Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Problema: não consigologar como root (resolvido)
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
LuisCO
n00b
n00b


Joined: 09 Feb 2006
Posts: 51

PostPosted: Thu Feb 09, 2006 1:11 am    Post subject: Problema: não consigologar como root (resolvido) Reply with quote

Estou com problema na instalação do kde (que postarei em outro tópico), e após algumas tentativas infrutiferas fui aconselhado a atualizar tudo para ver se resolveria, segui as instruções do manual e fiz o update.
Tudo correu de acordo, o resultado final esperado que seria a instalação do kde não, mas tudo bem.
Agora quando fui ligar e tento entrar como root aparece a mensagem login invalido, tenho certeza que não alterei nada e também não criei outro usuário para entrar ou fazer algo para resolver este problema.

Desculpem a falta de informações, apesar de ter ligo o topico "Como fazer tópico eficientes", não sei o que deveria informar a poucos dias estou utilizando o linux. Fiquem a vontade para pedir as informações necessárias.

Desde já agradeço a colaboração.


Last edited by LuisCO on Fri Feb 10, 2006 9:30 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Feb 09, 2006 11:16 am    Post subject: Reply with quote

Definiste uma password para o root?

Já tinhas entrado antes como root?

Na consola consegues fazer login como root?

O kde não estará configurado para não permitir entrar como root?


Penso que ao responderes a isto deves encontrar a solução.
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Thu Feb 09, 2006 11:27 am    Post subject: Reply with quote

soluçao rapida... corre o livecd faz a chroot e muda a passwd.
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
gmichels
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 480
Location: Brazil

PostPosted: Thu Feb 09, 2006 12:11 pm    Post subject: Reply with quote

Se o problema de "tentar logar" é no console, vc tem duas opções:

1 - Usar um livecd, como o MetalGod aconselhou
2 - No menu do grub, aperte "e" para entrar no modo de edição. Na linha de carregamento do kernel, adicione "single" ao final e aperte "b" para bootar. Ele deve entrar em modo monousuário, te dando um shell direto, onde vc pode mudar a senha do seu usuário root, ou adicionar outros usuários.

Se o problema de "tentar logar" é no modo gráfico (KDM), então o que ocorre é que o KDM não permite login do root por padrão. Se é este o caso, aperte CTRL+ALT+F1 para voltar para o console, entre como root tome as medidas necessárias (criar um usuário para seu dia-a-dia). Volte para o KDM usando CTRL+F7.
Back to top
View user's profile Send private message
LuisCO
n00b
n00b


Joined: 09 Feb 2006
Posts: 51

PostPosted: Thu Feb 09, 2006 12:54 pm    Post subject: Reply with quote

Olá xef, MetalGod e gmichels
, em primeiro lugar quero agradecer a atenção e o auxilio.
Quando ligo o que aparece e acontece após é o que segue:
This is xxxxx.unknowm_domain (Linux i686 2.6.11-gentoo-r3)
xxxxxx login: root
Login incorrect

Respondendo as suas perguntas xef
1 - Definiste uma password para o root?
Sim já havia definido um password para root.
2 - Já tinhas entrado antes como root?
Sim algumas vezes e estava funcionando perfeitamente.
3 - Na consola consegues fazer login como root?
Não consigo transcrevi acima o que aparece quando ligo e o que acontece quando tento logar
4 - O kde não estará configurado para não permitir entrar como root?
Como escrevi na mensagem primeira, eu não estava conseguindo instalar o kDE acontecia um erro, foi quando me aconselharam a fazer # emerge --update world para ver se com esta ação o problema era sanado, não foi o caso e quando do religamento do equipamento aconteceu este problema com minha entrada no gentoo.

OBS.: Não postei aqui o problema que esta ocorrendo com a instalação do kde porque imagino que a questão com o root não esteja relacionada, após eu conseguir sanar esta questão do root postarei o problema com o kde.

MetalGod
O problema com transcrito acima não é no momento do password, mesmo assim tentarei esta solução oferecida por você e retorno

gmichels
Este "adicione "single" no grub é simplismente ir para a proxima linha e escrever "sinle", desculpe se a pergunta for muito primaria mas como disse sou novato em linux e não só no gentoo.
Ainda não consegui terminar de instalar o modo grafico não sei se o pouco que instalou poderia afetar algo.

Mais uma vez agradeço a atenção
Back to top
View user's profile Send private message
gmichels
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 480
Location: Brazil

PostPosted: Thu Feb 09, 2006 2:57 pm    Post subject: Reply with quote

LuisCO wrote:
Como escrevi na mensagem primeira, eu não estava conseguindo instalar o kDE acontecia um erro, foi quando me aconselharam a fazer # emerge --update world para ver se com esta ação o problema era sanado, não foi o caso e quando do religamento do equipamento aconteceu este problema com minha entrada no gentoo.

Por acaso vc fez o etc-update após esse emerge -u world?

LuisCO wrote:
gmichels
Este "adicione "single" no grub é simplismente ir para a proxima linha e escrever "sinle", desculpe se a pergunta for muito primaria mas como disse sou novato em linux e não só no gentoo.

Na linha que vc define seu kernel (algo como hd(0,0)/bzImage root=/dev/hda3, não vai ser isso, vai ser parecido), é só adicionar "single" ao final (por exemplo hd(0,0)/bzImage root=/dev/hda3 single) e apertar "b" para iniciar o boot.
Back to top
View user's profile Send private message
LuisCO
n00b
n00b


Joined: 09 Feb 2006
Posts: 51

PostPosted: Thu Feb 09, 2006 5:32 pm    Post subject: Reply with quote

gmichels eu não fiz etc-update, só fiz aquilo mesmo que descrevi.
Deveria ter feito ?

Aquela dica de usar o CD e fazer o chroot seria somente para mudar a senha ?


Obrigado pela atenção
Back to top
View user's profile Send private message
gmichels
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 480
Location: Brazil

PostPosted: Thu Feb 09, 2006 6:20 pm    Post subject: Reply with quote

Então bem provavel que o problema tenha sido a falta do etc-update. Parece que algum pacote importante de sistema foi atualizado (shadow, pam, ou sei la), arquivos de configuraçao foram modificados mas vc nao efetivou as mudanças utilizando o etc-update, então tal programa deve estar procurando algum tipo de informacao que só deve existir nos novos arquivos de configuraçao, impossibilitando seu login.

O que vc precisa fazer é conseguir logar (seja pelo single no grub ou pelo livecd, fazendo o chroot), executar o etc-update e verificar as alteraçoes a serem feitas.

Sempre que necessário ao final de um emerge ou unmerge, o portage irá te indicar se é necessário ou nao fazer a atualizacao dos arquivos através do etc-update. Fique atento a essas mensagens, que sempre vao aparecer ao final do processo todo.

Mais informaçoes sobre etc-update: http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=3&chap=4
Back to top
View user's profile Send private message
LuisCO
n00b
n00b


Joined: 09 Feb 2006
Posts: 51

PostPosted: Fri Feb 10, 2006 10:17 pm    Post subject: Probelma resolvido Reply with quote

Primeiro quero agradecer a atenção de todos e dizer que realmente a comunidade linux impressiona com a colaboração mutua como já haviam me dito.

Ontem com o auxilio de um amigo o problema foi solucionado, vou aqui descrever as ações para quem sabe um dia possa auxiliar outros.
Fizemos o chroot como aconselhou MetalGod e naquele momento era o unico meio de entrar no gentoo, verificamos que o passwd não estava funcionando e passamos a fazer uma verificação geral.
Notamos no /pam.d que as datas estavam todas alteradas para o momento em que fiz o update e achamos conveniente substitui-lo.
Substituimos o # /etc/pam.d por uma copia do micro deste amigo meu que estava funcionando mas chegamos a conclusão que poderiamos ter substituido pelo do proprio live CD. Descobrimos que em # /etc/rc.conf haviam desaparecido as seguintes linhas
KEYMAP=""
SETWINDOWKEYS=""
EXTENDED_KEYMAPS=""
CONSOLEFONT=""
CLOCK=""
PROTOCOLS=""
As linhas foram recolocadas com os devidos valores e tudo voltou a funcionar.
Tenho a impressão que quando fiz o # emerge --update world devo ter deixado de fazer algo depois e isso alterou todos os arquivos, feitas as devidas correções e substituições voltou ao normal.
Como comentamos ontem, serviu de lição para se for fazer o update novamente gerar um backup do /etc.

Conseguimos resolver o problema inicial com a instalação do kde o que me levou a criar este outro problema, não sei se devo postar aqui mesmo ou se teria um local especifico para postar problemas e soluções encontradas caso alguem saiba por favor informe, para que eu passe adiante o que aprendi no local certo.
Mais uma vez agradeço a atenção de todos.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum