este: http://telemedia.shopping.sapo.pt/shop/SearchResults.asp?ProdStock=2450-401
Alguém sabe se ele se dá bem com o Gentoo?

Muiito Obrigado.
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Sat Jun 28, 2003 11:05 am    Post subject: Reply with quote

Dos portáteis que já testei os que funcionaram melhor em linux foram os Fujitsu/siemens. O do meu pai só o touchscreen teve de ser configurado a unha (debian).
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Sat Jun 28, 2003 2:50 pm    Post subject: ... Reply with quote

Penso k a marca em termos de hardware n conta muito....desde k contenha harware bem suportado em linux... como é o caso da nvidia geforce se pretendes jogar... uma placa de rede com um chipset conheçido (intel,realtek,3com e etc) uma placa de som (ac/97 que é comum nos laptops)... penso k isto já é meio caminho andado para um portatil bastante bem... :)
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Sat Jun 28, 2003 3:13 pm    Post subject: Reply with quote

As minhas experiências com 4 laptops que ja tive com linux é que o problema aparece no resto do hardware. Nos controladores pcmcia, nos irda's e nessas coisas assim.
Por isso é que aconcelhei fujitsu/siemens que penso que ja tem alguns modelos certificados para linux (alguem tem links sobre isto?)
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Sat Jun 28, 2003 5:17 pm    Post subject: Reply with quote

Olha, eu também irei comprar um notebook em breve. No momento minha escolha recai sobre um Toshiba Satellite Pro 6100. Estive dando uma olhada nas especificações do hardware, e *aparentemente* não irei ter problemas com isso (é a minha primeira experiência com notebooks + linux, por isso posso estar enganado).
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
pilla
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 07 Aug 2002
Posts: 7729
Location: Underworld

PostPosted: Sat Jun 28, 2003 5:23 pm    Post subject: Reply with quote

http://www.linux-on-laptops.com/ é um bom recurso

nem sempre muito atualizado, porém dá para ter uma idéia boa do que espera a gente :)
_________________
"I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin
Back to top
View user's profile Send private message
md5sum
n00b
n00b


Joined: 26 Jun 2003
Posts: 10
Location: Portugal

PostPosted: Sat Jun 28, 2003 5:57 pm    Post subject: Reply with quote

Pois, já lá estive. Só que portáteis do mercado português por lá nem vê-los. Eu como não sou muito abastado queria ter a certeza que ao empregar o meu rico dinheirinho não me arrependo.

Mas não creio que me deixem andar a instalar Linux nos portáteis a ver se ele funga ou não :( . Fiz essa pergunta uma vez e o dono da loja ficou a olhar para mim de lado como se eu fosse algum anormal... ou não tivesse direito a ter a certeza do que aquilo que compro me satisfaz. Enfim, mentalidades portuguesas. O ideal era algum de voz de me dizer: Tenho X modelo e tá tudo a bulir. Vou aguardando :wink:

Cumprimentos
Back to top
View user's profile Send private message
pilla
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 07 Aug 2002
Posts: 7729
Location: Underworld

PostPosted: Sat Jun 28, 2003 6:07 pm    Post subject: Reply with quote

Podes tambem gravar um CD de knoppix e levar para testar na loja. Vai ser divertido ver a cara do vendedor :)
_________________
"I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin
Back to top
View user's profile Send private message
md5sum
n00b
n00b


Joined: 26 Jun 2003
Posts: 10
Location: Portugal

PostPosted: Sat Jun 28, 2003 6:43 pm    Post subject: Reply with quote

O Knoppix garante a compatibilidade com o Gentoo?

Por exemplo, quando arrancamos por CD para instalar uma distro... o aspecto gráfico é sempre excelente... o pior é depois... caso a placa gráfica não seja suportada...

No Knoppix isso é assegurado? Se me disserem que sim não chateio mais ninguém. Não estava a considerar essa possibilidade pela razão que acabei de apresentar. Tenho medo que corra tudo muito bonitinho e depois...

Obrigado
Back to top
View user's profile Send private message
PT_LAmb
Guru
Guru


Joined: 22 Apr 2002
Posts: 332
Location: Lisboa (Lisbon), Portugal

PostPosted: Sat Jun 28, 2003 7:14 pm    Post subject: Reply with quote

Basicamente, se funcionar no knoppix, funciona tambem com qualquer distribuiçao GNU/Linux, com mais ou menos problemas na configuraçao.

O knoppix e' conhecido por detectar e configurar a maioria do hardware logo no arranque. E' nessa tecnologia que os GameCDs da GentooGames se baseam (pelo que li algures, espero nao me estar a enganar).

Cumprimentos,
Ricardo Cordeiro :)
_________________
SETI@Home - http://setiathome.ssl.berkeley.edu/
Back to top
View user's profile Send private message
spirinaites
n00b
n00b


Joined: 26 May 2002
Posts: 15
Location: Lisboa - Portugal

PostPosted: Sat Jun 28, 2003 11:19 pm    Post subject: Reply with quote

O meu pai tem um portatil igual a esse Toshiba 2450-401. Andei com ele durante cerca de uma semana e instalei-lhe gentoo com apenas 2 problemas, ter que usar o lilo em vez do grub devido a problemas com a placa grafica on-board, e ter que usar um kernel sem suporte para acpi (deixava-me a carga do sistema a 100% constantes com um zombie chamado kacpi ou algo do genero).
Não cheguei a testar nenhuma placa pcmcia nem os infra-vermelhos por isso não sei se haverá problemas, a placa de som ficou a funcionar com alsa sem problemas.
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Sun Jun 29, 2003 12:24 am    Post subject: Reply with quote

Os Asus estão bem mais baratos agora e são bastante linux friendly. O meu, se bem que antigo, funciona tudo excepto aceleração gráfica por ser uma S3 savage e o modem sinceramente nem experimentei. De resto não tenho qualquer tipo de problemas. Os Asus mais recentes conheço quem os tem e tb não tem problemas com linux. O meu pai tem um toshiba dos mais baratos já com um ano e sinceramente não recomendo por causa da gráfica (trident) que torna o sistema mais do que lento.

Uma nota para o suporte técnico, na Asus não tenho razões de queixa, a não ser 6 meses à espera de um disco duro, mas a culpa foi minha por querer um disco de 60, se na altura tivesse aceitado um de 20 era no dia seguinte. Fui uma vez à criterium com um botão do rato meio pifado e repararam na hora, nem me pediram factura nem papel de garantia. não paguei nada.

Outra nota para o material, por exemplo o meu asus tem os plasticos a rachar nalguns sitios, a longo prazo (2 anos no meu) começaram a aparecer rachadelas. Mas mesmo assim eles trocam-me o chassis desde que dentro da garantia. Alguns sattelite Pro e Compaqs com aplicações de cinza podem com o tempo mudar de cor devido à utilização. Nos compaq, as grelhas das colunas que ficam em contacto com as maos podem enferujar.

Em geral, tenta saber o melhor possível as especificações do equipamento e verifica a compatibilidade com linux.
Back to top
View user's profile Send private message
BrainMaster
n00b
n00b


Joined: 28 May 2003
Posts: 38
Location: Portugal

PostPosted: Sun Jun 29, 2003 1:36 am    Post subject: Reply with quote

eu tenho um compaq 1525 e infelizmente nao consigo porlhe o gentoo... o boot a partir do cd crasha a meio com uma msg (q agora n me lembro, mas axo que tinha qq coisa haver com partiçoes)! o mm acontece com varios outros cd's de boot de outras distribuiçoes, a unica ate hoje que consegui instalar foi o slackware 8.1, o cd de boot do slackware 9 ja n funciona! Fiquei realmente frustado com isto, agora ja me habituei...

PS: entre varias coisas, ja apaguei e recriei as partiçoes, por isso o problema deve ser mm incompatibilidade d hardware penso eu
_________________
"Codito, ergo sum..."
Back to top
View user's profile Send private message
lmpinto
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 12 Feb 2003
Posts: 94
Location: somewhere near a computer and a beer.

PostPosted: Sun Jun 29, 2003 2:15 pm    Post subject: Reply with quote

spirinaites wrote:
O meu pai tem um portatil igual a esse Toshiba 2450-401. Andei com ele durante cerca de uma semana e instalei-lhe gentoo com apenas 2 problemas, ter que usar o lilo em vez do grub devido a problemas com a placa grafica on-board, e ter que usar um kernel sem suporte para acpi (deixava-me a carga do sistema a 100% constantes com um zombie chamado kacpi ou algo do genero).
Não cheguei a testar nenhuma placa pcmcia nem os infra-vermelhos por isso não sei se haverá problemas, a placa de som ficou a funcionar com alsa sem problemas.


Tenho um Toshiba 1410-304. Já teve debian e agora gentoo, sem problemas de maior. Aconteceu-me também o que referes do acpi, mas em versoes antigas do kernel. Da última vez que experimentei já não tive esse problema, mas deixei de usar o acpi porque não conseguia mudar a velocidade do processador com o toshset, o que faz com que a minha autonomia sofra consideravelmente.
Quanto ao IR, das poucas vezes que consegui po-lo a funcionar só funcionava uma vez - tipo faço um sync com o palm, e só no próximo reboot é que funciona outra vez... Quanto ao modem ainda não experimentei...
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Sun Jun 29, 2003 2:45 pm    Post subject: Reply with quote

lmpinto wrote:
Tenho um Toshiba 1410-304. Já teve debian e agora gentoo, sem problemas de maior.


Aquele problema estranho com o glx já tá resolvido com as ultimas versões dos drivers da nvidia? Os jogos já não freezam?
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
lmpinto
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 12 Feb 2003
Posts: 94
Location: somewhere near a computer and a beer.

PostPosted: Sun Jun 29, 2003 3:49 pm    Post subject: Reply with quote

humpback wrote:
lmpinto wrote:
Tenho um Toshiba 1410-304. Já teve debian e agora gentoo, sem problemas de maior.


Aquele problema estranho com o glx já tá resolvido com as ultimas versões dos drivers da nvidia? Os jogos já não freezam?

Não sei - até ao fim do estágio também não estou muito preocupado com isso. E como depois conto começar a investir a sério no GTA3 e no Vice City, tb não estou muito preocupado.

Como é que configuraste o touchscreen do fujitsu?
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Sun Jun 29, 2003 4:26 pm    Post subject: Reply with quote

lmpinto wrote:
Como é que configuraste o touchscreen do fujitsu?

Basicamente substitui o driver de input do rato do x por uma versão que suporta o touchscreen.

Ainda falta calibrar aquilo melhor (tem um desvio de cerca de 3 mm), mas isso é facil de fazer.
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
PT_LAmb
Guru
Guru


Joined: 22 Apr 2002
Posts: 332
Location: Lisboa (Lisbon), Portugal

PostPosted: Wed Jul 02, 2003 2:41 am    Post subject: Reply with quote

BrainMaster wrote:
eu tenho um compaq 1525 e infelizmente nao consigo porlhe o gentoo... o boot a partir do cd crasha a meio com uma msg (q agora n me lembro, mas axo que tinha qq coisa haver com partiçoes)! o mm acontece com varios outros cd's de boot de outras distribuiçoes, a unica ate hoje que consegui instalar foi o slackware 8.1, o cd de boot do slackware 9 ja n funciona! Fiquei realmente frustado com isto, agora ja me habituei...

PS: entre varias coisas, ja apaguei e recriei as partiçoes, por isso o problema deve ser mm incompatibilidade d hardware penso eu


Chegaste a tentar instalar o slack numa partiçao pequena (200MBs) e tentar numa outra partiçao instalar o gentoo? Depois podes utilizar a do slack como boot.

Cumprimentos,
Ricardo Cordeiro :)
_________________
SETI@Home - http://setiathome.ssl.berkeley.edu/
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Jul 03, 2003 9:49 am    Post subject: Reply with quote

md5sum wrote:
Pois, já lá estive. Só que portáteis do mercado português por lá nem vê-los. Eu como não sou muito abastado queria ter a certeza que ao empregar o meu rico dinheirinho não me arrependo.

Mas não creio que me deixem andar a instalar Linux nos portáteis a ver se ele funga ou não :( . Fiz essa pergunta uma vez e o dono da loja ficou a olhar para mim de lado como se eu fosse algum anormal... ou não tivesse direito a ter a certeza do que aquilo que compro me satisfaz. Enfim, mentalidades portuguesas. O ideal era algum de voz de me dizer: Tenho X modelo e tá tudo a bulir. Vou aguardando :wink:

Cumprimentos


Podes sempre pegar num game cd ou mesmo um live cd e testar com isso, não é tudo, mas sempre podes ter uma ideia, sem ter que instalar nada no disco.
Penso que com isso ele não se importa...
Back to top
View user's profile Send private message
DataShark
n00b
n00b


Joined: 26 May 2002
Posts: 28
Location: Portugal

PostPosted: Thu Jul 03, 2003 10:43 pm    Post subject: safe bets ... Reply with quote

Toshiba 51xx (o meu actual) ...

... e Dell (M6O) - o meu futuro no fim do mês :-)
Back to top
View user's profile Send private message
mvc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 27 Nov 2002
Posts: 98
Location: Portugal

PostPosted: Tue Dec 16, 2003 12:03 am    Post subject: Reply with quote

tenho um toshiba satellite pro 4340 e não me estou a lembrar de nada que não funcione. O site da toshiba não oferece directamente suporte ao linux mas tem montes de especificações sobre o hardware que vem nos laptops, o que dá um jeitão para configurar as coisas.

marco
Back to top
View user's profile Send private message
gmichels
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 480
Location: Brazil

PostPosted: Thu Dec 18, 2003 6:31 pm    Post subject: Reply with quote

tenho um hp ze4430us, tive alguns problemas mas esta quase tudo funcionando, desde acpi e powernow ate wireless lan.

so o modem que nao funciona pois uso 2.6 e o driver é comercial. de resto ate dri com radeon U1 ta funcionando (450 fps no glxgears, nao eh muito mas eh melhor que nada hehe)
Back to top
View user's profile Send private message
gggm
n00b
n00b


Joined: 22 Dec 2003
Posts: 13
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Dec 22, 2003 10:57 pm    Post subject: Reply with quote

BrainMaster wrote:
eu tenho um compaq 1525 e infelizmente nao consigo porlhe o gentoo... o boot a partir do cd crasha a meio com uma msg (q agora n me lembro, mas axo que tinha qq coisa haver com partiçoes)! o mm acontece com varios outros cd's de boot de outras distribuiçoes, a unica ate hoje que consegui instalar foi o slackware 8.1, o cd de boot do slackware 9 ja n funciona! Fiquei realmente frustado com isto, agora ja me habituei...

PS: entre varias coisas, ja apaguei e recriei as partiçoes, por isso o problema deve ser mm incompatibilidade d hardware penso eu


Viva!
Não sei se entretanto já resolveste o problema, mas aqui fica uma possível solução:

tens 2 alternativas:
- uma é intalares o gentoo apartir do slackware, apenas com uma shell com chroot para a partição que vais instalar o gentoo, já com o respectivo ficheiro do stage que queiras recomeçar a instalação, tens que fazer tambem para essa directoria o mount com a opção de bind, do /dev e /proc.
eu fiz isto recentemente, passei de slackware para gentoo e como não queria deixar estar a trabalhar normalmente enquanto o gentoo se ia instalando, fiz a instalação toda desta forma, segunido o toturial que está na página do gentoo. E como tenho o /home numa partição aparte, a mudança foi quase transparente em termos de utilização normal.

- outra opção que tens, se quiseres instalar apartir do cd do gentoo, agora vou especular porque não sei ao certo qual foi o problema que tiveste, é frequente os portateis crasharem com os kernels que vêm com os cds de instalação das distros, já me falaram numa possível solução para isso, que era desactivar, acho que o suporte pcmcia é que dava problemas. Mas se for possível o melhor mesmo é desactivar tudo o que for deteções automáticas de hardware.
_________________
Gonçalo Melo
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jan 19, 2004 3:16 pm    Post subject: Reply with quote

Tive uma experiência interessante com portáteis esse fim de semana. Meu cunhado comprou um ECS A901, um modelo barato de portátil, que a própia ECS não chama de notebook, e sim de desknote. Ele é um portátil mais barato, porque usa memória convencional de dektops (SDRAM), e a bateria é externa. Tem 128mB de RAM compartilhada com a placa de vídeo de 64mB, é um Celeron 1.4gHz.

Ele levou o A901 para eu dar uma olhada. Eu estava resolvendo alguns problemas no Windows dele e tive uma idéia: mostrar o Kurumim (para os portugueses que não o conhecem, é uma distro brasileira em live-cd) para ele. Eu achava que ia ter diversos problemas de compatibilidade, já que não é um modelo popular, apesar de seu preço, e também devido ao seu preço pode conter peças de menor qualidade. Fui surpreendido. O Kurumim rodou perfeitamente, auto-detectou tudo. Além disso, junto com o portátil vem um CD de uma distro chamada Thiz Linux, numa versão especial para o desknote. Se rodou Kurumim e Thiz Linux, deve rodar Gentoo sem maiores problemas também.
Back to top
View user's profile Send private message
vega
n00b
n00b


Joined: 01 Mar 2004
Posts: 73
Location: Vitoria - ES - Brasil

PostPosted: Mon Mar 01, 2004 3:16 pm    Post subject: Reply with quote

Estas maquinas da ECS sao o bicho! Eu tenho um modelo A-928, mais avancado do que o A-901 e ja rodei nele o Slack, RedHat, Kurumin e agora acabei de fazer minha primeira instalacao do Gentoo (Stage 3).
A maquina esta com o desempenho muito melhor do que com outras distros, vale a pena!
E uma dica: se quiser um Desknote olhe este site:
www.meganote.com.br
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum