Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
gcc 3.2
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
slckr
n00b
n00b


Joined: 01 Feb 2007
Posts: 4

PostPosted: Sat Feb 03, 2007 12:37 am    Post subject: gcc 3.2 Reply with quote

Oi pessoal, costumava ser um Slacker, mas depois que "fucei" no Gentoo, não há mais como voltar ehehheeh :lol: ... mas isso é outra história...

Bom, meu problema é o seguinte: parece que meu gcc 3.2 foi desinstalado do sistema... fiquei apenas com a versão 4.1.1.
Eu andei recompilando o pacote xorg-x11 para resolver um problema de aceleração de vídeo e notei que o emerge atualizou vários outros pacotes, dentre eles o gcc (talvés pq eu tenha mudado meus USE-flags)...

Aí hj fui instalar o amarok e um pacote que não lembro ao certo gerou o seguinte erro: "Could not run/locate "i386-pc-linux-gnu-gcc""... nesse momento que eu notei que não tenho mais o gcc32, ou melhor, tenho, mas é na verdade a versão 4.1.1:

Code:
localhost / # gcc32 --version
gcc (GCC) 4.1.1 (Gentoo 4.1.1-r3)
Copyright (C) 2006 Free Software Foundation, Inc.
This is free software; see the source for copying conditions.  There is NO
warranty; not even for MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.

localhost / # gcc-config -l
 [1] i686-pc-linux-gnu-4.1.1 *


Então queria saber como eu posso reinstalar o gcc 3.2, uma vez que posso me deparar com algum pacote q ainda é incompatível com a versão 4.1.1... é possível através do fabuloso emerge eheheh?

Obrigado!! Desculpem pela inexperiência... :oops: ainda estou aprendendo a lidar com uma distro que tem de um gerenciador de pacotes hehehehe...

slckr
Back to top
View user's profile Send private message
thiagonunes
Apprentice
Apprentice


Joined: 16 Nov 2005
Posts: 171
Location: Brasil -> RS -> Rio Grande

PostPosted: Sat Feb 03, 2007 7:12 am    Post subject: Re: gcc 3.2 Reply with quote

Olá.

slckr wrote:
Oi pessoal, costumava ser um Slacker, mas depois que "fucei" no Gentoo, não há mais como voltar ehehheeh :lol: ... mas isso é outra história...


Bom, que a ética libertária e toda a sociedade que a prática me perdoem, mas tenho observado que o gentoo parece ser uma ótima distribuição pros usuários de slackware :P. Digo isso porque vocé é a terceira ou quarta pessoa que eu vejo dizer que veio do slackware e não tem mais volta, inclusive uma dessas pessoas foi um amigo meu, e foi por mérito meu mesmo :D.

E inclusive ao longo dos anos eu desenvolvi uma certa antipatia pelos usuários de slackware, principalmente os mais antigos e ferrenhos. Eles costumam ser intransigentes, vêem a distribuição deles como a melhor do mundo e acham que todas as outras são fracas. Eu era um pouco assim quando usava debian.

Mas quando passei pro gentoo percebi uma comundade totalmente diferente, humilde e compreensiva. Inclusive eu quando usava debian dizia que o debian era o melhor, que o apt-get fazia e acontecia e tudo mais. Hoje que eu uso gentoo eu vejo a comunidade linux de uma forma diferente, respeito e entendo a decisão de cada um de usar a distribuição que mais lhe agrada.

Acho que isso se deve ao fato da filosofia do gentoo ser a de dar a maior liberdade possível ao usuário. Um dos aspectos pelo qual o gentoo foi abençoado é o de não se assumir como uma distribuição para qualquer tipo de usuário, afinal, quem usa gentoo sabe que não é qualquer zé mané que vai ter saco pra sair compilando tudo por aí. Então fica muito mais fácil pros usuários de gentoo entenderem que outras pessoas preferem usar o linux de outro modo, por isso não costumam forçar ninguém a ter a mesma opinião que eles.

Mas vamos a pendenga.

Quote:

Bom, meu problema é o seguinte: parece que meu gcc 3.2 foi desinstalado do sistema... fiquei apenas com a versão 4.1.1.


Bom, de fato, se você usa um profile 2006.x o gcc 3.2 estará mascarado e, se você tiver ele instalado, ele será desinstalado na primeira oportunidade. Pra você ter um gcc 3 instalado ele terá que ser, atualmente, pelo menos o 3.4.4-r1.

Para você ter um gcc 3 instalado novamente você pode fazer emerge dizendo a versão (quase) diretamente. Assim: emerge -av --oneshot '<gcc-4'
Ele vai instalar o último gcc-3.

Mas você pode deixar pra fazer isso apenas quando precisar, se precisar.

Quote:

Eu andei recompilando o pacote xorg-x11 para resolver um problema de aceleração de vídeo e notei que o emerge atualizou vários outros pacotes, dentre eles o gcc (talvés pq eu tenha mudado meus USE-flags)...

Aí hj fui instalar o amarok e um pacote que não lembro ao certo gerou o seguinte erro: "Could not run/locate "i386-pc-linux-gnu-gcc""... nesse momento que eu notei que não tenho mais o gcc32, ou melhor, tenho, mas é na verdade a versão 4.1.1:

Code:
localhost / # gcc32 --version
gcc (GCC) 4.1.1 (Gentoo 4.1.1-r3)
Copyright (C) 2006 Free Software Foundation, Inc.
This is free software; see the source for copying conditions.  There is NO
warranty; not even for MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.

localhost / # gcc-config -l
 [1] i686-pc-linux-gnu-4.1.1 *



Agora você está fazendo uma pequena confusão.

O binário /usr/bin/gcc32 não tem nada a ver com a versão 3.2 do gcc. Se eu rodar ele aqui terei o mesmo resultado que você, e tenho o gcc-3.4.6-r2 instalado. Eu não conhecia esse binário, e dando um qfile (app-portage/portage-utils) nele eu percebi que nenhum pacote _instalou_ ele lá, ele de alguma forma foi gerado depois, mas por quem eu não sei. Inclusive esse binário é uma cópia de /usr/bin/gcc, então imagino que foi o gcc-config que fez isso. Então me parece que esse 32 no final está mais relacionado ao fato dele ser 32 bits do que a uma suposta versão 3.2. Sacou?

Na verdade o seu problema é outro, e pode ser sério. Não dê mais emerges enquanto eu ou quem mais estiver observando esse tópico não tiver mais informações sobre o seu sistema para lhe orientar adequadamente. No momento a melhor informação que você pode nos dar é o resultado do seu emerge --info.

Também é interessante que você nos diga como instalou seu gentoo? Foi pelo instalador do livecd (não recomendado para iniciantes no gentoo), pelo método padrão descompactando o stage3 numa partição e fazendo o chroot (o recomendado) ou pelo não mais suportado pelo handbook stage1 (necessário apenas em casos especiais)? E também qual versão do stage usou. 2006.1? 2006.0? Ou outra.

Na verdade o que eu desconfio é que sua variável CHOST no make.conf está com um valor impróprio, e se todo o seu sistema foi compilado usando i386-pc-linux-gnu com certeza dará trabalho consertar isso. Mas mesmo que dê trabalho lembre-se, você é um usuário de gentoo, logo, você sabe o que está fazendo. O que eu quero dizer é que reinstalar o sistema não resolve o problema nem ensina nada a você, é apenas um fsck limpando a cacaca, não te enobrece como pessoa nem te deixa feliz como usuário de linux.

Para você entender a gravidade do que estou falando dê uma olhada nesse guia: http://www.gentoo.org/doc/en/change-chost.xml . Leia todo mas não faça nada ainda, primeiro nos responda as perguntas acima.

Quote:

Então queria saber como eu posso reinstalar o gcc 3.2, uma vez que posso me deparar com algum pacote q ainda é incompatível com a versão 4.1.1... é possível através do fabuloso emerge eheheh?


Já disse antes como instalar o gcc mais antigo e qual a versão apropriada, mas no momento recomendo não pensar nisso, principalmente se você não precisa de algum pacote que ainda não funcione com o gcc 4. E considerando que até o openoffice compila no gcc 4, só não compila quem não quer.

Quote:

Obrigado!! Desculpem pela inexperiência... :oops: ainda estou aprendendo a lidar com uma distro que tem de um gerenciador de pacotes hehehehe...

slckr


Seja bem vindo.

Algumas dicas:
- Leia a documentação do portage. Não se preocupe se você não entender alguma coisa, volte daqui a um tempo e leia dinovo. Aqui está ela: http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2
- Dê preferência para a documentação em inglês, as versões pt_br andam desatualizadas. Quando for ver uma documentação traduzida observe no canto superior direito da página um aviso na barra azul sobre a versão original do documento.
- Use o eix.
- O portage-utils tem coisas interessantes.
- Inscreva-se na lista de discussão de usuários brasileiros de gentoo, é só mandar um mail para gentoo-user-br+subscribe@lists.gentoo.org . Lá a gurizada é viciada em ler email e uma dúvida sua vai receber umas 5 respostas (de qualidade) em umas 20 horas.
Back to top
View user's profile Send private message
slckr
n00b
n00b


Joined: 01 Feb 2007
Posts: 4

PostPosted: Sat Feb 03, 2007 4:40 pm    Post subject: Reply with quote

Olá thiagonunes. Obrigado pela resposta!

Quote:
Bom, que a ética libertária e toda a sociedade que a prática me perdoem, mas tenho observado que o gentoo parece ser uma ótima distribuição pros usuários de slackware :P. Digo isso porque vocé é a terceira ou quarta pessoa que eu vejo dizer que veio do slackware e não tem mais volta, inclusive uma dessas pessoas foi um amigo meu, e foi por mérito meu mesmo :D.


Também tinha notado o notável número de usuários do Slackware que migraram pro Gentoo, por isso minha curiosidade foi crescendo :) .

Quote:
E inclusive ao longo dos anos eu desenvolvi uma certa antipatia pelos usuários de slackware, principalmente os mais antigos e ferrenhos. Eles costumam ser intransigentes, vêem a distribuição deles como a melhor do mundo e acham que todas as outras são fracas. Eu era um pouco assim quando usava debian.

Mas quando passei pro gentoo percebi uma comundade totalmente diferente, humilde e compreensiva. Inclusive eu quando usava debian dizia que o debian era o melhor, que o apt-get fazia e acontecia e tudo mais. Hoje que eu uso gentoo eu vejo a comunidade linux de uma forma diferente, respeito e entendo a decisão de cada um de usar a distribuição que mais lhe agrada.

Acho que isso se deve ao fato da filosofia do gentoo ser a de dar a maior liberdade possível ao usuário. Um dos aspectos pelo qual o gentoo foi abençoado é o de não se assumir como uma distribuição para qualquer tipo de usuário, afinal, quem usa gentoo sabe que não é qualquer zé mané que vai ter saco pra sair compilando tudo por aí. Então fica muito mais fácil pros usuários de gentoo entenderem que outras pessoas preferem usar o linux de outro modo, por isso não costumam forçar ninguém a ter a mesma opinião que eles.


Concordo plenamente, principalmente quando você falou em "uma comundade totalmente diferente, humilde e compreensiva".

Mas enfim... vamos ao problema...

Quote:
Para você ter um gcc 3 instalado novamente você pode fazer emerge dizendo a versão (quase) diretamente. Assim: emerge -av --oneshot '<gcc-4'
Ele vai instalar o último gcc-3.
Mas você pode deixar pra fazer isso apenas quando precisar, se precisar.


Eu consegui instalar o gcc 3.3.6 executando
Code:
darkstar ~ # emerge =gcc-3.3.6


Sei q vc me disse para não fazer nada antes, mas só fui ver o post agora de tarde ehehheeh.

Quote:
Agora você está fazendo uma pequena confusão.
O binário /usr/bin/gcc32 não tem nada a ver com a versão 3.2 do gcc. Se eu rodar ele aqui terei o mesmo resultado que você, e tenho o gcc-3.4.6-r2 instalado. Eu não conhecia esse binário, e dando um qfile (app-portage/portage-utils) nele eu percebi que nenhum pacote _instalou_ ele lá, ele de alguma forma foi gerado depois, mas por quem eu não sei. Inclusive esse binário é uma cópia de /usr/bin/gcc, então imagino que foi o gcc-config que fez isso. Então me parece que esse 32 no final está mais relacionado ao fato dele ser 32 bits do que a uma suposta versão 3.2. Sacou?


Pois é... cara, se não estou enganado, eu tinha mexido com uma outra disto que tinha um gcc32... acho que era o Fedora Core 4 que vinha com o gcc 4 (padrão) e o gcc 3 (que era o gcc32)... então devo ter misturado as coisas mesmo...

Quote:
Também é interessante que você nos diga como instalou seu gentoo? Foi pelo instalador do livecd (não recomendado para iniciantes no gentoo), pelo método padrão descompactando o stage3 numa partição e fazendo o chroot (o recomendado) ou pelo não mais suportado pelo handbook stage1 (necessário apenas em casos especiais)? E também qual versão do stage usou. 2006.1? 2006.0? Ou outra.


Desculpe-me por não ter dado mais detalhes sobre o meu sistema... realmente esqueci :oops:
Estou usando o profile 2006.1, e instalei o Gentoo pelo livecd, fazendo chroot e baixando o stage3. Ao meu ver, acredito que minhas configurações estão corretas... Aí vai o que o emerge --info diz:

Code:
darkstar ~ # emerge --info
Portage 2.1.1-r2 (default-linux/x86/2006.1, gcc-4.1.1, glibc-2.4-r4, 2.6.18-gentoo-r6 i686)
=================================================================
System uname: 2.6.18-gentoo-r6 i686 AMD Athlon(TM) XP1700+
Gentoo Base System release 1.12.6
Last Sync: Fri, 02 Feb 2007 21:00:01 +0000
app-admin/eselect-compiler: [Not Present]
dev-java/java-config: 1.3.7, 2.0.31
dev-lang/python:     2.4.3-r4
dev-python/pycrypto: 2.0.1-r5
dev-util/ccache:     [Not Present]
dev-util/confcache:  [Not Present]
sys-apps/sandbox:    1.2.17
sys-devel/autoconf:  2.13, 2.61
sys-devel/automake:  1.4_p6, 1.5, 1.6.3, 1.7.9-r1, 1.8.5-r3, 1.9.6-r2, 1.10
sys-devel/binutils:  2.16.1-r3
sys-devel/gcc-config: 1.3.14
sys-devel/libtool:   1.5.22
virtual/os-headers:  2.6.17-r2
ACCEPT_KEYWORDS="x86"
AUTOCLEAN="yes"
CBUILD="i686-pc-linux-gnu"
CFLAGS="-O2 -mtune=i686 -pipe -march=athlon-xp -fomit-frame-pointer"
CHOST="i686-pc-linux-gnu"
CONFIG_PROTECT="/etc /usr/kde/3.5/env /usr/kde/3.5/share/config /usr/kde/3.5/shutdown /usr/share/X11/xkb /usr/share/config"
CONFIG_PROTECT_MASK="/etc/env.d /etc/env.d/java/ /etc/gconf /etc/java-config/vms/ /etc/terminfo"
CXXFLAGS="-O2 -mtune=i686 -pipe -march=athlon-xp -fomit-frame-pointer"
DISTDIR="/usr/portage/distfiles"
FEATURES="autoconfig distlocks metadata-transfer sandbox sfperms strict"
GENTOO_MIRRORS="http://gentoo.localhost.net.ar/ http://www.las.ic.unicamp.br/pub/gentoo/ ftp://ftp.las.ic.unicamp.br/pub/gentoo/"
LINGUAS="pt_BR en"
MAKEOPTS="-j2"
PKGDIR="/usr/portage/packages"
PORTAGE_RSYNC_OPTS="--recursive --links --safe-links --perms --times --compress --force --whole-file --delete --delete-after --stats --timeout=180 --exclude='/distfiles' --exclude='/local' --exclude='/packages'"
PORTAGE_TMPDIR="/var/tmp"
PORTDIR="/usr/portage"
SYNC="rsync://rsync.gentoo.org/gentoo-portage"
USE="x86 3dnow X a52 aac acpi alsa alsa_cards_ali5451 alsa_cards_als4000 alsa_cards_atiixp alsa_cards_atiixp-modem alsa_cards_bt87x alsa_cards_ca0106 alsa_cards_cmipci alsa_cards_emu10k1x alsa_cards_ens1370 alsa_cards_ens1371 alsa_cards_es1938 alsa_cards_es1968 alsa_cards_fm801 alsa_cards_hda-intel alsa_cards_intel8x0 alsa_cards_intel8x0m alsa_cards_maestro3 alsa_cards_trident alsa_cards_usb-audio alsa_cards_via82xx alsa_cards_via82xx-modem alsa_cards_ymfpci alsa_pcm_plugins_adpcm alsa_pcm_plugins_alaw alsa_pcm_plugins_asym alsa_pcm_plugins_copy alsa_pcm_plugins_dmix alsa_pcm_plugins_dshare alsa_pcm_plugins_dsnoop alsa_pcm_plugins_empty alsa_pcm_plugins_extplug alsa_pcm_plugins_file alsa_pcm_plugins_hooks alsa_pcm_plugins_iec958 alsa_pcm_plugins_ioplug alsa_pcm_plugins_ladspa alsa_pcm_plugins_lfloat alsa_pcm_plugins_linear alsa_pcm_plugins_meter alsa_pcm_plugins_mulaw alsa_pcm_plugins_multi alsa_pcm_plugins_null alsa_pcm_plugins_plug alsa_pcm_plugins_rate alsa_pcm_plugins_route alsa_pcm_plugins_share alsa_pcm_plugins_shm alsa_pcm_plugins_softvol amr arts berkdb bitmap-fonts bzip2 cdr cli cracklib crypt ctype cups debug directfb dlloader doc dts dvd dvdr dvdread dxr3 elibc_glibc encode esd fbcon ffmpeg flac fortran gdbm gpm gtk gtk2 hal iconv ifp imagemagick imlib input_devices_keyboard input_devices_mouse ipod ipv6 isdnlog java javascript jpeg jpeg2k kde kdeenablefinal kernel_linux lcd_devices_bayrad lcd_devices_cfontz lcd_devices_cfontz633 lcd_devices_glk lcd_devices_hd44780 lcd_devices_lb216 lcd_devices_lcdm001 lcd_devices_mtxorb lcd_devices_ncurses lcd_devices_text libcaca libg++ libwww linguas_en linguas_pt_BR lm_sensors mad matroska matrox midi mime mmap mmx mng modplug mp3 mpeg mplayer mtp musicbrainz ncurses network njb nls noamazon nptl nptlonly offensive ogg opengl pam pcre pdf perl png posix postgres ppds pppd profile pulseaudio python qt qt3 qt4 quicktime rdesktop readline real reflection ruby sdl session sockets speedo speex spell spl sse ssl svg svga symlink tcl tcltk tcpd test theora threads truetype truetype-fonts type1-fonts udev unicode usb userland_GNU v4l vcd video_cards_fbdev video_cards_nv video_cards_nvidia video_cards_vesa vidix visualization vorbis win32codecs x264 xine xinerama xml xorg xpm xscreensaver xv xvid xvmc zlib"
Unset:  CTARGET, EMERGE_DEFAULT_OPTS, INSTALL_MASK, LANG, LC_ALL, LDFLAGS, PORTAGE_RSYNC_EXTRA_OPTS, PORTDIR_OVERLAY


Quote:
Na verdade o que eu desconfio é que sua variável CHOST no make.conf está com um valor impróprio, e se todo o seu sistema foi compilado usando i386-pc-linux-gnu com certeza dará trabalho consertar isso. Mas mesmo que dê trabalho lembre-se, você é um usuário de gentoo, logo, você sabe o que está fazendo. O que eu quero dizer é que reinstalar o sistema não resolve o problema nem ensina nada a você, é apenas um fsck limpando a cacaca, não te enobrece como pessoa nem te deixa feliz como usuário de linux.


Eu compilei o sistema com o CHOST="i686-pc-linux-gnu" desde o princípio... eu lembro de ter configurado isso na instalação...

Como eu tinha dito, consegui instalar o gcc 3.3.6 e tentei fazer um "emerge amarok" novamente para ver se tinha resolvido o problema do "Could not run/locate "i386-pc-linux-gnu-gcc"". Não resolveu. :( Aí vai a mensagem de erro na íntegra:

Code:
gcc-config error: Could not run/locate "i386-pc-linux-gnu-gcc"
make[1]: *** [blib/arch/auto/Image/Magick/Magick.so] Error 1
make[1]: Leaving directory `/var/tmp/portage/imagemagick-6.3.0.5/work/ImageMagick-6.3.0/PerlMagick'
make: *** [all-perl] Error 2
make: *** Waiting for unfinished jobs....

!!! ERROR: media-gfx/imagemagick-6.3.0.5 failed.
Call stack:
  ebuild.sh, line 1546:   Called dyn_compile
  ebuild.sh, line 937:   Called src_compile
  imagemagick-6.3.0.5.ebuild, line 86:   Called die


Analisando o resultado de "gcc-config -l" abaixo, o sistema realmente não faz referência a nada que não seja "i686...", então pergunto: será que não tenho que especificar no momento da compilação a arquitetura que eu quero utilizar?

Code:
darkstar bin # gcc-config -l
 [1] i686-pc-linux-gnu-3.3.6
 [2] i686-pc-linux-gnu-3.3.6-hardened
 [3] i686-pc-linux-gnu-3.3.6-hardenednopie
 [4] i686-pc-linux-gnu-3.3.6-hardenednopiessp
 [5] i686-pc-linux-gnu-3.3.6-hardenednossp
 [6] i686-pc-linux-gnu-4.1.1 *


Fui em busca do tal "i386-pc-linux-gnu-gcc" e encontrei vários links inválidos na pasta /usr/bin, dentre os quais está um que aponta para "i386-pc-linux-gnu-gcc".

Code:
darkstar bin # ls -la i386-pc-linux-gnu-*
...
lrwxrwxrwx 1 root root   58 Jan 25 20:08 i386-pc-linux-gnu-c++-4.1.1 -> /usr/i386-pc-linux-gnu/gcc-bin/4.1.1/i386-pc-linux-gnu-c++
lrwxrwxrwx 1 root root   58 Jan 25 20:08 i386-pc-linux-gnu-cpp-4.1.1 -> /usr/i386-pc-linux-gnu/gcc-bin/4.1.1/i386-pc-linux-gnu-cpp
lrwxrwxrwx 1 root root   58 Jan 25 20:08 i386-pc-linux-gnu-g++-4.1.1 -> /usr/i386-pc-linux-gnu/gcc-bin/4.1.1/i386-pc-linux-gnu-g++
lrwxrwxrwx 1 root root   58 Jan 25 20:08 i386-pc-linux-gnu-gcc-4.1.1 -> /usr/i386-pc-linux-gnu/gcc-bin/4.1.1/i386-pc-linux-gnu-gcc
lrwxrwxrwx 1 root root   63 Jan 25 20:08 i386-pc-linux-gnu-gfortran-4.1.1 -> /usr/i386-pc-linux-gnu/gcc-bin/4.1.1/i386-pc-linux-gnu-gfortran
...


Todos os links acima apontam para arquivos que não existem mais (estão destacados com uma tarja vermelha e piscando). Então notei que existem respectivos links iniciados por "i686..." que estão perfeitos... então acredito que quando compilei o gcc 4.1.1 com a flag i686-pc-linux-gnu deve ter tornado os i386 obsoletos, estou correto?

Obrigado!!

ex-slckr :D
Back to top
View user's profile Send private message
thiagonunes
Apprentice
Apprentice


Joined: 16 Nov 2005
Posts: 171
Location: Brasil -> RS -> Rio Grande

PostPosted: Sun Feb 04, 2007 7:12 am    Post subject: Reply with quote

Então...

slckr wrote:

Eu consegui instalar o gcc 3.3.6 executando
Code:
darkstar ~ # emerge =gcc-3.3.6



Ótimo, mas se você vai ter um gcc 3 então é melhor que seja o último mesmo. A princípio, para um pacote comum, o próprio portage o atualizaria, mas a versão 3.4 do gcc está em outro slot, então você vai ter que atualizar na mão mesmo, fazendo aquilo que eu te disse, emerge --oneshot -av '<gcc-4'. Depois desinstale a versão 3.3 fazendo emerge --unmerge -av '<gcc-3.4'.

Procure não instalar nada com a versão 3.3 porque a ABI de C++ mudou do gcc 3.3 pro 3.4, então você provavelmente acabará tendo que recompilar esses pacotes.

Quote:

Sei q vc me disse para não fazer nada antes, mas só fui ver o post agora de tarde ehehheeh.


De fato eu imaginava outra coisa, mas talvez até você não conseguisse dar mais um emerge se estivesse com o CHOST errado. Mas você já me tranquilizou. :)

Quote:

Estou usando o profile 2006.1, e instalei o Gentoo pelo livecd, fazendo chroot e baixando o stage3. Ao meu ver, acredito que minhas configurações estão corretas... Aí vai o que o emerge --info diz:


Excelente, o que eu recomendaria, usar o firefox e o gnome-terminal do livecd para instalar usando o stage3.

Quote:

[code]darkstar ~ # emerge --info
Portage 2.1.1-r2 (default-linux/x86/2006.1, gcc-4.1.1, glibc-2.4-r4, 2.6.18-gentoo-r6 i686)
=================================================================
System uname: 2.6.18-gentoo-r6 i686 AMD Athlon(TM) XP1700+
Gentoo Base System release 1.12.6
Last Sync: Fri, 02 Feb 2007 21:00:01 +0000
app-admin/eselect-compiler: [Not Present]
dev-java/java-config: 1.3.7, 2.0.31
dev-lang/python: 2.4.3-r4
dev-python/pycrypto: 2.0.1-r5
dev-util/ccache: [Not Present]
dev-util/confcache: [Not Present]
sys-apps/sandbox: 1.2.17
sys-devel/autoconf: 2.13, 2.61
sys-devel/automake: 1.4_p6, 1.5, 1.6.3, 1.7.9-r1, 1.8.5-r3, 1.9.6-r2, 1.10
sys-devel/binutils: 2.16.1-r3
sys-devel/gcc-config: 1.3.14
sys-devel/libtool: 1.5.22
virtual/os-headers: 2.6.17-r2
ACCEPT_KEYWORDS="x86"
AUTOCLEAN="yes"
CBUILD="i686-pc-linux-gnu"
CFLAGS="-O2 -mtune=i686 -pipe -march=athlon-xp -fomit-frame-pointer"
CHOST="i686-pc-linux-gnu"
...


Excelente, nenhum problema aparente. :)

Quote:

Como eu tinha dito, consegui instalar o gcc 3.3.6 e tentei fazer um "emerge amarok" novamente para ver se tinha resolvido o problema do "Could not run/locate "i386-pc-linux-gnu-gcc"". Não resolveu. :( Aí vai a mensagem de erro na íntegra:

[code]gcc-config error: Could not run/locate "i386-pc-linux-gnu-gcc"
make[1]: *** [blib/arch/auto/Image/Magick/Magick.so] Error 1
make[1]: Leaving directory `/var/tmp/portage/imagemagick-6.3.0.5/work/ImageMagick-6.3.0/PerlMagick'
make: *** [all-perl] Error 2
make: *** Waiting for unfinished jobs....


Isso é muito estranho, porque a compilação do imagemagick estaria pedindo pro gcc-config um chost i386?

Quote:

Analisando o resultado de "gcc-config -l" abaixo, o sistema realmente não faz referência a nada que não seja "i686...", então pergunto: será que não tenho que especificar no momento da compilação a arquitetura que eu quero utilizar?


Não, isso não existe. Misturar versões do gcc num sistema já é problemático, misturar chosts então é desastroso. Se você der uma lida no guia de change-chost que eu te passei tu vai entender.

Quote:

Fui em busca do tal "i386-pc-linux-gnu-gcc" e encontrei vários links inválidos na pasta /usr/bin, dentre os quais está um que aponta para "i386-pc-linux-gnu-gcc".

[code]darkstar bin # ls -la i386-pc-linux-gnu-*
...
lrwxrwxrwx 1 root root 58 Jan 25 20:08 i386-pc-linux-gnu-c++-4.1.1 -> /usr/i386-pc-linux-gnu/gcc-bin/4.1.1/i386-pc-linux-gnu-c++
lrwxrwxrwx 1 root root 58 Jan 25 20:08 i386-pc-linux-gnu-cpp-4.1.1 -> /usr/i386-pc-linux-gnu/gcc-bin/4.1.1/i386-pc-linux-gnu-cpp
lrwxrwxrwx 1 root root 58 Jan 25 20:08 i386-pc-linux-gnu-g++-4.1.1 -> /usr/i386-pc-linux-gnu/gcc-bin/4.1.1/i386-pc-linux-gnu-g++
lrwxrwxrwx 1 root root 58 Jan 25 20:08 i386-pc-linux-gnu-gcc-4.1.1 -> /usr/i386-pc-linux-gnu/gcc-bin/4.1.1/i386-pc-linux-gnu-gcc
lrwxrwxrwx 1 root root 63 Jan 25 20:08 i386-pc-linux-gnu-gfortran-4.1.1 -> /usr/i386-pc-linux-gnu/gcc-bin/4.1.1/i386-pc-linux-gnu-gfortran
...[/code]


É estranho que existam esses links, aqui eles não existem. Mas encontrei aqui em /usr/bin os _binários_ i386-pc-linux-gnu-gcc e i386-pc-linux-gnu-gcc32. E ao executa-los obtive a seguinte mensagem:
gcc-config error: Could not run/locate "i386-pc-linux-gnu-gcc"

Já viu isso antes? :P
Mas porque a compilação do imagemagick estaria chamando eles eu não sei, aqui o imagemagick foi compilado com o gcc 4 e foi tranquilo. Note que o erro parece ter a ver com o perl, então você pode tentar tirar o suporte a perl dele. Ou pode tentar atualizar o perl também.

Quote:

Todos os links acima apontam para arquivos que não existem mais (estão destacados com uma tarja vermelha e piscando). Então notei que existem respectivos links iniciados por "i686..." que estão perfeitos... então acredito que quando compilei o gcc 4.1.1 com a flag i686-pc-linux-gnu deve ter tornado os i386 obsoletos, estou correto?


Na verdade eu acho que jamais deveria existir em seu sistema uma referência a algo que tu nunca teve, já que você instalou o 2006.1 e a partir do stage3, mas já que eles tão lá apagua eles.

Mais um detalhe: Você postou tudo a partir do erro, mas não postou nada antes do erro. Assim não é possível saber o que o emerge estava fazendo quando o erro aconteceu.

Então eu recomendo que você peça ajuda na lista de discussão, lá o pessoal é bem mais fera. Coloque o resultado do seu emerge --info e a parte final da compilação do imagemagick, a partir de um pouco antes do erro. Não é necessário compilar o imagemagick novamente, a não ser que você queira fazer outros testes como apagar os links quebrados ou desabilitar o perl, senão você pode pegar o resultado atual em /var/tmp/portage/media-gfx/imagemagick-6.3.0.5/temp/build.log .

É isso, boa sorte.
Back to top
View user's profile Send private message
slckr
n00b
n00b


Joined: 01 Feb 2007
Posts: 4

PostPosted: Wed Feb 07, 2007 3:00 pm    Post subject: Reply with quote

Cara, desculpe-me a demora em responder. A fonte do meu PC queimou :( e, portanto, não pude mais trabalhar nele... Mas vou continuar tentando...

Quote:
�timo, mas se voc� vai ter um gcc 3 ent�o � melhor que seja o �ltimo mesmo. A princ�pio, para um pacote comum, o pr�prio portage o atualizaria, mas a vers�o 3.4 do gcc est� em outro slot, ent�o voc� vai ter que atualizar na m�o mesmo, fazendo aquilo que eu te disse, emerge --oneshot -av '<gcc-4'. Depois desinstale a vers�o 3.3 fazendo emerge --unmerge -av '<gcc-3.4'.

Procure n�o instalar nada com a vers�o 3.3 porque a ABI de C++ mudou do gcc 3.3 pro 3.4, ent�o voc� provavelmente acabar� tendo que recompilar esses pacotes.


Farei isso...

Quote:
Mas porque a compila��o do imagemagick estaria chamando eles eu n�o sei, aqui o imagemagick foi compilado com o gcc 4 e foi tranquilo. Note que o erro parece ter a ver com o perl, ent�o voc� pode tentar tirar o suporte a perl dele. Ou pode tentar atualizar o perl tamb�m.


Pois é... tinha cogitado que o problema poderia estar no perl... vou tentar atualizar ele... ou tirar o suporte, como vc disse...

Quote:
Mais um detalhe: Voc� postou tudo a partir do erro, mas n�o postou nada antes do erro. Assim n�o � poss�vel saber o que o emerge estava fazendo quando o erro aconteceu.


Realmente, eu postei só as linhas do erro... é que o que vem antes é somente o output da compilação... e é um mooonte de coisa, uma vez que ele fica um bom tempo compilando até dar o erro...

Quote:
Ent�o eu recomendo que voc� pe�a ajuda na lista de discuss�o, l� o pessoal � bem mais fera. Coloque o resultado do seu emerge --info e a parte final da compila��o do imagemagick, a partir de um pouco antes do erro. N�o � necess�rio compilar o imagemagick novamente, a n�o ser que voc� queira fazer outros testes como apagar os links quebrados ou desabilitar o perl, sen�o voc� pode pegar o resultado atual em /var/tmp/portage/media-gfx/imagemagick-6.3.0.5/temp/build.log .


Farei isso também :) , mas antes vou tentar fazer funcionar...

Quote:
� isso, boa sorte.


Obrigado! :wink:

slckr
Back to top
View user's profile Send private message
thiagonunes
Apprentice
Apprentice


Joined: 16 Nov 2005
Posts: 171
Location: Brasil -> RS -> Rio Grande

PostPosted: Thu Feb 08, 2007 4:38 am    Post subject: Reply with quote

Não precisar ser toda compilação, apenas um pouco antes de dar o erro.

Você também pode usar um serviço como o www.pastebin.com .
Back to top
View user's profile Send private message
slckr
n00b
n00b


Joined: 01 Feb 2007
Posts: 4

PostPosted: Mon Feb 12, 2007 10:23 pm    Post subject: Reply with quote

Só para constatar, caso alguém mais tenha o mesmo problema... Consegui compilar o amarok, mais precisamente o ImageMagick, retirando o suporte do perl deste pacote, como o amigo thiagonunes sugeriu.

Apenas inseri a seguinte linha no arquivo /etc/portage/package.use:

Code:
media-gfx/imagemagick -perl


Bom, acho q é isso... :D

slckr.
Back to top
View user's profile Send private message
thiagonunes
Apprentice
Apprentice


Joined: 16 Nov 2005
Posts: 171
Location: Brasil -> RS -> Rio Grande

PostPosted: Tue Feb 13, 2007 4:27 am    Post subject: Reply with quote

Isso as vezes é meio bizarro, aqui eu tenho o imagemagick compilado com suporte a perl e está funcionando ok.

Mas, menos mal que você se acertou.

abraços.
_________________
Coisas que todo usuário de gentoo tem que saber:
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=1
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2
http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Maintain_Gentoo_-_%22Best_Practices%22
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum