Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Quero ajudar, historia, servidores, contato, bla bla bla
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
deStilaDo
n00b
n00b


Joined: 26 Jan 2006
Posts: 20

PostPosted: Mon Nov 20, 2006 3:00 am    Post subject: Quero ajudar, historia, servidores, contato, bla bla bla Reply with quote

se você não quiser ler o post inteiro, a parte interessante está destacada em azul no final

Olá pessoal.

Eu uso linux diariamente no meu desktop há uns 3 anos mais ou menos, e antes disso eu já me interessava e dava umas "brincadas" com o pinguim. Comecei usar mais quando passei em Ciência da Computação na UFPR, em Curitiba, onde moro. Foi então que, para minha sorte, o windows "deu pau", e eu acabei nunca mais reinstalando.

Tentei algumas distribuições, mas a única que eu gostei mesmo foi o Slackware, praticamente meu primeiro linux, e o que eu achava que seria o último, paixão a primeira vista. O que eu não gostava nas outras distribuições era fazer as coisas sem saber o que acontecia de verdade por trás, ou como tudo funcionava. O Slack me dava liberdade, e era isso que eu queria. As vezes eu não encontrava um pacote pra um programa que eu queria, então baixava o fonte e compilava. Com o tempo, comecei preferir mais a segunda abordagem, quase tudo que eu podia eu instalava dos fontes.

Um belo dia, comentando com um colega da faculdade que eu tinha compilado boa parte do meu slack, inclusive o kernel(grande coisa), e blá blá blá, ele perguntou se eu nunca tinha ouvido falar de distribuições baseadas em sources, "não..", então ele me falou do tal do Gentoo.

Paixão a primeira vista novamente, meu segundo amor. E hoje sou mais um feliz usuário do Gentoo Linux, a quase um ano.

E hoje eu sinto que posso contribuir, a questão é: como?

Infelizmente meu tempo é escasso, muito escasso (dois trampos e faculdade), mas mesmo assim estou disposto a ajudar como puder. Então queria saber quais são as maiores necessidades do gentoo hoje, e se possível algo que se encaixe nas áreas em que eu tenho maior interesse.

Há muitos anos atrás, quando eu comecei aprender a programar, eu decidi que eu queria ser programador. Depois comecei me interessar por outra área também: redes.
E hoje eu estudo pra ser programador e/ou administrador (analista, projetista, etc.) de redes. Atualmente eu trabalho nas duas áreas, mas na empresa em que estou na área de desenvolvimento, terminando as tarefas atuais, eu devo ir pra administração da rede, que é quase toda linux (debian).

Eu sinceramente não sou muito chegado ao debian, apesar de usar no trabalho e na faculdade (que aliás está cheia de xiitas debian). Eu surgeri ao "big boss" lá pra gente colocar gentoo numa máquina para eles conhecerem, se eles gostarem e acharem que vale a pena, talvez trocar os debians por gentoo seja uma opção. Quem quiser colaborar com mais argumentos pró gentoo pra me ajudar a convencer os caras lá, fique a vontade de comentar aí =)

Eu também faço uns "free" por aí de instalar servidores. Sempre usei Slackware, mesmo um tempo depois de começar usar o Gentoo, pois ainda não conhecia muito bem e não tinha segurança pra por num servidor de produção. Mas estou para instalar uma rede pra uma empresa "mais grandinha", vários usuários, uns 4 servidores, 2 firewalls, etc., e pretendo colocar tudo Gentoo Hardened lá. Porém, nunca instalei um servidor gentoo, minha experiência com gentoo é praticamente desktop, com alguns poucos serviços na minha rede doméstica e praticamente nenhum usuário além de mim, e as vezes minha irmã, ou eventuais clientes na internet de http, ftp, ssh, etc.
Se alguém aí gostar do tema "servidores gentoo" e quiser conversar sobre o assunto, pode me adicionar no chat do gmail (fabianoengler@gmail.com) ou msn (fabianoengler@hotmail.com)

Mas voltando ao assunto "quero ajudar", eu estava com algumas idéias. É o sobre o QEMU. O pessoal da área de desenvolvimento onde eu trabalho usa bastante, lá as estações de trabalho são linux, mas eles têm alguns softwares legados em Lotus Notes e alguns programas em Delphi que ainda não foram migrados. Eu precisei esses dias instalar em casa, e como é sabido, ele não compila com o GCC 4. Eu instalei o GCC 3, tentei compilar e mesmo assim não consegui (por tudo que eu li, era pra ter funcionado), de qualquer forma, era meio emergencial a situação, e no pouco tempo que eu dispunha, não consegui descobrir o que havia de errado, então acabei instalando a versão binária e compilando apenas o kqemu.

Eu ainda vou tentar fazer funcionar a compilação com o gcc 3 e descobrir o que deu errado, assim que tiver um tempinho, mas independente disso, eu estava pensando em fazer uns ebuils pra um qemu-bin, para as pessoas que quiserem usar não precisarem instalar o gcc 3 e etc.
Pelo que eu li no site do qemu, as dependencias do gcc3 são bem mais fortes do que eu imaginava, e ainda vai demorar pra funcionar com o gcc4. Pelo menos, todas as tentativas que eu vi até agora, patchs e talz, me parece que estão longes de ficar 100% ainda.

Nunca escrevi um ebuild, mas se vcs acharem a idéia interessante, estou disposto a aprender, testar aqui no meu orvelay e etc, o que vocês acham?


Bom, já é um começo =)
Fiquem a vontade quanto sugestões, críticas, dicas, etc., etc.

[]s
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Mon Nov 20, 2006 1:08 pm    Post subject: Reply with quote

Excelente ideia vamos ficar todos muito contentes se começares a contribuir. As contribuiçoes podem ser tanto de escrever ebuids, resolver bugs, fazer wallpapers (artwork), participar activamente nas mailing lists ou forums etc...

Qualquer duvida podes sempre postar aqui. Para começares a escrever ebuids recomendo dares uma olhadela em http://devmanual.gentoo.org
Boa sorte e ca esperamos as tuas contribuiçoes.
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
Shellz
n00b
n00b


Joined: 27 Dec 2006
Posts: 3
Location: Bahia / Brasil

PostPosted: Wed Dec 27, 2006 6:07 pm    Post subject: Reply with quote

Opa companheiro, blzz ??
Otima iniciativa, tb trabalho muito como o debian no trabalho, mas so fãn do gentoo, poderia-mos nos unir e realizar-mos algumas contribuições que vc acha ??
ultimamente to desenvolvendo uma distro para servidores de intranet, no qual o orgão que eu trabalho, me incumbiu dessa função, conheci as entranhas do debian d-i rssss, ja estou no fim do trabalho e penso em continua-la.
Isso poderia ser colocado em cima do gentoo, iria demandar muito trabalho. mas penso que seria possivel.
Estamos ai companheiro
Abs

Shellz
_________________
Gnu/linux now now !!!
Back to top
View user's profile Send private message
cassiol
Guru
Guru


Joined: 16 Oct 2006
Posts: 304
Location: /BR/SC/FLORIPA

PostPosted: Mon Jan 15, 2007 12:16 am    Post subject: Reply with quote

ola,

bom trabalho com servidores de redes a algum tempo i a dois anos estou utilizando somente gentoo...
si precisarem de ajuda estou a disposicao, apesar de ter pouco tempo disponivel...
estou a fim de contribuir, quando tenho tempo passo aki no forum,
tenho algumas ideias de ebuilds tb..
qualquer coisa me adicionem no msn...
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum