Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
<SOLUCIONADO> Problemas configurando NET e mouse óptico!
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
tvtoon
n00b
n00b


Joined: 09 Mar 2006
Posts: 12
Location: PE - Brasil

PostPosted: Thu Mar 16, 2006 6:50 am    Post subject: <SOLUCIONADO> Problemas configurando NET e mouse ópti Reply with quote

A dúvida faz referência ao gentoo mas é de propriedade do GNU/LINUX de modo geral...

Bem, tudo começou há duas semanas atrás qüando tentava instalar o gentoo 2005.1 AMD 64!
Descobri que, definitivamente, ou não sei como colocar a mesma net que uso no ruindows, com poucos cliques, ou não sei se algum driver está errado...
Nele, eu só configuro o IP, gateway e os DNSs do provedor e tudo dá certo!

Eu utilizo um servidor proxy HTTP para, basicamente, entrar na internet através de uma conexão a rádio (um longo cabo vai da minha casa até onde está a antena e, de lá, entra em contato com o servidor).
Já fiz e refiz todo o procedimento do handbook (apesar do que, já sabia o que precisava ser feito), mas sempre dá network unreachable. As configurações do IP, GATEWAY e DNS estão CORRETAS, restando apenas saber se tem algo errado no /etc/hosts, networks, resolv.conf e na nomeclatura do servidor DNS... Falando sobre drivers, aparece a interface bonitinha após digitar o "ifconfig"! Minha placa de rede que está sendo usada no processo é a integrada nessa minha placa-mãe: ASUS K8U-X! Pronto, é isso sobre a net, quem puder ajudar...

Agora sobre o mouse óptico, ele se desliga sozinho assim que eu toco nele, qüalquer hora após ser identificado pelo kernel 2.6! Com o kernel 2.4.31 da distribuição Slackware 10.2, ele não sofre com esses problemas. Eu constatei que esse kernel vem com todas as interfaces de mouse dentro dele, mas não recompilei ainda para verificar se era essa a solução!
Pronto, quem souber mais e puder ajudar :D![/url]


Last edited by tvtoon on Tue Apr 04, 2006 7:06 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 21 Sep 2004
Posts: 109
Location: Brasília - DF (Brasil)

PostPosted: Thu Mar 16, 2006 2:17 pm    Post subject: Reply with quote

Sobre sua net: Ficaria mais fácil para todos aqui se você descrevesse com mais detalhes (inclusive colocando os dados sobre IP e gateway de cada hop), cada uma das interfaces ativas da sua "Lan". Exemplo (eu não sei como funciona net via rádio. Estou só divagando para ver se vc entende o que eu quero saber): A antena está ligada aonde? Num modem? Qual o IP interno desse modem? Ele ganha IP externo/válido por DHCP? Ele dá IP interno para a rede local (DHCP)? Vc sabe como configurar seu modem?

Sobre o mouse: Poste aqui seu dmesg e seu .config do kernel que está rodando para dar-mos uma olhada. Ele é PS2 ou USB?

BaYGoN
_________________
Linux User #433896
HP DV6-6190US / Linux 3.4.6-pf #1 SMP PREEMPT Fri Aug 10 13:19:26 BRT 2012 x86_64 Intel(R) Core(TM) i7-2630QM CPU @ 2.00GHz GenuineIntel GNU/Linux
"The destiny of every guru is to be a noob for eternity"
Back to top
View user's profile Send private message
tvtoon
n00b
n00b


Joined: 09 Mar 2006
Posts: 12
Location: PE - Brasil

PostPosted: Fri Mar 17, 2006 3:13 am    Post subject: Reply with quote

Sobre a rede, ela não ganha endereço IP externo ou qüalquer outra coisa parecida...
Vou corrigir uma informação que postei: o servidor PROXY é a estação que conecta à antena de rádio!
Ou seja, o longo cabo vai da minha casa até a estação onde está o servidor que gerencia todas as conexões, então ela se conecta ao "mundo exterior"! Pronto, somente isso e nada de IPs externos, modems, etc, etc... :D Aí é só meu IP, GATEWAY, DNSs e o endereço IP do servidor!
Concluindo: sem o servidor, não adianta insistir...


Sobre o mouse, ele é PS/2 (USB é caro tio :( )! Depois editarei aqui com as informações que você requeriu!
_________________
Consegui colocar a NET! ADEUS ao meu windows!! ERA RUIM E JÁ FOI PIOR!!!
Bom-dia para as pessoas deste fórum o/!
Back to top
View user's profile Send private message
S4M4R0N3
n00b
n00b


Joined: 21 Jun 2005
Posts: 37
Location: Brazil

PostPosted: Tue Mar 21, 2006 1:32 pm    Post subject: Reply with quote

tvtoon wrote:
Sobre a rede, ela não ganha endereço IP externo ou qüalquer outra coisa parecida...
Vou corrigir uma informação que postei: o servidor PROXY é a estação que conecta à antena de rádio!
Ou seja, o longo cabo vai da minha casa até a estação onde está o servidor que gerencia todas as conexões, então ela se conecta ao "mundo exterior"! Pronto, somente isso e nada de IPs externos, modems, etc, etc... :D Aí é só meu IP, GATEWAY, DNSs e o endereço IP do servidor!
Concluindo: sem o servidor, não adianta insistir...


Sobre o mouse, ele é PS/2 (USB é caro tio :( )! Depois editarei aqui com as informações que você requeriu!


Sobre sua internet, sua conexão "não tem haver" com a radio , vc se conecta ao proxy por cabo ( ethernet ) e eh assim qua vai configurar sua placa de rede, verifique se sua placa de rede esta sendo reconhecida pelo sistema com:

Code:
lspci
dmesg


Depois disso descubra qual a faixa de ip da sua rede , algo como 192.168.254.xxx e netmask 255.255.255.0 ( um exemplo ) , e o gw da rede que deve ser 192.168.254.254 entao seria /etc/conf.d/net
Code:

config_eth0=("192.168.254.xxx netmask 255.255.255.0")
routes_eth0=("default via 192.168.254.254")

Onde 192.168.254.254 seria o ip da maquina que faz a conectividade com o externo

A resolucao de nomes ( DNS ) eh secundario , faça sua maquina primeiro pingar a estação "proxy"
Depois que conseguir isso ai vc configura o dns no arquivo /etc/resolv.conf
Code:

domain Seu Dominio
nameserver xxx.yyy.zzz.ttt  //DNS primario ( que pode ser a maquina "proxy" caso ele tb tenho um sevidor de nomes 192.168.254.254 * Exemplo
nameserver xxx.yyy.zzz.ttt  //DNS secundario ( que pode ser a maquina "proxy" caso ele tb tenho um sevidor de nomes 192.168.254.254 * Exemplo


Se não souber qual eh o endereco do Dns va no windows que esta funcionando e no prompt faça $ ipconfig /all, ok ?

Bem quanto ao mouse posso apostar que eh um Vcom branco ps/2 , naum eh mesmo ??? =( Bem tinha um desses ele eh eh totalmente incompativel com o driver mouse do kernel 2.6 , ou seja quando o kernel carrega ele desliga mesmo e pra piorar ainda tem que desligar o micro e religar para que ele volte , solucao ??? troca de mouse , foi o que eu fiz , tentei todas as configuracoes , com o driver em modulo ou naum , = ) fica ai a dica ..

Ate mais
_________________
Amd64 \o/
Back to top
View user's profile Send private message
tvtoon
n00b
n00b


Joined: 09 Mar 2006
Posts: 12
Location: PE - Brasil

PostPosted: Fri Mar 31, 2006 9:23 pm    Post subject: Reply with quote

Vide o teu tópico, solucionei o problema do VCOM :D!

Mas a net ainda não :P... O grande problema é que não sei como funciona os esquemas dos arquivos /etc/resolv.conf, /etc/networks e /etc/hosts!
E, como se não bastasse, a documentação "original" ajuda que é uma maravilha :P!

Ainda não consegui entender como configurar, mas tou tentando!!
Se eu te mandar o caminho das minhas rotas no ruindows, tem como você desenrolar essa pra mim? :X

**SOLUCIONADO, MOTIVO DO PROBLEMA: PLACA ONBOARD AINDA NÂO SUPORTADA NO LINUX! Nesse novo kernel (2.6.16.1) saiu o driver para ela, mas ainda é muito novo para cantar vitória! Isso vale de aviso para quem tem uma placa ASUS K8U-X ;D!
_________________
Consegui colocar a NET! ADEUS ao meu windows!! ERA RUIM E JÁ FOI PIOR!!!
Bom-dia para as pessoas deste fórum o/!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum