Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Problemas na instalação
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Hawker Hurricane
n00b
n00b


Joined: 12 Sep 2005
Posts: 7

PostPosted: Mon Sep 12, 2005 1:55 pm    Post subject: Problemas na instalação Reply with quote

Bom gente, sou novo aqui como no Linux (já usei o Kurumin, mas muito superficialmente) e estou querendo saber algumas coisas sobre a instalação do Gentoo. Estou com o 2005.1 Universal.

1)No manual que eu peguei, o autor fala em fazer as partições necessárias, indicando o tipo das mesmas. Bom, ele recomenda usar o Cfdisk. Só que sobre os tipos de partição eu só consigo definir a Swap. as outras duas uma XFS e ReiserFS eu não acho na lista de tipos conhecidos. Tem uma só Linux, mas não sei se é a correta. Quero saber qual tipo que eu seleciono se quero uma ReiserFS para o sistema e outra XFS para os arquivos. Outra coisa é que ele também define os pontos de montagem aqui, mas eu não sei como fazer isto no Cfdisk.

2) Quando digito o comando
Code:
mk.xfs /dev/sda3
ocorre um erro daqueles que não encontrou o comando. O que pode ser?

3) Quando eu digito
Code:
emerge genkernel
o sistema tenta pegar na net os arquivos. Isto que eu já copiei os arquivos necessários usando
Code:
cp /mnt/cdrom/distfiles/* /distfiles/


Bom gente, em resumo são estas as minhas dúvidas iniciais. Será que alguém consegue me ajudar? Valeu
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Mon Sep 12, 2005 2:00 pm    Post subject: Reply with quote

1- no fdisk só defines o tipo de partição e não o tipo de formatação. Assim defines o tipo swap e o tipo linux apenas. Se a partição linux é ext3, reiser, xfs, jfs(...) isso é quando formatas.

2- Comando errado =) deve ser mkfs.xfs. Usa o TAB para completar os comandos

3- Gentoo actualiza os repositórios de meia em meia hora, é bem possível que desde o lançamento do CD até agora tenha havido actualizações, sendo necessário sacar ficheiros novos que não estejam no cd.
Back to top
View user's profile Send private message
Hawker Hurricane
n00b
n00b


Joined: 12 Sep 2005
Posts: 7

PostPosted: Mon Sep 12, 2005 3:43 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado RoadRunner, foi o que eu pensei. E foi o que eu fiz na primeira vez. Somente estou com uma dúvida mais. E quanto aos pontos de montagem? Onde ou quando eu defino o ponto de montagem das partições?

Editando...

Agora que me lembrei de completar os comandos com TAB. Hehehe Sabes me dizer se os pacotes para a instalação do KDE estão inclusos no CD Universal, ou eu teria que baixar o CD de Pacotes?

Editando...

Puff, esquece a questão dos pontos de montagem. Acho melhor eu ler um pouco mais o manual. Já percebi que tem bastante informação lá.
Back to top
View user's profile Send private message
Ariem
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Jun 2005
Posts: 296
Location: reykjavik

PostPosted: Tue Sep 13, 2005 10:00 am    Post subject: Reply with quote

Hawker Hurricane wrote:
Editando...

Agora que me lembrei de completar os comandos com TAB. Hehehe Sabes me dizer se os pacotes para a instalação do KDE estão inclusos no CD Universal, ou eu teria que baixar o CD de Pacotes?


O CD universal não tem o KDE ou qq outra aplicação que não seja útil/necessária ao sistema base e instalação. Podes baixar ou baixar directamente o KDE, que na minha opinião é melhor, pois ficas já com a versão mais recente.

Nota: Há 2 maneiras de instalar o KDE, ou completo, ou por "split-ebuilds". Passa pelo gentoo-wiki, tens lá info sobre isto.
Back to top
View user's profile Send private message
Hawker Hurricane
n00b
n00b


Joined: 12 Sep 2005
Posts: 7

PostPosted: Wed Sep 14, 2005 2:04 pm    Post subject: Reply with quote

Ok, mas o que ainda não entendi é a questão do comando
Code:
emerge genkernel
não funcionar. Já que estou instalando o sistema sem conexão com a internet (via CD UNIVERSAL 2005.1) não tenho como realizar um download da versão mais atual. Quero saber se há alguma maneira de forçar a instalação a pegar o arquivo que está contido no CD. Já tentei o comando
Code:
emerge --usepkg genkernel
e outros, mas o sistema sempre tenta pegar o arquivo da lista de servidores on-line. Alguma idéia do que posso fazer, pessoal?
Back to top
View user's profile Send private message
Hawker Hurricane
n00b
n00b


Joined: 12 Sep 2005
Posts: 7

PostPosted: Fri Sep 16, 2005 3:25 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém aí sabe o que pode estar acontecendo? Sendo um Live-CD eu não deveria conseguir puxar o sistema direto do diretório dos pacotes? Bom, se alguém souber o que fazer me diga. Lembrando que não tenho conexão com a internet. Só posso utilizar o Live-CD.
Back to top
View user's profile Send private message
Ariem
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Jun 2005
Posts: 296
Location: reykjavik

PostPosted: Sat Sep 17, 2005 10:51 am    Post subject: Reply with quote

Se seguires o Handbook apropriado não deves ter problemas desses.

Para não precisares de aceder à net para baixar qq pacote que vem no Live-CD, tens de os passar para o teu disco da seguinte forma:
Code:
# mkdir /mnt/gentoo/usr/portage/distfiles
# cp /mnt/cdrom/distfiles/* /mnt/gentoo/usr/portage/distfiles/


HTH
Back to top
View user's profile Send private message
Hawker Hurricane
n00b
n00b


Joined: 12 Sep 2005
Posts: 7

PostPosted: Mon Oct 03, 2005 3:35 pm    Post subject: Reply with quote

Já executei estes comandos para copiar os dados do disco para o meu HD, mas o problema continua. Eu vou verificar se o guia que estou utilizando não está errado. Qualquer novidade eu irei postar. Obrigado
Back to top
View user's profile Send private message
thiagocv
n00b
n00b


Joined: 20 Jun 2005
Posts: 35
Location: Brasil

PostPosted: Wed Nov 02, 2005 12:03 am    Post subject: handbook correto? Reply with quote

Amigo, vc está seguindo a documentação do próprio CD?
Pergunto isso porque na minha primeira instalação do gentoo deu tudo errado porque peguei um tutorial um pouco desatualizado.
Se vc acompanhar a documentação do próprio cd terá a certeza de que é a melhor instalação para seu caso.
Code:
# links /mnt/cdrom/docs/handobook/html/index.html


Espero ter ajudado.
Abraço!
_________________
Thiago Cesar Vieira
http:\\thiago.gentux.com.br
Back to top
View user's profile Send private message
errado
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 25 Feb 2005
Posts: 92

PostPosted: Wed Nov 02, 2005 5:16 pm    Post subject: Reply with quote

Hawker Hurricane wrote:
Já executei estes comandos para copiar os dados do disco para o meu HD, mas o problema continua. Eu vou verificar se o guia que estou utilizando não está errado. Qualquer novidade eu irei postar. Obrigado


Você pode instalar qualquer versão de um programa que esteja no portage:
Code:
emerge =categoria/aplicacao-versao-release


Procure qual a versão em seu /etc/portage/distfiles:
Code:
find /usr/portage/distfiles/ -name genkernel*


Caso o arquivo encontrado seja, por exemplo, o genkernel-3.1.0c.tar.bz2 use:
Code:
emerge -av =sys-kernel/genkernel-3.1.0c


Pronto!

Agora, sempre siga a documentação oficial, é a única que "garante" sucesso na instalação ;)
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum