Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Problemas na instação rtl8139 não activa eth0
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
|Vassago|
n00b
n00b


Joined: 08 Jun 2003
Posts: 15
Location: Lisbon

PostPosted: Mon Jun 09, 2003 8:27 am    Post subject: Problemas na instação rtl8139 não activa eth0 Reply with quote

Ola...eu estou há mais de 10 horas a tentar que na cd-image do gentoo linux 1.4rc4 detecte a minha pcmcia conceptronic 10/100 TCL

Descobri que ela usa um chip Realtek portanto tenho em minha posse rtl8139.o mas quando faço:

modprobe pcmcia_core
modprobe i82365
modprobe ds
cardmgr -m rtl8139.o

ele cria-me um tap0 em vez de um eth0 e preciso que o gentoo me detecte a ligação para fazer a minha instalação em stage 1

Ja ouvi falar em de por um modprobe i82365 por um modprobe yenta_socket mas não sei pq da-me erro

Ou seja resumindo o consigo por o linux a detectar a minha placa mas não consigo po-lo a activar-me como eth0 para eu fazer dhcpd eth0 e etc...

Sff respondam logo que puderem pois preciso de ter o linux gentoo instalado com urgencia optimizado apartir do stage1 pois é necessário para um esquema no meu curso de 3º ano do Instituto Superior Tecnico (IST) no ambito de Eng. Informatica e de Computadores

Obrigada pela vossa atenção
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Mon Jun 09, 2003 9:45 am    Post subject: Que portatil é? Reply with quote

Para começar que portatil é ? Manda ai o resultado de um lspci.

Depois, faz uma cena, faz um dmesg ANTES de carregar modulos e depois de cada vez que carregas um vai correndo o dmesg para veres o que foi acontecendo (para veres se o hardware é detectado).
Em vez de correres aquele comando arranca mesmo o cardmgr ( /etc/init.d/pcmcia star) e depois coloca a placa na slot.
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Mon Jun 09, 2003 12:10 pm    Post subject: Reply with quote

eu tb tive esse problema num toshiba. Instalei depois a partir dum cd de red-hat =) Podes ver aqui como fiz.
Back to top
View user's profile Send private message
|Vassago|
n00b
n00b


Joined: 08 Jun 2003
Posts: 15
Location: Lisbon

PostPosted: Tue Jun 10, 2003 9:18 am    Post subject: Isto não esta a correr la mto bem ! Reply with quote

Kero agradecer os posts...fiz o k disses-te humpback ele detecta a minha placa como sempre mas não consigo fazer bringup ao eth0.

RoadRunner: Antes de eu tentar a tua "inovadora" tecnica de instalação acho que vou procurar o module yenta_socket pois acho que ele me pode resolver os meus problemas.

Entre tanto se tiverem mais ideias digam. sff
Back to top
View user's profile Send private message
|Vassago|
n00b
n00b


Joined: 08 Jun 2003
Posts: 15
Location: Lisbon

PostPosted: Tue Jun 10, 2003 10:23 am    Post subject: Afinal isto anda mal ! Reply with quote

RoadRunner podes me explicar melhor esse teu metodo eu tenho para aqui o Red Hat 8.0

1 - Faço Boot com o CD vou a tty2(segunda consola).
2- Configuro a minha placa
3 - E dps ?

Não te eskeças k não tenho nehum linux instalado e tenho e kero detectar a net pelo o cd-image do gentoo.

Logo que puderes responde thanks :D
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Tue Jun 10, 2003 12:44 pm    Post subject: Reply with quote

Depois de teres a placa a funcionar é só prosseguir com o install guide normalmente. Só vais ter ums pequenos detalhes que são diferentes:

Para ires buscar o stage1(ou outro qualquer) à net, o cd de redhat que eu tinha não tinha nem lynx nem wget. só ftp normal. Assim tens que por ftp ir a um mirror qualquer de gentoo buscar o stage1.

O CD de redhat que tinha não tem bunzip, logo não podes descompactar o ficheiro stage. Mas uma vez que já tens rede a funcionar, envia o ficheiro para outro computador que possa descompactar o bunzip, ficando apenas o tar. Depois volta a enviar para o teu toshiba (eu usei scp nestes passos) e um .tar já dá para descompactar.

A partir daqui é o procedimento normal do install guide. Espero que ajude.
Back to top
View user's profile Send private message
|Vassago|
n00b
n00b


Joined: 08 Jun 2003
Posts: 15
Location: Lisbon

PostPosted: Tue Jun 10, 2003 2:39 pm    Post subject: JA consegui !!! Reply with quote

Obrigada pela ajuda RoadRunner mas afinal descobri antes de ver o teu post que o rc4 tinha um MEGA BUG no pcmcia.
Então sakei o rc3 e fiz:
modprobe pcmcia_core
modprobe yenta_socket(não funcionava no rc4)
modprobe ds

Funcionou tudo k foi uma maravilhar...aliás neste momento em que escrevo a mensagem ele ja esta a fazer emerge system :P

Obrigada a todos os que me tentaram ajudar !

Gentoo aki estou eu :D
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Tue Jun 10, 2003 9:04 pm    Post subject: Re: JA consegui !!! Reply with quote

|Vassago| wrote:
o rc4 tinha um MEGA BUG no pcmcia.


isto não é bem verdade.
Basicamente para o kernel 2.4 existem dois conjuntos de drivers para as controladoras pcmcia, os do kernel, e os do pcmcia-cs . Os do pcmcia-cs suportam muito mais placas, mas pelo que eu sei não suportam depois usar as rlt8139.
O rc3 pelos vistos tem pcmcia através dos drivers do kernel, o rc4 através do pcmcia-cs.
Logo, não é um bug, é um feature :)
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
Palhoto
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 27 Feb 2003
Posts: 111
Location: Iberian Peninsula

PostPosted: Tue Jun 24, 2003 3:48 am    Post subject: Também funcionou comigo Reply with quote

Pois, com o RC3 ja' funcionou.

Tenho um portatil Toshiba Satellite Pro 4280 com a "famosa" Conceptronic 10/100 TCL PCMCIA.

Obrigado Vassago (tb sou da LEIC).
Back to top
View user's profile Send private message
|Vassago|
n00b
n00b


Joined: 08 Jun 2003
Posts: 15
Location: Lisbon

PostPosted: Thu Jul 03, 2003 11:22 am    Post subject: de nada :P Reply with quote

De nada Palhoto LEIC for ever :D
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum