Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
.deb
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
kassimorra
n00b
n00b


Joined: 30 May 2005
Posts: 28
Location: São Paulo, Brazil

PostPosted: Mon May 30, 2005 1:38 pm    Post subject: .deb Reply with quote

bem...talvez eu seja um pouco cego e não tenha achado......eu to procurando a resposta faz um tempo para evitar de por um novo post...mas acho que num achei nem no fórum e nem na documentação do gentoo.




as perguntas são ?


O gentoo é 100% compatível com os pacotes .deb ?

Aonde eu acho uma apostila decente sobre esses códigos de linux tipo apt get e talz para aprender ?

valeuz ae e desculpa o incomodo
Back to top
View user's profile Send private message
pilla
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 07 Aug 2002
Posts: 7729
Location: Underworld

PostPosted: Tue May 31, 2005 1:33 am    Post subject: Re: .deb Reply with quote

kassimorra wrote:
bem...talvez eu seja um pouco cego e não tenha achado......eu to procurando a resposta faz um tempo para evitar de por um novo post...mas acho que num achei nem no fórum e nem na documentação do gentoo.




as perguntas são ?


O gentoo é 100% compatível com os pacotes .deb ?

Aonde eu acho uma apostila decente sobre esses códigos de linux tipo apt get e talz para aprender ?

valeuz ae e desculpa o incomodo


(1) Não.

(2) Na documentação do Debian.
_________________
"I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin
Back to top
View user's profile Send private message
kassimorra
n00b
n00b


Joined: 30 May 2005
Posts: 28
Location: São Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Jun 01, 2005 11:24 am    Post subject: Reply with quote

então tipo, todo esses códigos que vocês digitam sobre configuração do gentoo estão na apostila debian ?
Back to top
View user's profile Send private message
r3pek
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 17 Sep 2003
Posts: 568
Location: Lisbon - Portugal

PostPosted: Wed Jun 01, 2005 11:37 am    Post subject: Reply with quote

nao, uma coisa é debian, outra é o gentoo. e uma nao tem nada a ver com a outra.
Back to top
View user's profile Send private message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice


Joined: 06 Feb 2004
Posts: 176
Location: Salesópolis - SP - Brasil

PostPosted: Wed Jun 01, 2005 1:42 pm    Post subject: Reply with quote

Estou sentindo um cheiro de confusão neste tópico, então acho melhor tentar dar uma resposta menos "seca"...

O sistema de instalação de pacotes da Debian é baseado em arquivos DEB (que são manipulados com o aplicativo dpkg). O gerenciamento destes pacotes é feito pela ferramenta APT (com o programa apt-get servindo de interface com o usuário).

Comparativamente, o sistema de instalação de pacotes da Gentoo é baseado, essencialmente, na compilação do código-fonte dos programas, cuja "receita" é descrita em scripts chamados ebuilds, com a possibilidade de se empacotar tais programas em arquivos TBZ2 (que são manipulados com os aplicativos tar e b(un)zip2). O gerenciamento destes "pacotes" (ou, melhor dizendo, ebuilds) é feito pela ferramenta Portage (com o executável emerge servindo de interface com o usuário).

Em suma: você não encontrará (por enquanto) a ferramenta APT disponível para Gentoo, embora você disponha do aplicativo dpkg para, por exemplo, descompactar arquivos DEB (no caso de um determinado programa só ser distribuído em um arquivo DEB), valendo o análogo para arquivos RPM.

Assim, se você quer mais detalhes sobre APT, por exemplo, deve consultar referências sobre Debian, mas se você quer algo específico sobre Gentoo, deve consultar sua documentação (boa parte do material encontrado em http://www.gentoo.org/doc/ já está disponível em português).
Back to top
View user's profile Send private message
kassimorra
n00b
n00b


Joined: 30 May 2005
Posts: 28
Location: São Paulo, Brazil

PostPosted: Thu Jun 02, 2005 2:15 am    Post subject: valeu Reply with quote

po...valeu mesmo pela última resposta ae, agora ficou tudo mais claro. É que eu vou iniciar um projeto de iniciação cientifica pela faculdade e estou a escolha de uma distribuição, então estou a procura de uma bastante estável e rápida, logo me interessei pela Gentoo. Apenas tenho curiosidade de compatibilidade entre distribuições....mas vc já ajudou muito, valeuz
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum