Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Mais infos sobre Gentoo
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
hlegius
n00b
n00b


Joined: 22 Apr 2006
Posts: 34
Location: Guarulhos, SP - Brasil

PostPosted: Sat Apr 22, 2006 4:04 pm    Post subject: Mais infos sobre Gentoo Reply with quote

Salve salve povo!
Acabei de chegar na comunidade e tal.
Sou usuário de Linux Slackware há 1 ano, e por motivos de força maior, estarei tentando compilar o gentoo aqui na máquina.
Já baixei o CD Live Install do Gentoo e tudo mais, porém, gostaria de obter algumas informações, pode ser ?
Vi que a versão atual é 2006.0 . De quanto em quanto tempo sai novas realeases ?
Ele é baseado em alguma distro, ou é das antigas tipo Slackware ?
Quando baixamos o kernel o vanilla ou o outro que esqueci o nome, tenho a possibilidade de compilar o kernel escolhendo o que eu quero ?
E o principal: Ele tem suporte completo à AMD 64 bits ?


Desculpe tantas peguntas, mas é que no site gentoobr.org eu não encontrei estas respostas.


Abraços!
_________________
hlegius.
Azus K8N. AMD Athlon 64 3000+ GeForce MX 4000 128MB DDR 1GB Ram DDR. Gentoo Linux v2006.0 Kernel 2.6.16.11
Back to top
View user's profile Send private message
errado
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 25 Feb 2005
Posts: 92

PostPosted: Sat Apr 22, 2006 6:18 pm    Post subject: Reply with quote

Olá!

1. Os releases oficiais são de seis em seis meses, mas a árvore de pacotes é atualizada constantemente (pense no debian testing).

2. Que eu saiba o Gentoo não é baseado em nenhuma outra distro (mas isso não o torna "das antigas"). Seu gerenciador de pacotes, o Portage, é baseado (em conceito) no Ports do FreeBSD.

3. Sim.

4. Não sei. Há alguns usuários aqui que utilizam processadores 64bits e talvez lhe respondam melhor. Há algumas aplicações que não compilam em 64bits (como o openoffice, por exemplo) e distros como a Fedora já possuem um binário 64, então pode-se dizer que o suporte do Gentoo não é total. Denovo: outros podem lhe informar melhor, estou longe de tentar alguma coisa com 64bits.

[]'z
Back to top
View user's profile Send private message
hlegius
n00b
n00b


Joined: 22 Apr 2006
Posts: 34
Location: Guarulhos, SP - Brasil

PostPosted: Sat Apr 22, 2006 6:30 pm    Post subject: Reply with quote

Esse de seis em seis meses, sai quando mais menos ? O Slack é abril e outubro. Vi algo em Maio... é isso ?
Sobre o processador 64 bits. Preciso ver isto direito, pois estou deixando o Slack por este motivo :) Não precisa ser 100% , mas as aplicações principais, precisam né! Tipo: X, Gnome/KDE, Xine, drivers de vídeo, kernel, e as libs dessas aplicações.

Cara, estou pensando em instalar usando a STAGE 1, ou seja, compilação total. Minha máquina terá: 1 GB de memória, processador Athlon 64 3000 2Ghz e placa de vídeo GeForce 5500 FX 128MB (eu acho). Será que demora ?

Continuarei em busca de mais informações.
Obrigado pela ajuda, cara!


Abraços
_________________
hlegius.
Azus K8N. AMD Athlon 64 3000+ GeForce MX 4000 128MB DDR 1GB Ram DDR. Gentoo Linux v2006.0 Kernel 2.6.16.11
Back to top
View user's profile Send private message
errado
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 25 Feb 2005
Posts: 92

PostPosted: Sat Apr 22, 2006 7:17 pm    Post subject: Reply with quote

Não sei quais são os meses exatos, mas acho que a 2006.0 foi lançada em Fevereiro. Isso não importa *mesmo*, esses releases, quando muito, alteram uma coisa ou outra no baselayout/profile (tá, o próximo vai ter uma mudança um pouco maior, mas nada absurda também).

Todos os dias softwares (ou versões destes) são adicionados à árvore *oficial*, bastando um sync e alguns comandos do portage para atualizar sua máquina (se sua preocupação for bleeding-edge, claro).

Prepare-se para ler bastante ao vir para o Gentoo. O Portage é poderosíssimo, mas requer muito conhecimento para explorar tal poder - sorte que é tudo muito bem documentado (inclusive em pt_BR).

--

Não vejo vantagem alguma em instalar a partir do Stage1 (achei até que ele não existia mais, pois não há referência a ele no Handbook) - ele torna o processo demorado e entediante. Instale a partir do 3 e depois, caso faça questão, recompile o sistema (poderá utilizar o computador normalmente enquanto o fizer).

Mais sobre 64bits && Gentoo

[]'z
Back to top
View user's profile Send private message
hlegius
n00b
n00b


Joined: 22 Apr 2006
Posts: 34
Location: Guarulhos, SP - Brasil

PostPosted: Sat Apr 22, 2006 7:32 pm    Post subject: Reply with quote

Beleza. Eu li o HowTo AMD64. O problema do Flash eu já sabia, e me parece que foi resolvido já... agora dos drivers nVidia, Mplayer e Firefox eu não sabia... terei problemas :)
Esse STAGE 3 ele instala o que foi baixado apenas né ? Já vem compilado... tipo um .deb ou .tgz né ? Então acho que vou de STAGE 3... ou talvez o 2 depois que pegar as manhas.

Vou dar uma lida novamente no tópico fixo sobre instalação do Gentoo e assim que meu micro chegar eu irei instalar ele :)


Cara, valeu pela ajuda!
-----------Editado-------
Cara, eu baixei o CD Install do Gentoo, porém baixei o x86. Só que nem percebi... tem algo a ver, ou não preciso baixar o amd64 ? E outra, eu baixei o x86 minimal, tenho que baixar o amd64 universal ou mininal também ?
-------------------------

Abraços!
_________________
hlegius.
Azus K8N. AMD Athlon 64 3000+ GeForce MX 4000 128MB DDR 1GB Ram DDR. Gentoo Linux v2006.0 Kernel 2.6.16.11
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Sat Apr 22, 2006 8:10 pm    Post subject: Reply with quote

Gentoo Linux Amd64 por omissao e' um sistema multilib ou seja e' compilado inteiramente a 64bits mas suporta aplicaçoes compiladas para 32bits. Com isto podes correr OpenOffice (binario que esta no portage), firefox nativo ou binario(necessario para correr os plugins acrobat reader e flash) jogos etc..
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
hlegius
n00b
n00b


Joined: 22 Apr 2006
Posts: 34
Location: Guarulhos, SP - Brasil

PostPosted: Sat Apr 22, 2006 8:20 pm    Post subject: Reply with quote

Opa metalGod, rodar eu sei que roda, só que é aquela coisa, a aplicação vai rodar a 32 bits, perdendo desempenho. Mas foi como eu falei, não sendo uma aplicação importante, ok, sem problemas. Agora se for um X, ou ambiente gráfico(KDE/Gnome) e tal, daí complica, pois perderei muito desempenho... e dar $$ num processador 64 para rodar a 32 dói o coração :P


Abraços!
_________________
hlegius.
Azus K8N. AMD Athlon 64 3000+ GeForce MX 4000 128MB DDR 1GB Ram DDR. Gentoo Linux v2006.0 Kernel 2.6.16.11
Back to top
View user's profile Send private message
errado
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 25 Feb 2005
Posts: 92

PostPosted: Sat Apr 22, 2006 10:21 pm    Post subject: Reply with quote

O Stage3 é o 1 já bootstraped e com o system compilado, só isso. Parece-me que não há muitas otimizações (via gcc) via compilação para amd64... mais motivo ainda para usar o Stage3 e nem se importar com uma recompilação depois.

hlegius wrote:
Cara, eu baixei o CD Install do Gentoo, porém baixei o x86. Só que nem percebi... tem algo a ver, ou não preciso baixar o amd64 ? E outra, eu baixei o x86 minimal, tenho que baixar o amd64 universal ou mininal também ?


Bom, não sei por que, mas há um CD minimal para amd64, então é bom começar com ele. Podes usar também o universal, a diferença entre os dois é que o universar já vem com todos os stages e no minimal você teria que baixar durante a instalação.

Ah! O X e o KDE estou certo que compilam no Gentoo64.

[]'z
Back to top
View user's profile Send private message
hlegius
n00b
n00b


Joined: 22 Apr 2006
Posts: 34
Location: Guarulhos, SP - Brasil

PostPosted: Sat Apr 22, 2006 11:36 pm    Post subject: Reply with quote

Vamos ver se eu sakei essa dos Stages.
No 1: Tenho que compilar tudo.
No 2: Ele vem bootstraped (oque é isso :P), faltando apenas compilar algumas coisas.
No 3: Ele vem pré moldado. Só instalar. Mas neste caso o 3 não teria um para AMD64 ? Pois se tiver um abraço... nem preciso usar o 2 nem o 1 :)

Esse tal de Stage, é o sistema né ? Pacotes, e tudo mais. Depois que eu descompactar ele no meu hd vazio, entro no ambiente chroot e mando atualizar todos aqueles pacotes que vieram no Stage né ?

Me desculpe por tantas perguntas, mas é que eu preciso entender melhor esta idéia antes de instalar, ainda mais que temos poucas coisas sobre Gentoo em pt_br. No VOL(Viva o Linux) tem algumas coisas, as quais estou lendo :D

Abraços!
_________________
hlegius.
Azus K8N. AMD Athlon 64 3000+ GeForce MX 4000 128MB DDR 1GB Ram DDR. Gentoo Linux v2006.0 Kernel 2.6.16.11
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Sun Apr 23, 2006 2:32 am    Post subject: Reply with quote

hlegius wrote:
Opa metalGod, rodar eu sei que roda, só que é aquela coisa, a aplicação vai rodar a 32 bits, perdendo desempenho. Mas foi como eu falei, não sendo uma aplicação importante, ok, sem problemas. Agora se for um X, ou ambiente gráfico(KDE/Gnome) e tal, daí complica, pois perderei muito desempenho... e dar $$ num processador 64 para rodar a 32 dói o coração :P


Abraços!


Nao perde desempenho porque o processador tem a habilidade de nao gerar conflitos nesses aspectos. Os casos que mencionei sao os que eu uso (lembrei-me do mplayer-bin tb se bem que uso os dois nativo e -bin) o resto funciona tudo a 64bits como e' normal. Sugiro a leres a nossa pagina http://amd64.gentoo.org principalmente o FAQ :wink:
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Sun Apr 23, 2006 2:34 am    Post subject: Reply with quote

Em relação ha instalação apenas recomendo a stage3 que podes usar no GLI (Gentoo Linux Installer) que eu instalei recentemente devido ao meu disco rigido ter dado o berro :evil:
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
hlegius
n00b
n00b


Joined: 22 Apr 2006
Posts: 34
Location: Guarulhos, SP - Brasil

PostPosted: Sun Apr 23, 2006 11:22 am    Post subject: Reply with quote

Ah então está beleza!
Eu finalmente achei a documentação do Gentoo em português e agora ficou tudo certo. Já li a parte de instalação e vi que o Stage 3 possui otimização para AMD64 e se eu quiser, depois posso compilar tudo novamente(mas vi que nem precisa). Entendi como funciona a parte de instalação do Gentoo e tudo mais. Creio que não terei problemas para instalar o Gentoo, pois, não me pareceu assustador como falam :)

Sobre o Mplayer, ele não funciona a 64bits por causa dos plugins win32 ... mas quanto a isso, sem problemas :wink:

Acho que por hora, minha "chuva" de perguntas foi esclarecida.
Qualquer coisa que vocês achem interessante eu saber, por favor, dê um toque aí.

Agradeço a todos que me deram uma força, sem dúvidas, foi de grande valia para meu pré-inicio em Gentoo.


Abraços!
_________________
hlegius.
Azus K8N. AMD Athlon 64 3000+ GeForce MX 4000 128MB DDR 1GB Ram DDR. Gentoo Linux v2006.0 Kernel 2.6.16.11
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum