Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Há interesse em uma versão pt_BR dos fórums?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Goto page 1, 2  Next  
This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  

Há interesse em uma versão pt_BR dos fórums?
Sim e eu uso o pt_BR
58%
 58%  [ 76 ]
Não e eu uso o pt_BR
7%
 7%  [ 10 ]
Eu uso o pt de Portugal mesmo
34%
 34%  [ 45 ]
Total Votes : 131

Author Message
pilla
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 07 Aug 2002
Posts: 7729
Location: Underworld

PostPosted: Fri Apr 07, 2006 6:19 pm    Post subject: Há interesse em uma versão pt_BR dos fórums? Reply with quote

Oi pessoal,

Começamos um esforço de adequação das traduções dos componentes dos fórums para diversas línguas, dentre elas o português. No entanto, há uma grande diferença entre o português no Brasil e em Portugal. Desta forma, gostaria de medir qual o interesse do pessoal em ter uma tradução pt_BR para os fórums.

Notem que a opção do pt_BR não prejudicaria o uso do pt de Portugal, pois não há intenção de suprimirmos essa opção. O pt_BR seria uma opção extra.
_________________
"I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin
Back to top
View user's profile Send private message
Supermouse
n00b
n00b


Joined: 03 Jan 2006
Posts: 26

PostPosted: Fri May 05, 2006 1:23 am    Post subject: Reply with quote

eu nao entendi... me explique um pouco melhor...

vc quer dizer criar um fórum Pt_Br? nesse caso, eu acho q nao é salutar, pq divide os usuarios...

agora, se for outra coisa q eu nao entendi...
Back to top
View user's profile Send private message
pilla
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 07 Aug 2002
Posts: 7729
Location: Underworld

PostPosted: Fri May 05, 2006 3:15 am    Post subject: Reply with quote

Não é para criarmos um novo fórum, apenas para fazer uma tradução mais adequada dos menus do Gentoo Forums em geral.
_________________
"I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin
Back to top
View user's profile Send private message
viniciusferrao
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 28 Aug 2005
Posts: 83

PostPosted: Fri May 05, 2006 9:33 pm    Post subject: Reply with quote

Opa, apoio o pt_BR \o/
Back to top
View user's profile Send private message
phil_mws
n00b
n00b


Joined: 15 May 2006
Posts: 2

PostPosted: Mon May 15, 2006 9:27 pm    Post subject: Reply with quote

todo apoio tb...
_________________
Felipe Souza Melo (Phil)
Martins WebSoftware
Back to top
View user's profile Send private message
Supermouse
n00b
n00b


Joined: 03 Jan 2006
Posts: 26

PostPosted: Mon May 15, 2006 11:47 pm    Post subject: Reply with quote

ah, bom, se é assim tudo bem, apóio.
Back to top
View user's profile Send private message
alexandre_parente
n00b
n00b


Joined: 29 Jun 2003
Posts: 37

PostPosted: Sat Jun 10, 2006 8:54 pm    Post subject: Reply with quote

Sou brasileiro e nao tenho dificuldade para entender o portugues (pt). Ha diferencas entre o pt e o pt_BR em alguns termos, mas nada critico. Quem eh brasileiro sabe que mesmo no brasil ha variacoes e termos regionais, mas isso nao eh motivo para termos um potugues pt_BR_NE, pt_BR_S, pt_BR_SE, pt_BR_N ou pt_BR_CO (nordeste,sul,sudeste,sul,centro-oeste)

Acho um desnecessario o uso de pt e pt_BR no forum
Back to top
View user's profile Send private message
jmbsvicetto
Moderator
Moderator


Joined: 27 Apr 2005
Posts: 4734
Location: Angra do Heroísmo (PT)

PostPosted: Sun Jun 11, 2006 3:16 am    Post subject: Reply with quote

pilla,

estás só a falar da criação do locale PT_BR para a tradução dos ficheiros do phpBB? Se assim for e houver interesse nisso, não vejo porque não. Se estás a falar na separação do forum internacional em Português (PT) e Português (BR) não me parece boa ideia.
Já agora o resultado da poll interessa-me, porque fiz a tradução dos ficheiros das extensões dos forums do Gentoo e estou-me a preparar psicologicamente para olhar para os ficheiros do phpBB (são um tudo ou nada maiores :wink: ).
_________________
Jorge.

Your twisted, but hopefully friendly daemon.
AMD64 / x86 / Sparc Gentoo
Help answer || emwrap.sh
Back to top
View user's profile Send private message
renrutal
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 26 Mar 2005
Posts: 135
Location: Brazil

PostPosted: Thu Jun 22, 2006 8:24 pm    Post subject: Reply with quote

alexandre_parente wrote:
Sou brasileiro e nao tenho dificuldade para entender o portugues (pt). Ha diferencas entre o pt e o pt_BR em alguns termos, mas nada critico. Quem eh brasileiro sabe que mesmo no brasil ha variacoes e termos regionais, mas isso nao eh motivo para termos um potugues pt_BR_NE, pt_BR_S, pt_BR_SE, pt_BR_N ou pt_BR_CO (nordeste,sul,sudeste,sul,centro-oeste)

Acho um desnecessario o uso de pt e pt_BR no forum

Português formal, aquele utilizado em documentos e ensinado na escola, é o mesmo em todo o território nacional. A questão aqui é que o português formal do Brasil e o português formal de Portugal(e também outros países) são diferentes.

Em minha opinião, eles são diferentes o bastante para receberem localizações distintas, como já acontece em diversos softwares. Pelo menos há a vantagem que, pelo menos no phpBB, é preciso poucas alterações para realizar toda a tarefa.
Back to top
View user's profile Send private message
Alan Silva Freitas
n00b
n00b


Joined: 29 Jun 2006
Posts: 25
Location: Salvador

PostPosted: Wed Jul 05, 2006 4:51 am    Post subject: Reply with quote

Eu creio que trabalhar apenas na tradução para o pt puro seria mais vantajoso, trabalhando apenas nesta lingua as traduções iriam sair mais rápido.
_________________
HellHunter
Quando não existir mais florestas, animais, rios, vocês vão descobrir que dinheiro não se come.
Ditado de um velho índio que não lembro o nome.
Back to top
View user's profile Send private message
Nattie
n00b
n00b


Joined: 07 Feb 2003
Posts: 45
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sun Jul 16, 2006 12:52 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, eu quase nunca posto (embora seja uma lurker frequente), não sei se minha opinião vale alguma coisa ;)

O português de portugal não é assim tãão diferente, e, pra falar a verdade, eu uso o Forum em inglês (bem como todo o meu sistema aqui, questão de hábito). Estou muito acostumada a ler o que os amigos d'além-mar escrevem e não me causa nenhum desconforto ler em pt_PT. Mas, se alguém realmente fizer questão de traduzir algo pra pt_BR, então tá, né? Pra mim não vai fazer a menor diferença - eu vou continuar lendo o Forum em inglês.
Back to top
View user's profile Send private message
njsg
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 17 Dec 2005
Posts: 88

PostPosted: Thu Jul 27, 2006 5:49 pm    Post subject: Reply with quote

Na minha opinião, no que respeita a criar dois fóruns distintos, ou a traduzir os artigos para os dois idiomas, isso seria trabalho desnecessário - que permaneça tudo como está - como já foi registado por várias pessoas não há dificuldades que impeçam a um brasileiro ler um texto em português europeu e vice versa.
Back to top
View user's profile Send private message
sowersofhope
n00b
n00b


Joined: 11 Aug 2006
Posts: 2

PostPosted: Mon Aug 14, 2006 12:08 pm    Post subject: Reply with quote

Seria Muito Interessante

spam removed and user banned as he posted random crap messages to multiple threads
amne
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Mon Aug 14, 2006 12:56 pm    Post subject: Reply with quote

sowersofhope wrote:
Seria Muito Interessante


Se seria interessante podem começar a trabalhar e a aprensentar resultados.
Ao que parece tudo concorda em avançar com as coisas mas depois para trabalhar é mais complicado :wink:
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Mon Aug 14, 2006 11:57 pm    Post subject: Reply with quote

Estás a falar em mais uma lingua a ser utilizada no phpBB, pt_BR que poderia ser escolhida no profile de cada user, ou a bifulcação do forum em duas partes distintas?
_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
sowers
n00b
n00b


Joined: 14 Aug 2006
Posts: 2

PostPosted: Tue Aug 15, 2006 11:11 am    Post subject: Reply with quote

Interesse sempre tem, o que falta é alguém pra fazer
Back to top
View user's profile Send private message
joaoemanuel1981
n00b
n00b


Joined: 24 Jan 2006
Posts: 19

PostPosted: Wed Sep 06, 2006 6:03 pm    Post subject: Reply with quote

Olha, se separar a galera vai começar a se dividir, é melhor como está hoje, pois todo mundo está unido.
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Wed Sep 06, 2006 8:50 pm    Post subject: Reply with quote

Está tudo unido ? Não me parece que seja uma questao de diferença entre pt_PT e pt_BR mas sim de empenho e trabalho. O jmbvicetto e o pilla foram as unica s pessoas a traduzir alguma coisa aqui. Anda tudo a dizer que faz que faz e que faz... o resultado está ha vista. Basta ver o subforum de documentação que todos eram a favor mas so la estao 3 threads.

Daqui pra frente façam-me um favor. Senao querem trabalhar digam que nao querem e nao andem a enganar quem trabalha. :lol:

O Joaomanuel1981 parece que esta com vontade de trabalhar (e pelos vistos e' hoje que quer começar). Joao es muito bem vindo e podes começar por onde quiseres. Quando tiveres alguma coisa podes perguntar ou enviar para nos. O teu trabalho sera muito bem vindo.
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
renrutal
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 26 Mar 2005
Posts: 135
Location: Brazil

PostPosted: Sun Sep 10, 2006 7:35 am    Post subject: Reply with quote

Interesse há, mas ninguém fala sobre como começar o serviço... então:

Aonde os arquivos de tradução do fórum podem ser encontrados?
Back to top
View user's profile Send private message
atf
n00b
n00b


Joined: 08 Aug 2006
Posts: 15
Location: Rio de Janeiro

PostPosted: Sun Sep 10, 2006 8:57 pm    Post subject: Reply with quote

Meus amigos. Essa dúvida teria algum sentido se não falássemos, todos, a "última flor do lácio". Francamente, não vejo nenhum problema em ler "ecran" ou "tela". Pelo contrário, apenas enriquece nosso vocabulário, o mais extenso e belo desse planeta.
_________________
atf
LinuxUser#142898
Back to top
View user's profile Send private message
joaoemanuel1981
n00b
n00b


Joined: 24 Jan 2006
Posts: 19

PostPosted: Mon Sep 25, 2006 6:34 pm    Post subject: Ajuda Reply with quote

MetalGod, o que vocês estão precisando de ajuda? E poderia também colocar um tópico explicando como ajudar, facilitaria para as pessoas que querem ajudar, mas não sabem como.
Back to top
View user's profile Send private message
hidrogen
n00b
n00b


Joined: 08 Mar 2007
Posts: 51

PostPosted: Thu Mar 08, 2007 10:42 am    Post subject: Reply with quote

Ola a todos.

Se calhar poderia-se fazer uma lista de prós e contras para ver qual a melhor opção.

Eu pessoalmente estou dividido entre as duas opções.

Contra a divisão:
- evita-se que o Português de Portugal seja cada vez mais diferente do Português do Brasil (ou Brazil) porque assim as pessoas tentam encontrar termos que possam ser usados em ambos os PT.
- ao dividir, alguns Brasileiros deixariam de responder nas threads Portuguesas e vice-versa, porque "frequentariam" menos os "forúns" uns dos outros.

A favor da divisão

- por vezes é mesmo dificil (ou impossivel) compreender as coisas escritas em Português do Brasil porque usam termos ou palavras que nunca vi na vida. Outras vezes, as palavras usadas "atrapalham" a leitura (exemplo: gestão e gerenciamento, não me ocorreu um exemplo melhor). Outro problema é o calão usado por alguns que também complica a compreensão das coisas. Também quando uso tradutores inglês-português surgem-me dificuldades porque traduzem as frases/palavras para PT_BR e por vezes não têm qualquer sentido para um Português.


Já que as entidades Portuguesas e Brasileiras responsáveis pela lingua Portuguesa não têm feito um bom trabalho para homogenizar os termos (em particular, os termos ligados à informática), acho que as comunidades deviam-se juntar para tentar encontrar termos que sejam comuns ao PT_PT e ao PT_BR e para os tentar implementar no dia-a-dia deste forum e dos sites.

Não sei se já existe um site que tenha as traduções das principais palavras de inglês para PT_PT e PT_BR, mas seriam bom criar um. Depois nesse site se faria a tal tentativa de homogenizar os termos.
Back to top
View user's profile Send private message
jmbsvicetto
Moderator
Moderator


Joined: 27 Apr 2005
Posts: 4734
Location: Angra do Heroísmo (PT)

PostPosted: Thu Mar 08, 2007 5:11 pm    Post subject: Reply with quote

Boas hidrogen.

O que estava a ser discutido nesta thread era somente a criação de um language pack para o phpBB de pt_BR. Não se estava a propor a divisão do forum ou dos utilizadores.
Para aqueles interessados na tradução do phpBB para pt_BR e disponíveis para esse trabalho, aconselho a leitura desta thread - a thread está em inglês, mas a tradução também terá que ser feita a partir do inglês.
_________________
Jorge.

Your twisted, but hopefully friendly daemon.
AMD64 / x86 / Sparc Gentoo
Help answer || emwrap.sh
Back to top
View user's profile Send private message
juanpaul
n00b
n00b


Joined: 25 Jun 2007
Posts: 2
Location: Brazil

PostPosted: Mon Jun 25, 2007 2:14 am    Post subject: Reply with quote

Também sou a favor de ter uma tradução para o pt-BR do phpBB, pois, da maneira como está (pt), eu prefiro usar o fórum em Inglês.

Pode se manter os fóruns juntos, mas, no caso de how-to e documentos, sou a favor de termos as duas versões (pt e pt-BR), o que nós podemos fazer (tanto usuários pt quanto pt-BR) é fazer a tradução de documentos que depois "ajustados" para outra língua, por exemplo, temos dois documentos em inglês para serem traduzidos, então uma pessoa/equipe traduz o primeiro documento para português (pt) enquanto o outro documento é traduzido por pessoa/equipe para português do Brasil (pt-BR), terminado o processo de tradução é só fazer a troca dos documentos e, fazer os ajustes necessários para as línguas de destino. Ao final, teremos quatro traduções, os dois documentos em pt e pt-BR.

Sou novo por aqui, mas, estou à disposição no que puder ajudar.

Nesse endereço parece ter um add-on para traduzir o phpBB para pt-BR (no fórum Tradução do phpBB (Português Brasil) > Tradução do phpBB 2.0.X):
http://www.suportephpbb.org/forum/
Back to top
View user's profile Send private message
edusodeboa
n00b
n00b


Joined: 19 Oct 2007
Posts: 3
Location: Anápolis - GO

PostPosted: Sat Nov 03, 2007 3:31 am    Post subject: Reply with quote

E ae galera...,
Sou novo por essas bandas, mas..., msm assim lá vai minha opnião:

Pelo q percebi, o forum como um todo só tem a ganhar com essa tradução, uma vez q será apenas mais uma opção aos usuários, sem divisão do site, apenas a add de um pach no pt_BR para os que preferirem, mas os que quizerem usa-lo em inglês ou no próprio pt_PT ñ teram dano nem exclusão alguma, afinal, como já disse, se trata apenas de uma opção a mais dentro do msm site.

Pra mim parace algo simples e q só faz esse fórum crescer pois satisfaz uma margem maior de usuários.

E qt a colaboração, precisando pode chamar! (apesar q confesso q ando muito enrolado com meu time.)

Flw galera.

Um abração e espero q minha opnião venha a ser util de alguma forma.

Fiquem com Deus e...

Innnté. 8)
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum