Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
gerar binarios de outras arquiteturas, tem problema?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
domus-br
Apprentice
Apprentice


Joined: 27 May 2003
Posts: 292
Location: Niterói-RJ,Brasil

PostPosted: Sun Sep 25, 2005 12:12 pm    Post subject: gerar binarios de outras arquiteturas, tem problema? Reply with quote

Olá pessoal,

se possivel gostaria que saber se é contra indicado, gerar binarios otimizados para pentium2 apartir de um semprom 2400+? pergunto isso, pois eu coloquei um hd secundario no meu computador, preciso ter um gentoo otimizado para pentium2 e tive essa ideia pra tentar ganhar tempo, acontece que eu tenho recebido diversas mensagens na compilação dizendo que o meu sistema nao coincide com a arquitura foi indicada no /etc/make.conf no caso "pentium2" do hd secundario, isso deve ser levado em consideração ou posso simplesmente continuar a fazer essa otimização para ganhar tempo?

olha um exemplo de um deles

Quote:
If this does not correspond to your system or settings please remove the file
`config.mk' from this directory then read the INSTALL file for help.


lembrando que estou em modo chroot na area montada disso disco secundario
_________________
http://www.mozilla.org.br

"Este site só funciona com browser IE 5 ou superior"
O Mozilla é superior!!
:=:=:=:=:=:
Forumgdh
LinuxBsd
Back to top
View user's profile Send private message
Hal[PT]
n00b
n00b


Joined: 09 Feb 2003
Posts: 33
Location: Lisbon

PostPosted: Tue Sep 27, 2005 8:52 pm    Post subject: Reply with quote

Como é que definiste o CHOST e as CFLAGS no make.conf?

Para Pentium II devia ser qq coisa como CHOST="i686-pc-linux-gnu" e CFLAGS="-march=pentium2"

Se não conseguires dar a volta a esses erros e queres ter bom tempo de compilação e vais usar as máquinas em rede sugiro-te que dês uma vista de olhos pelo distcc.

Outra coisa que já fiz imensas vezes e que tem funcionado sempre bem para a partir de um AMD dual compilar para um pentium4 consideravelmente mais lento, foi algo do género
Code:
# na máquina rápida
CHOST="i686-pc-linux-gnu" CFLAGS="-march=pentium4" emerge --buildpkgonly nome_do_package
# copiar o package gerado para a maquina alvo e lá fazer um
emerge -k nome_do_package


Mas não sei até que ponto esta última solução é boa quanto às dependências. Ter o disco montado em chroot é melhor nesse aspecto, mas não dá tanto jeito :P
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Sep 28, 2005 10:13 am    Post subject: Reply with quote

Penso que existe uma opção no emerge para o fazer usar as ferramentas instaladas (gcc, etc) para compilar e instalar os programas noutro sistema de ficheiros.
Vi isso já há muito tempo e não me lembro agora como se fazia... Talvez seja definindo uma variavel de ambiente.


Edit:

man emerge wrote:
ENVIRONMENT OPTIONS
ROOT = [path]
Use ROOT to specify the target root filesystem to be used for merging packages or ebuilds.
Defaults to /.
Back to top
View user's profile Send private message
Tommy Vercetti
n00b
n00b


Joined: 30 Aug 2005
Posts: 59

PostPosted: Mon Nov 07, 2005 1:28 am    Post subject: Reply with quote

Não há problemas não. Pelo menos não um amd64 gerar código para x86 e nem um x86 gerar para outro com processador diferente. Sei que Pentium4 pode gerar para athlon XP, mas nao sei se o contrário vale, por causa de instruçoes SSE2 só suportadas no P4. Imagino que sempre vá dar de um processador superior para um inferior (no sentido de possuir instruçoes).
Eu gerei binários de Pentium, Pentium2 e Pentium3 usando meu Gentoo amd64, por meio do linux32, como explicado em http://www.gentoo.org/proj/en/base/amd64/howtos/index.xml?part=1&chap=3
Depois, eu elaboro arquivos de estágio 4, compactando tudo e gravando em CD, depois abrindo o CD em outra máquina, com uso do livecd com opçao docache e descompacto. Pronto, o Gentoo prontinho para usar, bastando fazer grub-install e reescrever arquivos como fstab.
_________________
AMD Athlon 64 3200+ 939
ASUS A8V Deluxe
1GB Corsair Dual Channel
ATI Radeon 9600 XT 128MB Gigabyte 500/600
120GB Maxtor
200GB WD
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum