Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Quem usa XFS (o filesystem, não o X Font Server)?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Sat Mar 15, 2003 1:51 am    Post subject: Quem usa XFS (o filesystem, não o X Font Server)? Reply with quote

Alguem por estas bandas ainda usa XFS?
Quando comecei a usar gentoo ( a cerca de um ano ) resolvi usar XFS. Algum tempo depois muita gente comecou a ter problemas com XFS, principalmente XFS+Preemptive Kernel.
Eu como nunca achei interessante o preemptive kernel e como nunca tive problemas com XFS continuei a usar.
Neste momento tenho 3 maquinas com XFS, uma delas um portatil que dequando em vez fica sem bateria, e ate hoje nunca tive problemas.
E por essas bandas? Algum problema com XFS? Algum problema com outro filesystem?
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
meetra
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 18 Nov 2002
Posts: 135
Location: Porto, Portugal

PostPosted: Sat Mar 15, 2003 3:45 am    Post subject: Reply with quote

bem, eu gostava era de saber as diferenças entre os filesystems suportados pelo gentoo. jah andei ah procura no google e não enkontro documentos ke digam as vantagens e desvantagens kom benchmarks e etc...

se alguem souber... xute uns links sff :)
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Sat Mar 15, 2003 12:49 pm    Post subject: Reply with quote

Eu ando a ter problemas que me parecem ser do file system, neste caso reisrFS. Sempre que falta a luz perco as definições do sim e as defenições do mail. Como tenho a gateway a guardar o mail todo e depois esta máquina a ir buscar o mail por pop mas a deixar o mail no servidor, como backup. O que acontece é que ele perde a informação de quais os mails que já sacou e saca de novo (cerca de 3800). Isto levou-me a começar a usar imap. Em relação ao sim, como ele guarda a lista de contactos no servidor, não me chateia muito, só perco o histórico e tenho que inserir o username/password. Há, perco tb a lista de ultimos programas utilizados no menu do kde.

Daí que agora só uso ext3, tudo quanto é kernel trás suporte para isto, pose não ser tão rápido como reiser/xfs mas é estável.
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Sat Mar 15, 2003 7:54 pm    Post subject: Reply with quote

Eu estou usando o ReiserFS. Usei durante muito tempo o ext3, o qual nunca me deu problemas.
Até me interessei em usar o XFS, mas como vi bastante reclamações sobre ele nesta thread https://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=18375 resolvi optar pelo ReiserFS.

meetra wrote:
bem, eu gostava era de saber as diferenças entre os filesystems suportados pelo gentoo. jah andei ah procura no google e não enkontro documentos ke digam as vantagens e desvantagens kom benchmarks e etc...

se alguem souber... xute uns links sff

Certa vez eu encontrei um texto sobre isso, se eu encontrar eu posto o link aí ...

Abraços
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Sun Mar 16, 2003 12:51 pm    Post subject: Reply with quote

Esse link aqui leva a uma página de testes sobre sistemas de arquivos. Na seção links do site, tem alguns links para maiores informações sobre os sistemas de arquivos.

Abraços
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
PT_LAmb
Guru
Guru


Joined: 22 Apr 2002
Posts: 332
Location: Lisboa (Lisbon), Portugal

PostPosted: Mon Mar 17, 2003 8:15 am    Post subject: Reply with quote

Ora viva,

Já tive problemas com o XFS após o primeiro reboot forçado. Desapareceram-me alguns ficheiros, o ano passado, o que é muito estranho. No entanto é capaz de estar mais estável.

Desde esse momento (Abril de 2002), que mudei para ReiserFS, e o utilizo em casa e em mais 2 servidores, e nunca tive razão de queixas.

Quanto ao ext3, confesso que nunca utilizei, mas já vi outros dois servidores cheios de problemas de Filesystem. Um deles com discos SCSI e o outro com discos ATA66, ambos sem RAID, mas utilizar RedHat, e é capaz de ter sido a mesma versão. Por isso não sei se seria daquela distribuição (versão), ou seria do ext3.

Cumprimentos,
Ricardo Cordeiro :)

PS - Sei que o post é sobre XFS, mas não resisti comentar os restantes 8)
_________________
SETI@Home - http://setiathome.ssl.berkeley.edu/
Back to top
View user's profile Send private message
m3thos
n00b
n00b


Joined: 09 Apr 2002
Posts: 46
Location: Portugal

PostPosted: Mon Mar 31, 2003 11:38 pm    Post subject: minha experiencia: Reply with quote

Bem.. aqui vai:
usei reiserfs durante dois anos... no fim.. tive uns problemas c/ as directorias do kde3 que não se conseguiam apagar nem listar NEM MESMO COMO ROOT...

ele dava erro em alguns ficheiros..
dizendo algo como:
"cannot stat _filename_"
quando se fazia ls à dita directoria
como aquilo não era um sinal saudavel
isto foi à coisa de 6 meses..quando vim de férias..

.. agora uso ext3
em modo normal no /
e o resto do sistema está em LVM c/(/usr, /home, /var, /tmp) ext3 em modo writeback

tenho tambem no IST na rede das novas licenciaturas meti todos os laboratórios c/ linux redhat 8.0 e ext3.
Quando estava a testar umas coisas no X c/ dois X servers a correr.. numa riva tnt2 .. o kernel frezou..e tive de rebootar o sistema(power off, power on)
quando rebootei
metade do /etc/init.d/ estava com tamanho 0
imensos comandos
como ssh, ping, etc... não davam resultado nenhum

basicamente.. sistema para o lixo.. reinstalar outra X

portanto.. ext3 pela primeira vez na vida corrompeu-me um sistema.. e corrompeu ASSÉRIO!!

agora gostava de experimentar xfs :-)

mas ..SOU UM ÁVIDO utilizador do preempt patch, e portanto...

xfs também tem um problema.. é que não se encontra estavel em ppc e portanto não posso por no meu ibook... :-\


reiserfs v4 é brutal!!! esperem por ele. .que VAI REBENTAR A ESCALA!!!!
_________________
Miguel Sousa Filipe
handle: m3thos
More human than human
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Wed May 28, 2003 5:58 pm    Post subject: xfs Reply with quote

Aqui usa-se ext3 n pela performance mas pela estabilidade e facilidade de utilização
xfs tem melhor performance mas ext3 qt a mim é mais estavel e com estas coisas ñ se brinca :)
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
DataShark
n00b
n00b


Joined: 26 May 2002
Posts: 28
Location: Portugal

PostPosted: Wed May 28, 2003 9:00 pm    Post subject: XFS sim, mas ... Reply with quote

de um ponto de vista de performance pura o XFS é bem capaz de ser o melhor filesystem por aí ...

Dito isto, e atendendo a que está já na tree do 2.5, recomendo-o vivamente para server-oriented tasks (excepto as que metam manuseamento de muitos ficheiros pequenos onde NADA bate o reiserfs... )

Há o pequeno detalhe de quse algo correr mal o xfs não ser muito bom a recuperar a journal metadata pelo que em *servidores* RAID e battery cache de modo a garantir o mais possivel clean shutdowns é aconselhável ...

em PCs/laptops com discozecos IDE é pura loucura (falo por experiência própria) ... o reiser é mais equilibrado ...
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum