Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Multiplas estções de trabalho em 1 PC! <DUVIDA>
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
mfdzerohour
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 31 Aug 2005
Posts: 143
Location: Paranaíba-MS

PostPosted: Sun Nov 12, 2006 11:58 pm    Post subject: Multiplas estções de trabalho em 1 PC! <DUVIDA> Reply with quote

Boa Noite,

Estou pensando em montar uma escola de informatica, usando linux e software livre, vi na Linux Magazine desse mês (numero 24), pagina 23 que haviam feito, varias estações de trabalho em para um Cryber Café no Reino Unido, uma maquina, poderia suportar até 10 estações de acordo com a materia, gostaria de saber onde encontro material sobre o assunto e quais seriam os requisitos de hardware, gostaria de ensinar o basico a mexer no computador(no linux), OpenOffice de inicio estou pensando que para cada maquina teria em media 6 estações, alguem teria ideia do que seria necessario, interface padrão seria o KDE ou GNOME.
Back to top
View user's profile Send private message
Pizorno
n00b
n00b


Joined: 13 Oct 2006
Posts: 9

PostPosted: Mon Nov 13, 2006 1:54 am    Post subject: Um material para te nortear nessa jornada... Reply with quote

Boa Noite mfdzerohour,

Bem lendo a tua pergunta aqui no fórum sabia que já havia lido algo sobre isso aqui no Brasil, tô te postando esse link que o pessoal da UFPR implantou lá (com Debian) mas tem links p/ wikipedia e pode ser uma boa fonte de informações o contato com o pessoal de lá, segue ae o link:

http://www.c3sl.ufpr.br/multiterminal/index-pt.php

Espero ter lhe ajudado, tenho vontade de fazer um desses aqui em casa mas nunca mexi, qualquer novidade ou implementação posta ae :D

Att
Eduardo Pizorno
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Tue Nov 14, 2006 11:20 am    Post subject: Reply with quote

implementar Gentoo usando o distc era uma solução excelente
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
oandarilho01
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 17 Nov 2005
Posts: 132
Location: Rio de Janeiro/RJ - Brasil

PostPosted: Wed Nov 15, 2006 12:17 am    Post subject: Xdmcp Reply with quote

E quanto ao XDMCP? Poderia ser uma boa, não?
Caso tu tenhas facilidade de conseguir máquinas relaivamente antigas, em bom estado, podes te preocupar apenas com uma máquina robusta que sirva as outras vai XDMCP.
Back to top
View user's profile Send private message
mfdzerohour
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 31 Aug 2005
Posts: 143
Location: Paranaíba-MS

PostPosted: Tue Nov 21, 2006 9:00 pm    Post subject: Tem como dar boot pela rede XDMCP? Reply with quote

Obrigado a todos pela ajuda, o que mais gostei pela economica de recursos e por já possuir maquinas para fazer uso dos recursos é o XDMCP (não que os outros não sejam interessantes), teria como dar boot pela rede? tenho um computador ocupado para para produção e um desativado, para usa-lo teria que comprar memoria, ele é um K6-450 sem HD e memoria o resto está completo, teria como usa-lo? Pretendo usar KDE, OpenOffice, futuramente expandir os cursos que irei ministrar será que roda legal?
E tem alguma forma de compactar os dados que trafegam pelo XDMCP, sei que por ele mesmo não tem como, mas existe alguma forma de compactar a transmissão de dados com o SSH, sei que ele transmite dados de forma segura, ele também suporta compactação de dados?
Back to top
View user's profile Send private message
oandarilho01
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 17 Nov 2005
Posts: 132
Location: Rio de Janeiro/RJ - Brasil

PostPosted: Tue Nov 21, 2006 11:52 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, acho que se fosse para ter boot via rede, teria que agregar isso ao servidor XDMCP, e aí, além de servidor de X, seria servidor de Thin Client. Teria toda uma outra história para configurar.. se a questão é não ter hd na máuqina, porque não trabalhar com uma distro que caiba num cd ou disquete, e assim, imbutir na inicialização uma chamada para o XDMCP?
Não conheço nenhuma distro que caiba em disquete, mas já li pela internet que existe. Basta procurar..
Back to top
View user's profile Send private message
mfdzerohour
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 31 Aug 2005
Posts: 143
Location: Paranaíba-MS

PostPosted: Sat Nov 25, 2006 9:28 pm    Post subject: O Problema não éo HD é o Hardware! Reply with quote

EU não tenho multiplas CPU's para cada estação que pretendo fazer, pretendo fazer é um computador com 3 ou 4, monitores, teclados e mouses, usando uma unica CPU para fazer isso acho que o XDMCP faz o serviço, tenho que achar o Hardware para poder fazer isso claro que isso exigira um Upgrade do meu equipamento atual e a compra de mais peças (Memoria, monitor, teclado, mouse) para minha CPU atual e compra de uma nova maquina já equipada com o Hardware, pretendo fazer 4 estações por maquina, acho que não teria problema, o que vocês acham?

OBS: Não consegui encontrar informações sobre o distc, onde posso encontrar material sobre o mesmo, preferivelmente em português.
Back to top
View user's profile Send private message
oandarilho01
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 17 Nov 2005
Posts: 132
Location: Rio de Janeiro/RJ - Brasil

PostPosted: Sat Nov 25, 2006 11:22 pm    Post subject: Reply with quote

Não.......... aí acho que não dá..
O XDMCP é justamente para que várias estações "fracas" utilizarem um servidor X de um servidor robusto. e não para ter vários periféricos conectados numa mesma CPU..
Back to top
View user's profile Send private message
greboide
n00b
n00b


Joined: 06 Dec 2005
Posts: 37

PostPosted: Tue Dec 12, 2006 5:04 am    Post subject: Reply with quote

cara viajando pela net uma vez eu achei um cara q tinha feito duas estacoes de um pc apenas, pra ele e pra namorada dele poderem usar, eu acho q eh um certo trampo, e ele usou uma versao do X patcheada por ele mesmo, eu nao me lembro do link, mas procura no google por dual head xorg ou coisa parecida q vc acaba achando o site do cara e como ele fez pra fazer isso, mas nao eh facil nao, e distcc eh o completo contrario, vc teria duas maquinas compilando pacotes pra uma maquina nao importa a arquitetura.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum