View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
b345713 n00b

|
Posted: Fri Dec 09, 2005 9:21 pm Post subject: Preciso de ajuda com a instalação do 2005.1 |
|
|
Tenho tentado seguir o manual de www.gentoo.org para completar a instalação!
Qual é a diferença entre uma instalação stage1 e stage3?
Quando tento USE="-doc" emerge gentoo-sources seguindo o manual do gentoo 2005.1 parte 7b, obtenho um erro relacionado com o arch não estar definido (*) ou a arvore do portage não estar completa
O que é o ARCH?
Será que não devia d ter extraido a snapshot do portage em /mnt/gentoo/usr, tenho tido problemas com o comando na codelisting 13 parte 5b do manual - tar -xvjf /mnt/cdrom/snapshots/portage-<date>.tar.bz2 -C /mnt/gentoo/usr!
Também tenho tido problemas com o codelisting 14 - cp /mnt/cdrom/distfiles/* /mnt/gentoo/usr/portage/distfiles/
Obtenho uma resposta dizendo que o último ficheiro zlib...tar.bz2 não é 1 ficheiro, no entanto copia tudo
Terá sido o comando emerge --metadata?
Outra questão é que estou a instalar no VMware 5.5 e estou a usar um stage3 para pentium 4 e portage para x86! Quando abro o ficheiro make.conf com nano -w /mnt/gentoo/etc/make.conf reparei que march estava definido para i686 - Será esta a variável que eu não defini (*)! Não faço a minima ideia do que deveria colocar neste campo para um pentium 4 correndo VMware 5.5! |
|
Back to top |
|
 |
RoadRunner Bodhisattva

|
Posted: Sat Dec 10, 2005 10:03 pm Post subject: |
|
|
Bolas, que confusão que aí tens. Convém ler todo o handbook, não só os "Code Listings".
A diferença entre stage1 e stage3 é que na stage1 compilas tudo, té mesmo o compilador, no stage3 tens já um sistema base compilado pelo que a instalação é muito mais rápida.
O arch é a arquitectura do teu computador, x86, arm, ppc, etc. e isso é controlável através da variável de sistema ACCEPT_KEYWORDS no ficheiro /etc/make.conf. Se for x86 basta colocar ACCEPT_KEYWORDS="x86" no /etc/make.conf
Se tens um erro sobre o arch não estar defenido ou a arvore não estar completa, vê qual é o output do comando "emerge info", faz um "emerge sync" e verifica se o link simbólico /etc/make.profile "ls -l /etc/make.profile" aponta para um profile dentro da portage tree.
os comandos que dizes nos codelistings 13 e 14 só se aplicam se tiveres um cdrom que inclui snapshot da portage tree e ficheiros com código fonte. Podes ignorar isso e fazer apenas um "emerge sync". as distfiles são sacadas à medida que precisas delas.
o comando emerge --metadata só deve ser usado quando algo corre mal durante um emerge --sync e necessitas de recriar a cache do portage. Normalmente nunca precisas de o usar.
o portage é sempre para x86, não existem portage trees diferentes de acordo com a arquitectura, a portage tree funciona com todas as arquitecturas.
o march é um parâmetro que define o nível de optimizações quando compilas software, se está i686 está bom, se quiseres mais optimizações tens que mudar para um nível mais específico, _penso_ que para pentium4 é march=pentium4, mas posso estar errado, verifica na documentação do gcc. |
|
Back to top |
|
 |
Vanquirius Retired Dev

|
Posted: Sun Dec 11, 2005 12:22 am Post subject: |
|
|
Vale dizer que stage1 e stage2 deixaram de ser suportados. Use um stage3. Ainda preciso atualizar a tradução da documentação para refletir isso... _________________ Hello. |
|
Back to top |
|
 |
oompawampa Apprentice

Joined: 21 Sep 2005 Posts: 183 Location: São Paulo - Brasil
|
Posted: Mon Dec 12, 2005 11:46 am Post subject: Re: Preciso de ajuda com a instalação do 2005.1 |
|
|
b345713 wrote: |
Outra questão é que estou a instalar no VMware 5.5 e estou a usar um stage3 para pentium 4 e portage para x86! Quando abro o ficheiro make.conf com nano -w /mnt/gentoo/etc/make.conf reparei que march estava definido para i686 - Será esta a variável que eu não defini (*)! Não faço a minima ideia do que deveria colocar neste campo para um pentium 4 correndo VMware 5.5! |
Se está instalando o gentoo "dentro do vmware" o march é i686, senão vai dar problemas, sei disso porque fui instalar do mesmo jeito que vc no vmware "dentro do windows" e coloquei march=k8 (meu processador é um athlon64) e dava uns erros malucos!!! |
|
Back to top |
|
 |
MetalGod Bodhisattva

|
Posted: Mon Dec 12, 2005 1:45 pm Post subject: |
|
|
tem logica se o vmware emula um x86 tens que usar as stages para x86 e nao para amd64  _________________ ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice |
|
Back to top |
|
 |
|