Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Crash no kill do X com modulo nvidia
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
slitz
n00b
n00b


Joined: 15 Nov 2005
Posts: 6

PostPosted: Tue Nov 15, 2005 5:45 pm    Post subject: Crash no kill do X com modulo nvidia Reply with quote

Instalei o modulo nvidia no meu laptop, funciona tudo bem, opengl activo
resoluçoes ok, etc
o unico problema e quando tento sair do X, seja por shutdown, reboot ou manual kill, o pc crasha com o ecra preto e preciso de fazer um hardreset.
Alguem tem ideia o k se possa estar a passar?
se utilizar o modulo nv no xorg.conf (com HWaccel desligado obviamente) funciona tudo ok e nao tem problemas nenhums ao sair do X.
Nao tenho nada activo no kernel em termos de framebuffer e a opçao "use 4kb stack sizes" esta Off.

slitz
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Tue Nov 15, 2005 8:08 pm    Post subject: Reply with quote

ja tentaste usar versoes diferentes dos drivers nvidia ou tentar um kernel diferente e o xorg.conf ja tentaste mudar as opçoes do AGPGART ?
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
slitz
n00b
n00b


Joined: 15 Nov 2005
Posts: 6

PostPosted: Tue Nov 15, 2005 10:41 pm    Post subject: Reply with quote

ja tentei usar outra versao do nvidia-glx e do nvidia-kernel, tanto do portage como instalados manualmente do site da nvidia, ja tentei inclusivé actualizar o xorg e da o mesmo...
quanto ao kernel diferente, realmente ainda nao tentei, tou a usar o 2.6.13 suspend sources mas vou experimentar agr mesmo!
quais sao as opçoes do AGPGART? ja tentei mudar varias coisas no xorg.conf mas provavelmente essas ainda nao pk n sei quais sao :oops:
ja agr, percebi a bucado que o pc crasha é quando faz o unload do modulo da nvidia, isto porque experimentei co x a correr:

rmmod nvidia o k obviamente n deu pk disse k estava em utilizaçao mas dps com o --force, removeu e bloqueou mas desta vez nem sequer ficou ecra preto.congelou pura e simplesmente.
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Tue Nov 15, 2005 11:39 pm    Post subject: Reply with quote

le o README da nvidia que explica la as opçoes do AGPGART... Option "NvAGP" "x " x=0,1,2

parece-me ser problema relacionado com o kernel tenta desligar o AGPGART
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
slitz
n00b
n00b


Joined: 15 Nov 2005
Posts: 6

PostPosted: Wed Nov 16, 2005 12:40 pm    Post subject: Reply with quote

tive a ler isso e experimentei com a opçao 0 e a opçao 1, acontece sempre o mesmo e tirei o agpgart do modules.autoload como eles dizem mas sempre que reiniciava o modulo agpgart aparecia-me la.. penso k deve ser carregado plo nvidia-kernel...
Vou agr tentar compilar outra versão do kernel e sem o agpgart a ver se resulta.
ha alguma maneira de alterar do x para a console sem desligar o x?
ja agr gostava de ver se isso funciona ou nao pk se funcionar é a certeza de que o problema é ao fazer o unload do module.
Back to top
View user's profile Send private message
slitz
n00b
n00b


Joined: 15 Nov 2005
Posts: 6

PostPosted: Thu Nov 17, 2005 1:40 pm    Post subject: Reply with quote

experimentei ontem compilar um kernel mais recente e o problema continua...
desta vez nao activei o agpgart do kernel de maneira nenhuma mas da exactamente os mesmos sintomas...
ja n sei o k tentar mais.. alguem tem ideia?
Back to top
View user's profile Send private message
dafaca
n00b
n00b


Joined: 05 Apr 2004
Posts: 53
Location: São Paulo, BR

PostPosted: Thu Nov 17, 2005 3:50 pm    Post subject: Reply with quote

Tive um problema parecido com o seu, mas no meu caso os drivers eram Intel 82852.
Depois de uns 2 dias tentando, descobri que este erro não estava sendo causado pelo X ou pelos drivers do X para este placa, mas pelo Kernel. Não tenho os detalhes de como resolvi, mas sugiro você primeiro compilar o kernel com as opções de video mais básicas, ou seja, desative o framebuffer, vesa e qualquer opção de aceleração, também não aconselho a usar o genkernel, use o método tradicional mesmo.
Depois, configure o seu X para o driver correto da sua placa de vídeo, faça um teste e aos poucos vai acrescentando as opções mais avançadas. Se depois de configurar o X ao seu jeito não houver problemas, então volte para o kernel e siga a mesma tática, vai acrescentando aos poucos as opções.

No meu caso, eu descobri que havia um conflito entre as minhas configurações do X e o vesafb-tng do Kernel.

Claro que não sei se é o mesmo problema. Mas, como você está sem idéia, talvez isto te ilumine a encontrar a solução.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum