Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Placas Wireless
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
sKewlBoy
Guru
Guru


Joined: 03 Nov 2002
Posts: 406
Location: Portugal

PostPosted: Fri May 09, 2003 4:27 pm    Post subject: Placas Wireless Reply with quote

Alguém usa wireless ?
Que placas usam e onde as compraram ?
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Fri May 09, 2003 8:07 pm    Post subject: Reply with quote

Orinoco 802.11B Gold PCmcia

Mandei vir da alemanha de um site qq. Mas já se encontram a bons preços nos leilões do www.ebay.co.uk . Ca em PT descobri uma empresa mas super SUPER careiros....
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
sKewlBoy
Guru
Guru


Joined: 03 Nov 2002
Posts: 406
Location: Portugal

PostPosted: Fri May 09, 2003 11:50 pm    Post subject: Reply with quote

O meu problema com a eBay (ou a buy.com) é mesmo a alfândega. 3 ou 4 semanas retido e ainda pagar umas taxas imaginárias...
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Sat May 10, 2003 4:52 am    Post subject: Reply with quote

Fala com o vendedor e pede para enviarem como prenda, assim não pagas alfandega. Não te esqueças que dentro da UE não pagas alfandega. Já mendei vir produtos dos states pelo ebay.com, em correio expresso, e demorou 5 dias. E não paguei alfandega.
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Sat May 10, 2003 2:02 pm    Post subject: Reply with quote

sKewlBoy wrote:
O meu problema com a eBay (ou a buy.com) é mesmo a alfândega. 3 ou 4 semanas retido e ainda pagar umas taxas imaginárias...


Alem do que o RoadRunner indicou não esquecer que grande parte dos leilões em www.ebay.co.uk são de pessoal dentro da CE por isso não se tem problemas de alfandega.
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
pilla
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 07 Aug 2002
Posts: 7729
Location: Underworld

PostPosted: Sat May 10, 2003 2:43 pm    Post subject: Reply with quote

OT -- Oigalê!!! Aqui no Rio Grande do Sul, Brasil, se disseres que vais mandar uma prenda pelo correio, vão te perguntar como vais convencer a mulher a entrar numa caixa :)


RoadRunner wrote:
Fala com o vendedor e pede para enviarem como prenda, assim não pagas alfandega. Não te esqueças que dentro da UE não pagas alfandega. Já mendei vir produtos dos states pelo ebay.com, em correio expresso, e demorou 5 dias. E não paguei alfandega.

_________________
"I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin
Back to top
View user's profile Send private message
sKewlBoy
Guru
Guru


Joined: 03 Nov 2002
Posts: 406
Location: Portugal

PostPosted: Sat May 10, 2003 5:13 pm    Post subject: Reply with quote

O problema da ebay.co.uk é que, o que está localizado no UK, poem a condicao de ser enviado apenas para o UK... pelo menos para as placas wireless que encontrei..

Vou então experimentar a ebay.com...
Assim outras placas, mesmo mais fracas, ninguem aconselha ... ?
Eu reparei que a Conceptronics de 11mbits tem drivers oficiais... só não encontro é à venda cá em PT... e talvez nao sejam grande coisa, para nunca ter ouvido comentários...
Back to top
View user's profile Send private message
iJ
n00b
n00b


Joined: 25 Feb 2003
Posts: 13

PostPosted: Sat May 10, 2003 7:55 pm    Post subject: Reply with quote

experimenta a www.ebay.de
os alemães são menos *idiotas*.

a orinoco é de facto a mais bem suportada pelo
linux e creio que é das que tem maior sensibilidade.
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Sat May 10, 2003 10:16 pm    Post subject: Reply with quote

sKewlBoy wrote:

Eu reparei que a Conceptronics de 11mbits tem drivers oficiais... só não encontro é à venda cá em PT... e talvez nao sejam grande coisa, para nunca ter ouvido comentários...


Ainda não testei nenhuma mas costumo ver BUES a venda na Worten.
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
PT_LAmb
Guru
Guru


Joined: 22 Apr 2002
Posts: 332
Location: Lisboa (Lisbon), Portugal

PostPosted: Sat May 10, 2003 11:43 pm    Post subject: Reply with quote

Vivas,

Eu e mais 3 amigos mandamos vir umas 5 placas dos EUA à mais de 3 semanas, se calhar estão mesmo na alfandega. Qual é a taxa aplicada a este tipo de artigos? Eles avisam da retenção dos artigos lá, certo?

Cumprimentos,
Ricardo Cordeiro :)
_________________
SETI@Home - http://setiathome.ssl.berkeley.edu/
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Sun May 11, 2003 4:19 am    Post subject: Reply with quote

A única vez que paguei alfandega, quando chegou o produto tinha que pagar o valor do imposto à cobrança. Mas tem calma mais uma semana, à uns meses atrás comprei uns bit char-g da alemanha e ao fim de um mes à espera disse ao gajo que provavelmente se tinham extraviado. Felizmente mandei vir com seguro, e restituiram o dinheiro ao vendedor que me enviou outro set. Passadas 3 semanas nada, envio outro mail a dizer que ainda não tinha chegado nada. 4 dias depois estava a chegar! Ou seja, quase um mês da alemanha até Portugal. Curiosamente, na mesma altura mandei vir uma peça dos states, demorou 5 dias e o custo de envio foi semelhante... Daí que, a menos que mandes vir por correio prioritátio ou empresas de transportes privadas, é normal demorar bastante.
Back to top
View user's profile Send private message
sKewlBoy
Guru
Guru


Joined: 03 Nov 2002
Posts: 406
Location: Portugal

PostPosted: Sun May 11, 2003 11:31 am    Post subject: Reply with quote

Às tantas, opto por uma linksys. Há muitas cá pelas lojas nacionais.
Alguém pode comentá-las ?
Back to top
View user's profile Send private message
pilla
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 07 Aug 2002
Posts: 7729
Location: Underworld

PostPosted: Sun May 11, 2003 1:33 pm    Post subject: Reply with quote

o que eu tenho ouvido eh que a qualidade não chega perto das Orinocco, com um range mais limitado e sinal mais fraco. Porém, em geral, o preco eh bem mais competitivo :)

sKewlBoy wrote:
Às tantas, opto por uma linksys. Há muitas cá pelas lojas nacionais.
Alguém pode comentá-las ?

_________________
"I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin
Back to top
View user's profile Send private message
lmpinto
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 12 Feb 2003
Posts: 94
Location: somewhere near a computer and a beer.

PostPosted: Sun May 11, 2003 4:52 pm    Post subject: Reply with quote

A minha experiência resume-se a uma SMC 22Mbps, uma Micronet 11mbps, uma 3Com 11mbps, e uma Dell MINI-PCI (Orinoco).

A SMC (tal como qualquer placa de 22mbps) baseia-se num chip da Texas Instruments (acx100), que não é suportada em Linux. Podem ver as aventuras da criação do driver ou da tentativa de por um existente a funcionar em http://www.sourceforge.net/projects/acx100.

A micronet achei-a bastante boa, quando comparada com a Orinoco do Humpback, em termos de alcance. O problema é que era bastante mais sensível a interferências de paredes (tipo em linha de vista, link quality de 40, contra 30 da Orinoco, e com 2 paredes pelo meio, 0 contra 20 da Orinoco). Bastante boa, se a usarem na mesma sala onde têm o AP.

A 3Com Airconnect também é boa, embora suspeite que os drivers têm um pequeno bug de apresentar o Link Quality a 1/3 do valor real (ao lado do AP, a Orinoco do Humpback dava 90 de Link Quality, a 3Com dava 30 - quando a Orinoco dava 60, a 3Com dava 20). Tirando isso, funciona na boa, e o alcance é porreiro.

Quanto à Dell (chip e módulo do kernel é orinoco), não tenho nada a apontar - só aviso para verificarem a compatibilidade com o vosso portátil - é necessário que o portátil já tenha antena interna, embora não seja difícil adaptar uma externa. Caso optem por esta alternativa, não sejam grunhos como eu, e lembrem-se de ligar primeiro a antena ou no interruptor, ou utilizando o software (de windows).

Próximo passo vai ser comparar a performance dela com a Orinoco do Hump :-)


Quanto a compras - comprei a SMC vinda dos States no ebay.co.uk (se procurarem por produtos "available to the United Kingdom" aparecem também os produtos a venda nos States. Não paguei alfândega, porque pedi ao vendedor para enviar como prenda. O meu palm antigo ($100) veio, paguei $25 de portes, também sem alfândega. A minha placa nova (DELL) já foi diferente - veio da Alemanda, chegou em 4 dias, evidentemente sem alfândega. Quanto ao Palm novo (um Sony Clie PEG-N610C), ainda estou à espera de ver se os nossos amigos da alfândega têm alguma surpresa para mim.

Basicamente a diferenca entre os diferentes ebay's desaparece quando pedimos para ver produtos disponíveis em qualquer país - é uma questão de depois ver caso a caso se o vendedor vende para a Europa ou não. Normalmente os americanos que vendem para UK vendem para toda a Europa.
Back to top
View user's profile Send private message
PT_LAmb
Guru
Guru


Joined: 22 Apr 2002
Posts: 332
Location: Lisboa (Lisbon), Portugal

PostPosted: Sun May 11, 2003 8:28 pm    Post subject: Reply with quote

lmpinto wrote:
A 3Com Airconnect também é boa, embora suspeite que os drivers têm um pequeno bug de apresentar o Link Quality a 1/3 do valor real (ao lado do AP, a Orinoco do Humpback dava 90 de Link Quality, a 3Com dava 30 - quando a Orinoco dava 60, a 3Com dava 20). Tirando isso, funciona na boa, e o alcance é porreiro.
Não será um controle de energia mais cuidado? Pondo a hipótese de se conseguir tirar o mesmo débito binário com um SNR tanto a 60 como a 20 dB.

Cumprimentos,
Ricardo Cordeiro :)
_________________
SETI@Home - http://setiathome.ssl.berkeley.edu/
Back to top
View user's profile Send private message
TAF
n00b
n00b


Joined: 20 Jan 2003
Posts: 31

PostPosted: Sun May 11, 2003 9:27 pm    Post subject: Reply with quote

lmpinto wrote:

A micronet achei-a bastante boa, quando comparada com a Orinoco do Humpback, em termos de alcance. O problema é que era bastante mais sensível a interferências de paredes (tipo em linha de vista, link quality de 40, contra 30 da Orinoco, e com 2 paredes pelo meio, 0 contra 20 da Orinoco). Bastante boa, se a usarem na mesma sala onde têm o AP.


Eu tenho uma coisa destas, que até é muito porreirinha em termos de alcance...
Simplesmente não a consigo meter a funcionar com o Gentoo... Alguém me dá algumas pistas...?
Back to top
View user's profile Send private message
lmpinto
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 12 Feb 2003
Posts: 94
Location: somewhere near a computer and a beer.

PostPosted: Mon May 12, 2003 2:00 pm    Post subject: Reply with quote

PT_LAmb wrote:
lmpinto wrote:
A 3Com Airconnect também é boa, embora suspeite que os drivers têm um pequeno bug de apresentar o Link Quality a 1/3 do valor real (ao lado do AP, a Orinoco do Humpback dava 90 de Link Quality, a 3Com dava 30 - quando a Orinoco dava 60, a 3Com dava 20). Tirando isso, funciona na boa, e o alcance é porreiro.
Não será um controle de energia mais cuidado? Pondo a hipótese de se conseguir tirar o mesmo débito binário com um SNR tanto a 60 como a 20 dB.

Cumprimentos,
Ricardo Cordeiro :)


É possível, mas não posso dizer mais nada - não me aparecia nenhum valor nem de Signal Level, nem Noise Level, nem SNR. Por isso é que suspeito que fosse dos drivers...
Back to top
View user's profile Send private message
lmpinto
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 12 Feb 2003
Posts: 94
Location: somewhere near a computer and a beer.

PostPosted: Mon May 12, 2003 3:05 pm    Post subject: Reply with quote

TAF wrote:
lmpinto wrote:

A micronet achei-a bastante boa, quando comparada com a Orinoco do Humpback, em termos de alcance. O problema é que era bastante mais sensível a interferências de paredes (tipo em linha de vista, link quality de 40, contra 30 da Orinoco, e com 2 paredes pelo meio, 0 contra 20 da Orinoco). Bastante boa, se a usarem na mesma sala onde têm o AP.


Eu tenho uma coisa destas, que até é muito porreirinha em termos de alcance...
Simplesmente não a consigo meter a funcionar com o Gentoo... Alguém me dá algumas pistas...?


Gostava de te poder ajudar - mas a única coisa que fiz foi:
Code:

emerge wireless-tools
emerge pcmcia-cs
/etc/init.d/pcmcia start (ouvem-se dois beeps, um agudo, outro grave)
dhcpcd eth1


E funcionou....
Back to top
View user's profile Send private message
iJ
n00b
n00b


Joined: 25 Feb 2003
Posts: 13

PostPosted: Mon May 12, 2003 3:18 pm    Post subject: Reply with quote

Quote:
um agudo, outro grave


Grave?? esse apito surge qd alg placa pcmcia
não é correctamente *identificada*/configurado,etc.

Orinoco rulez!
Back to top
View user's profile Send private message
lmpinto
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 12 Feb 2003
Posts: 94
Location: somewhere near a computer and a beer.

PostPosted: Wed May 14, 2003 6:26 pm    Post subject: Reply with quote

iJ wrote:
Quote:
um agudo, outro grave


Grave?? esse apito surge qd alg placa pcmcia
não é correctamente *identificada*/configurado,etc.

Orinoco rulez!


Pois, eu também tinha essa ideia - mas acho que o que falha não deve ser grave - não vejo nada nem em logs, nem no dmesg, e basta-me fazer um dhcpcd eth1 e as placas funcionam (já vou na quarta :-)
Back to top
View user's profile Send private message
sKewlBoy
Guru
Guru


Joined: 03 Nov 2002
Posts: 406
Location: Portugal

PostPosted: Thu May 15, 2003 2:30 pm    Post subject: Reply with quote

eu comprei agora um laptop (toshiba 1900-303) e ja tenho tudo a funcionar no gentoo. agora queria comprar 2 placas wireless, uma PCMCIA e uma PCI.
Nao sou exigente nas distancias, so queria que funcionassem em linux (ambas).
Qualquer uma de 11mbits funciona ?
É que ja sao poucas as que se veem nas lojas de informatica, e com chipset da orinoco são 0...
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Thu May 15, 2003 4:38 pm    Post subject: Reply with quote

Pelo que ou vi dizer, as placas com chip7 da texas não funcionam mesmo em linux. Um colega hoje disse-me que as ultimas 3com tb já nao funcionam. Não posso confirmar nada disto, só ouvi dizer e não experimentei..
Back to top
View user's profile Send private message
lmpinto
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 12 Feb 2003
Posts: 94
Location: somewhere near a computer and a beer.

PostPosted: Fri May 16, 2003 5:53 pm    Post subject: Reply with quote

RoadRunner wrote:
Pelo que ou vi dizer, as placas com chip7 da texas não funcionam mesmo em linux. Um colega hoje disse-me que as ultimas 3com tb já nao funcionam. Não posso confirmar nada disto, só ouvi dizer e não experimentei..


Todas as placas que suportem os 22mbps são com o chip acx100, da TI. Podem ir vendo o estado do driver de linux em http://www.sourceforge.net/projects/acx100/. Neste momento ainda estão na parte de reverse engineering, que está muito lenta. Quanto às 3Com, se suportam 22mbps, esquece. Se suportam apenas 11, ainda há algumas hipóteses de não funcionarem, uma vez que julgo que o acx100 também é usado nalgumas placas de 11mbps. Único conselho que posso dar é experimentar a placa antes de a comprar, se for possível, ou assegurarem-se que a podem trocar, caso não funcione...
Back to top
View user's profile Send private message
jabbur
n00b
n00b


Joined: 13 May 2003
Posts: 9

PostPosted: Mon May 19, 2003 3:28 am    Post subject: Placas Reply with quote

A melhor placa depende de qual utilização você vai dar a mesma.
As placas da Cisco são excelentes para uso corporativo e doméstico e também são suportadas pelo Kismet e pela maioria dos sniffers comericiais. O maior problema delas, pelo menos no Brasil, é conseguir achar um local de compra.

As placas da Orinoco possuem, assim como as da Cisco, uma altíssima qualidade, além de serem suportadas por praticamente todas as ferramentas de analise de rede e possuirem saída para antenas externas (É só conectar a Pringles e você já esta no jogo :-)) Elas também têm a vantagem de serem muito fáceis de serem encontradas no Brasil a preços razoáveis (De uma olhada em http://www.cernet.com.br)

Ja as placas linksys e as mais antigas da D-Link se utilizam do chipset Prism/2 o qual apesar de possuir uma área de cobertura pequena é o único que possui uma especificação aberta e portanto é muito bem suportado em sistemas como o Linux e FreeBSD e pela maioria das ferramentas opensource. Estas placas também são encontradas com relativa facilidade e com uim preço acessível (De uma olhada na Santa Ifigenia em SP).

Espero ter ajudado e como disse no ínicio a escolha da placa wireless correta depende principalmente do uso que você vai dar a mesma.

--jabbur
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum