Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Modem Intel 537 AC97
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
walbon
n00b
n00b


Joined: 06 Jun 2005
Posts: 18

PostPosted: Sun Jun 19, 2005 1:27 pm    Post subject: Modem Intel 537 AC97 Reply with quote

Quanto dou o #lspci volta a listagem de minhas placas e a qual esta me dando dor de cabeça é a seguinte linha
Quote:
Communication controller: VIA Technologies, Inc. Intel 537 [AC97 Modem] (rev 80)

Estou sem mexer na internet atualmente via Gentoo por causa de não conseguir instalar este modem corretamente. Agora só estou acessando a internet de duas maneiras, ora via Knoppix ou na faculdade.
Peço encarecidamente a ajuda necessária para eu completar todo o estágio de configuração e instalação deste modem. E ainda há o problema que minha habilidades são escassas em termos de linux.


OBS.: No Knoppix os módulos para modem PCTEL/AMR/SmartLink funcionam corretamente onde posso acessar tranquilamente a internet.
Back to top
View user's profile Send private message
grajagan
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 19 Jun 2005
Posts: 112
Location: RS/Brasil

PostPosted: Sun Jun 19, 2005 11:39 pm    Post subject: Reply with quote

eu instalei gentoo há poucos dias e consegui compilar o driver para este modem, quer dizer, não é bem esse, é o 537 mas nao AC97... Usei os drivers da intel e detalhe que só funcionam até o kernel 2.6.9, acima disso não... Olhando nos distfiles da instalação tem o driver slmodem... Não sei se ele funcionaria com teu modem, mas dá uma procurada :)
Back to top
View user's profile Send private message
walbon
n00b
n00b


Joined: 06 Jun 2005
Posts: 18

PostPosted: Mon Jun 20, 2005 12:49 am    Post subject: Meu Kernel é o 2.6.11 Reply with quote

Entrei no site da Intel e baixei de lá um driver não compilado e tentarei usá-lo. Como você disse não funciona para kerneis acima do 2.6.9, espero que esse que eu estou usando dê para funcionar.
No distfiles há um programa de slmodem que já vi, mas ainda não consegui fazê-lo funcionar completamente ou mesmo em parte na verdade, nem passando da compilação.
Back to top
View user's profile Send private message
grajagan
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 19 Jun 2005
Posts: 112
Location: RS/Brasil

PostPosted: Tue Jun 21, 2005 4:34 pm    Post subject: Reply with quote

creio que o driver slmodem não suporte esse modem... Sugiro compilar (ou instalar do gentoo) o kernel 2.6.9 ou continuar com seu kernel e testar um patch postado por um brasileiro no site linuxquestions.org. Não cheguei a testar, mas parece que alguns tiveram sucesso com o driver: http://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?s=&threadid=315346&perpage=15&pagenumber=1
Back to top
View user's profile Send private message
gesiel
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Feb 2005
Posts: 197
Location: Brasil - Rio de Janeiro

PostPosted: Wed Jun 22, 2005 10:42 am    Post subject: Reply with quote

Eu tive o mesmo problema com placas de rede aqui em casa. São 3 computadores e as placas não tinham nada a ver com os drivers que eu acreditava funcionarem com eles. Para estes casos, se de tudo não resolver, eu sempre guardo uma última carta na manga: é possivel que outro drive funcione para seu modem. Para testar isto, crio um arquivo para a recomoilação do kernel automaticamente (evita a repetida digitação), assim:
Code:

nano -w compila

escreve nele:
Code:
cd /usr/src/linux
make menuconfig
make && make modules_install
cp arch/i386/boot/bzImage /boot/kernel-2.6.11-gentoo-r11
cp System.map /boot/System.map-2.6.11-gentoo-r11
reboot

ai vc faz:
Code:
chmod 777 compila
./compila

Entra na parte de drivers para modem e seleciona todos (todos mesmo) e salva. O kernel vai ser compilado, copiado e a máquina vai rebootar automaticamente. Teste a conexão. Se consegui, é pq algum drive serviu. Para saber qual é, execute o arquivo "compila" novamente e ir tirando 3 opções de cada vêz. Teste a conexão até que num dado momente vc não vai conseguir mais conectar. Então já sabe que é um dos três últimos que desmarcou.

Em todos os casos que precisei usar esta artimanha, ela resolveu meu problema... espero que tb te ajude.
Back to top
View user's profile Send private message
grajagan
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 19 Jun 2005
Posts: 112
Location: RS/Brasil

PostPosted: Wed Jun 22, 2005 4:08 pm    Post subject: Reply with quote

o problema eh que o kernel não vem com suporte a módulos de winmodems
Back to top
View user's profile Send private message
gesiel
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Feb 2005
Posts: 197
Location: Brasil - Rio de Janeiro

PostPosted: Wed Jun 22, 2005 4:52 pm    Post subject: Reply with quote

Putz, é mesmo!!! :oops: a muito tempo que não uso modem (de linha discada e o último que tive era um 3Com processado) e no intuito de ajudar nem me dei conta da batatada que escrevi :-( Desculpe, vou tomar mais cuidado com isto.
Back to top
View user's profile Send private message
grajagan
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 19 Jun 2005
Posts: 112
Location: RS/Brasil

PostPosted: Thu Jun 23, 2005 12:55 am    Post subject: Reply with quote

hehehe... acontece, às vezes vai no embalo né... a idéia a boa, só não funciona pra winmodems :)
Back to top
View user's profile Send private message
grajagan
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 19 Jun 2005
Posts: 112
Location: RS/Brasil

PostPosted: Thu Jun 23, 2005 12:58 am    Post subject: Reply with quote

grajagan wrote:
creio que o driver slmodem não suporte esse modem... Sugiro compilar (ou instalar do gentoo) o kernel 2.6.9 ou continuar com seu kernel e testar um patch postado por um brasileiro no site linuxquestions.org. Não cheguei a testar, mas parece que alguns tiveram sucesso com o driver: http://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?s=&threadid=315346&perpage=15&pagenumber=1


E é necessário que tua placa de som esteja configurada corretamente
Back to top
View user's profile Send private message
grajagan
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 19 Jun 2005
Posts: 112
Location: RS/Brasil

PostPosted: Sat Jun 25, 2005 11:47 pm    Post subject: Reply with quote

instalei o gentoo e to conectado por ele com o Intel 537 :) mas estou usando o kernel 2.4.30... Se quiser posto o passo a passo para funcionar tudo ok
Back to top
View user's profile Send private message
walbon
n00b
n00b


Joined: 06 Jun 2005
Posts: 18

PostPosted: Sun Jun 26, 2005 10:10 pm    Post subject: Configuração do Kernel 2.4.30 Reply with quote

grajagan wrote:
instalei o gentoo e to conectado por ele com o Intel 537 :) mas estou usando o kernel 2.4.30... Se quiser posto o passo a passo para funcionar tudo ok


Eu agradeceria muito caso você postasse a configuração necessária para instalar o modem, pois eu já baixei o kernel 2.4.31 e creio que não é muito diferente em relação ao 2.4.30 que você está usando.

Obrigado!
Back to top
View user's profile Send private message
grajagan
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 19 Jun 2005
Posts: 112
Location: RS/Brasil

PostPosted: Mon Jun 27, 2005 1:01 am    Post subject: Reply with quote

com certeza irá funcionar no 2.4.31, basicamente tu deve compilar o kernel (o mais importante é o suporte a PPP mesmo, não tem segredo) e em seguida compilar o intel-537-2.60.80.0.tgz

tar -xvzf intel-537-2.60.80.0.tgz
cd intel-537-2.60.80.0
make clean
make 537
make install (vai dar alguns erros porque o script não funciona no gentoo, mas é só fazer na mão mesmo)

(retirado do readme)

0. log in as root.
1. insmod -f Intel537.o (Intel537.ko for kernel 2.6)
2. you can start "hamregistry &" at this point if you wish.
3. rm /dev/537
4. mknod /dev/537 c 240 1 (note "240" is the default, if it does not
work see what /proc/devices says 537's major number is)
5. ln -s /dev/537 /dev/modem

Em seguida é só configurar a conexão :) note que tu sempre deve carregar o modulo (insmod /diretorio/do/driver/Intel537.o) quando iniciar o sistema... E creio que tua placa de som deve estar funcionando corretamente com ALSA! Qualquer coisa poste aqui que tentarei auxiliá-lo
Back to top
View user's profile Send private message
walbon
n00b
n00b


Joined: 06 Jun 2005
Posts: 18

PostPosted: Wed Jul 06, 2005 4:55 am    Post subject: Problemas persistentes Reply with quote

Depois de resolver o problema da compilação do kernel 2.4.31 ao instalar o patch manualmente o wvdial ainda persitem com problemas e não consegue discar. Ora ele não acha os links que eu fiz, pois depois que reinicio a máquina eles somem, outra outra eles não funcionam também.
Quote:

/dev/modem : No such file or directory


E quanto estou instalando manualmente depois do comando #insmod Intel537.o volta o seguinte erro:
Quote:

#insmod Intel537.o
...
init_module: Operation not permitted
...
Back to top
View user's profile Send private message
grajagan
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 19 Jun 2005
Posts: 112
Location: RS/Brasil

PostPosted: Thu Jul 07, 2005 2:13 pm    Post subject: Re: Problemas persistentes Reply with quote

walbon wrote:
Depois de resolver o problema da compilação do kernel 2.4.31 ao instalar o patch manualmente


Que patch tu instalou, o patch do modem?
Back to top
View user's profile Send private message
walbon
n00b
n00b


Joined: 06 Jun 2005
Posts: 18

PostPosted: Tue Jul 12, 2005 4:28 am    Post subject: Patch Reply with quote

Eu estava me referindo ao patch do modem quando eu o estava instalando, pois o patch do kernel eu não cheguei a instalar.
Back to top
View user's profile Send private message
grajagan
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 19 Jun 2005
Posts: 112
Location: RS/Brasil

PostPosted: Wed Jul 13, 2005 3:52 pm    Post subject: Reply with quote

não é necessário aplicar o path do modem... usa o intel-537-2.60.80.0.tgz mesmo
Back to top
View user's profile Send private message
walbon
n00b
n00b


Joined: 06 Jun 2005
Posts: 18

PostPosted: Tue Jul 19, 2005 3:10 am    Post subject: Isto mesmo Reply with quote

É isso mesmo que eu fiz e não deu resultado nenhum, será que eu tinha que habilitar alguma coisa por causa de ter mudado o meu kernel para o 2.4.31?
Back to top
View user's profile Send private message
grajagan
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 19 Jun 2005
Posts: 112
Location: RS/Brasil

PostPosted: Wed Jul 20, 2005 4:10 pm    Post subject: Reply with quote

posta mais informações.. que erro q da?
Back to top
View user's profile Send private message
walbon
n00b
n00b


Joined: 06 Jun 2005
Posts: 18

PostPosted: Mon Aug 15, 2005 12:33 am    Post subject: Olha só Reply with quote

Bem depois de tanto tempo longe desse probleminha no meu linux eu voltei das férias para consertá-lo.
Olha eu segui todos os passos antes sugeridos e mesmo assim não está dando certo, persistem erros durante a execução de alguns parâmetros.

Olhe que depois de descompactar o patch do modem para instalar e dar o
Code:
# make clean
# make 537

e passar para o
Code:
# insmod

o erro continua. Foi justamente no insmod que fui teimoso e encontrei no
Code:
# man insmod

que ele ele só funciona em kernei superiores ao 2.6.4, então como estou usando o 2.3.31, é então um dos possíveis motivos para aparecer o seguinte erro:
Code:

tux intel-537EP_secure-2.60.80.0 # insmod -f Intel537.o
Warning: loading Intel537.o will taint the kernel: non-GPL license - Proprietary
  See http://www.tux.org/lkml/#export-tainted for information about tainted modules
Warning: loading Intel537.o will taint the kernel: forced load
Intel537.o: init_module: Operation not permitted
Hint: insmod errors can be caused by incorrect module parameters, including invalid IO or IRQ parameters.
      You may find more information in syslog or the output from dmesg


E agora o que faço?
Back to top
View user's profile Send private message
grajagan
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 19 Jun 2005
Posts: 112
Location: RS/Brasil

PostPosted: Mon Aug 15, 2005 11:09 pm    Post subject: Reply with quote

pelo que entendi, tu tá descompactando o patch e não é necessário, usa o driver original mesmo que funciona ok (to conectado agora!), e tu pode usar insmod -f modulo para forçar o carregamento do driver
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum